A proporção de tela é um conceito fundamental na indústria de produção de vídeo que pode afetar significativamente a qualidade da experiência do usuário final. Neste artigo, originalmente publicado pela Dacast – parceira de tecnologia da K2. -, discutiremos o que é a proporção de tela, quais são as proporções mais comuns usadas na produção de vídeo e suas respectivas aplicações. Além disso, vamos mostrar a relação entre proporção e resolução de vídeo.
À medida que consumimos vídeos em telas cada vez maiores, surge a necessidade de ampliar e padronizar a resolução da tela.
A resolução de tela padrão se estendeu do antigo 4:3 para um muito mais amplo. Normalmente, essa tela mais larga tem proporção de 16:9, a proporção de tela mais comum hoje. Para emissoras e criadores de conteúdo, garantir que o público receba a melhor experiência de visualização de vídeo e resolução de exibição é fundamental para o seu sucesso.
Infelizmente, as proporções de tela tendem a ser relegadas a segundo plano, pois geralmente as principais preocupações giram em torno de garantir um ótimo áudio, iluminação e visuais nítidos. No entanto, você verá que a proporção deve ser sempre considerada ao transmitir conteúdo de vídeo.
Neste artigo, daremos mais detalhes sobre exatamente quais são as proporções de vídeo, falaremos sobre as proporções comumente usadas, resoluções de imagem e o papel importante que desempenham no conteúdo de vídeo ao vivo.
O que é proporção de tela de vídeo?
Imagem: Dacast
A proporção de tela é a largura do vídeo proporcional à altura da tela da TV. Essa proporção descreve a largura do seu vídeo.
Indica a orientação de um vídeo, fornecendo a proporção de largura para altura medida em pixels (px).
Os números que aparecem na proporção não são necessariamente representativos da altura e largura em termos de pixels. É apenas a relação entre largura e altura.
Por exemplo, um vídeo com proporção de 16:9 não teria 16 px de largura e 9 px de altura. Você não conseguiria ver um vídeo tão pequeno. Uma resolução com proporção de 16:9 é de 1920 px por 1080 px.
Proporção de tela e resolução
A resolução de vídeo e as proporções desempenham um papel importante na produção e transmissão de vídeo.
Para cada proporção, existem várias resoluções de tela correspondentes usadas. A proporção e a resolução andam de mãos dadas.
Para obter a resolução da tela aqui, você multiplicaria a largura vezes a altura – considerando que, para obter a proporção, você divide a largura pela altura.
Multiplicando a largura pela altura, você obtém o número de pixels quadrados na tela. Quanto maior o número de pixels, melhor em termos de qualidade de vídeo.
💡 Pode haver momentos em que optar por uma qualidade inferior é o caminho a percorrer. Um vídeo de qualidade inferior seria benéfico se você precisar de tamanhos de arquivo menores. Nesses casos, você gravaria seu vídeo com a mais alta qualidade de streaming em HD e usaria um software de codificação para fazer cópias de resolução mais baixa do vídeo de alta definição posteriormente.
Proporções de tela mais comuns e seus usos
Não existe um tamanho único quando se trata de proporções de vídeo. As proporções normalmente são escolhidas com base em onde o vídeo será postado, como será visualizado e a que propósito serve.
Os vídeos usados para mídias sociais e programas de televisão variam de filmes ou trailers de filmes exibidos nos cinemas. Existem proporções padrão para televisores modernos, mas as emissoras são livres para usar a proporção que funciona melhor com seu conteúdo e público.
Como a maioria dos vídeos é transmitida por meio de plataformas de vídeo on-line padrão, as proporções personalizadas não são comumente usadas.
Aqui estão algumas proporções comuns que você pode usar para transmissão ao vivo e outras criações de vídeo:
16:9
Um vídeo com proporção de 16:9 é um retângulo largo. Também é frequentemente referido como “1,71:1”, que é a forma mais simplificada da proporção popular usada, matematicamente falando.
Hoje, é provável que você use a proporção de 16:9 para a maior parte de sua criação e streaming de vídeo, pois este é considerada o formato padrão internacional para televisão, cinema e as principais configurações e plataformas de streaming online.
Como essa proporção é cada vez mais popular, muitos tendem a usá-la também quando transmitem ao vivo em seus próprios sites.
16:9 é a configuração padrão na maioria dos dispositivos de captura de vídeo, tanto de nível profissional quanto de consumidor. Também é o tamanho mais comum para players de vídeo.
Existem algumas razões pelas quais 16:9 se tornou a norma. Telas desse tamanho oferecem maior resolução do que aquelas com proporção de 16:10, que costumava ser considerado o padrão internacional.
Também é mais econômico criar telas compatíveis com essa proporção em oposição a seus predecessores. A padronização de televisores e monitores de computador economizou tempo e dinheiro dos produtores na área de pesquisa.
💡 Uma das melhores resoluções que você pode obter com uma proporção de 16:9 é 4K ou 3840 px por 2160 px.
1:1
A proporção de vídeo 1:1 é um quadrado perfeito e foi originalmente usada com televisores quadrados.
Hoje, a proporção de 1:1 é muito menos usada. Você está mais apto a encontrá-lo em plataformas de mídia social, como Instagram ou Facebook.
Embora não seja a proporção mais comumente usada, muitas câmeras ainda têm uma configuração quadrada.
4:3
Antes de 16:10 e 16:9, a proporção de aspecto 4:3 era padrão para monitores tradicionais de televisão e de computador. O motivo da mudança foi o nascimento da HDTV. As proporções de 16:10 e 16:9 permitem resoluções maiores, com mais pixels do que 4:3.
Essa proporção ainda era usada para iPads da Apple até o lançamento do iPad Pro 2018. A proporção de tela 4:3 está sendo eliminada, por isso não é muito comum.
3:2
A proporção de tela 3:2 foi originalmente usada para fotografia clássica de 35 mm. Ele ainda é usado em alguns laptops, tablets e consoles de jogos portáteis.
Muitas câmeras de tamanho micro a médio ainda têm as configurações de proporção de aspecto 3:2, mas raramente são usadas pelas emissoras atualmente.
21:9
A exibição de proporção de aspecto 21:9 tem uma definição muito alta e uma finalidade específica. É muitas vezes referido como ultra-widescreen ou widescreen cinematográfico.
É usado para filmes com formato anamórfico (criação de uma ilusão de ótica que fornece uma visão de 360 graus.
É provável que você encontre vídeos com essa proporção em cinemas especiais, museus, parques temáticos e similares. Eles são projetados para proporcionar experiências mais imersivas aos espectadores.
A ilusão causada por telas dessa dimensão tem como objetivo dar a sensação de que você está no vídeo, ao invés de apenas assisti-lo.
9:16
Uma proporção de 9:16 é usada para vídeos altos. Essa proporção se tornou a proporção mais popular quando os smartphones foram criados com recursos de vídeo.
Por exemplo, a medida ideal para stories do Instagram é 1080px por 1920px, o que significa que sua proporção é 9:16. O mesmo vale para outros aplicativos populares que possuem recursos de stories, incluindo Facebook e Snapchat.
Isso faz sentido porque a configuração de vídeo da câmera do iPhone pode gravar imagens em 9:16 e 16:9.
Como saber a proporção de tela de um vídeo
A maioria das câmeras com recursos de vídeo vem com uma variedade de configurações de proporção. Isso permite que você decida qual proporção deseja que seu vídeo tenha antes de gravá-lo.
Se você está tentando informar a proporção de um vídeo que já foi filmado, pode acessar informações adicionais para o arquivo. Nos Macs, o botão de informações é um pequeno “i” em um círculo. Nos PCs, clique com o botão direito do mouse em um arquivo e clique em “Propriedades”.
Qual é a melhor proporção de tela para um vídeo?
A proporção de aspecto mais comum para vídeos é 16:9. No entanto, isso não a torna “a melhor” proporção.
A razão pela qual é tão popular é que este é o padrão para televisores de alta definição e plataformas de streaming populares como K2.Live, Dacast, Youtube, TikTok ou Netflix.
Uma proporção de 16:9 é normalmente vista como ideal porque é capaz de oferecer a mais alta resolução. Também é fácil capturar essa proporção em quase todos os dispositivos.
Para determinar qual proporção é melhor para o seu conteúdo, considere sua finalidade e onde você transmitirá o vídeo.
Como alterar a proporção de tela de um vídeo
As configurações corretas de proporção de vídeo desempenham um papel importante na produção e transmissão de vídeo.
Existem duas maneiras de alterar a proporção do seu vídeo: adicionar barras pretas finas ao redor da imagem completa ou cortá-la.
Embora seja totalmente possível alterar a proporção do seu vídeo depois de filmado, isso nem sempre é recomendado, pois ambos os métodos têm seus problemas:
- Se você deseja seguir o caminho de cortar seu vídeo, vai precisar de uma ferramenta de edição que tenha recursos de corte.
- Se seu objetivo é tornar a tela inteira do vídeo mais alta ou um pouco mais larga, o corte pode deixar pessoas ou objetos importantes fora do quadro. Você pode ser forçado a escolher quais partes do quadro são as mais importantes e perder o resto.
- Adicionar barras pretas como alternativa para cortar seu vídeo é ótimo no sentido de manter o vídeo completo. A desvantagem? As barras pretas não são visualmente agradáveis.
Dependendo de onde você está transmitindo o vídeo, seu conteúdo pode ser editado automaticamente. Por exemplo, a proporção padrão dos vídeos do YouTube é de 16:9, pois a plataforma adiciona preenchimento branco em todos os vídeos para ajustá-los. No entanto, outras plataformas de mídia social cortarão seus vídeos para ajustá-los à proporção definida.
Proporções de tela em transmissão ao vivo
As transmissões ao vivo são complicadas no sentido de que você precisa descobrir a logística antes de filmar, pois seu público consome o conteúdo à medida que é criado.
A proporção do vídeo que você escolher para o seu stream deve seguir o protocolo de streaming de vídeo, que exige duas coisas: reprodução universal e tamanho de arquivo pequeno. Com a proporção de 16:9 você atende ambos.
Há uma ampla variedade de resoluções à sua escolha, para que você possa encontrar a resolução ideal onde a qualidade e o tamanho do arquivo desejados se encontram.
Basicamente, qualquer dispositivo de streaming, incluindo computadores, televisões, dispositivos móveis e reprodutores de vídeo HTML5, pode reproduzir vídeos com uma proporção de 16:9, portanto, a reprodução universal também é garantida.
Ao transmitir ao vivo, é muito importante garantir que a proporção do vídeo do seu equipamento de gravação seja compatível com a plataforma de streaming de sua escolha. Nada importante deve ser cortado, principalmente porque não terá a chance de refazer o conteúdo.
Conclusão
Como discutimos, as proporções de tela são incrivelmente importantes a serem consideradas ao transmitir conteúdo de vídeo. Utilizar as melhores e mais padronizadas proporções ajudará você a oferecer experiências de visualização excepcionais ao seu público.
Embora a compatibilidade sempre precise ser considerada, a experiência dos espectadores é fundamental. Hoje, apenas a experiência de visualização da mais alta qualidade é aceitável. Além disso, você deve sempre considerar os diferentes tipos de dispositivos que os espectadores usarão para assistir aos seus vídeos.
Quer você escolha uma proporção padrão de 16:9 para o conteúdo de vídeo a ser transmitido em um laptop, ou uma proporção de 9:16 para os milhões que visualizarão por dispositivos móveis, garanta que seja visível sem cortes desagradáveis para que seu público receba o melhor experiência de visualização possível.
Caso você esteja precisando profissionalizar a hospedagem e a distribuição dos seus vídeos, saiba que a K2. oferece soluções tanto para transmissões ao vivo quanto para conteúdo sob demanda.
Em ambas plataformas você terá tudo o que precisa para reproduzir seu conteúdo de acordo com as práticas e tecnologias mais atuais no streaming de vídeo.
Quer entender como elas funcionam? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco para esclarecermos suas dúvidas ou para agendarmos demonstrações gratuitas das plataformas!