K2. – Solução em Comunicação Digital

Como fazer streaming de vídeo ao vivo pela Internet

Como fazer streaming de vídeo ao vivo pela Internet

Neste artigo, vamos examinar um tópico básico e cada vez mais importante: como fazer streaming de vídeo ao vivo pela Internet. Como você deve saber, essa é uma questão chave para os negócios na atualidade.

O vídeo on-line está crescendo de forma explosiva. As horas de visualização de audiovisual na Internet aumentaram 114% em 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior. E a transmissão ao vivo está compondo uma parte crescente desse conteúdo.

Neste post, adaptado de um artigo da DaCast, examinaremos o assunto a partir da perspectiva de um profissional com pouca ou nenhuma experiência em transmissão ao vivo. Nosso objetivo é fornecer uma base sólida para o entendimento do streaming de vídeo ao vivo pela Internet. Isso ajudará você a se sentir mais confiante para selecionar a plataforma de vídeos on-line mais adequada aos seus propósitos.

Primeiro, discutiremos como várias empresas, escolas e instituições estão usando vídeos on-line ao vivo. Em seguida, veremos como configurar e transmitir ao vivo pela Internet. Por fim, mostraremos algumas práticas recomendadas.

Por que e como fazer streaming de vídeo ao vivo pela Internet como um negócio

Simplificando, o streaming de vídeo ao vivo se refere ao conteúdo que é transmitido em tempo real pela Internet. Hoje em dia, o vídeo on-line ao vivo é mais popular do que nunca. É uma poderosa mídia, e a tecnologia tornou a transmissão ao vivo de alta qualidade mais fácil do que nunca. Em 2019, há uma ampla gama de soluções de streaming para atender às diversas necessidades de transmissão.

Sendo assim, o que o vídeo ao vivo pode fazer por você? Claro, há uma infinidade de respostas a essa pergunta, dependendo do seu negócio. No entanto, não há dúvidas: os tempos estão mudando. A partir de 2015, jovens millennials (com idades entre 14 e 25 anos) começaram a assistir a mais vídeos em aparelhos digitais do que na televisão. Em suma, o futuro do vídeo não é via TV, e sim on-line.

Introdução aos aplicativos de streaming ao vivo para os negócios

Nas palavras do guru de marketing Neil Patel, “O streaming ao vivo é acessível e benéfico para todos, e é hora de você começar a usá-lo.” No mesmo sentido, o Social Video Forecast da Animoto sugere que 76,5% dos profissionais de marketing e de pequenos negócios obtêm resultados com videomarketing. Sendo mais exato: os profissionais de marketing que usam vídeos experimentam um crescimento de receita 49% mais rápido.

O mercado de streaming de vídeo está previsto para valer US $ 70,5 bilhões até 2021. A transmissão ao vivo representa a maioria desse crescimento.

Em geral, a maior parte do conteúdo OTT (Over The Top – conteúdo de áudio, vídeo ou outra mídia, vendido direto para o consumidor via streaming) é monetizada por meio de assinaturas (como a Netflix). No entanto, a publicidade é outra forma popular de rentabilizar vídeos ao vivo. No terceiro trimestre de 2015, as visualizações de anúncios aumentaram 113% para o vídeo ao vivo. Desde então, esses números continuaram a subir rapidamente.

Segmentos de mercado de streaming de vídeo ao vivo

Todos os tipos de negócios relativos a OTT, mídia e entretenimento estão se envolvendo com vídeo ao vivo. No mercado esportivo, por exemplo, empresas como a DAZN passaram das filmagens nas arquibancadas para acordos bilionários com ligas esportivas.

O streaming de vídeo ao vivo também se tornou cada vez mais popular entre os seguintes segmentos:

Como fazer streaming de vídeo ao vivo

Usando a atual tecnologia, é fácil alcançar um público global instantaneamente. Comparado a uma década atrás, o streaming de vídeo ao vivo é mais fácil, mais acessível e requer menos equipamentos. Da mesma forma, quase todos podem assistir ao vivo de qualquer lugar do mundo. As únicas barreiras reais são o idioma e o fuso horário.

Agora, vamos analisar três elementos necessários para transmitir vídeos ao vivo pela Internet: equipamentos, hospedagem/entrega e fluxo de trabalho (workflow).

1. Equipamento necessário

Primeiro, para configurar uma transmissão ao vivo básica é necessário apenas alguns equipamentos: uma câmera, um microfone, uma conexão com a Internet e um encoder (codificador). Todos estes itens  são provavelmente auto-explicativos, exceto o encoder.

Para contextualizar, o encoder é um dispositivo de software ou hardware que transcodifica um vídeo em um formato adequado para transmissão ao vivo.

>>> Leia um artigo aprofundado sobre encoders.

No nível mais básico, um smartphone ou tablet pode atender a esses requisitos com um único dispositivo. No entanto, a qualidade desse tipo de transmissão ao vivo é geralmente inferior. Por essa razão, transmissões ao vivo de alta qualidade geralmente são configuradas usando o mesmo equipamento básico, mas com dispositivos de melhor qualidade:

2. Hospedagem e entrega

Em seguida, você precisará de um provedor de streaming ao vivo. Estes são frequentemente referidos como OVPs (On-line Video Platforms – Plataformas de Vídeo On-line).

Uma OVP hospeda e entrega suas transmissões ao vivo e outros arquivos de vídeo para os espectadores. Além disso, essas soluções de hospedagem de vídeo e transmissão ao vivo oferecem vários outros recursos. Por exemplo, aqui na K2.Live oferecemos as seguintes funcionalidades aos nossos usuários:

>>> Saiba o que é streaming de baixa latência.

3. Fluxo de Trabalho (Workflow)

Agora, vamos percorrer um fluxo de trabalho básico. Na maioria dos contextos, você pode seguir este processo para configurar uma transmissão ao vivo com êxito. Claro, você pode precisar modificá-lo para suas circunstâncias específicas. No entanto, os princípios básicos ainda são válidos para a maioria dos cenários de streaming.

  1. No local, configure suas câmeras e microfones. Nós sempre recomendamos o uso de tripés para manter a estabilidade.
  2. Em seguida, escolha um local central para que seu encoding/mixagem ocorra. Configure seu computador neste local. Seu operador deve estar aqui para controlar a transmissão, bem como alternar entre diferentes ângulos de câmera, iniciar gráficos e animações etc.
  3. Depois que o encoder estiver configurado, pegue os cabos para conectar todo o seu equipamento. Agora, ligue tudo e verifique se está funcionando corretamente.
  4. Em seguida, escolha as configurações corretas do encoder para sua transmissão.
  5. Neste ponto, conecte seu encoder à sua plataforma de vídeo on-line através do menu de configurações.
  6. Por fim, configure um stream ao vivo de teste, transmita-o em modo privado e certifique-se de que as configurações de vídeo, áudio e transmissão estão corretas.
  7. Agora, incorpore (embede) um player de vídeo ao vivo em seu website ou em qualquer outro lugar que você queira transmitir.
  8. É isso aí! Lance sua transmissão ao vivo assim que você estiver pronto.

Práticas recomendadas e dicas para streaming de vídeo ao vivo

Antes de encerrar o artigo, vamos adicionar algumas práticas recomendadas e dicas finais.

Como você deve saber, o HLS é atualmente o formato dominante de streaming de vídeo. Isso se deve em parte porque o HLS é um formato nativo para celular. Recomendamos o streaming HLS, mas lembramos que a entrega de RTMP para o host de streaming ainda é o método mais comum e compatível.

>>> Já escrevemos um artigo completo sobre o protocolo HLS.

A criação de aplicativos para dispositivos móveis tem o potencial de aumentar enormemente sua base de assinantes. Até o momento, o uso de aplicativos para dispositivos móveis aumentou 69% com relação ao ano anterior. Na verdade, você pode usar as APIs e os SDKs da K2.Live para criar aplicativos móveis com facilidade.

Por enquanto, o codec H.264 é o padrão para vídeos on-line. Com isso em mente,  recomendamos o seu uso no streaming de vídeo ao vivo. Os sucessores HEVC/H.265, AV1 e VVC não são comercialmente viáveis ou ainda não estão prontos para uso.

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha apresentado a você uma boa noção de como transmitir vídeos ao vivo pela Internet. Por um lado, o processo é relativamente simples. Para as partes mais desafiadoras, você pode pesquisar os materiais do nosso blog ou fazer contato conosco para obter mais suporte.

A K2.Live é um serviço de streaming de vídeo ao vivo rápido e seguro, o qual atende a uma grande variedade de empresas.

Quer ver como nossa plataforma pode impulsionar o seu negócio? Clique abaixo para iniciar o processo de inscrição em nossa avaliação gratuita de 30 dias.

QUERO TESTAR DE GRAÇA A K2.LIVE!