A transmissão ao vivo com celular está se tornando mais popular à medida que os smartphones e os softwares relacionados evoluem. Esse tipo de transmissão geralmente é mais acessível devido ao menor investimento necessário e à sua facilidade de implementação. Conheça as dicas da Dacast (parceira comercial da K2.) para se comunicar ao vivo com a audiência em streamings de nível profissional – tudo isso a partir do seu próprio celular.
Neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre como transmitir ao vivo com o seu smartphone. Falaremos sobre os benefícios dessa forma de streaming e o tipo de tecnologia que torna isso possível. Compartilharemos algumas informações gerais sobre como fazer uma transmissão ao vivo com celular antes de mergulhar nas diferentes coisas a serem consideradas ao criar a configuração do streaming.
Por que usar a transmissão ao vivo com celular?
Duas coisas que tornam o streaming de vídeo via smartphone tão atraente são sua conveniência e acessibilidade. É muito mais econômico transmitir de um dispositivo que você já possui do que investir em um equipamento completo para gravação.
O streaming a partir de um smartphone é uma ótima maneira de registrar acontecimentos fora do estúdio ou local de trabalho. Esse tipo de configuração é valiosa para cobrir eventos esportivos, empresariais e notícias locais, por exemplo.
Alguns veículos de notícias e produtores de reality shows voltaram-se para streaming e gravação em dispositivos móveis para continuar o trabalho durante a pandemia, de modo que as pessoas pudessem filmar a si mesmas, sem gerar aglomeração com as equipes de produção.
Obviamente, nada supera uma configuração de gravação profissional com câmeras e equipamentos de TV, mas a transmissão ao vivo com celular definitivamente é útil em diversas situações. 🛠
A tecnologia por trás da transmissão ao vivo com celular
A coisa mais importante a apontar quando se trata da tecnologia por trás da transmissão com smartphones móvel são os próprios dispositivos móveis e a evolução ocorrida na última década.
O iPhone 12 Pro, por exemplo, possui uma câmera que suporta gravação HDR e 4K com até 60 fps. Ele também oferece suporte para estabilização, modo noturno, zoom de áudio e outras ferramentas de gravação avançadas.
O iPhone 6, lançado seis anos antes, só suporta gravação de vídeo HD 1080p a 30 fps ou 60 fps. É possível transmitir neste telefone, mas a qualidade do stream é muito menos profissional.
O desenvolvimento dos smartphones tornou muito mais acessível a transmissão ao vivo em nível profissional.
Além dos dispositivos de gravação e do aplicativo que você usa para codificação, a tecnologia por trás da transmissão ao vivo é praticamente idêntica à usada em streaming com câmeras:
👉 O smartphone captura o conteúdo de vídeo que é processado por um aplicativo dedicado – > o aplicativo codifica o vídeo e adiciona sobreposições ou aspectos visuais predefinidos que você configurou – > o aplicativo envia o arquivo para sua plataforma de vídeo online por meio de ingestão RTMP.
A plataforma de vídeo online então envia os arquivos para a rede de distribuição de conteúdo e seus servidores entregam os arquivos para players de vídeo HTML5 por meio do protocolo de streaming HLS.
Como transmitir ao vivo com o seu celular
Vamos dar uma olhada nas 7 etapas para transmissão ao vivo a partir do seu smartphone.
1. Prepare-se para a sua transmissão
Para fazer uma transmissão ao vivo com iPhone ou outro dispositivo móvel, você vai precisar de alguns tipos diferentes de aplicativos, softwares e equipamentos.
Antes de mergulharmos no processo de escolha e configuração dessas ferramentas, é importante falar sobre o planejamento para atingir seus objetivos específicos.
Você provavelmente identificou que tipo de público quer alcançar e que tipo de conteúdo gostaria de compartilhar com eles, mas já descobriu onde eles acessarão a sua transmissão? Seus espectadores acessarão seu site ou aplicativo móvel? Eles assistirão à sua transmissão no Facebook ou no YouTube?
Identificar seus objetivos e intenções o ajudará a produzir uma transmissão ao vivo mais bem-sucedida.
2. Escolha uma plataforma de vídeo online
Não importa de onde você esteja transmitindo, recomendamos o uso de uma plataforma profissional de vídeo online, como a K2.Live, para hospedar seu stream, uma vez que isso dará acesso a recursos profissionais, como suporte técnico, segurança, personalização de marca e muito mais.
3. Escolha um aplicativo de streaming móvel
Em seguida, você precisará escolher um aplicativo de streaming móvel com ferramentas de codificação RTMP que funcionem com a plataforma de streaming de vídeo escolhida. Abordaremos algumas das principais opções com ingestão RTMP em breve. Antes, você deve ter certeza de que o aplicativo escolhido oferece os recursos de que precisa para atingir seus objetivos. Por exemplo, se as sobreposições de texto e gráficos forem importantes para suas necessidades, escolha um aplicativo que ofereça isso.
4. Conecte a plataforma de vídeo online e o aplicativo de streaming
Depois de escolher uma plataforma de vídeo online e o software para o streaming, você deve conectar os dois. A configuração será única para cada combinação.
Nessa parte podem surgir dúvidas. Caso isso aconteça, entre em contato conosco para que possamos explicar o processo. 🤝
5. Crie um plano detalhado
Também é uma boa ideia ter uma estratégia de conteúdo de vídeo detalhada para sua transmissão antes de começar.
Escreva um roteiro ou estipule tópicos que você gostaria de cobrir. Se uma pessoa está filmando um assunto ou evento, mas não está diante da câmera, ela deve ter uma ideia dos ângulos de filmagem. No entanto, se o assunto (seja você ou um associado) estiver filmando com a câmera frontal, isso não deve ser uma preocupação.
6. Teste sua configuração
A partir daí, realize algumas execuções de teste para se certificar de que sua configuração está funcionando perfeitamente. É melhor cometer erros e resolver problemas antes de transmitir para uma audiência ao vivo.
7. Comece a transmitir
Quando você estiver confiante de que sua configuração está ok, é hora de começar. Ponha a câmera em movimento e inicie sua transmissão! 📱
Melhores aplicativos para transmissão ao vivo com celular
Um dos elementos essenciais do streaming ao vivo com smartphones em nível profissional é a presença de um aplicativo dedicado que permita codificar seus arquivos de vídeo antes de serem transmitidos para sua plataforma de vídeo online.
Aqui estão alguns dos principais aplicativos para transmissão ao vivo em dispositivos móveis:
▶ Wirecast Go (somente iPhone)
▶ Airmix Solo (somente iPhone)
Equipamento adicional para transmissão ao vivo com celular
Embora você possa transmitir com o seu smartphone e mais nada, existem alguns equipamentos adicionais que podem ajudar a tornar o streaming um pouco mais profissional.
Cada uma dessas ferramentas é relativamente barata, mas farão uma grande diferença em seus resultados finais.
Microfone externo
Usar um microfone externo pode ajudá-lo a melhorar a qualidade do áudio do seu stream. Dependendo do estilo de sua transmissão, um microfone de lapela ou um microfone de mão resolverá o problema.
Estabilizador para celular
Embora as câmeras dos smartphones tenham ferramentas de estabilização integradas que reduzem os tremores nos vídeos, ainda é uma boa ideia usar uma ferramenta para manter o dispositivo estável.
Um pequeno gimbal e um tripé portátil são ótimas opções.
Equipamento de iluminação para celular
Os ring lights foram uma tendência importante em 2020 e firme em 2021, pois muitas pessoas começaram a passar mais tempo na câmera, seja gravando conteúdo para publicar, criando materiais de treinamento ou simplesmente participando de chamadas de vídeo.
Com essa tendência, surgiu o equipamento de iluminação móvel. Os kits com pequenas luzes que você pode prender em seu telefone ou laptop se tornaram populares para profissionais em todos os tipos de funções.
5 dicas para melhorar uma transmissão ao vivo com celular
As transmissões ao vivo via smartphone costumavam ser associadas a resultados de baixa qualidade e pouco profissionais. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu jogo de streaming ao vivo para dispositivos móveis.
Aqui estão cinco dicas para qualificar suas transmissões.
1. Encontre uma boa iluminação
A iluminação faz uma grande diferença na qualidade do seu conteúdo de vídeo. Como você está transmitindo em movimento, provavelmente não terá a configuração de iluminação profissional que teria em um estúdio.
Embora algumas câmeras de smartphones tenham modo noturno, a maioria não se dá bem com streaming ao vivo no escuro. Felizmente, existem diferentes técnicas que você pode usar para solucionar esse problema. Para obter mais informações, consulte o guia (em inglês) da No Film School.
2. Escolha bem as tomadas e os ângulos
As tomadas e os ângulos que você usa determinam a aparência dos objetos no vídeo. Na verdade, você pode usar estrategicamente os ângulos e planos para transmitir uma mensagem ou definir o tom de seu conteúdo.
3. Preste atenção ao áudio
Como mencionamos anteriormente, é uma boa ideia usar um microfone externo. Embora muitos smartphones modernos tenham câmeras excelentes, os microfones embutidos não acompanham essa qualidade. Um microfone de lapela barato fará uma grande diferença.
Além disso, preste atenção ao ruído de fundo. Um pouco de ruído natural é tolerável, mas filmar perto de um cortador de grama, uma rua movimentada ou um grande grupo de pessoas pode abafar sua voz na transmissão.
Um microfone externo provavelmente fará a diferença aqui, mas certifique-se de testar sua configuração no local antes de começar para ter certeza de que você será capaz de obter os resultados pretendidos com a configuração que você tem.
4. Use uma conexão de internet confiável
Para transmitir sem problemas, você precisa de uma conexão de internet rápida e segura.
Uma conexão de internet via tethering é ideal para streaming ao vivo, mas essa não é uma opção quando você está transmitindo do seu smartphone. Uma rede Wi-Fi privada é a segunda melhor escolha. Se você estiver em um local público, um ponto de acesso privado é uma boa alternativa.
👉 Recomendamos o uso de dados de celular apenas como último recurso. É a opção menos confiável.
5. Faça bom uso das selfies
Se você estiver gravando a si mesmo com a câmera frontal do telefone, certifique-se de segurar o dispositivo a um braço de distância. Gravar com o telefone perto demais faz com que a câmera deforme seu rosto.
Ao segurar sua câmera com o braço estendido, você consegue manter uma aparência natural de suas características faciais. Essa abordagem produzirá resultados mais favoráveis.
Assistindo a transmissões em um dispositivo móvel
A transmissão ao vivo com celular certamente abriu muitas portas para empreendedores e marcas que desejam gravar e transmitir fora dos limites de um estúdio. Além disso, os avanços nos dispositivos móveis habilitados para a internet criaram oportunidades para acessar o conteúdo de vídeo mesmo quando o usuário está em movimento.
A capacidade de assistir a conteúdo de vídeo online em um smartphone mudou a maneira como as pessoas consomem mídia e como as empresas alcançam seu público.
O player de vídeo HTML5, a entrega HLS e a ingestão RTMP são os três principais desenvolvimentos tecnológicos que tornaram isso possível:
▶ O player de vídeo HTML5 foi projetado como uma alternativa ao Flash Player da Adobe, que não era compatível com muitos tipos de dispositivos. O HTML5 é considerado universal e acessível, pois é compatível com praticamente qualquer navegador e dispositivo.
▶ O HLS é um protocolo desenvolvido pela Apple para fornecer conteúdo de plataformas de vídeo online para players de vídeo HTML5. Na época do Flash Player, o RTMP cumpria essa função. No entanto, a ingestão de RTMP agora é usada para ingerir streams de vídeo em vez de fazer a entrega: ele traz o conteúdo de vídeo de um codificador (encoder) RTMP para a plataforma de vídeo online.
▶ Além disso, o acesso à API e ao SDK mobile é um recurso que algumas plataformas de vídeo online oferecem e que torna mais fácil a personalização dos players de vídeo para adicioná-los a aplicativos de streaming para smart TVs.
Conclusão
A transmissão ao vivo a partir do seu telefone é uma ótima maneira de cobrir eventos e criar conteúdo fora do escritório ou estúdio. É relativamente fácil de fazer e muito mais barato do que filmar com uma configuração profissional completa.
Quer saber mais sobre streaming ao vivo com smartphones? Entre em contato com nossa equipe de suporte. Vamos esclarecer qualquer qualquer dúvida que você possa ter.
Aqui vai um convite: faça uma demonstração gratuita guiada da K2.Live, nossa plataforma para transmissão de vídeos ao vivo. Você vai entender como a ferramenta se encaixa no processo de streaming online do seu conteúdo. Juntando a demonstração gratuita com o que você aprendeu nesse artigo, só falta partir para a ação! 😃