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Ferramenta para webinar: saiba como funciona e quais recursos não podem faltar

ferramenta para webinar: saiba como funciona e quais recursos não podem faltar

Neste artigo, você entenderá como funciona um webinar e verá quais são os recursos obrigatórios de uma ferramenta para webinar profissional.

Se você pensar sobre a atual importância das relações online, fica fácil entender a relevância de uma ferramenta para webinar e qual é a sua utilização.  Conceitualmente, estamos falando de um tipo de videoconferência que usa a Internet para conectar indivíduos (palestrantes/apresentadores e audiência).

>>> 7 motivos para usar a videoconferência em seu negócio.

O nome “webinar” é uma abreviatura da expressão em inglês web based seminar, que significa seminário realizado pela internet. No Brasil também é usado o termo webinário para se referir a este formato de comunicação virtual.

Com a tecnologia da internet, temos a possibilidade de nos conectar em tempo real com pessoas de todo o mundo, sempre que quisermos. O webinar é uma das várias maneiras de fazer exatamente isso.

O que realmente importa é o fato de que os webinars estão mudando a forma como nos conectamos e aprendemos. Entenda mais lendo este artigo até o final.

O que é um webinar?

Em termos práticos, webinar é uma webconferência na qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.

Esse palestrante (host) hospeda o seminário online em uma plataforma e disponibiliza o conteúdo para uma audiência de espectadores, que podem estar em qualquer parte do mundo.

As ferramentas de webinar oferecem recursos interativos que o público pode usar para fazer perguntas e conversar com o host. Muitas pessoas que organizam seminários online incluem sessões de perguntas e respostas no final da transmissão para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

O potencial de uma ferramenta para webinar

Imagine que você queira lançar um novo produto ou reforçar sua autoridade em determinado assunto. Para isso, pretende fazer uma apresentação para o seu público. No ambiente offline (também conhecido como “mundo real”), você teria preocupações como preparar e lotar um auditório, além de todos os detalhes pertinentes a esse tipo de ação.

Com um webinar, você pode escalar exponencialmente a quantidade de pessoas alcançadas, além de gravar o conteúdo dado e dividi-lo em vários formatos para aproveitamento posterior, de acordo com sua estratégia de marketing digital.

>>> Conheça as 17 principais tendências de marketing digital da atualidade.

O próximo tópico se aprofunda na utilização estratégica de um webinar.

Como usar uma ferramenta para webinar

Profissionais usam webinars para fazer apresentações relacionadas a seus negócios e para se conectar com o público de uma maneira mais próxima. Muitos apresentadores de webinários tratam suas transmissões como palestras ou seminários para ajudar a ensinar algo à sua audiência. Alguns também usam webinars para vender seus próprios produtos e serviços.

Além do ensino e da venda, os webinários também são ferramentas úteis para a realização de entrevistas ao vivo com outros profissionais, e este é um aspecto interessante, o qual geralmente atrai mais pessoas.

Simplificando, se você quiser saber algo sobre um determinado tópico de interesse, os webinars são uma das melhores maneiras de expandir seu conhecimento e aprender diretamente com os especialistas. E se você for um especialista, hospedar seminários online pode ser uma ótima forma de ajudá-lo a se conectar com seu público.

Além disso, o webinar gera conteúdos que podem ser reaproveitados para dar origem a outros formatos, como e-books, posts em blogs, infográficos, apresentações no SlideShare, podcasts etc.

Uma dica importante é disponibilizar o conteúdo para quem não o assistiu, pois isso ajuda a reforçar a autoridade e a atrair a atenção da audiência para o seu negócio, além de gerar tráfego para seu site ou blog.

A Resultados Digitais publicou em seu blog um artigo super completo com dicas sobre como planejar e executar um webinar de sucesso, abrangendo desde a estratégia de divulgação até as ações pós-evento.

Como hospedar um webinar?

Se você quiser hospedar seu próprio seminário online, precisará contratar um provedor de serviços de webinar. Como a escolha da plataforma é uma decisão importante, sugerimos que você pesquise as especificidades de cada uma e as compare com as necessidades do seu projeto.

K2.Webinar: a ferramenta para webinar da K2.

A K2. lançou uma plataforma de transmissão ao vivo e webinários de ambiente privado, equipada com chat moderado e a possibilidade de personalização do layout da tela de transmissão, com logotipo e cores de cada cliente.

A K2.Webinar, que comporta tanto transmissões de vídeos ao vivo quanto gravados, por intermédio de uma plataforma profissional, é desenvolvida manualmente para cada contratante.

O sistema foi criado a partir da crescente procura de empreendedores, empresas e corporações de grande porte por ambientes privados que abriguem transmissões de vídeos para seus públicos, de forma estável, segura e habilitada para a interação dos participantes via chat.

Segurança

O ambiente privado é acessado com a identificação de usuário, login e senha, e hospedado em servidor dedicado e escalonável, permitindo assim o número de acessos almejado para o evento.

O login só é possível através da apresentação de email e senha, de modo a evitar o acesso de usuários não autorizados. Só é permitido um acesso por cada login e senha, ou seja, caso estes sejam compartilhados, o acesso simultâneo com os mesmos dados será automaticamente barrado.

Além disso, a ferramenta garante a execução dos streamings ao vivo sem bloqueios, ao eliminar os riscos relativos à derrubada das transmissões por questões de políticas de uso ou direitos autorais, a exemplo do que pode ocorrer em redes sociais como Facebook e YouTube.

Acesso administrativo

É aqui que acontece o cadastro das pessoas que participarão do evento. Os usuários podem ser cadastrados individualmente, com a inserção de informações referentes a nome, email e senha, ou pela importação de listas de usuários em arquivos CSV (ideal para transmissões com número elevado de participantes).

Como funciona para o usuário final

O acesso se dá por intermédio da identificação do usuário, com login e senha. Após o reconhecimento dos dados de acesso, o usuário entra na página da transmissão e do chat, onde os participantes podem enviar mensagens relativas ao conteúdo em questão.

Chat

É possível configurar o sistema para que a aprovação dos comentários seja automática (o usuário escreve e a mensagem já entra no sistema, ficando visível para todos) ou moderada (moderador analisa as mensagens e as publica ou as remove antes que elas apareçam no ambiente dos usuários finais).

Mesmo que o sistema esteja configurado para a aceitação automática, o moderador tem o poder de remover mensagens depois de ser publicadas.

Personalização do visual

A ferramenta permite que a aparência da tela de transmissão seja adaptada à comunicação visual do contratante. Isso inclui imagem de fundo, cores e inserção de logotipo.

A configuração visual da tela é feita pelos profissionais da K2., de modo que o cliente receba a ferramenta pronta para a disponibilização do conteúdo ao seu público.

Mensuração de dados

A K2.Webinar é integrada ao Google Analytics, ferramenta gratuita do Google que monitora a atuação online e provê informações para a definição de estratégias para os negócios. Sendo assim, os contratantes da K2.Webinar têm acesso a todos os dados e métricas disponíveis no Google Analytics.

Sugestões de uso da ferramenta para webinar

Contratação

Como a contratação da K2.Webinar é mensal, diversas empresas estão disponibilizando a gravação de transmissões ao vivo por 30 dias para usuários habilitados com login e senha.

O contrato inicial da ferramenta comporta até 150 usuários. Para públicos maiores, basta fazer um upgrade de servidor.

Quer experimentar de forma gratuita a K2.Webinar? Você pode solicitar uma demonstração gratuita da ferramenta.

Se já realizou webinars/transmissões ao vivo pelas redes sociais, com a nossa ferramenta você sentirá a diferença de usar um ambiente privado, estável e adaptado à sua comunicação visual. Caso esteja planejando fazer seu primeiro webinar, fica aqui o convite para que comece de forma profissional.

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