A maior feira de audiovisual do mundo completou 100 anos. A comemoração do centenário do NAB Show 2023 em Las Vegas contou com mais de 65 mil participantes (cerca de 12,5 mil a mais que no ano passado). O evento mostrou a inovação do setor, cobrindo desde a criação até o consumo de conteúdo.
Neste artigo, vamos fazer um apanhado do NAB Show 2023 a partir das experiências de dois expoentes da indústria do streaming: Stefan Lederer (CEO da Bitmovin) e Barry Owen (vice-presidente de engenharia de soluções da da Wowza).
NAB Show 2023 por Stefan Lederer
Em um artigo da Bitmovin, O CEO Stefan Lederer refletiu sobre o quanto a indústria de mídia e entretenimento mudou e quanto o vídeo moldou o mundo – desde o crescimento da transmissão, que proporcionou momentos marcantes como a primeira coroação de um monarca televisionada, até o primeiro videoclipe a ser veiculado na TV.
Lederer salientou que a indústria de mídia e entretenimento foi ainda mais revolucionada pelo crescimento do streaming de vídeo, que abriu caminho para empresas como a Netflix – a qual rapidamente se tornou um fenômeno cultural ao ser pioneira no modelo de negócios Subscription Video on Demand (SVOD) e ainda continua sendo uma formadora de opinião para conteúdo e tendências tecnológicas atuais.
A inteligência artificial é uma tendência em toda a indústria de tecnologia
Stefan Lederer lembra que, alguns anos atrás, a IA era um grande tópico na indústria de mídia e entretenimento e o burburinho definitivamente voltou por causa dos grandes avanços em inteligência artificial/aprendizado de máquina (machine learning) com o ChatGPT e IA generativa.
Lederer listou algumas aplicações práticas de IA e aprendizado de máquina em streaming de vídeo – como no analisador de complexidade de vídeo e upscaling de super resolução da Bitmovin – e se diz curioso e animado para ver quais novas soluções surgirão.
O crescimento da sustentabilidade na indústria do vídeo
O CEO da Bitmovin louvou a crescente adoção da sustentabilidade como um valor fundamental para a indústria do vídeo, citando o primeiro Prêmio de Excelência em Sustentabilidade apresentado no NAB Show 2023.
Lederer diz ter ouvido discussões interessantes relacionadas à sustentabilidade na feira a respeito das vantagens proeminentes das soluções nativas da nuvem em cima da abordagem “lift-and-shift” ou “rehosting”, que oferece resultados promissores em termos de desempenho e redução da pegada de carbono.
Sustentabilidade também significa menos desperdício físico. Foi discutida no evento a necessidade de fabricar equipamentos com vida útil mais longa, em vez de exigir substituição. Hoje, boa parte do hardware é considerado descartável porque pouco dele é feito de materiais recicláveis.
Outras tendências apresentadas na NAB Show 2023
Além da inteligência artificial e da sustentabilidade, outros tópicos que ganharam destaque foram as redes locais ATSC 3.0 e 5G, que representam o estado da arte e a evolução mais recente nos workflows tradicionais de transmissão de televisão e telecomunicações.
Segundo Lederer, essas tecnologias estão viabilizando novas possibilidades para distribuição eficiente de conteúdo, interatividade e produção remota. O ATSC 3.0 teve uma grande presença no salão de convenções este ano, e houve uma série de demonstrações sobre o uso de redes pop-up 5G privadas para feeds de contribuição ao vivo.
Por outro lado, o WebRTC é uma tecnologia que está causando disrupção em muitos workflows que tradicionalmente estavam no domínio da transmissão ou das telecomunicações. Lederer diz que ele já existe há vários anos, mas estamos começando a vê-lo evoluir de uma solução do tipo DIY (Do It Yourself) de código aberto para algo em que existem produtos maduros e ofertas comerciais usando-o como tecnologia subjacente.
Segundo Lederer, é incrível que qualquer navegador da Web moderno agora possa fornecer comunicação de vídeo bidirecional ou em grupo – o que costumava exigir hardware dedicado e caro.
NAB Show 2023 por Barry Owen
Barry Owen, especialista residente em streaming de vídeo e vice-presidente de engenharia de soluções da da Wowza, elencou os pontos de destaque do NAB Show 2023.
Foco no workflow
Segundo Barry Owen, o maior crescimento da tecnologia de streaming no próximo ano não ocorrerá na mídia ou no entretenimento, mas sim em áreas como comunicações corporativas, economia do criador, esportes amadores e saúde.
Owen disse que a chave para o sucesso dessas verticais é simplificar o workflow de streaming e facilitar a produção. Muitos desses casos de uso podem depender menos de workflows de produção locais tradicionais para criar e distribuir conteúdo, optando por soluções mais inovadoras baseadas em nuvem.
A melhoria na interoperabilidade entre fornecedores e produtos ainda representa um desafio, mas Owen acredita que isso se resolverá quando as empresas perceberem os benefícios associados à produção em nuvem.
Um exemplo destes benefícios são as ferramentas de produção baseadas em nuvem, como comutação, edição, gráficos e composição, as quais mostram uma grande promessa dentro e fora do espaço de transmissão, chegando até a rivalizar com as soluções locais.
No caso de comutação, serviços e ferramentas estão se tornando mais disponíveis para converter feeds NDI, SDI e ST21110 em formatos IP como SRT. Esse processo permite a comutação baseada em nuvem quase em tempo real, mixagem e até composição, mantendo a mais alta qualidade possível. A capacidade de criar sobreposições gráficas dinâmicas com apenas um navegador e adicioná-las perfeitamente a um stream está mais fácil do que nunca.
No entanto, os custos de saída ainda são substanciais e constituem uma grande barreira para a adoção da nuvem. Por isso, Owen prevê um aumento nas soluções híbridas que ajudarão as empresas a aproveitar a acessibilidade da produção remota e, ao mesmo tempo, simplificar os workflows envolvidos com os melhores recursos locais.
O que a IA realmente significa para o vídeo?
Barry Owen diz que este é apenas o começo da exploração do que a IA pode fazer para o cenário do streaming. Dentre as várias aplicações de IA em exibição no NAB 2023, Owen listou as que considerou mais notáveis:
▶️ No mundo dos esportes, as emissoras estão aproveitando cada vez mais a IA para rastrear a bola, identificando os principais momentos do jogo para replay e criando destaques automaticamente, entre outras utilizações.
▶️ A MediaKind e a Bitmovin introduziram soluções de codificação e dimensionamento de vídeo baseadas em IA que prometem aumentar consideravelmente a eficiência da codificação, minimizando a largura de banda.
▶️ A Newsbridge criou o MXT-1, uma tecnologia de indexação que usa modelos de linguagem natural e IA multimodal para gerar descrições semelhantes às humanas de conteúdo de vídeo, fotos e arquivos de áudio.
▶️ As discussões na cúpula da Devoncroft centraram-se na funcionalidade baseada em IA, como extração de metadados, criação de sinopse, marcação de cena e análise de contexto (incluindo elementos como sentimento e emoção). Pesquisas manuais e visuais são demoradas, mas a inteligência artificial e o aprendizado de máquina podem facilitar a localização de um clipe específico em um vídeo mais longo precisando de apenas algumas palavras-chave.
▶️ A apresentação da Qvest enfatizou workflows automatizados com IA generativa para aplicativos de mídia, incluindo a integração do ChatGPT4. A Qvest mencionou os workflows do clube de futebol alemão Fortuna Dusseldorf, que combina comentários em áudio com análise de fala para texto para permitir que o ChatGPT forneça informações resumidas para a criação de destaques em vídeo.
Conclusão
Em última análise, parece que uma das maneiras mais promissoras de a IA ajudar na produção de vídeo é por meio do fornecimento, pesquisa e curadoria de conteúdo.
Philippe Petitpont, CEO e cofundador da Newsbridge, disse: “A IA pode obter conteúdo automaticamente, com base em uma pesquisa. Um repórter pode dizer: ‘Quero um estádio de beisebol à noite na Califórnia’, e automaticamente a IA pode pesquisar imagens e mostrar no mecanismo de pesquisa conteúdo relevante que será útil. Em um segundo, o repórter pode ter todas as imagens, e isso pode ser feito em mil, mais de um milhão de horas de vídeo.”
Assim, a IA pode descobrir conteúdo e compilá-lo mais rapidamente do que o olho humano, mas os humanos podem usar o que encontram para criar uma história.
Já estamos curiosos para ver quais pautas vão roubar a cena no NAB Show de 2024. Que cara terá a relação entre streaming e inteligência artificial daqui a um ano? Quais tecnologias terão avançado e quais estarão surgindo?
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