K2. – Solução em Comunicação Digital

SEO para vídeo: saiba como colocar em prática

seo-para-video

No mundo do marketing digital, a sigla SEO é velha conhecida. Afinal, as técnicas de otimização de mecanismos de busca são essenciais para um bom posicionamento das publicações no Google. Isso também se aplica ao SEO para vídeo.

De acordo com um estudo da empresa de mercado americana Forrester, vídeos têm mais probabilidade de aparecer na primeira página de mecanismos de busca como Google, Yahoo! e Bing, além de trazerem mais engajamento.

Seguindo a mesma lógica, 55% dos usuários da internet assistem a vídeos online diariamente. Então, obviamente, o vídeo é uma grande oportunidade de negócio.  

O SEO para vídeo ajuda a localizar esse tipo de conteúdo e garantir mais conversões para o seu negócio, adaptando descrições e títulos, por exemplo, para que mais pessoas interessadas no assunto encontrem o material.

Confira os próximos tópicos para saber tudo sobre o assunto.

O que é SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla que define uma série de melhorias no conteúdo de um site para torná-lo mais fácil de encontrar nos mecanismos de pesquisa.

Quanto melhor a classificação, maiores as chances de obter um clique do usuário. Isso também vale para conteúdos em vídeo.

Portanto, as técnicas de SEO devem fazer parte da estratégia de marketing digital de qualquer marca interessada em melhorar seu posicionamento na Internet.

Diferenças entre SEO e SEM

O Search Engine Marketing é usado para otimizar páginas da web e, assim, fazê-las aparecer nos primeiros resultados de pesquisa. O SEM é muito importante para obter visibilidade e hegemonia na internet por meio de ações orgânicas – como otimização do vídeo em si – ou mesmo pagas (como patrocínio de palavras-chave).

Assim, podemos dividir as estratégias de Search Engine Marketing (SEM) em técnicas de SEO e campanhas de links patrocinados.

Dessa forma, o SEM é uma parte do SEO, que engloba ainda outras estratégias focadas na divulgação do serviço de conserto de equipamentos hospitalares, por exemplo.

O foco deste texto é no SEO para vídeo. Prossiga a leitura para saber mais sobre isso.

O aumento do acesso a vídeos e o composto midiático

À medida que o tempo passa a internet se torna cada vez mais focada em conteúdos audiovisuais bem produzidos e estratégicos. A popularidade do YouTube e de redes sociais como o TikTok é um sinal claro disso. 

Afinal, é um conteúdo de mais fácil absorção, que permite integrar informação e entretenimento com mais dinamicidade.

A oferta de material escrito ainda é vasta, mas o consumo de vídeos curtos tem crescido muito nos últimos tempos.

Isso faz com que as empresas especializadas em portas corta fogo precisem rever o composto midiático.

Ou seja, é preciso investir em estratégias multiplataformas para angariar mais público pela internet. O SEO para vídeo é um instrumento primordial para alcançar esse patamar.

Dedicar-se a métodos planejados de produção e compartilhamento de vídeos abre toda uma nova gama de possibilidades.

Não é à toa que, recentemente, várias redes sociais têm aderido ao formato de stories (vídeos curtos), como:

Com toda essa contextualização, agora fica mais fácil começar a entender a importância das práticas de SEO específicas para vídeos.

Como fazer SEO para vídeo

O SEO para vídeo segue o mesmo modelo das regras de SEO para conteúdos textuais. O foco é tornar o material facilmente identificável pelos algoritmos dos motores de busca e, consequentemente, para o público.

Para isso, é necessário aplicar princípios como estudo de palavras-chaves, otimização do título e da descrição, uso de tags e outras ações de melhoria no vídeo e em suas especificações.

Trazemos detalhes sobre essas e outras características a seguir. Leia mais para saber como o SEO para vídeo pode alavancar as oportunidades de negócios como galpões de lona ou mesmo de revendedores de acessórios.

Faça um estudo de palavras-chave

As palavras-chave são essenciais em SEO para o YouTube, assim como para o Google. Graças a elas a plataforma identifica o tema do vídeo, indexa o conteúdo e o associa às pesquisas dos usuários.  

Para isso, eles devem ser inseridos em determinados campos – por exemplo, no título, tag e descrição, como veremos mais adiante – ao fazer o upload do arquivo para que o YouTube possa coletar essas informações e usá-las para avaliações. 

Assim, a ferramenta entende o foco do material e direciona para pessoas interessadas ou que buscam pelo tema.

No caso do YouTube, a pesquisa pode ser feita usando a ferramenta de autocomplete típica da barra de busca.

Ela serve para facilitar a busca do usuário com base nos termos mais pesquisados ​​no site. Por isso, também pode ajudar os criadores a entenderem os principais interesses em sua área de atuação.

Com isso, pode-se ter novas ideias para palavras-chave que são muito procuradas na web e assim aumentar a visibilidade dos seus vídeos sobre conserto de iphone, visto que vídeos mais direcionados a esse tópico podem ser criados.

Outro passo importante para a pesquisa de palavras-chave é fazer benchmarking. Sim, os concorrentes também podem te ajudar.

Para isso, visite canais relevantes do seu nicho. Se eles têm um bom público e muitas visualizações, é provável que apliquem boas práticas de SEO no YouTube e saibam como usar palavras-chave.

Assim, é necessário traçar um mapeamento, identificando os temas mais comuns e de maior interesse, bem como os termos mais usados nesses vídeos.

Otimize o título do seu vídeo

A palavra-chave precisa aparecer no título do vídeo. Esse é um dos fatores mais importantes na hora do rankeamento.

O ideal é que o nome seja o mais próximo possível da busca feita pelos usuários. Inclusive, os vídeos mais vistos costumam ter o termo principal exatamente igual aos pesquisados.

No YouTube o tamanho máximo é 100 caracteres, mas os materiais mais bem colocados têm, em média, 47. Ou seja, é preciso ser objetivo e atrativo.

Então, se esforce para pensar em títulos curtos, dinâmicos e que tenham a palavra-chave. Não se esqueça que você precisa chamar a atenção das pessoas e a criatividade vai bem nessas horas.

Insira tags certeiras

As tags são usadas para identificar os temas de vídeo e gerar recomendações automáticas com base nisso.

Por exemplo: se um usuário está assistindo um vídeo sobre produtoras de filmes, o YouTube vai continuar recomendando vídeos sobre esse assunto.

As recomendações são muito importantes para conseguir tráfego nas plataformas desse tipo. 

Então, pense bastante nelas e utilize aquelas que melhor representam o canal, o conteúdo e o negócio como um todo, criando uma rede de materiais que pode ser indicado aos usuários.

Tenha atenção ao texto de descrição do vídeo

Esse é o campo usado para dar as informações principais sobre o vídeo, ainda no momento do upload.

No YouTube é possível redigir descrições de até 5000 caracteres. Logo, é permitido ser bastante detalhado, investindo na explicação adequada do material ou mesmo em fatores de atração aos usuários, complementando os materiais e forma de contato – por exemplo. Além disso, esse é um campo crucial para o uso da palavra-chave.

Do mesmo modo a descrição é um dos elementos persuasivos para o público, já que o começo da descrição aparece nos resultados da busca.

Assim, aproveite para incluir CTAs e links para download de materiais complementares, por exemplo.

Também é possível usar hashtags. Ao clicar nelas, as pessoas vão chegar a outros vídeos com temas semelhantes.

Peça por comentários, curtidas e inscrições

A quantidade de interações que um determinado vídeo tem é outro fator que faz diferença no rankeamento.

Materiais com bastante audiência são mais promovidos pelos algoritmos e, como resultado, chegam a mais pessoas. Afinal, as ferramentas entendem que esse material agrega valor ao usuário.

Por isso, sempre incentive o público a curtir, comentar e se inscrever no seu canal, podendo ser aplicado tanto em um perfil especializado em gestão condominial como de qualquer outro segmento.

Mantenha o usuário engajado e interagindo com o conteúdo, se certificando que seu vídeo será visto na íntegra e se manterá relevante a longo prazo.

Invista em um thumbnail atraente

Estamos falando de vídeos, então é claro que a parte visual é extremamente destacada nos sites especializados.

A thumbnail é a “miniatura” do vídeo, ou seja, a imagem que aparece nos resultados de uma pesquisa, representando o vídeo antes de sua exibição.

Desenvolver thumbnails atraentes serve para chamar a atenção do usuário e dar uma prévia do que ele vai encontrar no vídeo.

Existem muitos vídeos hospedados na internet. Nem sempre as pessoas leem todos os títulos e descrições na íntegra.

Logo, uma thumbnail criativa e chamativa pode fazer muita diferença na hora de conquistar novas audiências.

Adicione legenda aos vídeos

O algoritmo do YouTube não é capaz de ler imagens e vídeos, especificamente. Ele só entende textos e códigos. Por isso, uma das estratégias que você pode adotar para que eles entendam do que se trata o seu conteúdo é escrever transcrições e legendas.  

A transcrição é a conversão do conteúdo do vídeo em texto. Você pode fazê-la manualmente ou usar uma ferramenta do YouTube que ajuda nisso. Tal fator contribui tanto para a leitura do algoritmo, como torna o material mais acessível, valorizando-o ainda mais na ferramenta. 

Ao adicionar marcações de tempo na transcrição, também é possível transformá-la em legendas. Elas servem para possibilitar que os usuários vejam o vídeo mesmo que não consigam ativar o som, ou consigam navegar com mais facilidade nas partes do vídeo.

Além disso, são importantes ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.  

Você também pode usar o texto da transcrição na descrição do vídeo para fornecer aos espectadores mais informações sobre o material.

Benefícios do SEO para vídeo

Assim como você não pode discutir os benefícios de investir em SEO para postagens de blog ou vendas de comércio eletrônico, não pode negar seu impacto positivo nos vídeos. 

Em primeiro lugar, ele ajuda a aumentar o tráfego orgânico, que são os usuários que chegam até o canal sobre chaves codificadas espontaneamente. 

Os vídeos são ótimos formatos para motivar o engajamento do público. Seja em vídeos curtos para Instagram ou lives extensas no YouTube, manter-se em contato direto com as pessoas é sempre muito indicado para promover o negócio e torná-lo mais humano e atrativo para o público.

O consumo de conteúdo pela web cada vez mais segue a trilha da viralização: materiais que se espalham por muitos sites em tempo recorde.

Pela natureza instantânea do vídeo, ele é um dos formatos com mais potencial viral, expandindo as oportunidades do negócio, e o SEO exerce um papel fundamental para tornar isso possível.

Sendo assim, não perca mais tempo e comece a aplicar estratégias de SEO nos materiais do seu canal de churrasqueira pré moldada para estimular um maior crescimento, de forma qualificada e segmentada, afinal, isso evidenciará o nicho de atuação, atraindo pessoas interessadas nos temas abordados pela empresa.

__

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.