A automação de marketing, além de facilitar processos, capacita as organizações a prever com mais precisão o ROI (retorno sobre o investimento) de suas campanhas de engajamento. A pergunta “Essa iniciativa de marketing tem potencial para obter sucesso?” pode ser respondida com um retumbante SIM por empresas que têm acesso aos dados certos de seus clientes.
Antes de avançarmos neste artigo, elaborado a partir de conteúdos da Marketo e da MarTech, vamos conceituar o elemento central da nossa conversa.
O que é automação de marketing?
Segundo a salesforce, automação de marketing é a tecnologia que gerencia processos de marketing e campanhas multifuncionais, em vários canais, automaticamente.
“Com a automação de marketing, as empresas podem direcionar os clientes com mensagens automatizadas por e-mail, web, redes sociais e texto. As mensagens são enviadas automaticamente, de acordo com conjuntos de instruções chamados workflows (fluxos de trabalho). Os fluxos de trabalho podem ser definidos por modelos, personalizados do zero ou modificados no meio da campanha para obter melhores resultados“, complementa o artigo.
Feitas as devidas introduções, a partir de agora vamos focar na importância da automação de marketing para as equipes de criação.
Para esses profissionais, o engajamento de uma marca com o seu público é uma tarefa praticamente onipresente.
Por isso, o artigo da Marketo afirma que é fundamental manter isso em mente:
👉 Os melhores planos de engajamento contêm estratégias comprovadas. As iniciativas devem ser testadas, medidas e validadas como bem-sucedidas antes da implementação completa.
Daí complementa a afirmação anterior com uma reflexão interessante:
“Todos nós podemos aprender com nossos fracassos, mas não é muito mais emocionante construir a partir dos nossos sucessos?” 😀
Segundo a Marketo, os insights históricos e preditivos do comportamento do cliente, obtidos por meio de plataformas de automação de marketing, garantem que as equipes de criação gastem seu tempo em campanhas de engajamento e produzam resultados finais valiosos. Quando as equipes entendem que a automação reduz muito a probabilidade de seu trabalho árduo ter resultados insuficientes, o entusiasmo naturalmente aparece.
Assim, a energia criativa bem gasta se comporta como um acelerador que alimenta iniciativas futuras.
Com os benefícios das campanhas otimizadas, as equipes deveriam estar motivadas pela implementação da automação de marketing em sua organização. Mas por que, seguidamente, isso não acontece na prática? 🤔
Porque, na maioria das vezes, é a equipe criativa que está tendo mais dificuldade para se familiarizar com os benefícios da automação.
O artigo da MarTech intitulado The marketing leader’s case for arming creative teams with technology explica por que essa tecnologia pode ser frustrante para algumas equipes criativas:
“Essa exasperação ocorre porque o ambiente moderno de marketing digital aumentou a demanda por conteúdo criativo.”
O autor do artigo, Alex Withers, explica que a automação de competências para a criação de campanhas geralmente vem com o custo compensador de uma carga de produção aumentada para a equipe criativa:
“Os negócios aumentaram as vendas, assim como o marketing com tecnologia sofisticada que impulsionou a eficiência – mas também aumentou a necessidade de mais conteúdo para combinar com a expansão dos canais e estágios diferenciados da jornada do comprador.”
Por isso, é fundamental ajudar sua equipe criativa a ver que a automação de marketing tem o potencial de trazer mais do que apenas um aumento da carga de trabalho.
Na verdade, quando os fluxos de trabalho em seu sistema de automação são bem executados, eles podem tornar a vida mais fácil para todos os membros de sua equipe.
A seguir você verá três maneiras de ajudar as equipes de criação a entender a automação de marketing como um de seus maiores aliados.
A automação de marketing pode melhorar o fluxo de trabalho da equipe de criação
No artigo da MarTech, Withers mostra como o aumento da velocidade com que as equipes de marketing podem produzir campanhas eficazes está inclinando a balança para equipes de criação sobrecarregadas:
“Consequentemente, a equipe criativa, encarregada de atender a essa demanda, muitas vezes fica presa no gerenciamento de cargas de trabalho em crescimento exponencial, classificando e-mails e planilhas para entender mais solicitações em prazos mais curtos.”
Um dos benefícios da automação de marketing é que os materiais podem ser centralizados e as permissões de visualização podem ser definidas. Isso significa que as partes interessadas estão olhando e dando feedback aos mesmos materiais de campanha (como design, copywriting e mockups em HTML, por exemplo) em tempo real. Eliminar várias iterações e cadeias de resposta de e-mail enquanto o criativo está sendo revisado é uma grande economia de trabalho – e de energia emocional.
Os templates ou temas de design também podem ser centralizados para que parte do processo de criação da campanha inclua a pré-seleção de elementos gráficos carregados. Isso não é viável para todas as campanhas, mas usar modelos contínuos para e-mails de alto volume e campanhas para celular pode liberar o tempo da sua equipe.
A automação de marketing produz melhores briefings
A automação de marketing fornece à equipe um framework para trabalhar durante as sessões de criação. Isso a habilita a vir para a mesa com uma ideia clara sobre quem desejam engajar, bem como quais são as necessidades e preferências do cliente.
Eliminar as suposições antes de uma sessão de brainstorming significa que uma parte maior do que sai do processo colaborativo é aplicável. Assim, quando sua equipe começar o processo com insights sobre o envolvimento do cliente em mãos, você poderá contar com briefings mais completos.
Quando a direção da equipe criativa está correta, o vaivém entre ela e o gerenciamento da campanha também é significativamente reduzido. Briefings escritos de forma clara eliminam as suposições dos redatores de conteúdo e designers gráficos, os quais precisam compreender o público-alvo. Além disso, dados do usuário final também auxiliam os profissionais de UX (User Experience – Experiência do Usuário) e desenvolvedores da web a trabalharem com mais assertividade.
A automação de marketing pode levar a equipe de criação para o próximo nível
O artigo da Harvard Business Review chamado Selling the Brand Inside faz um ótimo trabalho ao resumir como a liderança pode usar a mudança para estimular sua empresa:
“Em certos momentos de inflexão, quando a empresa passa por algum desafio ou mudança fundamental, os funcionários buscam um direcionamento e são relativamente receptivos a essas (novas) iniciativas. Esses momentos podem criar energia positiva ou negativa – entusiasmo por novos programas ou boatos improdutivos ”.
Assim, a implementação – ou relançamento – de sistemas de automação de marketing em uma organização pode ser vista como uma oportunidade para inspirar criatividade. Por isso, é aconselhável incentivar as equipes de marketing e de criação a dar uma olhada nas empresas que já estão usando essa tecnologia e obtendo resultados interessantes.
Conclusão
Segundo a definição da salesforce, “a automação (de marketing) tem tudo a ver com a simplificação de um mundo de negócios que está se tornando muito complexo e rápido“.
Esse conjunto de ferramentas tem uma missão central: agilizar e simplificar algumas das práticas mais demoradas das versões modernas de marketing e vendas.
Ainda de acordo com a salesforce, boas ferramentas de automação ajudam as empresas a…
- identificar seu público;
- projetar o conteúdo certo;
- acionar processos automaticamente com base em programações e comportamento do cliente.
Imagine colocar a rodar uma campanha inteira ou implementar uma estratégia de marketing digital sem ter que pressionar manualmente “enviar” em cada e-mail, mensagem, campanha ou postagem criada…
E o principal: ao automatizar processos repetitivos, você libera a equipe de criação para fazer a sua especialidade: CRIAR!
Outra coisa: atualmente, a ideia de escalar um negócio sem a automação de processos é simplesmente inconcebível. Perder tempo e energia com tarefas manuais vai fazer com que o seu negócio fique para trás na corrida do mercado.
Se você ainda não entrou no mundo da automação de marketing, comece a pensar no assunto com carinho. Para planejar o futuro com clareza de visão, é preciso antes masterizar a execução das tarefas do presente. E é exatamente essa condição que as ferramentas de automação proporcionam. 😉