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Cinco tendências para redes sociais que afetarão o marketing digital

5 tendências para redes sociais

Foi publicado recentemente no site da Forbes um artigo contendo uma lista de tendências para redes sociais que influenciarão diretamente a forma como o marketing digital orientará a relação das empresas com os seus públicos.

As redes sociais se tornaram um ingrediente vital para o mix de marketing de todos os anunciantes. Já se foram os dias em que a social media (mídia social) era usada simplesmente para a descoberta e a conscientização a respeito dos produtos. Hoje, o marketing de mídia social desempenha um papel cada vez mais importante na motivação e na conversão dentro da jornada do consumidor. Mas o mundo das redes sociais é dinâmico e está em constante mudança.

Acompanhar a evolução das mídias sociais pode ser um desafio para a maioria dos profissionais de marketing. Sendo assim, aqui estão cinco tendências e áreas de foco que os anunciantes devem estar de olho para ficarem no topo do jogo de marketing das redes sociais.

O alcance orgânico está mudando

O mundo do conteúdo social orgânico vem se desdobrando há algum tempo e reflete uma tendência mais ampla da evolução que acontece em SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Motores de Busca). Como o Google, o Facebook e a Amazon estabeleceram várias atualizações e tecnologias baseadas em inteligência artificial, os profissionais de marketing precisam estar na ponta do processo para alcançar os consumidores.

O que isso significa para quem opera o marketing de mídias sociais?

É hora de mudar o jogo, investindo em conteúdo mais útil e de alta qualidade, que os consumidores realmente querem ver e interagir. Apesar de todas as notícias sobre as mudanças no algoritmo do Facebook, ele NÃO eliminou as marcas que efetivamente usavam conteúdo orgânico. Se a sua mensagem não produziu interações significativas entre os usuários, é sinal de que você não estava configurado para vencer desde o início.

A próxima geração de profissionais de marketing precisa saber como criar conteúdos que construam pontes entre as metas de negócios e as necessidades e desejos do consumidor. Invista na criação de conteúdo social envolvente e você continuará ganhando o jogo dos posts orgânicos.

O investimento em publicidade nas redes sociais continua a aumentar

Este ano, a Zenith Media prevê que os anunciantes on-line baterão em mais de US $ 40 bilhões os investimentos dos anunciantes de TV. O impressionante percentual de 40% dos gastos globais com anúncios deste ano serão realizados on-line. E, mais especificamente, espera-se que o gasto com publicidade nas redes sociais aumente em mais de 20%, totalizando US $ 58 bilhões.

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Mesmo com o aumento do foco na mídia social paga, a chave para a conversão está na chamada à ação (CTA – Call To Action). O Instagram vem tendo sucesso com suas shoppable tags, especialmente no setor de varejo. À medida em que novas e aprimoradas opções de CTAs surgem em todos os lugares – seja no Snapchat, no Twitter ou no YouTube -, os anunciantes inteligentes devem continuar a testar novas maneiras de reunir ações e vendas de campanhas de mídia social.

O Facebook continua reinando supremo

Apesar de toda a publicidade negativa em relação às práticas de privacidade e segurança de dados, os consumidores ainda se agrupam no gigante tecnológico aos milhões. Os usuários ativos diários do Facebook continuaram a subir no segundo trimestre, alcançando 2,23 bilhões, solidificando sua posição como a plataforma de mídia social mais impactante para os anunciantes.

Claro, o Facebook tem mexido frequentemente no seu algoritmo, e o alcance orgânico passivo das empresas está em declínio há anos. Mas a realidade é que os anunciantes nessa rede social não podem mais confiar no engajamento passivo para jogar o jogo.

O marketing no Facebook agora envolve branding, criação de vídeos, remarketing, influenciadores, marketing de conteúdo, dados e analytics.

As contínuas mudanças no Facebook não devem afastar os anunciantes da plataforma. Ao invés disso, as marcas devem redefinir a atuação com melhores dados, análises e otimizações, tanto para os esforços pagos quanto para os orgânicos.

Os chatbots estão vencendo

O mundo enlouqueceu com a inteligência artificial e, para os profissionais de marketing focados em storytelling, os chatbots são a coisa mais nova a ser testada nas redes sociais. Os chatbots em plataformas como o Facebook Messenger podem ajudar o pessoal do marketing de conteúdo a se comunicar efetivamente com um público-alvo por meio de uma experiência do cliente aprimorada.

Aproveitando sua grande quantidade de dados de usuários, a plataforma Messenger do Facebook continua a adicionar funções, como pagamento no chat, NLP integrado (Natural language Processing – Processamento Natural de Linguagem) e Protocolo de Entrega.

Embora essas ferramentas ainda estejam no modo beta, algumas empresas  já tiveram sucesso. À medida em que mais negócios adotam as funcionalidades do chatbot, as marcas podem melhorar o atendimento ao cliente, o engajamento, a velocidade de fechamento, as taxas de conversão e a experiência como um todo.

Conteúdo efêmero vai ser a pedida para os consumidores mais jovens

Com bilhões de exibições diárias de vídeo acontecendo no Facebook, Snapchat e Instagram, os profissionais de marketing não devem ignorar o engajamento que o conteúdo efêmero (ou de curta duração) pode oferecer, especialmente com os Millennials e os integrantes da Geração Z. O conteúdo efêmero permite que o usuário se envolva com uma marca em um nível mais autêntico.

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Uma estratégia de conteúdo efêmero bem elaborada pode oferecer um compromisso de marca e lealdade mais forte, usando a combinação certa de imagens, influenciadores digitais e vídeo. Os profissionais de marketing e seus designers de criação devem repensar suas estratégias de vídeo para conteúdos efêmeros, dado que o conteúdo é de curta duração e projetado para despertar FoMO (Fear Of Missing Outmedo de perder ou medo de não ficar por dentro, em livre tradução), não importa o setor.

Aproveitar as CTAs é fundamental para que haja o retorno do investimento, e para o conteúdo efêmero isso significa o uso de Snap Codes ou Instagram Nametags. Através de buyer personas e outras ferramentas de segmentação de audiência, os profissionais de marketing podem alavancar o conteúdo efêmero como a forma mais pura de storytelling em redes sociais.

Conclusão

Os profissionais devem esperar por mais mudanças no cenário da mídia social no curto prazo, o que significa que o papel do marketing de redes sociais continuará a evoluir. Combinando o poder de alcance contínuo e a capacidade de otimizar e direcionar elevará os vencedores neste ambiente para o próximo nível.