K2. – Solução em Comunicação Digital

O que é podcasting? Tudo o que você precisa saber

o-que-e-podcasting

Se você está procurando entender o que é podcasting, como criar um podcast e escolher o tema certo para seus episódios, este artigo vai facilitar a sua vida. Vamos explicar como funciona a tecnologia do podcasting, quais são os equipamentos e softwares necessários e como gravar e editar um episódio.

Antes de mais nada, é importante conhecer o conceito central.

O que é podcasting?

Podcasting é uma forma de distribuição de conteúdo digital que permite que os usuários baixem ou façam stream de arquivos de áudio ou vídeo para ouvir/assistir em seus dispositivos móveis ou computadores.

O termo “podcasting” é uma combinação das palavras “iPod” e “broadcasting” e foi cunhado em 2004 por Ben Hammersley, um jornalista britânico. Embora o nome sugira que os podcasts estejam obrigatoriamente atrelados a um iPod, na verdade eles podem ser ouvidos em qualquer dispositivo que reproduza arquivos de áudio/vídeo.

Para que serve um podcast?

Os podcasts são usados por indivíduos e empresas para se comunicar com seu público-alvo. Eles podem ser voltados para entretenimento, educação, marketing e vários outros objetivos.

💡Os podcasts são uma forma popular de mídia, e muitas pessoas preferem ouvir podcasts em vez de ler artigos ou assistir a vídeos.

Os podcasts são uma forma conveniente de consumir conteúdo. Eles podem ser ouvidos em qualquer lugar e a qualquer hora. Os ouvintes podem assinar um podcast para receber automaticamente novos episódios assim que eles são lançados. Isso significa que eles não precisam se preocupar em perder um episódio ou esquecer de verificar se há novos disponíveis.

🎯 Os podcasts também são uma forma eficaz de marketing. As empresas costumam usar podcasts para promover seus produtos e serviços, bem como para se comunicar com seus clientes. Os podcasts podem ser usados para fornecer informações úteis, bem como para promover eventos e ofertas especiais.

Como os podcasts são distribuídos?

Os agregadores de podcast são sites ou aplicativos que armazenam e transmitem os arquivos de áudio. Eles permitem que os usuários encontrem e se inscrevam em podcasts e ouçam episódios diretamente no aplicativo. Alguns exemplos populares de agregadores de podcast incluem Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts.

Ao escolher temas para os seus episódios, você precisa ter clareza do porquê está fazendo seu podcast. Busque por tendências e entenda quem são seus ouvintes. Faça pesquisa com seu público recorrente sobre temas que eles gostariam de ouvir a respeito.

Mas o mais importante – e bastante óbvio – é focar em temas nos quais você é um expert ou ao menos tem opiniões interessantes que merecem ser compartilhadas. Exemplo: se você não tem intimidade com tecnologia, não se arrisque em produzir um podcast sobre inteligência artificial.

Por outro lado, mesmo que você não tenha formação acadêmica na área, mostrar para o público o quanto você entende e tem opiniões interessantes sobre a música pode ser uma boa ideia.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um podcast, quais são as suas vantagens e conhece a tecnologia de hardware e software para produzir seus episódios, está na hora de tirar o plano do papel entrar neste mercado que não para de crescer ao redor do glogo.

O podcasting é a mídia que tem a cara dos tempos atuais: a forma de consumi-lo se encaixa perfeitamente nos cotidianos cada vez mais corridos.

Esperamos que você tenha curtido este guia. Se ficou com dúvidas ou gostaria de trocar experiências, deixe um comentário ou entre em contato conosco!