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Como criar uma estratégia de inbound marketing: táticas e técnicas

estratégia de inbound marketing

Organizar uma estratégia de inbound marketing é uma tarefa complexa, mas certamente não é impossível. Aprenda neste artigo como dar os primeiros passos e a identificar se os seus esforços estão na direção certa.

Aperfeiçoar sua estratégia de marketing é importante (se não crucial) para obter sucesso online e conectar-se ao público de maneira significativa. As etapas que envolvem o brainstorming, a produção, a publicação e a manutenção da estratégia da sua marca são a espinha dorsal de uma boa campanha de marketing.

Então, como exatamente você pode ter certeza de que sua estratégia de inbound marketing está à altura?

Antes de mergulharmos nas táticas que você pode usar para fortalecer sua presença digital, elencadas pelo Learning Hub | G2, primeiro precisamos definir o que é uma estratégia de inbound marketing e descrever por que ela é importante.

O que é uma estratégia de inbound marketing?

Estratégia de  inbound marketing é a curadoria e o gerenciamento do conteúdo que você cria e compartilha com o público. Essa estratégia norteia como atrair os consumidores e os métodos que você usa para mantê-los voltando para eventualmente convertê-los em clientes.

Um ramo do inbound marketing é o marketing de conteúdo, mas é importante distinguir suas diferenças.

O inbound marketing refere-se à forma como você retém seus visitantes e os transforma em clientes fieis, enquanto o marketing de conteúdo é uma subseção do inbound marketing, a qual se concentra em tipos específicos de conteúdo e na maneira como você os distribui.

Neste artigo, falaremos sobre como e por que o inbound marketing funciona, bem como uma infinidade de técnicas que você pode implementar e que ajudarão a fortalecer a comunicação do seu negócio daqui para frente.

Estratégia de inbound marketing: explicação

Nos primórdios do marketing e da publicidade, era comum utilizar o outbound marketing (ou marketing offline), uma subseção do marketing de massas, para segmentar o público. No entanto, a “segmentação” não acontecia realmente: era mais como “publicar o conteúdo para todos, independentemente de eles estarem interessados em um produto ou não”.

Hoje, essa forma de marketing, sozinha, não funciona mais. Agora que carregamos o mundo em nossos smartphones, os consumidores estão pesquisando antes de fazer uma compra. O mercado é grande e continua a se expandir; portanto, o desejo de garantir a compra do produto certo é mais prevalente do que nunca.

>>> O novo marketing e a sinergia entre as práticas online e offline

Como o inbound marketing funciona

Na era atual das redes sociais, faz sentido que o inbound marketing esteja mais em ressonância com os consumidores do que o ountbound marketing. Ao invés de as marcas levarem conteúdo vago para as massas, o inbound marketing se apoia na produção de conteúdo direcionado que atrai os consumidores a procurá-los.

Os meandros do inbound marketing são o que faz a técnica funcionar. Primeiro, o conteúdo criado (postagens em blogs, vídeos, infográficos etc.) atrai estranhos para se tornarem visitantes. Esses visitantes chegam às suas páginas de destino (landing pages) ou podem clicar em uma chamada para a ação (CTA – Call To Action).

A partir daí, eles entram no funil de compras e se tornam leads, possivelmente se inscrevendo na sua lista de e-mails e optando pela oportunidade de receber mais conteúdo de você. Aqui é onde eles se tornam clientes, passam a confiar na sua marca e começam a promovê-la por conta própria. Um estranho se torna “evangelizador da marca” por causa do inbound marketing.

Esse formato já funcionou para empresas em todo o mundo e está sendo constantemente usado por algumas das marcas de maior sucesso.

>>> Inbound marketing: um guia para iniciantes.

Vamos nos aprofundar em algumas táticas que você pode implementar para o reforço da sua estratégia de inbound marketing.

Identifique seu público

Para delimitar seu público-alvo, você precisa entrar em contato com seus seguidores nas redes sociais. As pessoas que já o seguem são os exemplos que você deseja segmentar ao produzir conteúdo.

O inbound marketing trata da criação de conteúdo útil para os consumidores que estão procurando uma resposta. A resposta deles é o seu conteúdo (e, no final, o seu produto).

Estude suas analytics

O desenvolvimento de uma forte estratégia de marketing começa com conhecer para quem você está comercializando. Analise seu Facebook Analytics, Instagram Analytics, Twitter Analytics e até seu YouTube Analytics, caso sua marca se concentre no conteúdo de vídeo.

O acesso a esses dados (que são completamente exclusivos da sua marca) pode ajudá-lo a descobrir os interesses do público, os hábitos de mídia social e quais formatos de conteúdo serão melhor utilizados para alcançá-los.

Veja o Instagram, por exemplo. Apenas olhando suas analytics, você pode ver em que o seu público está interessado e usar essas informações para ajudá-lo a segmentar e se conectar melhor a ele.

Crie uma persona

Uma ótima maneira de entender seu público e garantir que você esteja constantemente pensando nos interesses dele é criar uma persona (representação fictícia do cliente ideal de um negócio).

Depois de estudar suas analytics e chegar a um consenso sobre quem é seu cliente típico, você pode começar a criar a persona da sua marca.

Nota: Você pode desenvolver personas ligeiramente diferentes para cada uma das suas contas de mídia social, mas sempre mantenha uma presença de marca forte e reconhecível em todas as plataformas. A consistência da marca é fundamental para o marketing. Se um cliente conhece sua marca no Instagram e percebe uma discrepância entre sua personalidade no Twitter, isso pode causar desconfiança e prejudicar seus esforços de marketing a longo prazo.

O objetivo de criar uma persona é ter um ponto de partida para o brainstorming de novas campanhas de marketing. Ao criar postagens no blog, editar uma série de vídeos ou esboçar uma nova newsletter por email, você pode consultar esses “clientes” para garantir que seus esforços de marketing estejam alinhados com os desejos e necessidades do público.

Não se esqueça de ajustar continuamente essas personas à medida que seu público muda ao longo dos anos. Mantê-las atualizadas ajudará você a permanecer no caminho certo.

Escolha um formato de conteúdo

É hora de consultar a declaração da missão da sua marca. Qual é o objetivo do seu negócio? O que você traz para a mesa e por que as pessoas deveriam lhe dar atenção? Conhecer seu objetivo é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing.

Assim, você sabe por que sua marca existe e por que as pessoas devem se importar. Você também conhece seu público e tem um bom entendimento  sobre quem ele é e o que deseja.

Chegou a hora de escolher um formato de conteúdo.

Ao manter os pontos acima em mente, esse formato precisa fazer sentido . Digamos que você tenha uma empresa de softwares que deseja criar tutoriais detalhados para seus clientes. Provavelmente, o conteúdo do vídeo vem à mente quando você faz um brainstorming sobre qual formato utilizar.

É importante garantir que a maneira como você produz seu conteúdo faça sentido tanto para a missão da sua marca quanto para os hábitos de consumo do seu público-alvo.

Há uma variedade de formatos de conteúdo que você pode utilizar:

De infográficos a podcasts, passando por webinars, as opções que você tem ao criar conteúdo são vastas.

Se você possui uma empresa de equipamentos audiovisuais, a produção de seu próprio podcast pode ser uma ótima maneira de despertar o interesse de seus clientes. Produzir o podcast oferece entretenimento gratuito. Você pode até lançar algumas leituras rápidas de anúncios para seus produtos. Fazer isso é uma maneira menos invasiva de comercializar para eles e cria um senso de confiança entre você e seu cliente.

Utilize um calendário de redes sociais

Depois de ter uma ideia sólida do que você produzirá, tente usar um calendário de redes sociais para ajudá-lo a organizar seu conteúdo. Planejar uma programação de postagens com antecedência pode poupar uma boa quantidade de estresse quando a rotina está tumultuada.

Considere os guest posts

Guest posts = conteúdos trocados entre dois parceiros, de modo que cada blog publique material produzido pelo outro.

Uma técnica diferenciada que ganhou força entre os profissionais de marketing é a arte dos guest posts. Se sua empresa administra um blog, tirar proveito das conexões que você já possui em sua rede pode ajudá-lo a produzir mais conteúdo para o seu público, com apenas alguns backlinks.

Ao oferecer a opção de outros escritores para postar em seu blog, você fornece conteúdo adicional ao seu público, além de promover relacionamentos com lideranças do setor. Aumentar a quantidade de conteúdo oferecido significa maiores chances de mais pessoas encontrá-lo, além de um empurrão para se estabelecer como autoridade em um assunto.

Não esqueça que você também pode postar em outro blog. Quando você compartilha suas ideias em outro site, pode linkar de volta o seu conteúdo e fazer com que as pessoas acessem seu blog.

Resumindo, o mundo do guest post serve para ajudar seus colegas profissionais de marketing de conteúdo e ser ajudado de volta.

Pense sobre SEO

O SEO faz parte do marketing de conteúdo há bastante tempo e deve ser uma das primeiras técnicas para você prestar atenção ao otimizar seu site. Às vezes, as boas práticas de SEO são confusas para entender e geralmente demoram um tempo para serem ajustadas, mas quanto mais você tentar, melhor será sua capacidade de otimização.

Por exemplo, o SEO pode ajudar você a direcionar uma quantidade significativa de tráfego para o seu site, bem como a capturar clientes em potencial. Aprender como o SEO afeta o tráfego, leads e conversões é um ótimo lugar para começar como iniciante.

O “entupimento” de palavras-chave também pode afetar negativamente o SEO no seu site. Quanto mais você adicionar palavras-chave em massa a qualquer artigo ou parte do conteúdo, maior será a probabilidade de o Google desconsiderar seu site como crível.

O uso da palavra-chave apropriada com as palavras-chave de suporte pode fazer a diferença entre aparecer na primeira página de resultados ou na 67ª, por exemplo.

Conclusão

Agora que abordamos algumas das principais técnicas para fortalecer sua estratégia de inbound marketing, você pode testá-las, acompanhá-las e executá-las.

Conheça seu público, crie uma persona alvo, decida qual formato (ou formatos) de conteúdo você usará e veja o que funciona melhor para você. Afinal, seus próprios dados exclusivos são o melhor indicador de como você deve abordar sua estratégia.

Inbound marketing é um assunto que cativa a todos os integrantes da K2. Por isso, será um prazer continuar essa conversa com você. Entre em contato conosco para trocarmos ideias sobre a estratégia mais adequada para o seu negócio.