As tendências de vídeo 2022 são relativamente fáceis de implementar e se aplicam a negócios de todos os segmentos e portes. Use as dicas como referência para a produção dos seus vídeos e explore os conteúdos de forma estratégica e alinhada com os seus objetivos.
Vivemos tempos sem precedentes, sobre isso não há dúvida. O combo distanciamento social + mudanças de hábitos de consumo + avanço das tecnologias criou um cenário inédito para as relações humanas.
Mas algumas coisas não mudam. A eficácia do vídeo é uma delas. De longe, esta ainda é a mídia mais engajante de todas. Por ser o formato preferido da maioria das pessoas, o vídeo exerce um papel especial no cenário da comunicação online.
Tenha isso em mente: à medida que nos movemos por territórios desconhecidos, as histórias que você conta – e como você as conta -, por meio de seus canais sociais, afetarão a percepção das pessoas sobre o seu negócio.
A imagem visual – ou mais significativamente, a imagem em movimento – continuará a ser a principal arma na sua estratégia de comunicação ao longo de 2022. A forma que você irá escolher para utilizar e executar esta ferramenta será decidida a partir da análise de alguns fatores.
Neil Wood-Mitchell, diretor da empresa de produção de vídeo e animação Three Motion, afirmou em um blog post publicado na Business 2 Community que estamos testemunhando uma mudança na maneira como as empresas abordam e aplicam o vídeo ao seu mix de marketing. À medida que as ferramentas para gravar e editar vídeos se tornam mais acessíveis, mais vídeos estão sendo criados e compartilhados.
Trouxemos para você a opinião de Neil Wood-Mitchell sobre o que podemos esperar do vídeo neste ano.
Boa leitura!
Tendências de vídeo 2022
Veja a seguir 10 estratégias apontadas por Neil Wood-Mitchell como sinônimo de sucesso para o conteúdo audiovisual nos próximos meses.
#1. Entenda o seu público
A mídia social é um gigante que precisa ser alimentado constantemente. Reserve um tempo para avaliar onde você deve compartilhar conteúdo e, em seguida, procure entender a melhor forma de se estabelecer nessas plataformas.
É fácil ficar sobrecarregado com a quantidade de opções. Existem muitas plataformas, mas, na realidade, é simplesmente impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Por isso, escolha quais plataformas você sabe que pode dominar, ter capacidade de gerenciar e se destacar nelas.
💡 Em um relatório do State of Video Marketing de 2021, 86% das empresas disseram que usam o vídeo como ferramenta de marketing, e 93% dos entrevistados afirmaram que ele é uma parte crucial de sua estratégia.
#2. Aproveite o seu conteúdo
Ao fazer a captação de imagens para o seu vídeo, seja interna ou profissionalmente, certifique-se de obter o máximo de retorno possível do material produzido. Adotar uma abordagem “multiplataforma” (compartilhamento em todas as plataformas sociais e sites escolhidos) garantirá que sua campanha tenha melhores chances de sucesso.
Pense em extrair o maior número possível de desdobramentos para a sua filmagem a partir do conteúdo mestre, a exemplo de vídeos nuggets (trechos tirados de um vídeo mais longo) e recortes escolhidos para stories.
É muito mais fácil conseguir esses desdobramentos do conteúdo se o processo como um todo for planejado, e não apenas um improviso lançado ao acaso.
💡 Pesquisas descobriram que 84% dos consumidores foram convencidos a comprar um produto depois de assistir a um vídeo e têm duas vezes mais chances de compartilhar vídeos do que outros tipos de conteúdo online.
#3. Saiba quando deixar para os profissionais
Os telefones celulares são ótimos – e a qualidade de sua captura de vídeo aumentou muito –, mas entender qual é o momento de entregar o trabalho a uma equipe profissional garantirá que você não corra o risco de errar o alvo.
Você sempre será julgado pela qualidade de sua comunicação. Por isso, certifique-se de contar com profissionais quando for necessário. Escolha uma empresa de produção de vídeo experiente com um histórico comprovado na criação de conteúdo em seu setor (ou que pelo menos seja capaz de demonstrar abordagens aplicáveis para alcançar o sucesso).
Faça sua pesquisa e verifique o portfólio e as avaliações do Google ou peça recomendações. Solicite uma reunião se realmente deseja entender as várias abordagens que você pode adotar.
💡94% dos profissionais de marketing disseram que os anúncios em vídeo pagos tiveram um ROI positivo para seus negócios.
#4. Qual é a sua chamada para ação?
É muito fácil esquecer de pedir uma ação no final do vídeo. De modo geral, nós simplesmente lançamos o conteúdo no espaço e, muitas vezes, não pedimos por qualquer tipo de envolvimento.
Qual é o objetivo do vídeo? A que objetivo está ligado? O que você precisa que o público faça depois de assistir ao vídeo?
Isso servirá para envolver o público, além de ajudá-lo a verificar e medir o sucesso do conteúdo.
💡 Prevê-se que o vídeo online seja a principal fonte de conteúdo da Web até o final de 2022, com 82,5% de todo o tráfego.
#5. Vídeos verticais
Os vídeos verticais estão aqui para ficar – e se você estiver compartilhando no Instagram e no TikTok, conhece bem o aumento da popularidade desse formato. Stories, reels e vídeos de formato curto permitem que marcas e criadores ofereçam material de bastidores e sem muita edição, mas essa é também uma oportunidade de compartilhar conteúdo criado profissionalmente, especificamente para esses canais mobile-first.
💡 Estima-se que uma pessoa média passará 100 minutos todos os dias assistindo a vídeos online em 2022.
6#. Fique à frente da curva
Manter-se à frente das tendências, conhecer novas plataformas e saber quando agir é um trabalho de tempo integral. Aprenda com os especialistas em seu setor e tente replicar o sucesso onde você o vê.
Tecnologias como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) estão aqui para ficar, mas a aplicação delas, pelo menos em sua linha de negócios, talvez ainda leve um tempo para se popularizar.
Mantenha um olho no futuro e o outro nas formas de obter ganhos no presente. Quais são as tendências do seu setor? Talvez você possa aproveitar a produção de mais reels, oferecendo webinars ou produzindo um podcast.
Tudo isso é acessível e, com um pouco de pesquisa, fácil de dominar e implantar. Então, seja seletivo e escolha uma estratégia que você goste e esteja disposto a seguir.
💡 94% dos profissionais de marketing de vídeo dizem que o vídeo ajudou a aumentar a compreensão do usuário sobre seu produto ou serviço.
7#. Conteúdo curto ou longo… eis a questão!
É verdade que nossos períodos de atenção estão se tornando mais curtos. Por isso, invista nessa tendência criando uma oferta abundante de vídeos curtos que podem ser agendados e implantados ao longo do tempo.
Por ser difícil planejar com muita antecedência, é uma boa ideia começar explorando uma lista de perguntas típicas que você poderia responder para seus clientes. Por exemplo: Qual é a proposta única de valor do seu produto?
Depois de ter uma lista de tópicos, decida se é algo que você pode produzir por conta ou se precisa de ajuda profissional.
Por outro lado, lembre-se de que, se seu público estiver genuinamente interessado em seu produto ou serviço, ele não terá problemas para investir tempo na descoberta de mais informações – se de fato isso os ajudar a tomar uma decisão ou a resolver seu problema.
Seu conteúdo longo pode estar em seu site e, uma vez que um cliente em potencial o encontre (talvez por meio de suas postagens sociais), então este é o lugar onde ele virá para descobrir mais.
Aproveite o tempo aqui para educar seu público e responder às suas perguntas.
💡Mais de 55% dos compradores em todo o mundo dizem que usam vídeo online enquanto fazem compras na loja.
#8. Explore seus pontos fortes
Sempre haverá um tempo para o conteúdo gerado pelo usuário (User Gnerated Content – UGC) e para os vídeos criados profissionalmente. Saber quando usar cada um é fundamental.
Pergunte a si mesmo: você tem as habilidades para criar o tipo de conteúdo do qual se orgulharia?
O UGC apoiará seus objetivos de marketing e aumentará a probabilidade de sucesso. Embora seja verdade que existe um lugar cativo para o ‘conteúdo bruto’ (sem tratamento), considere o seu propósito e o que você espera que ele alcance.
Compartilhar um vídeo somente por compartilhar causa pouco efeito, além de desperdiçar tempo e esforço. A analogia “não ter conteúdo é melhor do que conteúdo ruim” geralmente é verdadeira.
Se escrever ou falar ao vivo é o seu ponto forte, então foque no que você é bom e procure aconselhamento/apoio profissional para as outras áreas. Só porque você pode usar uma tesoura, não significa que você deve cortar seu próprio cabelo. 😉
💡Em 2020, observou-se que 54% das empresas com landing page tinham vídeos para seus anúncios.
#9. Vídeo ao vivo
Este formato aparece em todas as listas de melhores práticas há muitos anos. Os eventos ao vivo são uma opção muito poderosa e econômica para compartilhar suas ideias. Muitas empresas se prestam bem à capacidade de simplesmente “bater recordes” e compartilhar eventos ao vivo – seja como um teaser ou demonstração de seu serviço.
Se falar para a câmera é um ponto forte seu, então explore-o. Como sempre, planeje com antecedência e considere um calendário de conteúdo para mantê-lo no caminho certo e organizado.
💡 Wyzowl diz que 66% dos consumidores preferem assistir a um vídeo a ler sobre um produto.
#10. Implemente uma estratégia
Talvez a lição mais importante deste artigo seja a necessidade de criar uma estratégia. Ainda estamos no início do ano. Este é um bom momento para fazer isso.
Ao planejar seu conteúdo de vídeo para 2022, considere o seguinte:
- Qual é o foco?
- Com quem estou falando?
- Onde vou encontrar esse público?
- Que tipo de conteúdo será mais adequado para eles?
- Como o meu conteúdo vai parecer para eles?
Depois de responder a essas perguntas, você pode avaliar a melhor forma de atingir seus objetivos e como executar o que foi planejado.
Conclusão
As tendências de vídeo para 2022 deixam claro que a produção audiovisual oferece grandes oportunidades para quem a implanta de forma eficaz. Entretanto, dependendo da complexidade do seu objetivo, é aconselhável que a estratégia de video marketing seja elaborada em conjunto com profissionais da área.
Isso não quer dizer que todos os seus vídeos deverão ser superproduções – afinal, há espaço garantido para conteúdos autênticos e sem apuros técnicos, a exemplo dos vídeos que fazem sucesso nos stories e reels.
O grande lance é saber quando publicar um conteúdo mais bem produzido ou um despojado e humanizado. Nessas horas, a presença de estrategistas de marketing fazem toda a diferença.
Da mesma forma, no caso de materiais com produção mais requintada, talvez você e a sua equipe não estejam aptos para a demanda. Sinal de que é hora de pedir ajuda a produtoras profissionais de vídeo.
Esperamos que esse guia com as tendências de vídeo para 2022 facilite a sua vida na hora de planejar a sua estratégia de comunicação. Todas as tendências aqui apresentadas são relativamente fáceis de implementar e se aplicam a negócios de qualquer segmento ou porte.
Caso você tenha ficado com dúvidas ou inseguranças quanto ao caminho mais adequado para a sua empresa, entre em contato conosco. A K2. oferece uma plataforma profissional de hospedagem de vídeo (K2.OnDemand) e uma plataforma para transmissão de vídeos ao vivo online (K2.Live).
Além disso, nossa equipe de marketing pode ajudar com a elaboração da estratégia de video marketing. Desta forma, estamos prontos para apoiá-lo tanto na parte tecnológica quanto na estratégica.
Convite feito. 😉