K2. – Solução em Comunicação Digital

Estudo de caso: como usar vídeos para converter novos clientes

estudo-de-caso

O estudo de caso com vídeo é um recurso usado pelas empresas para mostrar o valor de seus produtos e serviços a partir de histórias reais de clientes. Entenda a importância deste tipo de conteúdo para o seu negócio e aprenda como produzi-lo. 

O vídeo é uma ferramenta de vendas poderosa, e usar as palavras de seus clientes satisfeitos torna a mensagem ainda mais eficiente.

Mostrar aos clientes em potencial as experiências de outras pessoas iguais a eles, na forma de vídeo, confere uma qualidade humana ao seu negócio. Os clientes em potencial conseguem ver que seu produto ou serviço realmente cumpre o que você promete, tornando-os mais propensos a fazer negócios com você.

Neste artigo, elaborado a partir de um blog post da Dacast – parceira comercial da K2. – vamos cobrir o básico sobre o uso de vídeos em estudos de caso e mostrar como criar vídeos de depoimento que convertam a audiência em novos clientes.

O que é um estudo de caso com vídeo?

Um  estudo de caso com vídeo é um conteúdo audiovisual persuasivo que as empresas usam para mostrar o valor de seus produtos e serviços, criados a partir de histórias reais de clientes. Esses depoimentos, também conhecidas como testemunhos, dão autenticidade ao conteúdo veiculado.

Para ser considerado um bom estudo de caso com vídeo, a produção precisa…

Estudos de casos com vídeos podem ser criados para praticamente qualquer setor ou tipo de negócio e oferecem uma variedade de benefícios que outros tipos de vídeos e materiais de marketing não podem.

Por que o estudo de caso com vídeo é importante?

Quando você cria e compartilha um estudo de caso com vídeo, ele aumenta a conscientização sobre o impacto de seu produto ou serviço, não apenas os recursos que você enaltece em outros materiais de marketing.

A seguir, veja alguns motivos pelos quais você deve tornar a criação de vídeos de depoimentos de clientes uma parte recorrente da sua estratégia de video marketing

Capacidade de persuasão

Já é interessante contar a seus clientes em potencial como eles se beneficiarão com o uso de seu produto ou serviço, mas as histórias que seus clientes satisfeitos podem contar são muito mais convincentes.

Além disso, estudos mostram que as pessoas retêm apenas cerca de 10% do que leem. Portanto, não importa o quão convincente seja a história que você conta por meio da palavra escrita, seus visitantes não reterão uma boa parte das informações.

Ao comparar isso com uma taxa de retenção de cerca de 95% para os vídeos, é fácil ver por que os estudos de casos com vídeos são úteis para ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios.

Capacidade de engajamento

Para muitos consumidores, ler um artigo é um compromisso de tempo que eles simplesmente não querem assumir. Em vez disso, a grande maioria – 72%, de acordo com algumas estatísticas – prefere assistir a um vídeo contendo as mesmas informações de um artigo escrito.

Ao colocar os depoimentos de seus clientes em um vídeo, você obtém maior engajamento dos visitantes, tornando seus esforços mais eficazes a longo prazo.

Vínculo emotivo

Vídeos de depoimentos de clientes apresentam suas experiências para o público-alvo, ajudando-os a estabelecer uma conexão emocional.

Ser capaz de dar um rosto humano a uma história – especialmente uma que enfoca as maneiras como seus produtos ou serviços ajudaram a pessoa no vídeo – é uma ferramenta poderosa para divulgar seu negócio.

Seu vídeo não precisa impactar imediatamente um espectador para ser uma parte valiosa da sua estratégia de marketing. De acordo com o professor Gerald Zaltman, da Universidade de Harvard, cerca de 95% das decisões de compra estão subconscientemente ligadas às emoções. Então, se seu vídeo pode ocasionar qualquer tipo de resposta emocional positiva em seus espectadores, isso pode levar a um aumento nas vendas.

Versatilidade

Os depoimentos em vídeo são infinitamente úteis em uma variedade de canais de marketing.

Você pode publicá-los em seu site, compartilhá-los nas redes sociais e incorporá-los em emails. Mas você nem sempre precisa usar o vídeo inteiro: edite cenas específicas para utilizar em campanhas de mídia social ou adicionar a outros vídeos de marketing.

Tipos de estudo de caso com vídeo 

Existem três tipos principais de estudos de casos com vídeos que você deve considerar adicionar à sua estratégia de video marketing:

Vídeo de depoimento de cliente

Este tipo de vídeo é uma produção bastante direta e está entre os tipos mais fáceis de estudos de casos para produzir.

Em um vídeo de depoimento de cliente, você faz perguntas aos entrevistados sobre a experiência deles com sua empresa e como isso afetou suas vidas. Como o depoimento exige apenas que você se sente com seu cliente, você só precisa de um local de filmagem e edição mínima para produzir o vídeo.

Vídeo de avaliação de cliente

Semelhante a um vídeo de depoimento de cliente, um vídeo de avaliação simplesmente apresenta um de seus clientes satisfeitos falando sobre seu produto ou serviço.

No entanto, um vídeo de avaliação difere de um vídeo de depoimento porque, em um vídeo de avaliação, seu cliente deve se concentrar mais nos recursos do produto ou serviço que está analisando, em vez do valor que o produto ou serviço oferece a eles.

Este vídeo pode ou não, dependendo de seus planos, incluir filmagens do cliente utilizando seu produto na frente da câmera.

A parte da entrevista requer apenas um local de filmagem e algumas pequenas edições. Se você adicionar imagens do seu produto em uso, a complexidade da filmagem e da edição aumentará.

Vídeo narrativo de estudo de caso

Este é o tipo mais complexo de estudo de caso com vídeo.

Um vídeo narrativo deve incluir entrevistas na câmera e alguns recursos visuais, como o cliente usando seu produto ou sua equipe interagindo com o cliente. Este tipo de vídeo também pode incluir gráficos.

Por ser mais complexo, requer mais tempo de filmagem e maior quantidade de edição.

[TEMPLATE] Como fazer um estudo de caso com vídeo em 10 etapas

Depois de determinar o tipo de vídeo de estudo de caso que deseja criar, é hora de passar para o estágio de planejamento.

Veja a seguir como fazer um ótimo vídeo de depoimento em 10 etapas fáceis.

Pense como o seu cliente ideal

Assim como qualquer outro material de marketing, você precisa planejar o estudo de caso com vídeo  tendo o cliente ideal em mente.

Seja o mais específico possível ao pensar no público-alvo pretendido, pois isso o ajudará a planejar, gravar e editar melhor o vídeo para que tenha o máximo impacto. Isso inclui a identificação de objetivos específicos e pontos de dor de seu cliente ideal, permitindo que você garanta a cobertura desses itens ao gravar o vídeo.

Mesmo que seu produto atraia um público muito amplo, quanto mais focado e restrito você puder definir a segmentação de um vídeo individual, melhores serão os resultados.

Faça as perguntas certas

Para ajudá-lo a desenvolver a mensagem principal de seu vídeo, você precisa realmente entender o problema que seu público-alvo enfrenta e como sua oferta resolve esse problema.

Criar esta mensagem significa que você precisa se fazer várias perguntas, do tipo…

À medida que responde a essas perguntas, começa a emergir um padrão que aponta para um subconjunto específico de seu público, o qual deve ser impactado pelo seu vídeo.

Escolha o cliente certo 

Com a mensagem principal de seu vídeo decidida, a próxima etapa é definir para qual perfil de cliente apresentar sua mensagem.

Para ajudá-lo a restringir sua lista de opções, use os seguintes critérios:

Depois de identificar o perfil do cliente certo para seu vídeo de depoimento, faça o convite para participar. Esse tipo de solicitação é mais adequada quando feita pessoalmente ou por telefone, dando um toque pessoal ao convite (mas, às vezes, um email será suficiente).

Quando você perguntar se ele estaria disposto a participar, seja claro sobre o que você está pedindo que faça, incluindo a quantidade de tempo que ele precisará dedicar ao processo. Responda às perguntas para aliviar suas preocupações e permita que se envolva no processo de planejamento o máximo possível.

Para aqueles que desejam participar, mas podem não conseguir filmar pessoalmente devido à distância ou agendamento, você pode pedir que gravem seus depoimentos em vídeo e enviem para você.

Planeje seu vídeo

Parte do que torna um estudo de caso com vídeo tão atraente é a história que ele conta.

Isso requer um tempo para planejar o arco da história, de modo que tudo faça sentido.

Ao planejar seu vídeo, lembre-se dos quatro estágios a seguir:

Introdução do personagem: o “personagem” central de seu vídeo deve ser o cliente cujo depoimento você está apresentando. Certifique-se de que a história contada ressoe com o seu público. Embora você também possa incluir outras pessoas em seu vídeo, ainda assim  deve haver um personagem central que é o foco.

Estabeleça conflito: seu vídeo precisa apresentar um conflito que sua empresa ajudou o cliente a superar. Esse conflito será o principal ponto de dor que trouxe o cliente à sua empresa, o problema que ele procurava resolver.

Explique a solução: a solução mostra aos seus espectadores como seu produto ou serviço ajudou a resolver o problema do cliente. Mesmo que a narrativa da história do seu cliente deva ser o centro do seu vídeo, apoiar o que ele está dizendo com dados e estatísticas torna o conteúdo mais eficiente.

Forneça uma resolução: depois de mostrar como resolveu o problema do seu cliente, você precisa fornecer para quem está assistindo ao vídeo uma maneira de agir por conta própria. Se você deseja que eles agendem uma chamada, preencham um formulário ou comprem um produto, certifique-se de que seu vídeo termine com uma chamada para a ação clara e a indicação das próximas etapas.

Faça entrevistas de teste

Agora que você planejou o arco do vídeo, é aconselhável gravar uma série de entrevistas de teste com seus clientes.

Esses vídeos darão uma ideia melhor das respostas que você obterá na câmera quando estiver realmente gravando o vídeo e podem ajudá-lo a definir melhor o roteiro. Além disso, esses vídeos são uma forma de ajudar a familiarizar seu cliente com as perguntas que você fará e como ele pode responder a essas perguntas de uma forma amigável para a câmera.

Sempre que possível, conduza essas entrevistas de teste pessoalmente ou por meio de um software de videoconferência para acostumar o entrevistado a responder perguntas para uma câmera.

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer nas entrevistas de teste:

Escreva o roteiro

Você não precisa ser um profissional para escrever um ótimo roteiro de vídeo de depoimento de clientes. Na verdade, é provável que você seja mais adequado do que um estranho para escrevê-lo, devido ao seu conhecimento íntimo do que atraiu o seu cliente.

Usando o arco de história que você planejou e as entrevistas de teste que conduziu como guia, coloque a caneta no papel e escreva o roteiro do seu vídeo.

Lembre-se de que você não precisa ser prolixo para ser eficaz. Na verdade, a maioria dos consumidores prefere vídeos curtos.

Se você está preocupado com a duração final do seu vídeo, edite conforme necessário para obtê-lo dentro do limite de tempo que você está almejando.

Adicione estatísticas e fatos

A história do seu cliente é uma ferramenta de marketing poderosa, mas a capacidade de adicionar fatos e dados sobre como seu produto ou serviço os ajudou amplifica o impacto.

Conforme você está escrevendo e revisando seu roteiro, procure pontos onde possa adicionar fatos e números fornecidos por você ou pelo seu cliente. Essas informações devem estar relacionadas a como seu produto ou serviço ajudou a aumentar as vendas, as conversões de clientes ou alguma outra ação mensurável.

Embora você possa apenas ler esses números durante o vídeo, eles ficarão mais gravados na mente dos espectadores se você colocá-los na tela de alguma forma. Considere colocar um gráfico ao lado do cliente enquanto ele fala sobre as estatísticas ou adicionar um gráfico durante a pós-produção.

Escolha o seu local de filmagem

O ideal é escolher um local que não seja chato visualmente, mas também não tão movimentado ou barulhento, a ponto de desviar a atenção do assunto do vídeo.

A indústria em que seu cliente trabalha também pode ajudar a determinar o local da filmagem. Se ele for advogado, filmar em seu escritório pode ser o ideal. Para quem tem um trabalho mais ativo, como construção, filmar ao ar livre pode fazer sentido.

Não se esqueça dos detalhes no dia da gravação

Conforme você conclui o planejamento do vídeo de depoimento de seu cliente e passa para o estágio de filmagem, aqui estão algumas coisas a serem lembradas:

Onde usar um estudo de caso com vídeo

Depois que seu vídeo for filmado e editado, você precisa pensar em como exibi-lo para seus clientes em potencial.

A boa notícia é que os estudos de casos com vídeos são incrivelmente versáteis, permitindo que você os use em uma variedade de esforços de marketing.

Algumas maneiras de utilizar seu novo vídeo de depoimento corporativo incluem:

Conclusão

Criar um vídeo cativante e envolvente com o foco no cliente pode ajudá-lo a vender seus produtos e serviços com mais facilidade para novos públicos. Seus clientes atuais podem contar ótimas histórias que farão eco a outras pessoas que enfrentam problemas semelhantes.

Embora planejar e gravar seu próprio estudo de caso com vídeo possa parecer assustador no início, com um pouco de tempo e planejamento você conseguirá criar um material que será útil para uma variedade de propósitos de marketing e que ajudará a aumentar suas vendas.

Se você está procurando uma plataforma de vídeo que o ajude a armazenar, organizar e compartilhar seus vídeos de depoimentos de clientes, experimente a plataforma de vídeos da K2.

Você pode agendar uma demonstração gratuita guiada para entender o funcionamento da ferramenta e como ela pode ajudar o seu negócio.

Convite feito. 🙂