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Marketing digital pós COVID-19: as tendências emergentes

Conheça as tendências do marketing digital pós COVID-19

Em nenhum momento da história da humanidade a população esteve tão ciente das consequências econômicas de uma pandemia. Inicialmente, a reação ao surto de COVID-19 variou de puro pânico até as marcas correndo para fazer o que podiam antes do fechamento aparentemente inevitável.

Mas, embora o estrago feito pelo coronavírus tenha se revelado um desastre absoluto para muitas empresas, centenas de outras enfrentaram as consequências rapidamente – até porque muitas indústrias já estavam estabelecendo suas presenças online antes que a pandemia as atingisse.

Agora, com um aumento expressivo nas vendas online ao redor do globo, empresas e empreendedores estão percebendo que a mudança pode ser bastante positiva para os negócios.

O marketing digital pós COVID-19  e a ascensão de um planeta digital

O futuro é agora, e é digital. Mais e mais pessoas estão comprando online, tanto artigos para necessidades diárias quanto itens de luxo. De mantimentos a desinfetantes e de roupas a máquinas de lavar, a necessidade de visitar fisicamente uma loja para fazer compras continua diminuindo.

E, conforme muda o comportamento do consumidor, com ele mudam as tendências tradicionais do marketing. Considerando isso, aqui estão as tendências emergentes do marketing digital pós COVID-19, listadas pelo site YourStory.

O entendimento da ascensão de um mundo virtual é um dos pilares do marketing digital pós COVID-19. Fonte: GIPHY.

#1. Uma abordagem mais integrada

O marketing digital pós-COVID 19 não pode funcionar isoladamente. Os especialistas estão sugerindo o surgimento do marketing integrado, onde as marcas estão cientes das mudanças nas necessidades e no comportamento dos consumidores.

Nesta abordagem, as empresas e os profissionais de marketing precisam entender o cliente em cada etapa do processo e, ao mesmo tempo, usar ferramentas, dados e tecnologias personalizadas para ficar à frente no jogo.

Os modelos de marca tradicionais oferecem aos clientes uma experiência generalizada. Já nos novos modelos as palavras-chave  seriam “personalizadas” e “relevantes” em vez de uma experiência homogênea, projetada para atender a todos. Não há mais espaço para o conceito de “tamanho único”.

Os profissionais de marketing na era pós COVID-19 terão que repensar quais tecnologias eles realmente precisam, quais podem ajudá-los a economizar dinheiro e a transformar os negócios que foram alterados por esta crise.

“A tecnologia de marketing que ajuda com as necessidades dos negócios será considerada essencial, e o resto pode acabar na pilha de promessas baseadas em tecnologia que nunca proporcionaram um verdadeiro ROI de marketing ”, disse Diaz Nesamoney, que fundou a  plataforma omnichannel Jivox pouco antes da crise financeira que abalou o mundo há 12 anos.

Considere a estrutura de funil de vendas tradicional que tem sido usada para rastrear o comportamento de um cliente. O rastreamento da estrutura começa a partir do momento em que o consumidor percebe a necessidade de um produto e inicia sua busca até o momento em que efetivamente efetua a compra.

Quando se trata de um mercado digital, essas tendências ficam desatualizadas. O consumidor, neste caso, pode nem ter conhecimento de um produto enquanto navega na Internet. Anúncios cuidadosamente colocados nas redes sociais ou pesquisas relacionadas em sites de comércio eletrônico são usados para despertar o interesse deles. Avaliações e especificações online são outros aspectos vitais que direcionam o interesse do cliente até a compra final.

Nesse cenário, seguir um funil de vendas tradicional, que presume um comportamento imutável dos consumidores, é uma má ideia. Por isso, a necessidade de novas ferramentas e tendências em marketing digital está aumentando.

#2. Foco no ROI (retorno sobre o investimento)

Essa enorme mudança no mercado, causada pelo influxo de compradores online, obviamente obrigou as marcas a aumentarem seus investimentos na construção da presença digital e no marketing de seus produtos no ambiente virtual.

Todas as ferramentas de geração de alto ROI e canais digitais, incluindo SEO, mídia programática e marketing conversacional, irão testemunhar um aumento incrível nos investimentos durante e após a pandemia de COVID-19.

#3. Marketing digital como profissão

As demandas do cenário atual levaram pesquisadores de mercado e economistas a apontar como o próprio processo de compras pode mudar completamente para a arena virtual, enquanto as lojas físicas e restaurantes se transformam em espaços recreativos e experienciais.

Em 2017, um estudo da empresa de treinamentos online Smart Insights afirmou que a necessidade de profissionais de marketing digital era de 56%. Por outro lado, aqueles capazes de atender às necessidades e demandas do mercado representavam apenas 24%.

No próximo ano, a necessidade de profissionais qualificados de marketing digital terá pelo menos triplicado. Isso, sem dúvida, levará à criação de um novo lote de especialistas em marketing digital, mais afinados com o cenário. Muitos empreendedores verão oportunidades nas necessidades em constante mudança do mercado digital e passarão a adotá-la como profissão.

O marketing digital pós COVID-19 está demandando uma nova safra de profissionais, alinhados às formas de consumo online. Fonte: GIPHY.

#4. Melhorias nos fluxos relacionados

Em ‘O futuro das cadeias de suprimentos de varejo‘, Nitin Chaturvedi, Mirko Martich, Brian Nuwadi e Nursen Ulker escreveram: “Muitas das cadeias de suprimentos na atualidade simplesmente não estão configuradas para lidar com essa demanda por velocidade e conveniência de maneira econômica, e já estão sofrendo a pressão do novo mundo multicanal. ”

Com a transformação digital se tornando a palavra da moda, os profissionais de marketing e as marcas terão que levar em consideração os fluxos relacionados. Desta forma, a análise de dados verá uma grande melhoria ao rastrear o comportamento mutante e um tanto errático do “novo consumidor” na transição dos funis de vendas tradicionais para tendências e terrenos com os quais muitas marcas não estão familiarizadas.

>>> Bem-vindo ao novo normal. O seu negócio está pronto?

A expertise dos desenvolvedores de sites precisa ser alistada para criar experiências agradáveis e impressionantes para os visitantes, ao mesmo tempo diferenciando as marcas de seus concorrentes.

#5. Marcas pequenas e médias se agrupando

Conforme os negócios se transformam digitalmente para um futuro virtual, muitas empresas precisam considerar parcerias viáveis e sinérgicas, nas quais se agrupam com outras marcas.

Isso levaria a várias vantagens, especialmente para pequenas e médias empresas que enfrentam maiores demandas por necessidades que ainda não estão prontas para atender. Ao trabalhar juntos e dividir os custos, mais dinheiro pode ser investido em marketing.

Construir a partir de em uma entidade maior também significa ser capaz de acessar uma base de consumidores mais ampla, com necessidades especializadas que uma marca pequena ou média pode não ser capaz de atender sozinha.

Isso também leva em consideração a familiaridade do usuário. É muito mais provável que um consumidor volte a uma loja online que vende de tudo, de um alfinete a um armário, mesmo que sejam de marcas diferentes, porque isso significa não ter que visitar vários sites menores para cada necessidade.

No marketing digital pós-COVID-19, a união de forças entre empresas pode ser uma saída eficiente para a sobrevivência no novo normal. Fonte: GIPHY.

Conclusão

O atual risco de ir fisicamente ao mercado familiarizou até mesmo quem não tem conhecimento tecnológico com as compras online. E só agora esta parcela da população está percebendo as vantagens de poder pedir de tudo, desde um livro a um purificador de água, a partir da segurança de suas casas.

Isso nos leva a uma situação que nenhuma pesquisa poderia ter previsto. Anteriormente, no marketing tradicional offline, não era possível rastrear os passos do cliente. Agora existem hordas de consumidores com demandas cada vez maiores. É uma transformação que não poderíamos ter previsto tão cedo – mas é uma mudança que, agora, as marcas estão prontas para encarar.

É chegada a hora de verdadeiramente entregar o que o consumidor espera. As tendências de marketing no momento não estão apenas exigindo uma mudança, mas uma verdadeira revolução digital.

O novo normal assusta e fascina ao mesmo tempo. Por isso, nós da K2. adoramos ouvir as experiências e trocar ideias sobre quais seriam as melhores ações a ser tomadas. Entre em contato conosco para conversarmos sobre como o seu negócio está lidando com o cenário atual. Não tem custo e pode gerar bons insights para os seus próximos passos.