O formato dos eventos online está se consolidando como o “oficial” quando pensamos em comunicação entre marcas / profissionais e um grande número de pessoas simultaneamente. Até alguns anos atrás, o eventos presenciais é que traduziam essa atividade. Fatores como a economia de recursos, a capacidade de alcance, o desenvolvimento de tecnologias e a necessidade de isolamento social acarretaram a virtualização dos eventos.
Hoje, os profissionais do marketing abraçaram essa mudança e a integraram de forma efetiva em suas estratégias. Empresas ao redor do mundo estão despertando a atenção para o formato. Por isso, convidamos você a entender os motivos que justificam a ascensão dos eventos virtuais, através da apresentação de benefícios atestados pelo mercado.
10 vantagens da realização de eventos online
A seguir, você verá a lista de 10 vantagens da realização de eventos online, elaborada pela Marketo. Você vai entender por que as marcas e os profissionais de marketing estão adorando esse formato. 🔎
1. Eventos online são mais baratos para serem produzidos
Isso é senso comum. Os eventos virtuais custam menos – frequentemente, muito menos – para planejar e executar do que os eventos presenciais. Eles não exigem gastos com viagens, hospedagens ou locação de espaços. Como resultado, seu ROI (Return On Investment – “retorno sobre o “investimento”, em tradução literal) pode ser significativamente maior do que o dos eventos presenciais.
Dica: você pode investir o dinheiro economizado no planejamento de ainda mais eventos virtuais ou até usar uma parte dos seus fundos extras para presentear os participantes com brindes exclusivos.
2. Os eventos online levam menos tempo para planejar e promover
Sem a necessidade de deslocar pessoas, produtos e displays físicos, os eventos virtuais geralmente podem ser realizados mais rápido do que os eventos presenciais. Em média, você precisa de duas a quatro semanas para planejar um evento virtual, em comparação com seis a oito (ou mais) semanas para um evento presencial.
De acordo com o blog especializado em B2B Markletic, em uma pesquisa com quase 3 mil profissionais de marketing, mais da metade disse que é possível planejar um pequeno evento virtual em apenas 2 semanas.
3. É mais fácil encaixar eventos online nos horários dos participantes
Se você tem família e responsabilidades domésticas, lembra muito bem do pesadelo logístico que era viajar para participar de eventos presenciais, certo? 😬
Isso significa que a maioria das pessoas iguais a você acabou comparecendo a bem menos eventos do que gostaria. Agora, com a virtualização do formato, muitas pessoas estão participando cada vez mais de eventos online e, consequentemente, aprimorando suas habilidades profissionais.
4. Eventos online podem conectar você com clientes em potencial de todo o mundo
Com eventos presenciais, a distância é sempre um fator limitante. Já os eventos virtuais podem atrair participantes de todo o mundo, se isso for do seu interesse. Se você é uma empresa global – ou mesmo se está pensando em se tornar uma – a ausência de fronteiras é um grande benefício.
5. Eventos online proporcionam conversas focadas e assertivas
Como o formato virtual é mais barato e permite que você alcance um grupo geograficamente diverso de participantes, a criação de eventos nichados se tornou um negócio bastante lucrativo.
Você pode fincar sua bandeira como expert no assunto e impressionar os clientes em potencial com seu conhecimento aprofundado, distanciando-se dos concorrentes. Além disso, as pessoas que participam de um evento de nicho, com foco restrito, são mais propensas a levar a sério o seu produto ou serviço.
6. Eventos online geram dados e insights valiosos
Se você já organizou eventos presenciais, lembra muito bem da batalha que era fazer com que os participantes preenchessem formulários de pesquisa após o término do encontro. E nós sabemos que as opiniões dos participantes são muito valiosas para as futuras de decisões de marketing e de vendas…
Com eventos virtuais, você obtém uma visão mais granular de como os participantes estão se engajando com a sua mensagem, e de forma muito mais fácil.
7. Eventos online são atraentes para palestrantes de alto nível
É difícil agendar grandes oradores para apresentações porque essas pessoas estão sempre em alta demanda. Aliás, não é fácil conseguir agendar um alto executivo da própria empresa em que você trabalha, especialmente se eles tiverem que viajar para o seu evento. Mas, ao eliminar a necessidade de viagens, você abre muitas possibilidades.
Por exemplo, é muito mais fácil reservar uma palestra virtual de 90 minutos do que uma visita de vários dias. Da mesma forma, as apresentações de eventos online podem ser gravadas com antecedência, o que fornece ainda maior flexibilidade de agendamento para apresentadores concorridos.
8. A facilidade para escalar um evento online é um grande diferencial
A maioria dos eventos presenciais pode ser tão grande quanto o local em que são realizados. Na verdade, muitos deles acabam com longas listas de espera. Já os eventos virtuais podem escalar no tamanho e na velocidade que você precisa – especialmente se você usar uma plataforma de streaming dedicada em vez de um serviço de videoconferência.
9. Eventos online podem evoluir tão rápido quanto seus produtos
Se você precisa comunicar notícias importantes sobre produtos ou serviços à sua audiência – e deseja fazê-lo em um ambiente interativo -, um evento virtual pode ser uma ótima solução. Em vez de esperar até ter muitas atualizações de novos produtos para compartilhar em um único e grande lançamento, você pode experimentar lançamentos mais frequentes e focados.
10. Eventos online podem acelerar a jornada do consumidor
Devido à capacidade de integrar tecnologias de calendário aos seus eventos virtuais, você pode facilmente configurar conversas de acompanhamento enquanto seu evento ainda está acontecendo. Isso significa que você pode qualificar leads mais rapidamente e acelerar sua jornada pelo funil de vendas.
A tecnologia necessária para realizar eventos online
Segundo a Marketo, os eventos virtuais são uma combinação de arte e ciência. É necessário criatividade para bolar tópicos e formatos incríveis que cativem os participantes, mas, além disso, você precisa de tecnologia para planejar, promover e entregar seu evento de maneira eficiente, especialmente se estiver planejando realizar vários eventos ao longo do ano.
De acordo com a Marketo, são seis as soluções de que você precisará para gerenciar um calendário crescente de eventos virtuais:
- Uma plataforma de automação de marketing
- Uma plataforma de webinar interativo / evento ao vivo
- Ferramentas de agendamento para redes sociais
- Chat ao vivo e marketing de conversação
- Uma plataforma de gerenciamento de eventos e workflows
- Ferramentas de atribuição de marketing
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Conheça algumas das suas funcionalidades:
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- Segurança no tráfego de dados
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- Integração com redes sociais…
… entre outros recursos.
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Esperamos que, com essa leitura, você tenha adquirido conhecimentos sobre o quão efetivos podem ser os eventos online para a divulgação ou o reforço de marca do seu negócio. Os dados estão aí para comprovar a força desse formato de vídeo que diariamente vem ganhando popularidade.
Quer tirar uma dúvida ou trocar uma ideia sobre o que você já vem fazendo? Deixe um comentário ou entre em contato conosco! 😀