K2. – Solução em Comunicação Digital

Protocolos de streaming ao vivo: RTMP vs. HLS vs. WebRTC

protocolos-de-streaming-ao-vivo

Os protocolos de streaming ao vivo representam o tipo de tecnologia vital para entregar arquivos de vídeo pela internet em tempo real. Neste artigo você vai entender as diferenças e semelhanças entre os 3 principais protocolos de streaming: RTMP, HLS e WebRTC.

A tecnologia de transmissão ao vivo deu um salto nos últimos anos. Graças a esse desenvolvimento, agora é possível que emissoras com pouco ou nenhum conhecimento técnico produzam streams de alta qualidade.

Um dos tipos mais importantes de tecnologia que trabalha nos bastidores para entregar arquivos de vídeo pela internet em tempo real são os protocolos de streaming ao vivo. Embora existam muitos protocolos diferentes que trabalham juntos para dar vida aos streams, existem três que são muito proeminentes no cenário atual de streaming online: RTMP, HLS e WebRTC.

Neste post, originalmente elaborado pela Dacast – parceira de tecnologia da K2. -, vamos comparar RTMP, HLS e WebRTC, estabelecendo suas diferenças e semelhanças. Discutiremos os papéis de cada um desses protocolos de streaming na transmissão ao vivo, além das opções para streaming de baixa latência.

Mas, antes de compará-los, você precisa entendê-los.

O que são os protocolos de streaming ao vivo?

Um protocolo de streaming de vídeo é um método de entrega padronizado, usado para dividir um vídeo em partes, transportá-lo e remontá-lo.

Como os arquivos de vídeo são notoriamente volumosos, transportá-los requer uma configuração altamente técnica. Existem muitas “paradas” na jornada de um vídeo desde a fonte até o player do usuário, e os protocolos de streaming são quem levam o vídeo de uma parada para a próxima.

Diferentes protocolos são desenvolvidos por diferentes empresas e organizações para atender a propósitos exclusivos no streaming de vídeo online. Eles são normalmente padronizados e/ou de código aberto para que possam ser usados perfeitamente com diferentes configurações de tecnologia e de streaming.

Alguns dos protocolos de streaming ao vivo mais populares incluem RTMP, HLS e WebRTC. Por isso, você verá frequentemente comparações entre eles.

Vamos dar uma olhada em cada um desses protocolos. Isso lhe dará uma melhor compreensão de como eles funcionam e a que propósito eles servem.

Protocolo de streaming ao vivo RTMP

O Real-Time Messaging Protocol (RTMP) é um protocolo de streaming que foi originalmente usado para fornecer conteúdo de vídeo ao Flash Player da Adobe. Este protocolo é conhecido por sua capacidade de streaming de baixa latência.

Como o Flash está morto, muitas pessoas assumem que o RTMP também, mas esse não é o caso. O RTMP assumiu um novo papel na transmissão ao vivo. Agora é usado para ingerir mídia do encoder (codificador) ou outra fonte para uma plataforma de streaming de vídeo.

Há muitas vantagens de usar RTMP para a ingestão de feeds de vídeo. Para começar, esta é, atualmente, a opção mais acessível, pois funciona com a maioria dos encoders modernos, incluindo muitos softwares de codificação gratuitos.

Além disso, o RTMP é capaz de streaming de baixa latência, que é outro grande benefício para as emissoras.

Existem variações de RTMP que servem a propósitos ligeiramente diferentes:

Infelizmente, o RTMP não é compatível com players de vídeo mais modernos, incluindo o HTML5, portanto, ele não é mais usado para entrega em nenhuma configuração de streaming. No entanto, o RTMP é muito eficaz em sua função de ingestão, e por isso é bastante valioso no processo de streaming.

Assim como acontece com muitos tipos de tecnologia, o papel do RTMP continua a mudar.

Protocolo de streaming ao vivo HLS

HTTPS Live Streaming (HLS) é um protocolo desenvolvido pela Apple para streaming com um player de vídeo HTML5.

Para esclarecer, a entrega HLS para o player de vídeo HTML5 substituiu a entrega RTMP para o Adobe Flash player.

O HLS é absolutamente essencial na maioria das configurações de streaming modernas, pois o player de vídeo HTML5 é o único tipo universalmente compatível. Como o player de vídeo HTML5 traz tantos benefícios, a maioria das emissoras o considera a única opção viável.

Como o HLS funciona com um player de vídeo HTML5, ele é capaz de transmitir para praticamente qualquer dispositivo habilitado para Internet.

Além de sua ultracompatibilidade, o HLS tem várias outras vantagens notáveis: é muito seguro e produz streams de alta qualidade.

Este protocolo também suporta streaming de taxa de bits adaptável (multi-bitrate), o que é muito importante no nível de transmissão profissional. Além de ser adaptável, o HLS também é dinâmico. Isso significa que, a qualquer momento, a taxa de bits do stream de cada usuário se ajustará para melhor se adequar às condições de conexão.

O HLS pode ser usado para entrega e ingestão, mas atualmente é mais proeminente para a entrega, pois não é amplamente compatível com a maioria dos encoders.

Também é importante apontar uma grande desvantagem do HLS: quando usado sozinho, causa uma latência de 15 a 30 segundos, o que significa que a combinação de entrega de HLS/ingestão de HLS não é capaz de transmitir com latência tão baixa quanto algumas configurações.

Protocolo de streaming ao vivo WebRTC

Web Real-Time Communication (WebRTC) é um projeto de streaming que foi criado para suportar webconferência e VoIP. Foi comprado pelo Google e desenvolvido para possibilitar o streaming ponto a ponto com latência em tempo real.

O WebRTC é um projeto de código aberto que possibilita aos desenvolvedores usar a tecnologia para incorporar streaming em seus softwares.

Embora o WebRTC seja tecnicamente um projeto, normalmente é agrupado com protocolos, pois sua funcionalidade é muito semelhante.

O WebRTC tornou-se muito importante desde o início da pandemia, quando o streaming com latência em tempo real foi essencial para muitos setores. A videoconferência possibilitou que muitas empresas e escolas continuassem funcionando quando as reuniões presenciais simplesmente não eram possíveis.

Atualmente, o WebRTC suporta o Google Meet, que é uma ferramenta de webconferência do Google. Também é usado por outras ferramentas populares com recursos de videoconferência, como Slack, Whatsapp, Discord e Snapchat.

Além do streaming com latência em tempo real, o WebRTC é muito seguro. Ele é criptografado com SRTP e outras medidas de segurança padrão ouro. Assim como o HLS, o WebRTC é capaz de streaming de taxa de bits adaptável, para que você possa fornecer várias versões do seu stream com a qualidade ideal para cada usuário.

O WebRTC também é conhecido por sua personalização e adaptabilidade. Também é capaz de transmitir para a maioria dos navegadores e tipos de dispositivos. A combinação desses recursos torna o WebRTC uma ótima opção.

Comparando RTMP vs. HLS vs. WebRTC

RTMP, HLS e WebRTC têm funções exclusivas na transmissão ao vivo. O que todos eles têm em comum é que ajudam a transmitir dados em tempo real (ou o mais próximo possível disso).

Embora você saiba o que cada tecnologia faz, provavelmente ficará se perguntando qual é a melhor para transmissão ao vivo.

A resposta? Depende.

Circunstâncias diferentes exigem configurações e protocolos de streaming exclusivos. Atualmente, a entrega HLS com ingestão RTMP é a combinação escolhida em muitas configurações de streaming. Isso porque ele atende aos requisitos de baixa latência, ultracompatibilidade e acessibilidade.

A entrega de HLS pode ser usada com a ingestão de HLS, mas não há suporte generalizado para a ingestão de HLS entre encoders e tecnologias relacionadas.

Quando se trata de acessibilidade, a questão não é se os próprios protocolos custam mais ou menos. O ponto chave aqui é a disponibilidade e acessibilidade do equipamento que é compatível com cada protocolo ou configuração.

O WebRTC, por outro lado, está se tornando cada vez mais popular. No entanto, ainda enfrenta uma grande limitação: não é amplamente suportado pela maioria dos encoders. O mesmo vale para outros softwares de streaming, como ferramentas de produção e mixagem.

Embora essa grande limitação do WebRTC possa ser ignorada em configurações de streaming ponto a ponto que usam uma webcam digital para capturar o vídeo, ela apresenta grandes problemas para a transmissão no nível profissional.

Até que mais encoders e tecnologias relacionadas suportem WebRTC e HLS, a combinação de entrega de HLS/ingestão de RTMP provavelmente continuará sendo a configuração de streaming preferida na arena de transmissão profissional.

Na comparação WebRTC vs. HLS, o HLS é mais popular para necessidades de transmissão profissional. Já em WebRTC vs. RTMP, é importante entender que o HLS funciona em conjunto com o RTMP, portanto, não há WebRTC vs. RTMP direto.

Além disso, vale a pena notar que esses protocolos são apenas alguns dos muitos disponíveis. RTSP e variantes de RTMP também são comumente usados em streaming. Eles geralmente adicionam uma funcionalidade ligeiramente diferente, o que os torna mais adequados para diferentes casos de uso.

Conclusão

Os protocolos de streaming são essenciais para transmissão ao vivo pela internet. Ao escolher uma plataforma de hospedagem de vídeo profissional, é importante certificar-se de que o software escolhido usa protocolos compatíveis com o restante de sua configuração de streaming.

A conclusão é que a combinação de entrega HLS/ingestão RTMP é atualmente o melhor caminho a percorrer. Uma vez que encoders e outros softwares evoluam para oferecer suporte a mais protocolos para ingestão, as funções do HLS e do WebRTC acabarão mudando também.

Se perdeu em meio a tanta informação técnica? 🤔

Não se preocupe. O time de especialistas da K2. está aqui para esclarecer as suas dúvidas. Basta escrever um comentário logo abaixo ou entrar em contato no nosso site.