K2. – Solução em Comunicação Digital

Marketing digital em 2021: conheça as principais tendências

marketing-digital-em-2021-conheca-as-principais-tendencias

Conhecer as principais tendências para o marketing digital em 2021 talvez seja um dos poucos pedaços de terra firme para empresas e empreendedores online em meio ao caos gerado no mercado pela pandemia de COVID-19. As mutações do cenário foram aceleradas de forma inédita, inutilizando as cartilhas e as fórmulas prontas. Por outro lado, estão despontando  as práticas qualificadas para ajudar os negócios a alcançarem seus objetivos no ano que vem. Veja a seguir a seleção das principais tendências para o marketing digital em 2021, elencadas pelas empresas YourStory, Business 2 Community, ClickZ e Martech Cube.

O ano de 2020 pode ser visto como um evento emblemático na história da humanidade. A pandemia de COVID-19 alterou a organização social de forma inédita. As relações interpessoais, assim como as formas de consumo de produtos e serviços, sofreram mudanças que não anunciaram sua chegada.

Neste cenário, alguns negócios conseguiram capitalizar em cima de suas presenças digitais, enquanto outros simplesmente sucumbiram e fecharam as portas. Entre estes dois extremos, existem aqueles que ainda estão lutando pela sobrevivência.

O êxodo das empresas e empreendedores para o ambiente virtual fez o marketing digital inchar. No embalo da crescente demanda de serviços, surgiram muitos “experts” de última hora, que passaram a disputar o mercado com profissionais experientes.

Em meio a esse ambiente volátil, os métodos  do inbound marketing vêm se afastando dos dogmas e das certezas cravadas na pedra. Dados tidos como verdades absolutas estão perdendo espaço para a percepção de que, na atualidade, pouca coisa pode escapar aos testes e validações antes de ser considerada como certeira.

O objetivo deste artigo é proporcionar a você um mapa de navegação em meio às águas turbulentas da virada de 2020 para 2021. Sabemos que não é saudável acreditar cegamente em receitas e fórmulas prontas, mas também é desaconselhável ignorar as práticas qualificadas para ajudar os negócios a alcançarem seus objetivos no ano que vem.

A partir de agora, você vai conhecer as principais tendências do marketing digital para 2021, apontadas pelos profissionais da YourStory, Business 2 Community, ClickZ e Martech Cube.

Inteligência artificial e insights baseados em dados

A AI está sendo implementada de diferentes maneiras em vários processos de negócios e marketing:

… e por aí afora.

O Google Tag Manager permite mais personalização de publicidade digital e garante que os usuários recebam a mensagem certa por meio de sua experiência online. Os programas de email podem ajudar a capturar dados do consumidor e estender o relacionamento após uma compra, solicitando avaliações de produtos. Todos esses dados auxiliam nas flutuações do mercado e na eficiência dos investimentos no meio digital.

Enfim, a AI pode ser usada principalmente para melhorar a satisfação do cliente, devido à sua incrível capacidade de ajudar a ler quais são as suas expectativas. Certamente, essa é uma das habilidades mais almejadas pelas marcas no atual cenário. E, com o desenvolvimento de softwares avançados, essa tecnologia se tornou mais acessível às empresas.

Email marketing

De acordo com estatísticas da HubSpot, cerca de 80% dos profissionais de marketing relataram um aumento no engajamento por email no ano passado. Agora, o email tem sido um dos pilares das estratégias mais eficazes de marketing. É provável que sua popularidade aumente, uma vez que o email marketing é considerado como o detentor do maior retorno sobre o investimento para pequenas empresas.

Acrescente a isso o fato de que o número de usuários de email no mundo crescerá para 4,48 bilhões em 2024. Por isso, é fácil ver por que muitas empresas não apenas continuarão seus esforços, como também investirão mais em email marketing.

Em um mercado centrado no cliente, as áreas de investimento serão as estratégias de personalização que aumentam o engajamento com novos clientes / clientes existentes e automação de email marketing, que torna as campanhas personalizadas mais fáceis de implementar e gerenciar.

Sites com função de pesquisa aprimorada e detalhes do produto

Os consumidores estão gastando mais tempo online do que nunca, pesquisando produtos antes de fazer uma compra. Eles dependem de consultas para encontrar novidades. Como eles não podem visualizar fisicamente, comparar ou tocar nos produtos, é ainda mais importante para as marcas apresentar uma forte presença online, incluindo descrições, classificações e comentários.

As marcas precisam garantir que informações precisas e consistentes sobre produtos e preços estejam sempre disponíveis, facilitando assim o processo de compra dos clientes.

Usar múltiplas plataformas 

Quando se trata do sucesso de uma estratégia de PPC (pay-per-click – “link patrocinado”, em tradução livre), a maioria dos profissionais de marketing ainda pensa em apenas uma plataforma, devido ao duopólio GoogleFacebook.

Só que, em 2020, os profissionais de marketing com visão mais aberta começaram a testar várias plataformas para entender qual irá beneficiar sua estratégia. Com a mídia social crescendo em um ritmo extraordinário, ferramentas como Instagram Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads e Amazon Ads oferecem a chance de experimentar novas redes de PPC, usar inúmeras opções de segmentação e alcançar imensos públicos.

Resumindo, os profissionais de marketing estão dispostos a ampliar seus horizontes de PPC em 2021.

Aliança entre conteúdos orgânicos e anúncios (PPC + SEO)

É comum considerarmos PPC e SEO como oponentes, pois o primeiro se refere a cliques pagos, enquanto o segundo traduz os esforços de atração para conteúdos gratuitos (orgânicos). Mas, na verdade, a relação entre eles é crucial para impulsionar os resultados de uma campanha de marketing digital.

Em 2021, prevê-se que essa relação será mais bem aproveitada. Ao trocar dados de palavras-chave importantes e dados de classificação de SEO, as equipes de SEO e PPC se integrarão para reconhecer a estratégia de posição e melhorar a cobertura da página de resultados do mecanismo de pesquisa para todos os clientes.

Mas por que 2021 é o ano para a integração de SEO e PPC?

Simples: porque essa relação vem se construindo há vários anos. Tornou-se cada vez mais importante para os profissionais de marketing abordar a relação entre PPC e SEO, porque eles serão forçados a reconsiderar sua estratégia em um cenário impulsionado por mudanças constantes.

Muitos profissionais de marketing ainda adotam uma abordagem com estratégias completamente diferentes para PPC e SEO. Só que 2021 será o ano para eles ampliarem seus horizontes e desenvolverem estratégias que envolvam as duas frentes desde o início.

Redes sociais

Com mais pessoas gastando tempo  online em suas casas, naturalmente as redes sociais estão sendo acessadas em maior volume, e isso significa maior envolvimento das pessoas com os perfis das marcas. Na verdade, de acordo com o Marketing Charts, a mídia social representou 24% dos orçamentos de marketing durante o segundo trimestre de 2020.

Isso cria muitas oportunidades para os profissionais de marketing se envolverem com novos públicos e se reconectarem com os clientes existentes. E isso é especialmente importante com a tendência contínua de foco na retenção de clientes por meio do marketing de mídia social.

Conteúdo social interativo e a conversão “em qualquer lugar”

Embora novas plataformas sociais apareçam o tempo todo, as cinco principais redes sociais são Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr, LinkedIn e Whatsapp, e continuam sendo a recomendação para publicidade social em 2021.

Essas plataformas também são fóruns para suporte e engajamento contínuo, permitindo que as empresas criem diálogo com seus clientes, não importa onde estejam.

Essa conexão pode fornecer uma experiência de compra simplificada, à medida que os consumidores pesquisam e, em seguida, fazem compras nas mídias sociais. Não importa a plataforma social, é fundamental fornecer um meio de finalizar a compra na mesma experiência digital, sem interrupções, para manter o cliente envolvido.

Google Meu Negócio para  empresas locais

Para empresas locais, como salões de beleza, academias, oficinas mecânicas, costureiras etc., a melhor maneira de ter uma presença digital é a criação de um perfil no Google Meu Negócio (Google My Business – GMB). Isso também fornecerá a localização geográfica para a pesquisa dos usuários. Mas, para dar certo, é necessário verificar a listagem do Google e mantê-la atualizada.

O perfil do GMB garantirá maiores chances de chegar aos principais resultados de pesquisa do Google. Além disso, ele também auxilia no esclarecimento de dúvidas sobre o negócio, feedbacks etc., o que facilita a escolha do cliente pelo serviço.

Marketing de conteúdo

Devido ao isolamento social, há uma enorme demanda por consumo digital. Por esse motivo, o marketing de conteúdo será mais importante do que nunca, com muitas empresas planejando aumentar seus investimentos no segmento em 2021.

No entanto, existem algumas estratégias que se destacarão no ano que vem. Por um lado, o marketing de conteúdo se concentrará mais na inclusão que cobre uma variedade de raças, gêneros, religiões e pessoas com deficiência.

E não é apenas o conteúdo escrito que é importante. O conteúdo de vídeo ultrapassou os blogs e infográficos como o formato mais comumente usado no marketing de conteúdo. Houve um maior envolvimento do cliente e um aprimoramento da experiência do usuário, e os profissionais de vídeo marketing afirmam que houve aumento no tráfego dos sites (e, consequentemente, nas vendas).

Priorização do formato mobile

Isto é um fato: as marcas devem fornecer uma experiência móvel tranquila em todos os canais de marketing digital para atender às necessidades dos mais de 280 milhões de usuários de smartphones esperados em 2021.

Há a expectativa de que as vendas de comércio eletrônico móvel respondam por 54% de todas as vendas online, e os clientes esperam nada menos que uma experiência de checkout perfeita. Opções confiáveis de coleta e uma variedade de métodos de pagamento, como check-out online e pagamentos móveis sem toque, são esperados em 2021.

Mecanismos de pesquisa como Google e Bing atualizam continuamente seus algoritmos, tornando essencial que os sites sejam responsivos aos dispositivos móveis. Caso contrário, os consumidores não encontrarão o site de uma empresa quando tiverem a intenção de comprar. A busca orgânica aprimorada por meio de SEO (“Search Engine Optimization – Otimização dos Motores de Busca, em tradução literal) é a chave.

Isso inclui descrições de produtos que melhoram a experiência do cliente, bem como classificações de SEO.

Uso de publicidade em vídeo

O vídeo marketing provavelmente será a espinha dorsal dos profissionais de marketing digital em 2021, com o visual commerce (“comércio visual”, em tradução literal) desempenhando um papel mais importante na experiência de compras sem contato. As marcas terão que envolver os consumidores por meio de imagens ou vídeos de 360 graus para a demonstração dos produtos. O reaproveitamento de conteúdo gerado pelo usuário em páginas de produtos pode despertar interesse e criar uma conexão tangível.

Os desenvolvedores de aplicativos agora estão atualizando seus recursos a um nível que cria a fidelidade do cliente e aumenta o tempo de permanência na plataforma. Alguns exemplos são os reels do Instagram e as stories do LinkedIn. As empresas de aplicativos promovem esses recursos por conta própria para atrair os usuários, tornando-os a opção certa para os profissionais de marketing mostrarem seus produtos / serviços.

Além de informativos e envolventes, eles também transmitem grandes blocos de informações em um curto espaço de tempo. Assim, a publicidade em vídeo ajuda a explicar o produto ou serviço de uma maneira melhor do que qualquer outro formato de anúncio, ocasionando assim um maior valor de recall.

Busca por voz

Usar a pesquisa ativada por voz por meio de alto-falantes inteligentes da Amazon, Google  e Apple está se tornando mais comum. É importante ter em mente que as pessoas gostam de falar, e esse é o método preferido de interação. E agora as máquinas estão finalmente se adaptando às maneiras como as pessoas desejam pesquisar, comprar e encontrar coisas novas. No entanto, isso também apresenta alguns desafios interessantes.

Fazer uma pesquisa por voz é completamente diferente de digitar uma consulta, principalmente nos resultados. Quando um indivíduo realiza uma pesquisa baseada em texto, a tela exibe os resultados uma página por vez. Mas quando alguém pede a um dispositivo inteligente para realizar uma pesquisa e o dispositivo responde verbalmente, ele pode fornecer apenas algumas opções – e, frequentemente, somente uma escolha.

Os profissionais de marketing digital que visam usuários de pesquisa por voz devem se lembrar de escrever em um tom conversacional, usando palavras-chave que as pessoas falarão em vez de digitar. Isso permitirá que eles obtenham a posição zero ou os featured snippets nas páginas de resultados do Google.

Conclusão

Não importa qual seja o seu setor ou quais produtos e serviços você oferece, as tendências do marketing digital 2021 não podem ser simplesmente ignoradas, especialmente depois de vermos a importância dos seus papéis durante a pandemia.

As empresas não podem simplesmente ficar paradas. As novas gerações são compostas de consumidores mais experientes em tecnologia, e as marcas que pretendem se conectar com eles precisam lançar mão de formas mais empolgantes de interação e que tornem a jornada do cliente mais fácil e agradável.

Além disso, é provável que 2020 tenha causado a maior sacudida na indústria de marketing de todos os tempos. Os profissionais precisam trabalhar com orçamentos mais baixos e ainda assim cumprir as metas de conversão. Isso requer inovação, e as tendências do marketing digital 2021 apresentadas neste artigo podem ser o norte para as estratégias de comunicação eficientes.

Mas nunca esqueça: a mudança é a única coisa constante na atualidade. Você deve continuar de olho nas novas tecnologias, ferramentas e métodos para ficar à frente de seus concorrentes.