Quer dominar o mercado de TikTok para B2B? Conheça as principais estratégias para a criação do conteúdo que faz a diferença na rede social que mais cresce no mundo.
O TikTok rapidamente se tornou um gigante cultural. Com previsão de crescimento para 1,5 bilhão de usuários ativos mensais até o final de 2022, não é de admirar que as equipes de marketing estejam coçando a cabeça e pensando: “Como entramos nisso?”
É isso que você verá a seguir. Trouxemos para você um material elaborado pela Vidyard com as principais dicas sobre como usar a popularidade do TikTok no ambiente B2B.
O artigo apresenta o case de Will Aitken, Head Sales Evangelist no Sales Feed. Aitken está contribuindo para uma rede de mídia de música, paródias, curtas-metragens e memes que celebram o quão incrível – e às vezes ridículo – o mundo das vendas pode ser.
Em nove meses, Will aumentou seu TikTok e o da Sales Feed para um total acumulado de 80 mil seguidores. O material da Vidyard contém uma conversa com Will, onde ele fala como decifrou a fórmula do TikTok para B2B – e como você também pode fazer o mesmo.
A entrevista mostra como ele começou, sendo pioneiro no TikTok para B2B, aproveitando a onda de tendências e obtendo o ROI do seu negócio de maneiras surpreendentes. Aqui estão os pontos principais.
Roube essas dicas do TikTok para B2B
Saber por onde começar não é fácil, pois o TikTok pode parecer um pouco intimidador. Mas não se preocupe, com as dicas úteis de Will sobre como criar conteúdo digno de viralização,, você pegará o jeito mais rápido do que imagina (ocupar as telas For You (Para Você) da rede social será uma consequência natural).
Primeiros passos do TikTok para B2B
💡As marcas muitas vezes subestimam a importância da diversão.
A plataforma do TikTok prioriza acessos rápidos de entretenimento ou educação. Se as empresas – especialmente as empresas B2B SaaS (Software As A Service) – quiserem ter sucesso no aplicativo, elas precisam criar vídeos alegres e não comerciais.
Em primeiro lugar, os criadores devem absorver o conteúdo do TikTok regularmente. Para fazer bons TikToks, você precisa assistir bons TikToks. Entre no aplicativo, percorra os vídeos e encontre criadores que já estão produzindo conteúdo em seu nicho.
Dê uma olhada nas hashtags e comece a analisar as coisas em comum que tornam esses vídeos bem-sucedidos e envolventes:
- O que aconteceu nos primeiros cinco segundos que chamou sua atenção?
- O que te manteve assistindo até o final?
- O que fez você se sentir compelido a comentar e continuar a conversa?
Depois de conhecer a plataforma, aplique os quatro princípios de Will à sua estratégia de conteúdo do TikTok:
▶️ Esqueça todo o conteúdo que você já tem – não tente adaptar diretamente seu vídeo B2B atual para o TikTok, pois é assim que você obtém conteúdo chato e genérico. Absorver um ótimo conteúdo do TikTok ajudará você a descobrir quais tipos de vídeos você deseja criar. Seja educacional, estilo de vida no local de trabalho ou comédia, certamente haverá algo que funcione para sua marca.
▶️ O tempo de retorno é tudo – o TikTok funciona especialmente em vídeos de formato curto, o que significa que você precisa atrair seu público rapidamente. Você tem apenas alguns segundos antes que os usuários percam o interesse e continuem rolando. Faça uma pergunta ou comece com a ideia central do seu vídeo: “O que cada chamada de vendas precisa incluir?” ou “Aqui está por que cada reunião será no metaverso em cinco anos…”, por exemplo.
▶️ Conheça seu tom de voz – ao criar o TikTok do seu negócio ou responder a comentários, certifique-se de ter uma voz de marca claramente definida. A voz da sua marca é atrevida? Engraçado? Divertidamente rude? Certifique-se de que ela seja consistente em todos os seus vídeos e comentários.
▶️ Reduza, reutilize, recicle – se você estiver criando para o TikTok, deve republicar esses vídeos no LinkedIn, YouTube Shorts, Instagram Reels e até no Pinterest. Na verdade, os TikToks costumam ter um desempenho tão bom ou até melhor em outros sites de mídia social (e isso é uma ótima notícia!).
Equilibrando tendências e agrupando TikToks para B2B
💡É preciso um equilíbrio delicado para criar conteúdo original em lote e seguir a onda das tendências do TikTok.
O conselho de Will é explorar tendências enquanto elas ainda estão em alta, pois é mais provável que o seu vídeo seja visto se a tendência estiver se aproximando do pico. Will segue hashtags como #trendwarning ou #trendalert para se manter atualizado sobre o que está por vir.
A melhor maneira de descobrir seu ritmo é criar e agendar conteúdo planejado o mais cedo possível. Para Will, isso representa episódios de Help Desk de vendas, filmagens de entrevistas, conselhos de carreira e destaques sobre outros criadores. Ele planeja e cria seu conteúdo de vídeo no mês anterior, para que possa deixar tempo para todos os vídeos da moda e relacionáveis que surgem ao longo do mês atual.
TikTok é a bola da vez
Em 1995, Bill Gates – ainda uma cara nova – explicou o início da internet para o apresentador de TV David Letterman. Pode ser uma surpresa que David e seu público tenham achado o conceito motivo de risadas. Mas a ironia serve para nós também, hoje e agora. Assistimos a vídeos de pessoas equivocadas subestimando a internet. Por isso, não seja um David, especialmente quando se trata de TikTok para B2B.
💡O valor de estar cedo em uma plataforma é imensurável, especialmente como uma marca B2B. É isso que torna o TikTok único.
Will lançou o TikTok da Sales Feed há menos de um ano e continuará a crescer porque soube aproveitar o fato de ser um dos primeiros na plataforma.
É ainda mais fácil participar quando você percebe que pode reutilizar esse conteúdo em qualquer lugar. Um vídeo curto de 30 segundos de uma dica de vendas, marketing ou finanças terá bom desempenho e agregará valor ao seu público em qualquer canal.
Na verdade, o verdadeiro retorno do seu investimento é aumentar um público engajado o suficiente para confiar e seguir seus conselhos. Se eles gostarem de seus vídeos, provavelmente confiarão nos recursos e links que você inclui em seu perfil.
De novembro de 2021 a março de 2022, o Sales Feed teve 1.200 visualizações em seus links na bio e 600 cliques em seu canal do YouTube e newsletter.
💡Em vez de pensar em converter seu público do TikTok em clientes, converta-os em assinantes vitalícios do seu conteúdo.
Aplique a regra 80/20 aos seus TikToks
As empresas que fazem o melhor em qualquer plataforma de mídia social raramente falam sobre si mesmas. Quando você começa a falar sobre si mesmo, as pessoas pensam: “O que eu ganho com isso?”.
💡Will usa a regra 80/20: fornece 80% de conteúdo de valor e investe 20% no marketing de produto ou direcionando as pessoas para a newsletter da Sales Feed.
Se você fizer isso ocasionalmente, existem maneiras divertidas de falar sobre sua marca enquanto agrega valor. Conteúdo divertido ajuda as pessoas a se lembrarem da sua marca. Quando estiverem prontas para avaliar uma ferramenta ou ler seu discurso de vendas, elas estarão mais abertas a você.
Quando você fizer as pessoas pensarem “Ah, eu gosto muito do TikTok da Sales Feed porque eles me fizeram rir algumas vezes”, você terá conseguido se consolidar em seu nicho. Assim, concentre-se primeiro no crescimento e no engajamento e o resto virá.
Falhar, refletir, melhorar
💡Crie sua estratégia a partir de uma posição de conhecimento: assista a TikToks, estude as melhores práticas e leia os guias que o TikTok está lançando sobre como ter sucesso na plataforma.
Se você está fazendo tudo isso e seus vídeos ainda não estão funcionando, geralmente há três motivos:
▶️ Conteúdo certo, pessoas erradas – se você fizer um vídeo sobre vendas B2B e ele for exibido para um jogador de 12 anos, ele continuará rolando a página e, por sua vez, a plataforma pensará que seu conteúdo está tendo um desempenho ruim.
Se isso acontecer repetidamente, seus vídeos não serão enviados para a página For You do seu público. Em vez disso, use a segmentação por hashtag. Pesquise as hashtags do seu nicho – elas podem até estar nas legendas dos TikToks que chegam à sua página For You . Se você é uma marca B2B, suas hashtags provavelmente serão bem específicas, como #B2BSales, #SoftwareDemo ou #SalesTok. Use-os para atingir o público que está pronto para o que você tem a dizer.
▶️ Onde está o gancho? Se o gancho não funciona (ou não existe), as pessoas seguem rolando o feed. Mesmo que o resto do vídeo tenha melhorado, você precisa dos primeiros cinco segundos para chamar a atenção do seu público. Volte e revise os vídeos que não funcionaram. Olhe para aqueles primeiros segundos. Eles realmente capturaram seu público? Como você pode chamar a atenção deles da próxima vez?
▶️ Foi um vídeo ruim, desculpe… – este é o mais difícil. É preciso olhar em retrospectiva para seus vídeos antigos e perceber que eles não eram bons. É aqui que sua equipe entra. Certifique-se de ter pessoas para debater ideias ou avaliar as piadas. É bom ter outras pessoas para confirmar se um conceito funciona fora de sua cabeça ou precisa de aprimoramento.
Por fim, não desista. Mesmo que seus TikToks comecem mal, você pode e vai melhorar. Assim como corrida, exercício ou vendas, a consistência é a chave para ver os resultados.
Apoie as ideias malucas dos criadores de TikTok para B2B
Uma pessoa ou equipe precisa ter autonomia para administrar sua conta do TikTok. Dê-lhes a liberdade de implementar ideias estranhas e incomuns.
Um ótimo exemplo disso é a marca B2C Duolingo, que acumulou 3 milhões de seguidores em torno de seu mascote escandaloso e engraçado. Will conversou com a gerente da conta do Duolingo, Zaria Parvez, que teve a liberdade de criar algo especial. É uma prova de como as marcas de sucesso podem se dar bem no TikTok se forem ousadas.
Defina limites para quem vai coordenar o seu TikTok, mas também aposte em conteúdo corporativo não tradicional, que seja peculiar, estranho e hilário. Os criadores são consumidores ávidos do TikTok. Eles descobrirão como se envolver com a plataforma e criar experiências memoráveis para seu público.
Por fim, surfe a onda do TikTok para B2B
Se você está apenas começando no TikTok ou expandindo sua presença B2B para novos patamares, o TikTok é o lugar mais emocionante para se estar agora. Por isso, siga tendências, seja excêntrico e aumente seu público.
Este é o lugar para ser diferente e experimentar coisas que provavelmente não cairiam bem em outra plataforma. Ou seja, além do potencial para dar muito certo, a comunicação da sua marca no TikTok pode ser um processo extremamente divertido.
Então aproveite as dicas de Will Aitken, seja criativo, ouse e ocupe seu espaço na rede social que está mostrando novas oportunidades de negócios para as marcas.