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Transformação digital em 2020: como fazer a transição do presencial para o online

Transformação digital em 2020: como fazer a transição do presencial para o online

A transformação digital em 2020 se tornou praticamente uma obrigação para a sobrevivência dos mais variados tipos negócios ao redor do globo – especialmente os que dependiam de operações físicas para a geração de receita. Aprenda como fazer a transição do presencial para o online com este passo a passo elaborado pelo site Business 2 Community.

2020 tem sido um ano difícil para os negócios locaisE por duas razões óbvias: quarentena e distanciamento social. O mundo do varejo agora é forçado a fazer a transição de empresas físicas para lojas online. Mas isso não é fácil.

Mudar a cara da sua marca, a maneira como você vende e como você alcança os clientes – tudo de uma vez – é tão complicado quanto parece. No entanto, é possível.

Este artigo ensina como lidar com a transformação digital em 2020 sem se perder no meio do caminho, não sabendo exatamente o que fazer.

Aqui está todo o processo, dividido em 3 fases.

Fase #1: Configurando os fundamentos do seu negócios para a transformação digital em 2020

O primeiro passo é ter uma estrutura empresarial sólida. Não importa o quão forte seja seu negócio local, é sempre bom revisar esses fundamentos e entender o que mudou.

Vamos nos aprofundar um pouco mais.

Defina seus objetivos de negócios

Você provavelmente precisará reavaliar suas metas de negócios. Quando as empresas são forçadas a se adaptar devido a mudanças repentinas, é lógico que seus objetivos podem ficar muito aquém ou fora da realidade.

No espaço dos negócios online, as metas SMART são o padrão:

Depois de definir suas novas metas, você começará a ver luz no final do túnel.

Defina seu público-alvo

Se sua localização for um ponto forte, do tipo “a única do segmento na cidade”, você pode pensar em focar nos compradores locais.

Por outro lado, se sua empresa pode se destacar na multidão nacional / global por causa de sua marca, oferta etc., crescer também pode ser uma boa opção.

É importante definir quem é o seu cliente ideal, não apenas pela localização, mas por sua personalidade, comportamento, demografia, sentimentos e desejos.

Defina seus produtos

Ao se tornar online, o dropshipping (modelo de negócio no qual você não mantém os produtos em estoque, mas oferece e vende produtos que estão no estoque de um fornecedor) se torna uma opção tentadora, já que você não precisa mais lidar com espaço de estoque e todos os tipos de logística, pois tudo é gerenciado por um terceirizado.

O dropshipping é uma boa opção se seus produtos são substituíveis e se você consegue encontrar produtos com qualidade igual ou melhor com esse tipo de fornecedores. Mas, se você vende produtos que são insubstituíveis e exclusivos da sua marca, convém cuidar de todo o envio e embalagem.

Tudo depende do tipo de produto que você deseja vender.

Comece com um grupo de produtos para vender em sua loja online. Escolha os que representam sua marca e resolvem os problemas de seu público-alvo. Esta é uma etapa importante.

Reavalie a identidade da sua marca

Embora a marca seja mais uma estratégia de marketing, ela é um dos princípios básicos de que você precisa cuidar desde o início. Repensar sua marca logo de arrancada vai evitar dores de cabeça e ajudar a obter os resultados de longo prazo mais cedo.

Para construir uma marca, você precisará determinar:

O branding se traduz em passar uma mensagem constante através de diferentes canais de comunicação, estabelecendo relações com os clientes. Portanto, se você começar a fazer isso desde o início, essa prática certamente se tornará um recurso valioso.

Fase #2. A transformação digital em 2020 passa pela criação de um site com loja virtual

Construir um site otimizado é essencial para que seus clientes possam entrar em contato, conhecê-lo e comprar de você.

Basicamente, seu site se tornará sua loja real. Entende o tamanho da importância dele?

>>> Você sabe quanto custa um site? Ele é mais importante do que parece.

Para criar um site de vendas, você precisará cuidar de uma série de coisas:

Nome de domínio, hospedagem na web e plataformas

Em primeiro lugar, você precisa comprar um domínio para sua marca. Para domínios .br, é aconselhável usar os serviços do Registro.br.  Já para domínios do tipo .com, .online e outros, há empresas como NameCheap e Hostgator.

DICA: não perca muito tempo pensando em ideias de nomes de domínio, pois eles são bastante baratos. O que você precisa decidir no início é a hospedagem e a plataforma de comércio eletrônico.

Você pode optar por plataformas especializadas como Shopify, VTEX ou Magento (só para citar algumas) ou usar os plug-ins de comércio eletrônico do WordPress, como o WooCommerce.

Todas são ótimas opções. A melhor escolha dependerá do seu negócio e de quanto controle você deseja ter sobre o site.

Estrutura do site

Seja claro sobre as páginas que você vai incluir em seu site e suas finalidades.

Lembre-se de que cada página deve ser altamente otimizada para que os clientes deem o próximo passo na compra.

As páginas de comércio eletrônico mais básicas incluem:

Estas são as páginas mais básicas e essenciais. Blogs, resenhas de compradores e outros recursos são opcionais (embora recomendados).

Opções de pagamento

As pessoas adoram comprar online com cartões. Por isso, certifique-se de escolher uma plataforma que aceite, pelo menos,  os cartões de crédito. Mas é recomendável aumentar o leque de opções.

Aqui estão as 5 principais formas de pagamento para um ecommerce.

Caso você esteja incomodado com o fato de que o Pagseguro continua anunciando no site de fake news e desinformação do pseudoguru Olavo de Carvalho, apesar da campanha de alerta do Sleeping Giants Brasil no Twitter, aqui está uma lista de alterativas de ferramentas de pagamento.

Enfim, o que realmente importa é tornar o processo de compra o mais fácil possível para os visitantes.

É no carrinho de compras que o processo se concretiza. Por isso, não complique! Fonte: GIPHY.

Método de envio

Existem muitas maneiras de lidar com as entregas. Você pode optar pelo envio manual, em que é necessário mandar notificações, rastrear pedidos e lidar com transportadoras, mas com a vantagem de oferecer retirada na loja para clientes locais.

Uma alternativa é contratar uma plataforma de ecommerce que integre o envio em suas funcionalidades.  E se você trabalha com dropshipping, não há muito com que se preocupar, pois a entrega não é sua responsabilidade.

No entanto, é importante reduzir os custos de envio tanto quanto possível. De acordo com uma pesquisa da empresa de ecommerce Barilliance, 25% dos clientes online costumam abandonar seus carrinhos quando veem custos adicionais inesperados na página de check-out.

Para resolver isso, deixe claro o preço total nas páginas do produto para que os clientes fiquem sabendo o valor desde o início, eliminando assim as surpresas desagradáveis.

Copywriting e web design que funcionam

Construir um site otimizado que venda não é fácil. Você precisará testar várias versões da mesma página, certificar-se de que performam bem e, frequentemente, contratar profissionais para cuidar disso.

Dois dos componentes mais importantes de um site de alto desempenho são a copy (textos) e o design. Portanto, se você não está trabalhando com uma equipe de marketing agora, é interessante começar a procurar por bons copywriters (redatores) e web designers.

Seu principal objetivo aqui é obter melhores resultados, e não se iludir com “métricas de vaidade” como tráfego ou cliques.

A copy e o design não devem ser artisticamente impressionantes ou inteligentes, mas claros, atraentes e dinâmicos.

Não se esqueça de que o resultado é o que realmente importa aqui. Mas não se preocupe, pois bons copywriters e web designers já sabem disso.

Fase #3. Organizando a sua estratégia de marketing online para a transformação digital em 2020

Se você quiser que seu site funcione, precisa abraçar o marketing digital.

Essencialmente, o principal objetivo do marketing é conquistar clientes. A grosso modo funciona assim: você investe em marketing para obter clientes que, com sorte, lhe trarão mais dinheiro do que seu investimento inicial, gerando retorno sobre o investimento (ROI).

A forma como você aborda o marketing depende da maneira como você conquista clientes, do seu funil de vendas e de suas estratégias.

Para canais de aquisição de clientes, existem duas categorias: inbound marketing e outbound marketing.

3.1 – Inbound Marketing

De acordo com a Hubspot, inbound marketing é uma metodologia de negócios que atrai consumidores ao criar conteúdo valioso e experiências personalizadas para eles. Enquanto o outbound marketing interrompe a experiência da audiência com conteúdos que nem sempre são desejados, o inbound marketing forma conexões que solucionam problemas que essa audiência já tem.

A moral do inbound é ATRAIR possíveis consumidores por meio de conteúdos que resolvam suas necessidades. Fonte: GIPHY.

Inbound significa construir relacionamentos com seu público, enquanto outbound é uma abordagem direta que ocorre fora de seu espaço de negócios.

No espaço de marketing digital, o inbound marketing geralmente inclui:

1. Marketing de redes sociais

Quase metade dos usuários das redes sociais as usam para encontrar produtos / serviços. Você pode usar a mídia social para estabelecer relacionamentos com seu público-alvo e construir a autoridade da sua marca. Ser consistente e interativo com seus seguidores é a chave para ter sucesso nisso.

2. Marketing de conteúdo

Criar conteúdos como blogs, infográficos, podcasts ou vídeos atraentes pode ser a principal forma de aumentar a consciência a respeito da sua marca.

De acordo com o relatório  de 2019 do Content Marketing Institute, 82% dos principais objetivos do profissional de marketing B2C são relativos a criar consciência de marca e construir relacionamentos com os clientes. Portanto, não use conteúdo para vender imediatamente: use-o para ajudar seu público a resolver problemas relacionados ao seu nicho.

3. SEO (Search Engine Optimization – Otimização para os Motores de Buscas)

Otimizar o site para SEO permite que sua marca seja mais visível. Crie uma estratégia de SEO que mire palavras-chave relevantes para o seu negócio. Uma estratégia bem pensada irá gerar grande quantidade de tráfego orgânico (não pago). Caso precise de auxílio com a implementação da estratégia, avalie contratar uma consultoria de SEO.

A dica de SEO mais importante é otimizar seu site não apenas para o algoritmo do Google, mas também para as intenções de pesquisa. Seu site precisa trazer a resposta que seu público-alvo está procurando ativamente.

4. Email marketing

Construir uma lista de email é a melhor maneira de se aproximar de seu público e fechar vendas, uma vez que as pessoas que já se inscreveram na sua lista estão mais abertas para ler sobre a oferta sem ficarem incomodadas.

Você pode fazer quase tudo com email:

Aprender email marketing é uma disciplina por si só.

O inbound marketing também inclui ferramentas como chatbots e suporte ao cliente. Portanto, não negligencie outros canais de marketing que também podem se adequar à sua marca.

3.2 Outbound Marketing

O outbound marketing interage diretamente com clientes potenciais fora de suas plataformas e traz resultados de curto prazo em vendas brutas. Resumindo, você investe R$ 1 hoje para obter R$ 2 amanhã.

O outbound também é usado para expandir a consciência a respeito de um negócio por meio de anúncios no site, comerciais de TV / rádio e todas as plataformas de terceiros que permitem que você promova sua marca por um determinado custo.

Com o outbound você SURGE na frente na audiência e “rouba” a atenção. Fonte: GIPHY.

Os canais outbound mais comuns incluem:

1. Google Ads

Também conhecido como SEM (Search Engine Marketing – Marketing dos Motores de Buscas), esta prática coloca sua página no topo dos resultados da pesquisa por um determinado custo, o qual depende da concorrência. E, assim como no SEO, existem estratégias e truques. Cada empresa deve fazer suas contas antes de investir um real nisso.

2. Anúncios em redes sociais

Facebook, Twitter e Instagram – entre várias outras redes sociais – permitem que você coloque anúncios em suas plataformas. Cada uma tem seu próprio formato específico e um conjunto de regras que você deve seguir (daí porque as pessoas podem se especializar apenas em “anúncios no Facebook / Instagram” ou “anúncios no Twitter”, por exemplo).

A melhor maneira de abordar os anúncios em redes sociais é escolher a plataforma certa onde seus clientes ideais se encontram mais e direcionar fortemente seus anúncios a eles, maximizando suas vendas por cada real investido.

3. Anúncios PPC / PPM / PPS

Significam pagamento por clique / impressão / venda, respectivamente. Aqui, você paga para que sites relevantes para o seu negócio coloquem banners ou vídeos anunciando sua marca. Os sites ganham dinheiro com cada clique, milhão de impressões ou venda que seus anúncios fazem. Portanto, é aconselhável escolher as opções mais adequadas ao seu negócio.

4. Cold Email (email “frio”)

Uma maneira tradicional de alcançar clientes em potencial é apenas enviando emails. Diferente do que outras pessoas pensam, o cold mailing ainda funciona. A chave aqui é torná-los curtos, pessoais e confiáveis. Caso contrário, você será ignorado ou enviado para a pasta de spam.

>>> Inbound versus outbound marketing, sem rodeios e direto ao ponto.

Conclusão: você precisa adotar a transformação digital em 2020

Nenhum negócio é 100% seguro. No entanto, a sua empresa será mais confiável para os consumidores se você adotar as novas tecnologias e tendências e usá-las a seu favor.

Construir a presença digital do seu negócio lhe dará a flexibilidade de que você precisa para se adaptar. E como você viu, isso pode ser feito se seguir estas 3 fases:

Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas esperamos que este artigo dê a você um roteiro ou alguma orientação para fazer a transição de seu negócio físico para uma loja online com sucesso. Também nos colocamos à disposição para que você entre em contato conosco, sem compromisso, para conversarmos sobre a implementação deste processo.

Portanto, não hesite e abrace a transformação digital!