K2. – Solução em Comunicação Digital

Qual é o melhor software de transmissão ao vivo para streaming HLS em 2018?

O melhor software de transmissão ao vivo

Uma transmissão ao vivo requer algumas ferramentas específicas. Uma delas é um codificador de streaming ao vivo (também chamado de software de transmissão ao vivo), que vem em dois tipos principais: um codificador de hardware e um codificador de software.

Dentre a ampla gama de codificadores disponíveis, este post vai avaliar qual é o melhor software de transmissão para streaming de vídeo ao vivo na atualidade, analisando o Wirecast, o vMix, o VidBlasterX e o OBS Studio.

Antes de mergulharmos nisso, exploraremos outro problema. Analisaremos o protocolo de streaming HLS e o RTMP, um tópico importante a ser entendido para um streaming eficiente.

Streaming de HLS – uma revisão do básico

Aqui vai uma visão geral rápida. HLS significa HTTP Live Streaming. O HLS é um protocolo de streaming de vídeo desenvolvido pela Apple como uma alternativa ao Flash.

O HDS (HTTP Dynamic Streaming) da Adobe é baseado no Flash e ainda é um concorrente do HLS.

Por ser um protocolo de transmissão de taxa de bits adaptável, o HLS oferece a melhor qualidade de vídeo disponível para os espectadores a qualquer momento.

Nos últimos anos, o HLS se tornou, de longe, o protocolo de transmissão ao vivo mais usado. O HLS é suportado em smartphones Android e iPhones, computadores desktop e laptop, tablets, smart TVs, consoles de jogos e muitos outros dispositivos.

Além disso, a segurança geralmente não é um problema para os espectadores de streamings HLS.

>>> Entenda por que o protocolo HLS é o padrão para streaming ao vivo

Ingestão (recebimento) vs. entrega

Vamos entrar em mais detalhes. Na maioria dos casos, a transmissão ao vivo envolve o envio de dados do codificador para uma plataforma de vídeo on-line (On-line Video Platform – OVP). As OVPs usam sua própria CDN (Content Delivery Network – Rede de Entrega de Conteúdo) ou fazem parceria com uma CDN para fornecer os streams.

Você também pode enviar os dados para o seu próprio servidor de transmissão ao vivo, mas isso requer mais equipamentos e conhecimento técnico.

Esse processo de envio é conhecido como ingestão/recebimento de stream, e geralmente ocorre usando o RTMP (Real Time Messaging Protocol – Protocolo de Mensagens em Tempo Real). Curiosamente, o RTMP usa Flash para padrões de vídeo. O recebimento de uma transmissão ao vivo via RTMP não deve ser confundida com a distribuição RTMP, que requer o plug-in Flash para que o vídeo seja reproduzido.

Vamos analisar como isso aconteceria no contexto da transmissão ao vivo por meio de nossa própria solução de streaming. Uma vez que você começou a transmitir ao vivo por meio de seu codificador, a CDN da Akamai, parceira da K2.Live, recebe (ingere) o feed no formato RTMP, após o qual seus servidores convertem o feed em HLS.

>>> Conheça as vantagens da CDN da Akamai

O stream pode então ser entregue em blocos de 10 segundos para servidores nas extremidades da rede CDN. Assim, os usuários são automaticamente conectados ao servidor mais rápido e atendidos com o streaming HLS.

Todos os melhores softwares de streaming ao vivo que veremos aqui podem enviar streamings no formato RTMP. Os vídeos podem, então, ser entregues aos espectadores via streaming HLS ou outro formato.

Melhor software de transmissão ao vivo com ingestão RTMP

Agora vamos tentar eleger o melhor software de transmissão ao vivo. Com cada opção que destacamos aqui, compartilharemos seus principais recursos e compatibilidade, assim como nossas opiniões gerais.

WireCast

O Wirecast, da empresa Telestream, é um comutador e codificador de vídeo profissional e eficiente. Ele permite alternar rapidamente entre várias fontes, sobrepor elementos gráficos no feed e transmitir vídeos. Você pode gravar transmissões localmente, bem como mixar áudio e adicionar efeitos de vídeo.

Características principais

Compatibilidade

O Wirecast vem em versão para Windows e MacOS. A versão mais recente é a 8, que inclui alguns ótimos recursos novos.

vMix

O vMix é outro poderoso comutador ao vivo e aplicativo de streaming. Como o Wirecast, o vMix suporta uma ampla variedade de entradas e streamings para OVPs e CDNs, bem como o YouTube e o Facebook. Muitas pessoas adoram esse software. Vamos olhar um pouco mais detalhadamente nos recursos do vMix.

Características principais

Compatibilidade

vMix só é compatível com PCs Windows.

VidBlasterX

Assim como o vMix e o Wirecast, o VidBlasterX é um software de produção de vídeo ao vivo muito poderoso e eficiente. No entanto, ele tem uma abordagem um pouco diferente, especialmente quando se trata de personalização. Por isso, o VidBlasterX é aclamado como um dos melhores aplicativos de software de transmissão ao vivo.

Características principais

Compatibilidade

Assim como o vMix, o VidBlasterX só é compatível com PCs Windows.

OBS Studio

Vamos dar uma olhada na única alternativa gratuita da nossa lista. O OBS Studio é um projeto de código aberto para transmissão ao vivo, baseado em sua comunidade. É uma plataforma cruzada e em desenvolvimento ativo, com novas versões e atualizações lançadas regularmente.

A comunidade parece amar o OBS. Aqui estão algumas das suas principais características:

Compatibilidade

O OBS Studio é compatível com o Windows 7 e versões posteriores, OS X / Mac OS 10.8 e posteriores e Linux.

Conclusão

Escolher o melhor software de transmissão ao vivo para configurar seu próximo evento de transmissão de vídeo ao vivo pode ser uma decisão complicada. Cada projeto tem necessidades ligeiramente diferentes. É por isso que simplesmente buscamos fornecer a você o conhecimento para ajudá-lo a tomar uma decisão por conta própria.

Sugerimos que você avalie as suas necessidades e as compare com as características listadas de um dos softwares citados.

Mas antes disso, verifique se você está trabalhando com uma plataforma de vídeo on-line compatível com RTMP. Uma ótima opção é a K2.Live., por ser uma plataforma rica em recursos e apresentar preços de transmissão ao vivo bastante competitivos.

Oferecemos um teste gratuito para acessar a transmissão ao vivo e todos os nossos recursos por 07 dias (sem necessidade de cartão de crédito).

QUERO TESTAR DE GRAÇA A K2.LIVE!