K2. – Solução em Comunicação Digital

11 dicas para criar conteúdo de vídeo autêntico e atrativo

11 dicas para criar conteúdo de vídeo autêntico e atrativo

Hoje em dia, o conteúdo de vídeo é rei. Parece que todo mundo está trabalhando para criar o vídeo mais atraente possível para suas marcas. Mas como você cria um vídeo autêntico e engajador?

A seguinte pergunta foi feita para os membros do Forbes Agency Council – organização somente para convidados, composta por executivos de agências que são referência em relações públicas, estratégia de mídia, criação e publicidade:

O que devemos ter em mente para criar conteúdo de vídeo que mantenha os consumidores interessados?

As melhores respostas estão abaixo.

#1. Saiba por que você está criando um vídeo

Um bom conteúdo de vídeo é planejado. Não é feito sem a reflexão apropriada. Considere onde, quando e como seu vídeo será usado, bem como qual é a sua finalidade.

Você está construindo brand awareness? É voltado para educação? Quando você souber quem assistirá, o que deseja realizar e onde será visto, você poderá personalizá-lo para se adequar à plataforma e ao público-alvo.

Benjamin Collins, Laughing Samurai

#2. Descubra as dores do seu público

Não faça suposições. Envie uma pesquisa para sua lista de e-mails perguntando sobre suas maiores dificuldades e crie conteúdos em torno de respostas comuns. Para incentivar o feedback, você pode oferecer conteúdo fechado, descontos ou até mesmo pequenas vantagens monetárias, como cartões-presente.

Você pode se surpreender ao saber que seu conteúdo de vídeo originalmente planejado não aborda as principais preocupações do seu público.

Bryan Citrin, Chiropractic Advertising

#3. Não dependa totalmente do seu script de vídeo

Os scripts são ótimas ferramentas para manter a concentração nos pontos mais importantes que você deseja abordar, mas depender muito de um roteiro durante a produção pode realmente prejudicar a autenticidade do vídeo.

Alguém que verifica seu roteiro a cada poucos segundos pode parecer mais como um robô do que como uma pessoa autêntica com uma mensagem ou dica. Estude o roteiro para os pontos-chave, mas deixe-o de lado quando a câmera começar a gravar.

Laura Cole, Vivial

#4. Incorpore depoimentos de clientes

A incorporação de depoimentos de clientes em seus vídeos é uma ótima maneira de envolver o público e ajudar os clientes em potencial a entender como eles podem usar seus produtos ou serviços.

Essas histórias da vida real, se delineadas e roteirizadas adequadamente, podem criar uma credibilidade autêntica para sua marca.

Megan Shroy, Approach Marketing

>>> Conheça 6 maneiras de dar um up no seu marketing de conteúdo

#5. Garanta a qualidade e a consistência

Um conteúdo de vídeo verdadeiramente autêntico depende de duas coisas: qualidade e consistência.

Sem qualidade, você perde o envolvimento dos espectadores que esperam conteúdo de alto valor. Sem consistência, você não consegue criar um relacionamento de longo prazo com seu público.

Se você tiver essas duas coisas, o engajamento acontecerá, desde que você esteja fornecendo o conteúdo valioso que seu público deseja consumir.

Michael Mogill, Crisp Video Group

#6. Grave vídeos autênticos

Crie conteúdo que não seja roteirizado, mas que controle a narrativa, ao invés de conteúdo completamente roteirizado, mas excessivamente divertido. 

Exemplo: instale mais de uma câmera e grave vários ângulos do que quer que seja. Você tem que estar sempre filmando. Então assim você pode editar seu vídeo bruto para retratar o que quiser. As pessoas tendem a não acreditar em conteúdo que parece super produzido.

Josh Sample, Drive Social Media Saint Louis

#7. Faça pré-entrevistas antes da gravação de depoimentos

Fazer pré-entrevistas antes de começar a filmar pode ser extremamente benéfico por uma série de razões: isso permite que você veja como os prestadores de depoimentos estão confortáveis e envolvidos, e o habilita a identificar o “arco dramático”, para saber antecipadamente qual história você quer capturar. Esse processo permite o cultivo da boa vontade e da confiança, o que pode ser extremamente útil quando você coloca a câmera a gravar.

Se você não puder realizar as pré-entrevistas pessoalmente, eu recomendo usar o FaceTime ou o Skype.

Peter Koeppel, Koeppel Direct

#8. Confie no fator humano

As pessoas confiam mais em outras pessoas do que em produções elaboradas. Em nosso mundo on-line de avaliações e rankings, as pessoas querem ouvir outras pessoas, e não marcas ou empresas. Um apelo simples e apaixonado de um João ou de uma Maria repercutirá em muitos compradores.

Claro, você precisa mostrar o produto e a marca, mas, se quiser obter engajamento, precisa de mais do que apenas uma narração. Seus compradores querem ver alguém como eles se beneficiando do produto ou serviço.

David Kovacs, Allegra Princeton

#9. Seja estratégico

Torne isso uma prioridade, para que seu vídeo seja beneficiado pelo foco de toda a equipe. Se você quiser fazer mais de alguma coisa, isso tem que ser importante para todos os envolvidos em fazê-la.

Identifique as pessoas que precisam estar envolvidas, os objetivos a serem alcançados pelos vídeos, com que frequência você quer que eles sejam exibidos e quais assuntos você deseja abordar. Mesmo sendo autêntico e envolvente, também precisa ser estratégico.

Nicole Mahoney, Break the Ice Media

>>> 19 estatísticas que comprovam a eficácia do videomarketing

#10. Evite falar só sobre você

Muitas marcas esquecem que as histórias são sempre, no fundo, sobre humanos. Encontre o elemento humano em sua história e aprimore isso. O vídeo é um meio muito poderoso, mas desde que você consiga privilegiar a parte humana da narrativa.

Eu vi conteúdos padronizados de marcas serem transformados em algo poderoso e emotivo, apenas por focar no motivo pelo qual as pessoas se sentiam orgulhosas de usá-las.

Thomas Harding, Mish Guru

#11. Não deixe a perfeição atrapalhar o caminho

Muitas empresas ainda acham que o vídeo precisa ter um super padrão de qualidade para contar uma boa história. Em vez disso, com uma boa estratégia, o conteúdo de vídeo gravado em um telefone pode ser usado com grande eficácia, contanto que a mensagem seja clara e bem editada.

Pare de pensar que cada vídeo que você produz precisa ser a nova referência em matéria de audiovisual. Às vezes, métodos “faça você mesmo” ressoam de uma maneira mais autêntica nos consumidores.

Greg Kihlstrom, Yes & Agency

 

Esperamos que você obtenha bastante proveito a partir dessas dicas. Todas elas foram proferidas por experts da comunicação digital contemporânea. Note que nenhuma delas envolve, obrigatoriamente, super produções. Isso atesta que essas estratégias são aplicáveis para negócios de qualquer porte. É tudo uma questão de planejamento, estratégia, feeling, criatividade e profundo conhecimento sobre o seu público.

Mãos à obra!