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Evento ao vivo: aprenda a fazer o plano de marketing

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Conheça as dicas da Sprout Video para organizar as etapas do seu evento ao vivo a partir de um checklist eficiente e, ao mesmo tempo, de fácil implementação. 🎯

Um evento ao vivo pode ser bastante útil para impulsionar um negócio. Só tem um detalhe: o público precisa comparecer!

Segundo a Sprout Video, existem 6 elementos principais que você precisa reunir para promover sua transmissão online de maneira eficaz. E é aqui que entra o plano de marketing para evento ao vivo.

Neste artigo você também vai receber uma sugestão de cronograma para o seu plano de marketing. ✅

Boa leitura!

Elementos do plano de marketing para evento ao vivo

1. Landing page do evento

Um evento ao vivo online requer um site, mini site, portal ou uma landing page (página de destino, em tradução literal) para hospedar a transmissão. Normalmente, essas interfaces contêm informações úteis para os espectadores sobre o conteúdo.

A própria página contém o player da transmissão e, geralmente, o nome do evento e uma breve descrição (obviamente, é possível ser muito mais criativo do que isso 😉).

Você pode criar a página de destino do seu evento de muitas maneiras diferentes. Se você já possui um site ou blog, uma solução simples seria adicionar uma nova página ou uma nova postagem de blog, totalmente dedicada ao evento.

Você também pode usar ferramentas de landing pages para criar uma página de evento personalizada. Por exemplo, a Sprout Video usa a HubSpot; aqui na K2. usamos a RD Station. De qualquer forma, existem inúmeras plataformas de marketing e provedores de landing pages à disposição.

Ao planejar seu evento ao vivo, geralmente esta é uma das primeiras peças do quebra-cabeça que você precisa colocar no lugar. Esse é o lugar para onde você enviará os espectadores para se inscreverem e, posteriormente, assistirem à transmissão.

2. Registro do participante

A menos que já tenha uma lista de participantes (por exemplo, um evento para colaboradores da empresa), você precisará encontrar uma maneira de registrar seus espectadores, para assim poder comunicar as informações fundamentais que antecedem o evento.

👉 IMPORTANTE: você precisa ter uma maneira de enviar mensagens aos participantes, a exemplo de lembretes e convites de agenda, para garantir que eles saibam quando e como acessar  o evento.

A maioria dos provedores de landing pages tem opções de formulários para a coleta de informações do usuário. Você pode inclusive atrelar o acesso à transmissão ao preenchimento de um cadastro.

👉 DICA: certifique-se de segmentar de forma adequada (ou até criar outra segmentação) para os novos usuários cadastrados. Isso facilita o futuro envio das mensagens certas para as pessoas certas.

3. Sizzle Reel

Não existe melhor maneira de promover um vídeo ao vivo do que usar outros vídeos! 😄

O sizzle reel é um tipo de vídeo teaser que serve para prender a atenção do público, gerando curiosidade. O sizzle reel deve mostrar o tópico, palestrantes, ideias ou qualquer coisa que motive as pessoas a se inscreverem.

Você pode compartilhar seu sizzle reel na página de destino do evento, nos seus perfis em redes sociais ou em postagens de blog promovendo a transmissão ao vivo. Essa é uma forma eficaz de envolver o seu público e deixá-lo entusiasmado.

4. Conteúdo para redes sociais

Para ajudar a promover seu evento, você precisará de muito conteúdo para compartilhar nas redes sociais.

A plataforma certa a ser escolhida depende de onde seu público pode ser encontrado. Cada plataforma tem restrições de formatação ligeiramente diferentes. Esse guia da Mlabs com os tamanhos de imagens e vídeos para as redes sociais pode ajudar bastante.

Uma mistura de imagens e vídeos curtos acrescentará variedade ao seu conteúdo e ajudará a chamar a atenção do público. Certifique-se de apresentar vários aspectos do seu evento para atrair pessoas diferentes. Além disso, destaque a data e o horário para garantir que todos saibam quando entrar.

Você precisará de pelo menos duas semanas de conteúdo para promover sua transmissão ao vivo com eficácia. Dependendo da escala e da frequência do evento, você pode optar por promovê-lo nas redes sociais por um prazo maior que duas semanas.

5. Campanhas de email

Para a maioria dos tipos de eventos, as campanhas de email geram uma parte substancial de suas inscrições.

Portanto, coordene seu conteúdo de email com as imagens ou vídeos de suas campanhas de mídia social para dar coesão à divulgação como um todo.

👉 DICA: incorporar vídeos em seus emails pode melhorar o desempenho da campanha. Para ajudar a aumentar as taxas de cliques, você pode usar um código de incorporação para adicionar facilmente o poster frame do sizzle reel à sua campanha de email. Está provado que a inclusão de uma imagem com um botão de reprodução de vídeo melhora as taxas de cliques, e a palavra “vídeo” no assunto do email pode melhorar as taxas de abertura.

Assim como suas postagens em mídias sociais, o timing dos emails promocionais depende da natureza do seu evento e da frequência com que você costuma chegar ao seu público. Ainda assim, você provavelmente precisará começar a promover seu evento com, pelo menos, duas semanas de antecedência.

Lembretes de email

Certifique-se de incluir emails de lembrete em seu plano de marketing para evento ao vivo para garantir que os espectadores registrados apareçam na hora. Normalmente, as 24 horas anteriores e o dia do evento são cruciais para impulsionar o comparecimento.

6. Promoções pagas

Anúncios online são uma das melhores maneiras de ir além do público conquistado e encontrar novos clientes em potencial para o seu evento. Existem muitas opções que valem a pena explorar: promoção de publicações nas redes sociais, podcasts, anúncios de pesquisa etc.

A escolha certa depende do seu orçamento e de seus objetivos para atrair participantes. Eventos maiores, como conferências ou shows, geralmente têm orçamentos de publicidade significativos para campanhas online. Para tomar as decisões mais acertadas, considere os dados demográficos dos usuários e a popularidade de cada plataforma.

👉 Seus anúncios devem ser projetados para enviar tráfego para a página de destino do evento ou para um formulário de inscrição. Certifique-se de adicionar parâmetros UTM às URLs de sua campanha e de habilitar o rastreamento de conversão, se possível, para ajudar a avaliar o desempenho dos anúncios.

Sugestão de cronograma para o evento ao vivo

Dependendo de seus recursos internos, da escala do seu evento e do público, o cronograma pode ser muito diferente. Ainda assim, a estrutura essencial abaixo provavelmente será bastante consistente, mesmo se ocorrerem mudanças no timing.

▶ 6 semanas de antecedência

▶ 4 semanas de antecedência

▶ 2 semanas de antecedência

▶ 1 semana de antecedência

▶ Dia do evento

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Obviamente, nem todos os eventos ao vivo online exigirão todos esses componentes para serem bem-sucedidos. Tudo se resume à natureza do seu evento e à sua conexão com o público.

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