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Marketing digital para negócios locais: o básico que você precisa saber

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O marketing digital para negócios locais nunca foi tão importante quanto agora. A pandemia de COVID-19 acelerou o processo de transformação digital para os empreendimentos de pequeno e médio porte, tornando o cenário virtual mais acirrado a cada dia que passa. Veja a seguir os conceitos básicos de marketing para os negócios locais que almejam obter sucesso online. E nunca esqueça: o fato de ser local, se explorado da forma certa, pode jogar a seu favor. 😉

Embora as formas tradicionais de promoção de bens e serviços ainda tenham seu lugar, na atualidade, todas as empresas precisam fazer com que sua mensagens cheguem aos clientes – tanto os novos quanto os existentes – por meio de rotas digitais.

🎯 Esse ponto é especialmente pertinente para empresas locais. E uma coisa é certa: aquelas que adotam o digital têm probabilidade de sucesso muito maior do que aquelas que não  fazem nada nesse sentido.

Veja a seguir algumas das melhores práticas para estabelecer uma presença online sólida, listadas pelo site The Signal.

O que não pode faltar em uma estratégia de marketing digital para negócios locais

Dependendo do tamanho da operação, passa a ser necessária a elaboração de planos de marketing mais complexos. De qualquer forma, os elemento a seguir são considerados obrigatórios para qualquer estratégia de marketing digital para negócios locais, independente do seu porte. Considere-os como pilares para a comunicação online da sua empresa.

Crie um site e use soluções de e-commerce

Atualmente, a internet tende a ser o ponto de partida quando as pessoas procuram por produtos e serviços. Por isso, as empresas devem garantir sua visibilidade no ambiente virtual.

Investir recursos em um site de fácil utilização é um excelente ponto de partida, pois ele ajudará o seu negócio a se destacar da concorrência.

Existem algumas soluções de excelente relação custo-benefício que podem ser criadas no WordPress, fazendo com que seu negócio se promova de maneira adequada.

>>> Você sabe quanto custa um site? Ele é mais importante do que você imagina!

Soluções de e-commerce como Shopify e Wix valem a pena ser consideradas, pois fornecem uma maneira pronta de viabilizar as vendas online. Se precisar de uma plataforma mais robusta, existem opções com a VTEX, por exemplo.

👉 Qualquer que seja a forma que você escolher para estabelecer sua presença online inicial, certifique-se de que ela seja regularmente atualizada com produtos, ofertas especiais e informações relevantes para o seu público.

Seja ativo nas redes sociais

Plataformas de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram fornecem uma maneira eficiente para as empresas serem notadas por milhares de pessoas.

Cada plataforma tem seus méritos em termos de marketing. Por isso, dedique um tempo para descobrir em quais delas o público-alvo provavelmente se envolverá com você.

Por exemplo, se sua empresa for um açougue local, é provável que o Facebook seja um excelente recurso para expor/comercializar seus produtos.

Criar uma presença expressiva não só atrairá os clientes existentes como também terá o potencial de atingir um público mais amplo, a partir do momento em que eles compartilhem suas informações com amigos e familiares.

Isso é publicidade eficiente e gratuita, a qual pode ajudar significativamente a expandir seu negócio, caso você poste conteúdo de forma consistente para ser compartilhado.

👉 OBS: como o modelo de negócios das redes sociais geralmente tem a venda de anúncios como sua principal fonte de receita, não espere por milagres do alcance orgânico (aquele que se refere a posts gratuitos). Por melhor que seja o seu conteúdo, é preciso se preocupar com a DISTRIBUIÇÃO dele. Enfim, se você quer garantir que as suas publicações alcancem um grande número de pessoas, faça anúncios paralelamente aos posts orgânicos. 

Seja criativo com o conteúdo de vídeo

Todas as plataformas de mídia social mencionadas fornecem às empresas a oportunidade de serem criativas em suas atividades de marketing.

Estudos mostram que os vídeos curtos podem ser uma ferramenta extremamente eficaz, ultrapassando significativamente o conteúdo escrito em termos de envolvimento.

A natureza visual dos vídeos faz com que as pessoas apresentem maior probabilidade de se lembrar do seu negócio, o que aumenta o potencial do seu conteúdo online se tornar viral.

O Instagram é particularmente eficaz nesse aspecto e pode ser uma ferramenta de marketing extremamente valiosa, especialmente se você estiver tentando atrair um público mais jovem.

O conteúdo dos vídeos também ajuda a melhorar o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para os Motores de Busca) da sua comunicação e o ranqueamento do seu site, dando a você uma chance maior de aparecer na primeira página dos resultados do Google.

Ofereça um excelente suporte ao cliente

Algumas empresas não consideram o suporte ao cliente uma função de marketing digital, e essa é uma visão extremamente equivocada. 

Ao mesmo tempo em que estabelecer uma presença online sólida ocasiona a promoção da sua empresa, também permite que os clientes expressem suas opiniões se estiverem insatisfeitos com os níveis de serviço prestados por você.

👉 Quase nenhuma empresa passa sem ter alguns problemas durante a trajetória, mas lidar com eles de forma eficiente pode fortalecer a reputação.

Se um cliente deixar uma reclamação em seu site ou nas redes sociais, certifique-se de interagir com ele para resolver o problema de forma satisfatória.

Os consumidores querem lidar com empresas que se importam. Consertar as coisas que dão errado é uma ótima maneira de manter as pessoas fiéis à marca.

Abrace as inovações digitais

Para empresas que operam em nível local, pode ser tentadora a ideia de economizar quando se trata de atender às necessidades de seus clientes.

No entanto, o cenário digital mostra, em grande parte, operações do tipo 24 horas por dia/7 dias por semana/365 dias ao ano. Por isso, o auxílio da tecnologia é essencial para garantir que você não perca oportunidades de vendas ou atendimentos fora do seu horário comercial.

Inovações digitais como chatbots provaram ser úteis para fornecer aos usuários respostas a perguntas simples, além de coletar dados valiosos sobre os clientes.

A tecnologia de realidade virtual também pode ser uma excelente ferramenta de marketing, especialmente em imóveis, construção, turismo e hotelaria. Convencer os clientes a concluir uma venda é um desafio em todos os setores, mas a realidade virtual pode ser uma forma extremamente eficaz de garantir essas conversões.

Tenha consciência social

Muitos consumidores desejam negociar com empresas que adotam essa conduta, seja pelos produtos que vendem ou pelas causas que apoiam.

Por exemplo: uma empresa de produtos de saúde e beleza que vende mercadorias sustentáveis tem mais chances de sucesso do que outra que não se preocupa com o meio ambiente.

Além disso, envolver-se em iniciativas de caridade também é uma prática aconselhável.

No entanto, é fundamental se assegurar de que a consciência social realmente permeie todas as ações do negócio, e não seja apenas uma tática de marketing vazia e falsa. Pode ter certeza: o público sabe fazer a diferenciação.

Ser socialmente consciente ajuda você a se conectar com os clientes em um nível muito mais profundo e, se isso for feito com paixão, pode ocasionar um incremento real nos seus resultados.

Aproveite o fato de ser um negócio local

Em muitos casos, as empresas locais têm dificuldade para sobreviver, principalmente em face da competição com operações maiores – ou mesmo com marcas globais.

No entanto, a palavra “local” ainda tem muita ressonância entre os consumidores, e este é, sem dúvida, um ponto que você deve enfatizar.

👉 Se seus produtos ou serviços tiverem qualidade suficiente, as pessoas ficarão felizes em pagar um pouco mais pela conveniência de lidar com uma empresa local. Nesse sentido, o bairrismo é um grande aliado contra a “invasão das grandes corporações”. 😉

Certifique-se de apoiar outras empresas em sua vizinhança, envolva-se em eventos locais e se esforce para ser parte integrante da comunidade em que você está inserido. Enfim, FAÇA PARTE e FAÇA A DIFERENÇA. 🤝

Resumindo o marketing digital para negócios locais…

Independentemente do tamanho da sua empresa local, se você adotar o marketing digital de maneira adequada, estará no caminho certo para o sucesso. O que não pode é ficar de braços cruzados, esperando que a sorte dê uma forcinha…

Todas as dicas acima citadas são relativamente fáceis de serem implementadas e nenhuma delas custa rios de dinheiro. Para fazer a roda girar, basta planejamento, execução, olhar atento e uma boa dose de empenho.

O mundo está mudando diante dos nossos olhos, causando efeitos profundos nos negócios que dependiam exclusivamente da presença física dos clientes. Hoje, eles estão fazendo suas compras de diversas formas, e você precisa se mostrar disponível, onde quer que estejam.

Há todo um charme em torno dos negócios locais. O olho no olho, o “bom dia” sincero e a sensação de intimidade fazem toda a diferença. Além do mais, a pandemia fechou as portas de muitos empreendimentos, e os consumidores se sensibilizam com a situação dos negócios locais. Tudo isso, se explorado com sabedoria, pode jogar a seu favor.

Então, bons negócios… e boa transformação digital! 🦾