K2. – Solução em Comunicação Digital

Vídeo em HTML5: como transmitir ao vivo

video-em-HTML5

Transmitir vídeo em HTML5 garante a compatibilidade com computadores, smartphones e tablets, tanto Android e iOS, em diferentes sistemas operacionais. Entenda a tecnologia que assegurou a mobilidade e a integração da transmissão ao vivo de vídeos na internet com a variedade de dispositivos existentes.

Você ainda lembra dos dias em que a única maneira de assistir conteúdo de vídeo era pela TV ou, nas décadas mais recentes, pelo computador? Ou dos dias em que você tinha que manter seu computador ou TV conectado na energia, sem nenhuma mobilidade?

Naquela época, a tecnologia de vídeo exigia que você ficasse em um só lugar para assistir a um conteúdo. Mesmo com um notebook, sabemos como pode ser inconveniente carregá-lo de um lugar para outro apenas para ver o que você está afim.

Graças aos players HTML5, esses dias ficaram para trás. Novos avanços tecnológicos garantiram a sua condição de transmitir – e consumir – vídeo em HTML5 em uma variedade de dispositivos móveis.

Neste artigo, elaborado pela Dacast – parceira de tecnologia da K2. -, vamos explorar os benefícios da transmissão de streams de vídeo ao vivo, bem como conteúdo de vídeo sob demanda (Video on Demand – VOD) em HTML5. Em seguida, revisaremos os detalhes básicos do HTML5, incluindo alguns de seus principais recursos. Por fim, mostraremos como transmitir vídeo em HTML5 por meio da solução de streaming K2.Live.

Por que transmitir vídeo em HTML5?

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo usado HTML5, talvez até sem saber. De acordo com o Video Developer Report de 2017 da BitMovin, o HTML5 é a plataforma mais popular para toda a reprodução de vídeo. Hoje, você usa HTML5 ao transmitir streams de vídeo ao vivo em seu telefone celular.

O mesmo vale para conteúdo VOD. Ao contrário do Flash, que é uma tecnologia em extinção, o HTML5 é compatível com dispositivos baseados em Android e iOS. Sua funcionalidade multiplataforma ajuda a criar uma experiência visual perfeita para pessoas transmitindo em vários dispositivos. Esses dispositivos compatíveis incluem computadores, smartphones e tablets, todos em diferentes sistemas operacionais.

HTML5 é uma linguagem de programação web mais recente, com a capacidade de atingir públicos maiores. Tanto é que muitas plataformas de streaming de vídeo – incluindo a K2.Live – agora estão mudando para HTML5.

Se você estiver familiarizado com HTML4, a adaptação para HTML5 será muito fácil. Caso você seja novo em HTML em geral, não se preocupe. Neste artigo, vamos ajudar a entender como transmitir vídeo em HTML5 – tanto conteúdo ao vivo quanto sob demanda – em termos leigos.

Os detalhes do vídeo em HTML5

Antes de falarmos sobre como transmitir vídeo em HTML5, vamos considerar o porquê.

Primeiro, é importante entender que HTML5 não é simplesmente um update específico do HTML, mas sim uma atualização abrangente da plataforma mais antiga.

Em particular, HTML5 é o ideal em termos de acessibilidade. Com essa linguagem de programação, os leitores de tela podem acessar facilmente o conteúdo fornecido com novos títulos como <header>, <footer>, <nav> etc. Esse recurso ajuda a criar pontos de referência (landmarks) adequados para os usuários de determinado conteúdo de vídeo.

Vamos dar uma olhada nesses recursos inovadores.

Acessibilidade abrangente

Um dos principais motivos para transmitir vídeo ao vivo em HTML5 é sua acessibilidade abrangente.

Isso significa que você não precisa de um media player de terceiros em conjunto com HTML5. Quando todo o seu conteúdo é totalmente acessível via HTML5, não há necessidade de Flash ou Java. Com o HTML5, você pode integrar o vídeo e o áudio diretamente no próprio código. Além disso, todos os principais navegadores suportam HTML5, o que torna essa plataforma de codificação ainda mais atraente.

Destaques do recurso HTML5

Para aqueles que entendem de código, HTML5 tem <!DOCTYPE html>. Isso significa que você não precisa mais perder tempo recortando e colando código.

O HTML5 também oferece um recurso de armazenamento local – uma espécie de cruzamento entre cookies e bancos de dados baseados em cliente.

Além disso, o HTML5 é bastante bem-sucedido em termos de recursos interativos. Por ser muito dinâmico, isso ajuda os usuários a se conectarem e interagirem com o conteúdo com muita facilidade.

Para quem leva a sério a codificação, o HTML5 é simplesmente o melhor! Seus códigos simples e limpos permitem que você leia, escreva e edite facilmente. Não há necessidade de se preocupar com tags div complicadas. Você pode simplesmente substituí-las por códigos HTML semânticos.

Resumindo: o HTML5 é mais consistente e acessível do que as alternativas anteriores. ✅

Como transmitir vídeo em HTML5 com a K2.Live

Para aumentar a sua audiência, você precisa de uma plataforma de transmissão ao vivo fácil de usar e compatível com dispositivos móveis com um player HTML5.

A K2.Live – a plataforma de streaming ao vivo da K2. – oferece HTML5 para as suas transmissões de vídeo. Conforme descrito acima, o HTML5 permite que os usuários transmitam vídeo ao vivo e conteúdo sob demanda em todas as plataformas ao vivo.

Caso você esteja preocupado com a necessidade de suporte com HTML5, aí vai a boa notícia:

👉 A K2. fornece o código de incorporação dos players em iFrame para os seus clientes, e o player que será incorporado no seu site/plataforma já é em HTML5. 🎯

Se você tiver interesse em se aprofundar nos detalhes do HTML5, confira este artigo mais detalhado da Dacast, intitulado The Ultimate Guide to HTML5 Streaming. É um ótimo próximo passo depois deste texto que você está lendo agora. (Obs: o guia está em inglês).

Conclusão

Neste artigo, apresentamos a você o tópico de como transmitir vídeo em HTML5, bem como alguns dos benefícios dessa nova plataforma. Também exploramos como transmitir vídeo em HTML5 através da plataforma K2.Live.

Por acaso você ainda não é cliente da K2., mas está interessado em saber mais sobre essa tecnologia?

Convidamos você a fazer uma demonstração gratuita guiada da ferramenta. Você vai ver na prática o quanto a K2.Live pode ajudar na transmissão de vídeo em HTML5, seja conteúdo ao vivo e ou sob demanda.

Você tem mais perguntas ou insights de suas próprias experiências com HTML5? Compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo ou entre em contato. 🙂