K2. – Solução em Comunicação Digital

Os prós e contras de usar MKV ou MP4 para streaming de vídeo

mkv-ou-mp4

“MKV ou MP4? Afinal, qual é o formato que devo usar na transmissão do meu conteúdo de vídeo?”. Esta é uma dúvida comum entre profissionais que usam o streaming de vídeo como uma das suas principais ferramentas de marketing digital. A resposta é: “Depende”. Neste artigo, que é uma tradução do material original elaborado pela Dacast – parceira de tecnologia da K2. -, você vai conhecer os prós e contras de cada formato.

Se você trabalha com streaming ao vivo, é preciso entender a tecnologia que alavanca – ou derruba – o seu conteúdo. Escolher o formato de streaming de vídeo apropriado faz parte dessa curva de aprendizado. Um tema muito debatido no mundo do streaming é a escolha entre dois formatos de vídeo: MKV ou MP4.

Os streamers geralmente precisam de ajuda para decidir qual formato funciona melhor com o seu negócio. Infelizmente, não há uma resposta clara. Cada formato de vídeo tem prós e contras, portanto, é necessária uma análise mais profunda para tomar uma decisão acertada.

Os formatos de vídeo MKV e MP4 são usados para streaming de conteúdo. O mais novo dos dois, MKV, oferece melhor qualidade do que seu equivalente mais antigo. No entanto, dispositivos compatíveis ou reprodutores de mídia são mais limitados para MKV em comparação com MP4. A maioria dos dispositivos suporta MP4 sem nenhum problema devido à sua compatibilidade com versões anteriores. Assim, o formato escolhido depende da sua preferência e do que funciona melhor na sua situação.

A Dacast fez uma análise detalhada da escolha entre MKV ou MP4 para ajudá-lo no processo de escolha. Continue lendo a tradução do artigo original para entender as principais diferenças, áreas em que cada formato de vídeo se destaca e onde fica aquém. Ao final desta leitura, você poderá responder à pergunta: “Qual é melhor para mim, MKV ou MP4?”

MKV: uma visão geral rápida

MKV é a abreviação de Matroska Video, que Steve Lhomme desenvolveu em 2002. Hoje, Lhomme trabalha como desenvolvedor do Google, enquanto MKV é o formato de streaming de vídeo mais comum.

MKV é um formato container de código aberto gratuito que permite que várias faixas de áudio e vídeo, bem como arquivos de legenda, sejam compactados em um único arquivo. O nome Matroska é derivado das bonecas russas Matryoshka, que vêm em tamanhos decrescentes e podem ser colocadas uma dentro da outra.

Com um arquivo MKV, você pode assistir a um vídeo com áudio em vários idiomas com suas respectivas legendas. Esse recurso útil permite um compartilhamento e distribuição mais suaves destes arquivos.

MP4: uma visão geral rápida

O Moving Picture Expert Group introduziu o MP4 em 1998, tornando-o seu formato de vídeo padrão. De todos os formatos de container disponíveis hoje, o MP4 é um dos formatos de arquivo mais adotados devido à sua variedade de benefícios. Ele pode ser usado com a maioria dos dispositivos, como telefones, laptops, computadores e tablets, sem problemas de buffer ou atraso.

Enquanto o MP4 é um arquivo de container digital, o MPEG-4 é o formato padrão para codificar o conteúdo de vídeo armazenado em arquivos MP4. Embora vários MPEGs estejam disponíveis, o MPEG-4 Tipo 12 é o formato de saída padrão para todos os seus arquivos de vídeo. Além de armazenar multimídia de vídeo e áudio, o MP4 também pode conter legendas e imagens.

O MP4 suporta vários codecs de áudio e vídeo semelhantes ao formato MKV, incluindo H.264, H.265 e AAC. O MP4 também é compatível com os dois poderosos protocolos de streaming: HLS da Apple e MPEG-DASH.

MKV ou MP4

Agora que você conhece o básico de MKV e MP4, vamos revisar as principais diferenças entre os dois formatos. Aprender os aspectos em que eles diferem ajudará você a entender qual formato é mais adequado para as suas intenções.

1. Licenciamento

O MKV é um formato de vídeo gratuito e de código aberto. É licenciado sob GNU L-GPL para uso pessoal. O MKV também está disponível para uso comercial sob uma licença BSD, oferecendo bibliotecas gratuitas de análise e reprodução. Por outro lado, o MP4 não é isento de royalties. É protegido por patente e usa DRM (Digital Rights Management – Gerenciamento de Direitos Digitais) para evitar a pirataria.

2. Qualidade

A qualidade de vídeo e áudio também difere quando se trata de MKV ou MP4. Embora os arquivos MKV sejam geralmente maiores, pois contêm vários arquivos de dados, eles não fornecem qualidade de vídeo superior à do MP4. Isso ocorre porque a qualidade do vídeo é influenciada pelos codecs usados no container, e não pelo próprio formato do container.

Como MP4 e MKV são formatos de saída em vez de formatos de codificação, a qualidade final do vídeo dependerá dos codecs de vídeo e áudio que você embalar. Se os mesmos codecs forem encapsulados usando as mesmas configurações em MKV e MP4, a qualidade será semelhante.

3. Tamanho do arquivo

Assim como na qualidade do vídeo, o tamanho do arquivo é influenciado pelos codecs de multimídia e pelo bitrate (taxa de bits) do vídeo, e não pelo formato do container. Ao usar codecs e bitrates de vídeo semelhantes com MP4 e MKV, o tamanho do arquivo de ambos será o mesmo.

Os arquivos MKV geralmente são maiores que o MP4, pois oferecem suporte a recursos adicionais, como legendas e várias faixas de áudio. Por outro lado, você pode encontrar um arquivo MKV comparativamente menor em tamanho e com resolução mais alta. Isso ocorre devido aos codecs mais avançados usados no formato MKV.

4. Plataformas suportadas

O formato MKV oferece suporte a uma ampla variedade de faixas de vídeo e áudio, filmes com qualidade HD e filmes com várias faixas de legendas. Fora isso, os principais softwares de edição de vídeo, como iMovie e Final Cut Pro, são compatíveis com MKV, assim como reprodutores de vídeo como VLC Player e Blu-Ray.

Infelizmente, o número de plataformas compatíveis com MKV é limitado em comparação com o formato de saída MP4. Considerando o grande número de plataformas na internet, o MKV é suportado apenas por um seleto grupo de reprodutores de vídeo e áudio.

O MP4, por outro lado, é compatível com quase todos os media players, sistemas operacionais, navegadores e dispositivos operacionais, como Apple, Samsung, Huawei, dispositivos Windows e outros.

5. Codecs de áudio e vídeo compatíveis

O MKV pode armazenar uma ampla variedade de conteúdo multimídia suportado, incluindo vídeo, áudio, faixas de legendas, imagens estáticas e muito mais. A lista de formatos de codificação audiovisual compatíveis com MKV é extensa, tornando-o ideal para streaming de programas de TV e filmes.

Pelo contrário, o MP4 tem uma gama comparativamente estreita de codecs de áudio e vídeo suportados. Outra área em que o MP4 fica para trás é que ele não suporta FLAC. Já o MKV sim, o que permite um melhor áudio. FLAC é a abreviação de Free Lossless Audio Codec, um dos principais formatos de codificação que permite compressão de áudio digital sem perdas.

Isso não significa que o MP4 não tenha alternativas para compactação sem perdas. Ele suporta Apple Lossless e ALAC, embora seja muito menos eficiente que o FLAC. MKV e MP4 podem ser codificados com o codec de vídeo HEVC/H.265, que suporta resoluções UHD como 4K 2160p e 8K 8320p.

Prós e contras de MKV e MP4

Entender a diferença entre MKV e MP4 não é suficiente para saber qual dos dois formatos de container funcionaria melhor para você. Ambos têm vantagens e desvantagens. Então, vamos ver os prós e contras de cada um.

Vantagens do MKV

▶️ Código aberto (open source): a principal vantagem de usar o MKV é que os arquivos de container MKV não têm requisitos de licenciamento. Isso ajuda os desenvolvedores a otimizar seus arquivos e oferece melhor compatibilidade com os sistemas mais recentes.

▶️ Comunidade de desenvolvedores ativos: embora muitos possam ignorar esse benefício, ele torna o uso do MKV extremamente conveniente. A comunidade de desenvolvedores altamente ativa ajuda você a navegar no mundo do MKV enquanto garante que o formato se adapte às mudanças.

▶️ Adaptação: o formato de arquivo MKV possui plataformas, dispositivos e sistemas operacionais compatíveis suficientes. Quando a compatibilidade com outra plataforma é necessária, geralmente não demora muito para que uma atualização seja lançada para resolver e eliminar quaisquer erros.

▶️ Suporte: a gama de menus suportados é extensa, incluindo aqueles encontrados em DVDs e Blu-Rays. Além disso, as faixas de áudio e legendas podem ser atribuídas em vários idiomas, que você pode gerenciar de forma independente para cada arquivo de vídeo. Isso significa que os usuários não precisam manter as legendas ativadas o tempo todo.

▶️ Qualidade: os arquivos MKV geralmente oferecem vídeo e áudio superiores, pois são embalados com certos recursos adicionais. Muitos preferem MKV a MP4 ao projetar a exibição em uma tela maior para obter uma resolução de vídeo mais alta.

Desvantagens do MKV

▶️ Qualidade de áudio: embora o MKV ofereça vídeo de alta resolução, a qualidade do áudio geralmente é comprometida quando gravada com uma taxa de bits baixa e com equipamentos abaixo da média. Você também pode encontrar problemas com encoders (decodificadores) e até várias pausas nos arquivos quando o volume ultrapassa um determinado nível.

▶️ Compatibilidade: como o arquivo MKV não oferece compatibilidade para todos os dispositivos, em caso de falha, pode exigir atualizações frequentes.

▶️ Estrutura: às vezes, pode ser necessário adquirir componentes específicos para reproduzir arquivos MKV, pois sua estrutura é independente da maioria das plataformas.

Vantagens do MP4

▶️ Suporte: como o mais recente codec de áudio e vídeo, os arquivos MP4 têm todo o suporte e compatibilidade necessários para vários dispositivos e plataformas.

▶️ Compressão: os arquivos MP4 são conhecidos por melhorar a compactação em comparação com seus predecessores. Esse tipo de compactação produz arquivos menores sem comprometer a qualidade do conteúdo.

▶️ Streaming: uma das principais vantagens é o streaming de vídeo para MP4, para o qual os arquivos MKV geralmente não são os preferidos. Portanto, um arquivo container MP4 é a melhor opção para reproduzir vídeos pela Internet. Além disso, você pode até usar a transmissão ao vivo do YouTube para uma experiência mais suave.

▶️ Compatibilidade: os arquivos MP4 também são compatíveis com os tipos de formato anteriores. Isso significa que os dispositivos que não suportam MP4, mas suportam seus antecessores, não terão problemas para reproduzir o vídeo codificado no formato de saída declarado.

Desvantagens do MP4

▶️ Perda de compactação: a compactação de arquivos MP4 resulta na perda de informações do arquivo original.

▶️ Direitos autorais: os arquivos MP4 são protegidos por direitos autorais. No entanto, às vezes eles são distribuídos ilegalmente removendo os metadados.

▶️ Codecs: os arquivos MP4 não suportam todos os codecs, portanto, os usuários devem adquiri-los de terceiros.

Conversão entre MKV e MP4

Se você escolheu um formato container, mas tem seu conteúdo disponível em outro, não se preocupe. Existem vários conversores de vídeo disponíveis nos quais você pode confiar para essa finalidade. A maioria deles são pagos e ganham facilmente a confiança dos usuários. Mas fica um pouco difícil encontrar uma alternativa gratuita.

Se você não está disposto a pagar por essa ferramenta, aqui está uma lista de conversores online gratuitos de MP4 ou MKV que funcionam melhor com sistemas Windows e Mac:

Qual formato de streaming de vídeo é ideal para você?

Como você decide qual formato é ideal para você? Cada arquivo container tem seus prós e contras.

Por exemplo, o MP4 oferece compatibilidade com versões anteriores, melhores recursos de compactação e uma ampla gama de suporte para a maioria das plataformas. Mas se você preferir a qualidade do vídeo à conveniência, o MKV é o caminho a percorrer.

A decisão é sua, mas considere a confiabilidade e a compatibilidade do software que você está usando e se ele atende aos seus requisitos e preferências.

Conclusão

Já conseguiu identificar qual é o melhor formato de vídeo para você, MKV ou MP4? Ambos oferecem recursos que o outro não oferece. Em última análise, tudo se resume às suas preferências e à finalidade para a qual você deseja usá-los.

Resumindo, o MP4 é mais popular para assistir conteúdo online, enquanto o MKV é melhor para converter DVDs e discos Blu-Ray em arquivos de vídeo.

A qualidade e o tamanho do arquivo de ambos os formatos de saída geralmente dependem dos codecs que eles usam. No entanto, o número de plataformas e dispositivos suportados é maior para MP4. Também é comum entre os usuários a transmissão ao vivo do YouTube para MP4.

Agora que você aprendeu sobre esses diferentes formatos de vídeo, é hora de escolher qual deles funcionará melhor para sua situação.

Caso você esteja precisando profissionalizar a hospedagem e a distribuição dos seus vídeos, saiba que a K2. oferece soluções tanto para transmissões ao vivo quanto para conteúdo sob demanda.

Quer entender como elas funcionam? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco para esclarecermos suas dúvidas ou para agendarmos demonstrações gratuitas das plataformas.

Convite feito. 🙂