Você sabia que cerca de 45% das pesquisas no Google têm uma intenção local? Por isso, o marketing digital para negócios locais deve ser um elemento vital para qualquer empresa com pontos de venda físicos. O artigo a seguir traz uma análise feita pelo site AdNews sobre as principais estratégias para fazer sua empresa ser encontrada na web – e não somente por transeuntes ocasionais.
Muitas vezes esquecido como uma tática – devido aos requisitos diferenciados e às vezes complicados para se obter sucesso -, a pesquisa local bem-sucedida e as iniciativas digitais podem gerar grandes volumes de tráfego, ligações, instruções de direção e, por fim, clientes.
A adoção unânime de smartphones pelas pessoas ao redor do mundo tem sido um grande catalisador para o aumento do marketing digital para negócios locais, à medida que os mecanismos de pesquisa personalizam os resultados com base nos sinais de localização explícitos e implícitos dos usuários. Uma rápida olhada nos analytics e no crescimento das pesquisas “perto de mim” nas tendências do Google ilustra claramente essa trajetória.
As campanhas de marketing digital para negócios locais de maior sucesso combinam pesquisa paga e mídia digital localizada, SEO, experiência do cliente e otimização de listagem de contatos em plataformas de terceiros.
O que é preciso para vencer no jogo do marketing digital para pequenos negócios?
O Google oferece três maneiras de mostrar os resultados de sua empresa a clientes em potencial quando eles pesquisam produtos e serviços locais. As campanhas avançadas de pesquisa local combinam os três, especificamente:
- SEO
- Google Ads
- Google Meu Negócio
SEO
Fazer um bom trabalho de SEO para pesquisa local requer um foco conjunto de marketing, desenvolvimento da web e operações em uma área do site que geralmente é esquecida: o bom e velho localizador de lojas.
Normalmente pensado como uma área funcional do site para armazenar dados de contato e horários de funcionamento, o localizador de lojas constitui um dos principais pilares da pesquisa local da categoria e pode ser fundamental para a experiência digital do consumidor.
O outro pilar é o Google Meu Negócio (falaremos mais sobre ele em breve).
Os fundamentos da otimização de um localizador de lojas são:
- Desenvolver uma estrutura em que cada local tenha os detalhes de contato hospedados em uma página / URL individual. O objetivo é garantir que cada página possa ser descoberta e indexada pelos motores de busca.
- Segmentar palavras-chave relevantes de marca, categoria e localização em cada página.
- Incluir informações adjacentes úteis além do endereço, número de telefone e horário de funcionamento. Pense nos tipos de perguntas frequentes que os usuários ligam para fazer: quais são os serviços principais, marcas em estoque, acesso para portadores de necessidades especiais, estacionamento, WIFI, formas de pagamento, disponibilidade de drive-thru etc. Isso ajudará a responder às perguntas comuns de clientes em potencial.
- Certificar-se de que existe um processo definido para manter os principais detalhes atualizados, como endereço, número de telefone e, especialmente, horário de funcionamento. Esse requisito foi ainda mais acentuado pelo impacto da COVID-19, com horários de loja e fechamentos precisando ser atualizados em tempo real para fornecer a melhor experiência ao usuário.
- Incluir imagens de alta qualidade do local. Isso torna mais fácil para os usuários encontrarem o seu negócio e pode fornecer benefícios secundários interessantes na busca de imagens.
Investir tempo desenvolvendo um localizador de lojas que funcione tanto para visitantes humanos quanto para robôs de mecanismos de buscas pode trazer grandes vantagens para as empresas. Melhorar a experiência do usuário, o conteúdo e a visibilidade das páginas do localizador de lojas é uma tática que ajudou marcas a atrair milhões de visitas de pesquisa orgânica em categorias como gastronomia, serviços automotivos e varejo, entre tantos outros.
Google Ads
O Google Ads é o ponto de entrada mais fácil para uma marca no marketing digital para negócios locais, pois funciona totalmente no sistema “pay-to-play” (“pagar para aparecer”, em livre tradução), e o Google tem um conjunto de formatos de anúncio e extensões projetados especificamente para gerar resultados no marketing local.
Esses formatos permitem que os anunciantes promovam sua localização física e paguem por interações de alta intenção, como rotas, ligações e visitas ao site. Os anúncios de inventário local do Google permitem que anunciantes mais sofisticados explorem o formato de compra extremamente eficaz e promovam produtos que estão fisicamente disponíveis em lojas individuais. Além disso, as melhorias na medição pelo Google agora podem fornecer aos anunciantes uma estimativa das visitas à loja atribuídas à atividade de anúncios do Google – um forte sinal da intenção de compra na loja.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é a plataforma para hospedar listagens de empresas, sendo a principal fonte de dados destas listas para o Google Ads, o Google Search e o Google Maps. Embora tenha um design historicamente problemático, investir tempo para obter os dados verificados, atualizados e otimizados no Google Meu Negócio pode render benefícios significativos.
Os fundamentos do Google Meu Negócio são:
- Enviar e verificar todos os locais por meio de uma única conta.
- Verificar se os dados da lista estão corretos e atualizados. Isso pode soar óbvio, mas é corriqueiro haver imprecisões em 65% das listagens individuais, o que leva a experiências ruins do cliente e vendas perdidas.
- Ter um workflow (fluxo de trabalho) para monitorar as avaliações e responder aos comentários negativos e positivos dos clientes. As listagens de empresas do Google são capazes de acumular milhares de avaliações de clientes. Essas avaliações podem ter uma grande influência sobre os clientes em potencial (cerca de 90% dos consumidores leem avaliações locais). Deixar comentários negativos sem resposta pode prejudicar a percepção da marca, assim como as vendas. Para empresas com vários locais, é interessante implementar soluções automatizadas para rastrear avaliações e notificar as equipes de atendimento, facilitando respostas rápidas e fáceis às avaliações de consumidores, firmando a imagem de uma marca que se preocupa com os clientes.
- Fazer upload de imagens de alta qualidade dos produtos e das lojas. Essa prática, quando bem feita, pode desbloquear grandes volumes de impressões orgânicas (não pagas) de imagens nos resultados de pesquisa e mapas do Google. Isso também ajuda a melhorar significativamente a experiência de contato com a marca, eliminando imagens ruins geradas automaticamente pelas ferramentas dos mapas e dos resultados de pesquisa.
Os benefícios da implementação de uma abordagem cuidadosa no Google Meu Negócio podem ser significativos e fornecer grandes volumes de tráfego via inbound marketing, chamadas e mensagens, acesso a comentários dos clientes em tempo real e tópicos aprimorados de visibilidade na pesquisa, tanto no Google quanto no Maps.
O Google Maps às vezes é esquecido como um mecanismo de busca, mas normalmente vemos 40-60% das pesquisas de empresas ocorrendo nos mapas.
Além do ecossistema do Google, existem outras plataformas importantes a serem usadas para garantir que a localização de uma marca seja exibida quando os clientes em potencial estiverem pesquisando. Veja a seguir.
Apple Maps
O Apple Maps, a ferramenta nativa de mapas para o iOS, é uma plataforma que não pode ser esquecida, apesar do seu uso ainda ser muito menor que o do Google Maps. Com uma abordagem de otimização ligeiramente diferente do concorrente, o objetivo do recurso Nas Redondezas é o mesmo. Você pode, no mínimo, fazer o upload e manter os detalhes da listagem de empresas atualizados e corretos.
A maioria dos profissionais de marketing pensa no Facebook e no Instagram somente como plataformas de mídia social. No entanto, ambos também são mecanismos de pesquisa local muito poderosos. Com cerca de 600 milhões de usuários visitando páginas de negócios nas plataformas diariamente, há um forte motivo para manter os detalhes de localização nas redes sociais, monitorar e responder aos comentários dos clientes.
O fluxo de trabalho difere tanto da Apple quanto do Google, mas o objetivo geral é o mesmo: estar presente, com os detalhes corretos, quando os usuários estiverem procurando empresas locais. Resumindo: você deve criar uma experiência digital perfeita para os consumidores.
Além da cobertura orgânica básica, o Facebook também tem um conjunto poderoso de ferramentas de publicidade paga que podem impulsionar as vendas na loja e medir a performance das campanhas.
>>> Ações de marketing no Facebook para pequenos negócios: veja o que funciona na atualidade.
Conclusão
Além dessas plataformas, os usuários também contam com os resultados de localização e mapas fornecidos pelo mecanismo de buscas Bing. A complexidade (e importância) de distribuir e gerenciar listagens em várias plataformas acompanhou a evolução dos serviços prestados pelos fornecedores de automação, os quais normalmente validam, enriquecem e distribuem listagens de locais por meio de API em tempo semi-real.
O benefício dessas soluções é duplo: o primeiro é uma redução significativa nas horas de trabalho dedicadas à manutenção da lista, e o segundo é o aumento da visibilidade nas principais plataformas locais.
Estabelecimentos com presença física não podem simplesmente abdicar do uso do marketing digital para negócios locais. Não é nada prudente esperar passivamente que o cliente entre pela porta.
As pessoas vivem com seus celulares nas mãos. A segmentação certa de um anúncio bem planejado pode impactar uma pessoa que está nos arredores do seu endereço, mostrando um produto ou serviço que você vende e que ela já está decidida a comprar.
Pense em termos de novos clientes: será que o número de pessoas que passam ocasionalmente pela sua fachada pode trazer tantos novos negócios quanto uma forte presença digital?
É provável que muitos dos seus concorrentes já estejam fazendo isso. Então, mãos à obra! Arregace as mangas e certifique-se de que você está aparecendo – com os dados corretos – em todos os lugares onde os compradores possam estar fazendo pesquisas.
Ficou interessado pelo marketing digital para negócios locais? Nosso time de especialistas na área está pronto para ajudar você. Entre em contato. Não custa nada e rende um papo esclarecedor sobre o assunto.