O plano de marketing deve ser uma das prioridades para o seu negócio no início de 2021. Ao contrário do que você pode estar pensando, ele não precisa ser complexo ou extenso. Veja a seguir as dicas dadas pelo consultor sênior Marc L. Goldberg, publicadas originalmente no Cape Cod Times.
Este artigo tem o objetivo de responder à seguinte questão:
Existe uma abordagem sistemática que possa ser usada para criar uma plano de marketing para divulgação online?
Existe, sim, e é exatamente o que veremos em seguida. Mas, antes, precisamos entender…
O que é um plano de marketing digital?
O plano de marketing digital é uma estratégia que ajuda sua empresa a atingir metas definidas por meio de canais de marketing online especificamente selecionados, como mídia paga (anúncios), conquistada (orgânica) ou própria.
A campanha deve ser composta de ações que você planeja e executa para atingir suas metas e objetivos gerais.
Antes de olharmos para uma solução, vamos voltar e revisar os parâmetros de marketing de mídia social / online:
➡ Começa com SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismo de pesquisa), para garantir que você esteja visível online e, em seguida, passa para relações públicas online, que incluem divulgação, participação do público e alertas de mídia para as atividades da marca.
➡ Parcerias online por meio de marketing de afiliados, patrocínios e co-branding criam os vínculos entre o seu negócio e a audiência. Não podemos esquecer as iniciativas de marketing offline, como mala direta, feiras e eventos, merchandising, embalagens e o bom e velho boca a boca.
>>>Inbound versus outbound marketing, sem rodeios e direto ao ponto.
➡ Email, blog posts, redes sociais e anúncios interativos complementam as comunicações offline de publicidade, vendas pessoais, promoções de vendas, relações públicas e patrocínios.
A Hubspot sugere que você, ao criar uma estratégia de marketing digital, pense sobre estas etapas:
- Comece construindo suas personas. É fundamental saber com clareza para quem você está direcionando suas mensagens.
- Também é preciso identificar seus objetivos e as ferramentas de que precisará. Essas metas devem ser integradas aos seus objetivos comerciais gerais. Analise seus canais existentes e avalie se eles estão trabalhando para apoiar suas metas e objetivos.
- Você pode colocar todas as suas ferramentas em uma planilha para identificar “o quê’, “como” e os resultados. Os canais sobre os quais você tem controle total, como sua marca em si, site, perfis de mídia social, conteúdo de blog e imagens, são sua mídia. Você pode gerenciá-la com mais eficiência para maximizar seus resultados digitais.
Lembre-se de que definir suas metas e objetivos é apenas o primeiro passo. Auditar e medir o impacto das táticas é a segunda etapa. Sem o segundo, o primeiro passo são apenas palavras em uma página.
O método RACE
A SmartInsights criou o RACE, um acrônimo para a abordagem que consiste em quatro etapas / atividades de marketing online (Reach, Act, Convert e Engage), projetadas para ajudar as marcas a alcançar o engajamento em todo o ciclo de vida do cliente (etapas de relacionamento de um cliente com uma empresa, segundo a Agendor).
Reach (Alcance)
O Alcance envolve a construção de consciência e visibilidade de uma marca, seus produtos e serviços em outros sites e na mídia offline, a fim de construir tráfego, conduzindo visitas a diferentes presenças da marca na web, como o site principal, hotsites, landing pages ou perfis em redes sociais.
Serve para maximizar o alcance ao longo do tempo e para criar várias interações usando diferentes pontos de contato de mídia, tanto pagos quanto orgânicos e próprios.
Por exemplo:
- Objetivo: aumentar as visitas mensais em 30% ao longo de 12 meses.
- Como: criando um canal no YouTube.
- Indicador principal de desempenho (Key Performance Indicator – KPI): número de visitas por meio do tráfego orgânico (não-pago).
Act (Aja)
Act é a abreviatura de Interact (Interaja). É um estágio separado da conversão, onde há o incentivo a interações em sites e mídias sociais. Para a maioria das empresas, o principal objetivo do Act é gerar leads online. Portanto, trata-se de incentivar os visitantes do site ou clientes em potencial a dar o próximo passo, a próxima ação na jornada do cliente quando eles chegarem inicialmente ao site ou rede social.
Esse próximo passo pode ser a descoberta de mais informações sobre uma empresa, a pesquisa sobre um produto ou a leitura de uma postagem no blog.
Você deve definir essas ações como metas prioritárias do funil de vendas em suas análises. As metas podem incluir “produto visualizado”, “adicionado ao carrinho”, “registrado como membro” ou “inscrito para receber newsletter.”
A etapa Act também tem a ver com encorajar a participação. Isso pode ser feito pelo compartilhamento de conteúdo via mídia social ou avaliações de clientes (que é, estritamente, parte do Engage).
Por exemplo:
- Objetivo: reduzir o custo de aquisição do cliente em 10% em um período de 12 meses.
- Como: tutoriais de mídia social que funcionaram em outras mídias. Medir os custos de aquisição ao longo do funil.
Convert (Converta)
Trata-se simplesmente da conversão para venda, online ou offline. É aqui que você faz com que seu público dê o próximo passo, o que os transforma em clientes pagantes – seja o pagamento feito por meio de transações de comércio eletrônico online ou canais offline.
Por exemplo:
- Objetivo: aumentar a taxa de conversão de 1% -2% em um ano.
- Como: adicionando etapas aos tutoriais para obter interação / conversão adicional.
Engage (Envolva)
Isso significa envolvimento e comunicação de longo prazo, ou seja, o desenvolvimento de relacionamentos com novos clientes para construir a fidelidade e torná-los compradores recorrentes, usando comunicações no site, redes sociais, e-mail e interações diretas, com o objetivo de aumentar o lifetime value.
O engajamento pode ser medido por ações repetidas pelos seguidores / clientes, como compras recorrentes e compartilhamento de conteúdo por meio da mídia social. Também precisamos medir a porcentagem de clientes ativos (ex: assinantes de e-mail) e a satisfação e recomendações do cliente usando outros sistemas (como, por exemplo, personalizar o conteúdo de blog posts).
Como deve ser o plano de marketing?
Um plano de marketing não precisa ser longo ou complicado. A criação de uma estratégia simples, com ações claras, pode garantir que tanto as pequenas como as grandes organizações se concentrem em seus objetivos e no sucesso geral do negócio.
Para obter maior granularidade, considere estas táticas de marketing para o seu negócio online:
Invista em web design
Um site bem projetado influencia a quantidade de tempo e atenção que os visitantes dão a você.
>>> Você sabe quanto custa um site? Ele é mais importante do que parece.
Por isso, busque a resposta para a seguinte pergunta:
Com quem você pode se conectar para criar um programa de afiliados ou associados em que outras pessoas possam ajudá-lo a divulgar sua marca / empresa?
Crie uma newsletter e vincule-a a um botão de inscrição em seu site
Direcione o tráfego para o site e faça com que os visitantes optem por uma oferta de ebook, white paper ou tutorial gratuito. Publique blog posts que criem consciência e gerem tráfego. Às vezes, competições, quizzes e brindes online funcionam para aumentar o tráfego e a conscientização sobre a marca.
Estabeleça objetivos de curto prazo e avalie constantemente suas táticas
É preciso analisar se as ações estão trazendo os resultados esperados. Se não estão, ajuste-as e siga em frente.
Acredite no conceito do planejamento enxuto. Crie uma estratégia, desenhe táticas e experimente-as. Meça o impacto. Se elas não estão funcionando, descubra o porquê e ajuste. Daí tente novamente.
A menos que você se coloque no mercado, nunca saberá se suas mensagens estão alcançando o público-alvo. E seus métodos de entrega de mensagens precisam mudar conforme mudam os fatores macro e micro do cenário do seu negócio.
Enfim, seja flexível. Seja adaptável. Esteja disposto a mudar.
Conclusão
Não é preciso criar um material imenso para se obter um plano de marketing eficaz que funcione em 2021. Na verdade, ele pode ser bem enxuto. Mas algumas coisas devem estar sempre no seu radar:
- Você precisa ter bem claro quais são os seus objetivos;
- Todas as etapas do plano de marketing devem ser voltadas para o atingimento desses objetivos;
- O plano deve ser flexível a ponto de se adaptar rapidamente a algum sinal do mercado ou dos consumidores.
Em linhas gerais, estes 3 elementos são fundamentais na hora da elaboração da sua estratégia. De resto, conceitos como o RACE, aliados às demais dicas citadas neste artigo, podem ser de grande valia e facilmente adaptadas à realidade do seu negócio.
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