A K2. completou 10 anos de atividade. Em tempos onde a taxa de mortalidade das empresas representa um mau presságio, chegar à marca de uma década é um feito e tanto em si.
Mas não é só isso. A reinvenção e a readequação aos sinais do mercado fazem parte do DNA da K2. – e é bem provável que a vocação para oferecer serviços customizados venha do seu histórico de adaptações.
Neste texto, contaremos a interessante jornada da K2. (antiga K2TV), através dos relatos da própria equipe.
Segundo Ricardo Vinhas, fundador e CEO da K2., a trajetória da empresa de Pelotas-RS foi marcada pela transitoriedade, o desprendimento e o aprendizado. A aposta na empresa foi feita em um período onde sua vida profissional estava consolidada. Mas o clamor por novos ares se sobrepôs.
Em 2007, Vinhas era um veterinário bem sucedido, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, mas sentia a necessidade de mudanças e de novos desafios. A conjuntura da época o levou para a tecnologia, sobre a qual sabia muito pouco. “A falta de conhecimento te leva a buscar parceiros”, disse Vinhas sobre a gênese do novo projeto.
A nova empreitada – ainda sem nome ou formato definido – carregava em sua composição alguns valores muito caros ao Ricardo, como a construção de relações alicerçadas na confiança e no compromisso com a entrega e a consciência em termos ecológicos e de sustentabilidade, do nível pessoal ao planetário.
Pioneirismo
A K2TV – versão inicial da empresa – transmitiu em 2007 o primeiro leilão virtual do Brasil, utilizando tecnologia própria, adaptada para este fim.
Inicialmente, a K2TV atendia basicamente às demandas do agronegócio, mas a direção da empresa rapidamente compreendeu que a tecnologia nascida ali poderia – e deveria – ser compartilhada com outros setores. A partir dessa constatação, deu-se início a comercialização da tecnologia de transmissão ao vivo para produtoras de vários estados brasileiros, as quais transmitiam diversos conteúdos.
O início das transmissões pelas redes gratuitas
Quando o mercado de transmissões ao vivo foi impactado pelos serviços gratuitos – a exemplo das redes sociais -, a K2TV já havia adicionado ao seu portfólio os serviços de vídeos gravados. Na sequência veio a tecnologia de videoconferência como forma de abranger novos segmentos.
O mercado de vídeos gravados viveu seu apogeu até 2014, período em que grandes empresas nacionais e internacionais trabalhavam com cursos e utilizavam as plataformas para EAD (Ensino A Distância), visando aos concursos públicos.
A diminuição drástica dos concursos levou muitas empresas ao encerramento de suas atividades, restando apenas os grandes players, que concentravam tecnologias especificas ou contratavam diretamente dos fornecedores.
Em seguida, houve o momento das videoconferências. A crise de 2014 se instalou e com ela a necessidade das empresas reduzirem seus custos e otimizarem os recursos. O Brasil, com sua dimensão continental, demandava a utilização de tecnologias que diminuíssem as distância e ampliassem a comunicação.
>>> 7 motivos para usar a videoconferência em seu negócio.
Este cenário definiu o DNA da nova empresa que surgiria a partir da K2TV, dando nascimento ao seu futuro mantra:
“Ampliando a comunicação e encurtando distâncias, com segurança, inovação e qualidade”.
Em 2017 nasce a nova versão da K2TV, já madura devido aos aprendizados e reinvenções. Nesta época, a comunicação necessitava ser cada vez mais objetiva e clara quanto aos resultados. As agências de publicidade/comunicação, neste momento, ainda não haviam se habituado às novas exigências de entregas por parte do mercado.
Poucos anos antes, o segmento vivia um período de fartura. Já em 2017, a impressão era a de que as necessidades tecnológicas das empresas subiam de elevador, enquanto as agências de publicidade usavam as escadas. Em diversos segmentos, essa sensação persiste até hoje.
A nova etapa da empresa exigia outro nome. Surge então a K2., capitaneada por Ricardo Vinhas nos setores comercial e administrativo, e Giovanni Mello, responsável pela tecnologia.
K2.: novos serviços, nova comunicação
Em 2017, a K2. deu os primeiros passos no sentido de assumir in house a comunicação da marca. Após várias (e frustrantes) tentativas de terceirizar este serviço com consultores e agências de publicidade/geração de conteúdo, a direção da empresa contratou Cristian Amaral, redator que assumiu a geração de conteúdos para o blog da empresa.
Este foi o marco zero da criação de conteúdos alinhados tanto com as necessidades do público quanto com as expectativas da equipe K2.
Cristian trouxe consigo Silvio Castro, renomado publicitário de Pelotas, cuja bagagem incluía vasta experiência com o marketing tradicional e uma vitoriosa transição para o ambiente digital.
A química deu certo: agora, a caixa de ferramentas contava com tecnologia de ponta e expertise no uso dela, sólido conhecimento de gestão empresarial, vasto know-how de marketing (online e offline) e capacidade de geração de conteúdo de qualidade.
Mas ainda faltava uma peça: a estratégia por detrás deste arsenal de capacidades. Entra em cena Earle Martins, um estrategista digital de Santa Catarina, apresentado à K2. por intermédio da Resultados Digitais. Sinergia instantânea.
Com esta configuração de equipe, foi natural para a K2. aumentar o escopo de serviços prestados.
Atualmente, a empresa está apta a entregar com elevada qualidade qualquer tipo de demanda de comunicação – tanto no cenário online quanto offline -: criação/otimização de sites, consultoria empresarial e digital, planejamento estratégico, adequações/implementação de estratégias de SEO, geração de conteúdo, gestão de redes sociais, criação/produção/edição/hospedagem/monetização de vídeos, design gráfico (digital e impresso) e criação de aplicativos, entre outros.
A K2. nas palavras dos pioneiros
O aprendizado é tudo
Ricardo Vinhas – fundador e CEO
O comprometimento com o meu propósito me impulsionou para além das inúmeras dificuldades enfrentadas pela K2. durante a sua trajetória. Isso me impediu de fechar as portas nos tempos mais difíceis e até de mudar de segmento de atuação.
Levamos todo o aprendizado conosco. Ele acaba por criar experiência para o enfrentamento das adversidades. Se você tiver serenidade e conexão com o todo, acaba tocando o processo com leveza. A questão toda é o aprendizado. Quanto antes aprender, melhor é.
Nessa caminhada, meu conceito de objetividade foi se transformando. Hoje, o compromisso com as entregas aos clientes é ainda maior. E isso irradia para os parceiros de jornada.
Procrastinar, para mim, não faz nenhum sentido. Na individualidade, cada um pode procrastinar o quanto quiser, mas, no coletivo, ninguém tem esse direito. A partir do momento que a sua entrega representa a entrega de outros, passa a ser uma corresponsabilidade.
Os prazos são expectativas de resultados que criamos nos clientes, e por isso precisam ser respeitados. Se nós furamos essa cadeia, atrasamos os processos de todos.
Não estamos aqui somente pelo salário. Esse pensamento faz parte do século passado. Estamos aqui por propósitos. Obviamente esses propósitos devem ser remunerados, pois precisamos viver e pagar contas. O propósito vai muito além do salário. Quanto maior a vontade de estarmos conectados com o todo e de fazermos o melhor, mais facilmente venceremos as limitações individuais e nos comprometeremos com o ideal do bem coletivo.
As tecnologias e as transformações
Giovanni Mello – CTO
Faço parte do time da K2.(extinta K2TV) desde abril de 2010, ou seja, há mais de 9 anos.
Comecei como estagiário, quando ainda cursava Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UCPel (Universidade Católica de Pelotas), e desde lá acompanho o crescimento e as transformações da empresa, vivenciando e fazendo parte delas.
Acompanhei a metamorfose de uma transmissora de leilões pela internet até o mix de expertises e produtos e serviços que a empresa fornece nos dias de hoje.
Destaco, dentro deste período, o crescimento – tanto pessoal quanto profissional – que a K2. me oportunizou, o qual fez de mim o profissional/ser humano que sou hoje.
Como responsável pelas tecnologias, sou comprometido com a busca pelo que há de melhor e mais atual no segmento, para que assim possamos disponibilizar soluções e criar possibilidades de utilização para nossos clientes pelo Brasil afora.
Tanto nos serviços de transmissão ao vivo quantos nas plataformas de vídeos e videoconferências, utilizamos tecnologias de ponta em nível mundial, a partir de fornecedores que primam pela excelência na distribuição de suas tecnologias (exatamente como fazemos aqui na K2.).
Oferecer a melhor experiência para quem utiliza os nossos serviços, produtos e plataformas, com a garantia de segurança e estabilidade em todas as entregas, é a nossa missão.
Quem contrata a K2. tem a certeza de que ficará tranquilo em relação à segurança, estabilidade e entrega do seu conteúdo, podendo direcionar sua atenção apenas para o que é necessário em seu evento ou projeto.
A K2. daqui a 10 anos
A seguinte pergunta foi feita a cada integrante da equipe:
“Qual é a sua visão sobre a K2. e a sua perspectiva para os próximos dez anos da empresa?”.
Eis as respostas.
“Seria imprudente cravar em uma sentença um palpite sobre quais serviços estaremos prestando daqui a uma década. Mas uma certeza se manterá inabalável: o compromisso com a entrega de produtos de alta qualidade e adaptados às particularidades de cada cliente se fortalecerá ainda mais com o passar do tempo. Isso está no core da K2. E nisso não se mexe.”
Cristian Amaral – Redator
“A K2. é uma empresa que foi fundada buscando entregar soluções específicas, mas, no aprendizado para a colocação dos seus produtos no mercado, agregou expertises e desenvolveu estratégias, que hoje podem ser aplicadas nos mais diversos segmentos. Daqui a 10 anos será fundamental que tenha ajustado à sua base todas as transformações que ainda estão por vir e seja uma empresa completa.”
Silvio Castro – Publicitário
“A K2. é uma empresa que busca o que há de melhor no mercado, tanto em termos de tecnologia quanto de material humano, para entregar o melhor serviço para seus clientes. A tecnologia embarcada em todos os produtos e plataformas oferecidos certamente credenciam a K2. como uma empresa referência no mercado que atua há 10 anos. O cuidado e a atenção que a equipe oferece a seus clientes é um outro ponto fundamental, pautado nos valores da marca. Vejo a K2. como uma empresa que está sempre atenta ao mercado e às possibilidades que se criam na relação com nossos parceiros, e acredito que isto seja um fator decisivo para os próximos 10 anos.”
Giovanni Mello – CTO
“A K2. é uma empresa jovem, que tem uma equipe multidisciplinar focada em soluções de problemas. Estamos sempre buscando acompanhar e trabalhar com as tecnologias mais atuais, e isso aparece nos depoimentos dos clientes. Tenho certeza que a empresa vai evoluir muito mais, e que daqui 10 anos será um dos principais players do mercado.”
Earle Martins – Estrategista Digital
“A K2., por intermédio da inovação, atende e atenderá seus clientes em congruência com sua consciência ecológica e sustentável, facilitando as conexões, com qualidade e segurança, de um número cada vez maior de pessoas e de empresas. Nesta caminhada tornar-se-á uma empresa de referência no setor, em nível nacional e internacional, contribuindo assim para ampliar a comunicação e encurtar as distâncias.”
Ricardo Vinhas – CEO e fundador