K2. – Solução em Comunicação Digital

Alternativas para o YouTube Live: conheça a K2.Live

alternativas-para-o-youtube-live-conheca-a-k2-live

Plataformas profissionais que funcionam como alternativas para o YouTube Live vêm ganhando crescente espaço no mercado de streaming de vídeos ao vivo. 📹

A frase “O futuro da internet está no vídeo” perdeu o sentido. O conteúdo audiovisual representa o PRESENTE da internet.

De acordo um pesquisa realizada em 2020 pela divisão de mídia da Nielsen Brasil, em parceria com a comunidade online Toluna, 75% dos entrevistados afirmaram que, durante o isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, consumiram mais vídeos na internet do que anteriormente. Na versão de 2021 da pesquisa houve uma pequena retração desse percentual para 65%. De qualquer forma, a tendência é que o audiovisual siga em alta.

Os smartphones continuam impulsionando a explosão do vídeo ao vivo. Muito disso se deve ao fato de que os custos de produção e veiculação estão caindo à medida que a tecnologia fica mais acessível. Hoje, quase todo mundo tem a capacidade de criar e transmitir conteúdos no ambiente virtual.

Quando se trata de hospedagem de vídeo, há um inquestionável líder: o gigante YouTube, com seus milhões de usuários e bilhões de visualizações de vídeos por dia.

No entanto, o YouTube não é a única opção disponível. Apesar de toda a sua expressividade, também há desvantagens no uso da plataforma. Por isso, muitos usuários preferem outros serviços quando se trata de transmissão ao vivo online.

>>> Transmissão ao vivo na internet: aprenda para que serve e como fazer.

Neste artigo você verá a análise do YouTube Live e da ferramenta da K2. para transmissões ao vivo, a K2.Live. Vamos comparar os recursos básicos de cada uma e definir qual é a plataforma ideal para os diferentes tipos de demandas.

Acreditamos que,  a depender de seus objetivos com a transmissão de vídeo ao vivo, você encontrará muitos benefícios nesta alternativa para o YouTube Live.

Bom proveito! 🙂

_____________

Índice

Um olhar sobre o YouTube Live

Por que a necessidade de alternativas para o YouTube Live?

▶ K2.Live, uma alternativa para o YouTube Live

Comparação entre o YouTube Live e a K2.Live

Vantagens da K2.Live

_____________

Um olhar sobre o YouTube Live

A transmissão ao vivo via YouTube é relativamente simples. Para poder transmitir e fazer upload de vídeos, você precisa que o seu canal esteja verificado.

Existem dois métodos principais de streaming:

Stream now (Transmita agora)

Este método envolve:

Stream later (Transmita mais tarde)

O segundo método de transmissão ao vivo também é conhecido como “eventos” e envolve o agendamento de um stream para o futuro.

⚠ Você não poderá transmitir ao vivo no YouTube se tiver recebido um desses três tipos de aviso:

Melhores recursos

A maior vantagem do YouTube é o fato de ser gratuito e incrivelmente popular. Afinal, quase todo mundo o conhece e sabe como ele funciona.

Quando se trata de transmissões ao vivo, essa popularidade provavelmente significa mais espectadores. Seu conteúdo é facilmente acessível e você pode criar seguidores, graças ao número de inscritos. Isso faz do YouTube a principal plataforma de vídeo ao vivo em termos de engajamento social.

Uso e usuários ideais para o YouTube Live

O YouTube é uma plataforma que apresenta benefícios importantes, e a maioria deles é relacionada ao social. Assim, o uso ideal para o streaming ao vivo do YouTube é quando você tenta maximizar seu público-alvo.

Comentários, curtidas, assinaturas e canais permitem interação fácil com os usuários. Por isso, o YouTube é uma ótima opção para o B2C (Business-to-Consumer).

Por que a necessidade de alternativas para o YouTube Live?

O YouTube Live também tem desvantagens significativas. Por exemplo: a plataforma pode reutilizar o conteúdo que você está transmitindo, e esses problemas de licenciamento preocupam muitas empresas.

O bloqueio também é uma grande dor de cabeça. O YouTube sempre figura na lista dos sites mais bloqueados do mundo. Escolas e empresas geralmente bloqueiam o acesso à plataforma como um todo. Esta é uma preocupação muito séria para usos comerciais e educacionais.

>>> Conheça a K2.EAD

Outro motivo para buscar alternativas para o YouTube Live é a fragilidade relativa à publicidade indiscriminada. Apesar dos consideráveis avanços no sentido de uma segmentação adequada, caso você gere receita com seu conteúdo, é possível se deparar com anúncios inadequados na sua transmissão . É claro que você pode bloquear esses anúncios, mas, às vezes, o estrago já está feito.

Ainda é cedo para afirmarmos que o aumento do controle sobre os anúncios garantirá 100% de segurança aos anunciantes.

Finalmente, outra grande desvantagem do YouTube Live é o fato de que não há suporte técnico disponível. Houve casos documentados de grandes eventos que enfrentaram problemas porque o YouTube havia agendado uma atualização de hardware para ser executada simultaneamente.

O YouTube não notificará você sobre esses problemas. Este é o preço que você paga pelo streaming ao vivo através de uma plataforma gratuita. Quando você precisar de ajuda ou tiver uma reclamação para fazer, pode não haver ninguém disponível para prestar o suporte.

K2.Live, uma alternativa para o YouTube Live

A K2.Live é a plataforma de hospedagem de vídeo e transmissão ao vivo da K2., empresa de solução de vídeos on-line que atua no mercado nacional desde 2009.

As transmissões ao vivo e os vídeos sob demanda da K2. são entregues usando a CDN (Content Delivery Network) da Akamai, a maior e mais confiável rede de distribuição de conteúdos de streaming do mundo.

Com a K2.Live, você alcança o seu público com transmissões ao vivo de forma estável e segura, como se estivesse estabelecendo uma comunicação presencial. Se conteúdo fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, uma vez que a plataforma oferece perfeita integração com os sistemas iOS a Android e com todos os navegadores. 🎯

Comparação entre o YouTube Live e a K2.Live

O YouTube Live é uma ótima plataforma para quem deseja fazer um streaming ao vivo simples e gratuito. Já a K2.Live é voltada para usuários com necessidades mais complexas e a exigência de maior profissionalismo na entrega.

Por exemplo, se você quiser executar alguma das ações abaixo citadas, precisará de uma ferramenta como a K2.Live para veicular sua transmissão ao vivo.

Uso customizado da marca

O YouTube permite que você insira seu próprio logotipo na transmissão. No entanto, todos os vídeos também terão o logotipo do YouTube em destaque. Isso significa publicidade gratuita para a plataforma e, ao mesmo tempo, uma aparência menos profissional para você.

Evitar poluir seu vídeo com conteúdo não relacionado

O YouTube pode prejudicar o conteúdo em seu site com a inserção de vídeos relacionados (que, às vezes, não têm nada de “relacionados” 😒). Mesmo quando são incorporados (embedados), o YouTube exibe vídeos relacionados após o clipe parar de ser reproduzido. Isso pode incluir conteúdo que você não gosta – ou até vídeos de concorrentes!

Segmentar seus vídeos para pessoas em empresas e escolas

Imagine que você é um gestor de equipe ou de uma instituição de ensino.

Como você lida com o problema de seus funcionários ou alunos passarem todo o tempo assistindo a vídeos do YouTube? Você bloqueia o site, é claro.

Como dito anteriormente, o YouTube é um dos sites mais bloqueados do mundo. Isso é especialmente verdadeiro em ambientes comerciais e acadêmicos.

Se você planeja segmentar empresas ou escolas com seu conteúdo, a K2.Live é a opção certa.

Transmitir apenas no seu próprio site

O YouTube tem opções de privacidade limitadas. Essencialmente, suporta três alternativas:

A K2. Live oferece opções e recursos muito mais robustos. Isso inclui proteção por senha, restrições de domínio, restrições geográficas e controle de incorporação (embedamento) dos vídeos.

Usar publicidade externa nas suas transmissões ao vivo

O YouTube não permite publicidade de terceiros em vídeos no seu site. Todos os anúncios têm que vir através do YouTube Ads. Isso maximiza a receita da plataforma, ao mesmo tempo em que restringe suas opções de geração de receita. 😒

Gerar receita com a venda de acessos (pay-per-view) ou assinaturas

A publicidade é a única maneira real de ganhar dinheiro com seu conteúdo no YouTube. Isso é um fator limitante para muitos tipos de usuários de streaming.

>>> Entenda a dificuldade de monetização de vídeos no Youtube.

Por exemplo, imagine um evento esportivo ou concerto. Cobrar uma taxa de acesso para esses tipos de eventos é padrão no mercado.

A K2.Live torna isso muito simples através de um paywall integrado (sistema de assinatura que permite o acesso a conteúdos restritos). Os espectadores simplesmente inserem suas informações de pagamento na janela do vídeo e o assistem instantaneamente.

Como os pagamentos são integrados à janela do vídeo, a receita gerada por streamings incorporados em outros sites não é interrompida.

Construir sua própria plataforma usando uma API

Como a K2.Live é um serviço pago, nosso compromisso com a qualidade da entrega e com a funcionalidade da ferramenta é muito maior. Além disso, depois de pagar pelo acesso ao serviço, ele é seu.

Já o YouTube precisa manter o controle sobre o seu conteúdo para gerar lucros. Por isso, sua API é relativamente limitada.

Por outro lado, a API de gerenciamento de conteúdo de vídeo da K2.Live é totalmente funcional. Você pode literalmente replicar todas as funções da plataforma dentro de seu próprio aplicativo ou serviço.

Isso permite que você crie aplicativos complexos para web, dispositivos móveis ou desktops. Podemos integrar seu conteúdo de vídeo ao vivo e sob demanda de forma transparente, tanto para uso público quanto privado.

Revender a funcionalidade de transmissão ao vivo para outras pessoas

As integrações da API da K2.Live são perfeitas e invisíveis. Isso permite a funcionalidade da revenda.

Traduzindo: uma empresa ou instituição pode adquirir serviços de streaming em massa e revender partes da largura de banda para que outras pessoas acessem.

Essa funcionalidade é útil para pequenas empresas de vídeo que transmitem casamentos e eventos esportivos, assim como para grandes universidades e corporações de franquias.

👉 IMPORTANTE: aqueles que receberem a funcionalidade de streaming revendida não serão informados de que ela é fornecida via K2.Live. Ou seja, o evento é percebido como totalmente seu. 

Manter uma aparência altamente profissional

Para algumas marcas, empresas e instituições, aparência e formalidade são elementos cruciais, e o YouTube não é percebido como um lugar formal. Pelo contrário: a plataforma é conhecida por seus “vídeos de gatos”, “pegadinhas” e compilações de cenas engraçadas, fato que pode prejudicar o profissionalismo do seu conteúdo.

A K2.Live possibilita que a transmissão harmonize com a comunicação visual do seu projeto. A plataforma possui recursos simples e poderosos que você pode modificar facilmente para atender às suas necessidades.

Ao somar a questão visual com a capacidade de evitar interferências de outras marcas, desordem de conteúdos e anúncios não relacionados, você consegue proporcionar uma experiência cativante para o público que consome o seu conteúdo.

Vantagens da K2.Live

A K2.Live oferece tecnologia de ponta em transmissões ao vivo on-line para empreendedores, empresas e instituições de todos os portes, de modo seguro, descomplicado e com qualidade de entrega impecável.

Seu plano básico oferece recursos avançados – geralmente não suportados pelos planos de entrada das ferramentas concorrentes -, os quais incluem:

Quer saber mais sobre a K2.Live?

Experimente a demonstração gratuita guiada da ferramenta. Basta uma conversa inicial para os nossos consultores entenderem o seu negócio e oferecerem a melhor solução para as particularidades do seu projeto.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida relacionada às diferenças entre o YouTube Live e a K2.Live, entre em contato conosco ou deixe um comentário logo abaixo. 🙂