K2. – Solução em Comunicação Digital

As vantagens dos vídeos longos: um guia para iniciantes

as-vantagens-dos-videos-longos-um-guia-para-iniciantes

Engana-se quem acha que os vídeos longos não têm espaço nos disputados períodos de atenção do público. Dependendo do objetivo da sua mensagem, eles inclusive são mais eficientes em transmiti-la para a audiência certa. E nunca esqueça: quem quer se aprofundar em um assunto não vai se satisfazer com vídeos de 30 segundos ou menos.

O conteúdo de vídeo online está se tornando cada vez mais importante no mundo profissional. Os usos para esta mídia são praticamente infinitos.

Quando os proprietários de empresas e produtores de conteúdos pensam em incorporar vídeos em suas estratégias de marketing, muitos partem automaticamente para os formatos mais curtos, do tipo que você vê nas redes sociais. No entanto, o consumo de conteúdo de vídeo de formato longo está aumentando de forma consistente. Produzir esse estilo de vídeo traz muitos benefícios e pode ser usado de várias maneiras.

Neste artigo, embasado em um blog post da Dacast, vamos dar a você um resumo de todos os elementos que importam na produção de vídeos longos. Abordaremos rapidamente o que é o vídeo de formato longo e como ele se compara à alternativa de formato curto, para depois mergulharmos nos usos na prática desse tipo de conteúdo.

Para fechar o artigo, veremos algumas informações executáveis sobre como distribuir conteúdo de vídeo de formato longo em diferentes cenários.

Vamos começar? 👇

O que são os vídeos longos?

Como o nome já indica, esse tipo de conteúdo apresenta uma duração média mais extensa do que outros vídeos usados para fins semelhantes. O vídeo de formato longo vem aumentando sua expressão no marketing digital, à medida que os números de engajamento e conversões mostram que há público para conteúdos que demandam maior tempo de atenção.

Esse tipo de vídeo pode ser usado em vários departamentos e servir a uma variedade de finalidades.

Duas marcas importantes que comprovaram a eficácia do uso de vídeos longos são os TED Talks e o guru do marketing Gary Vee. Cada uma deles tem a sua presença digital marcada por vídeos de 20 a 30 minutos.

Eles têm como alvo dois públicos diferentes, mas o princípio básico por trás de ambos é o mesmo: cada um dos seus vídeos é envolvente e entrega valor.

Além do fato de que os vídeos longos são eficazes para construir marcas, atingir novos públicos e envolver seu público atual, eles estão em tendência de crescimento por alguns outros motivos.

O vídeo online está mais acessível do que nunca. Graças à padronização dos players de vídeo HTML5, a maior parte dos conteúdos pode ser acessada basicamente em qualquer dispositivo habilitado para a Internet.

Acontece que os vídeos longos usam muitos dados para realizar um stream. Felizmente, a conexão com a internet está mais acessível do que nunca, já que muitos planos de celular agora vêm com dados ilimitados. Para aqueles que não têm planos de dados ilimitados, o aumento da acessibilidade do Wi-Fi preenche em parte essa carência.

>>> Você sabe como funciona o streaming de vídeo e áudio?

Vídeos curtos vs. vídeos longos

Não há limite oficial entre a duração que caracteriza um vídeo curto e um vídeo longo. Já a página de suporte de anúncios do Google informa que 10 minutos é a linha que separa os dois. Outras emissoras e profissionais de marketing dizem que 2 minutos já é um limite razoável.

É tudo relativo. Por isso, se os vídeos que você cria normalmente têm poucos minutos de duração, vídeos com 8, 10 ou até 20 minutos seriam considerados longos.

Além da diferença de duração, o conteúdo de vídeo dos formatos curto e longo variam de algumas maneiras diferentes.

Quando você tem 60 segundos ou menos para transmitir sua mensagem, toda informação deve ser rápida e incisiva. A criação desse estilo de conteúdo é popular nas redes sociais.

Anúncios, especialmente nas redes sociais, quase sempre são de curta duração. A maioria é limitada a 30 segundos, mas alguns podem durar até 5 segundos.

Se você está tentando tirar proveito de períodos curtos de atenção, um vídeo de formato curto é uma boa opção. No entanto, se você está procurando criar uma peça que seja mais valiosa e orientada para o engajamento, os vídeos longos podem funcionar melhor.

Muitos criadores de conteúdo usam uma combinação de vídeos curtos e longos. Por exemplo: mesmo que o vídeo completo tenha 20 minutos de duração, você pode pegar clipes de 30 segundos e reaproveitá-los nas suas redes sociais. Dessa forma, você está colhendo os benefícios dos dois tipos de conteúdo de vídeo.

Usos dos vídeos longos

Existem diversos usos para os vídeos longos no mundo profissional. Várias empresas e empreendedores os usam para criar e estreitar relações com públicos dispostos a investir tempo no consumo de conteúdos.

Vamos dar uma olhada nas principais estratégias relacionadas a este formato.

Vídeo marketing para vídeos longos

Muitas empresas usam vídeos longos como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo. Para obter os melhores resultados, você deve respeitar alguns pontos cruciais. Em primeiro lugar, o seu vídeo deve ser valioso do início ao fim. Corte fora o que for supérfluo.

O vídeo deve ser envolvente. Seu público precisa sentir que você está conversando com ele. Incorpore perguntas em seu script, mesmo que sejam retóricas. Faça seus espectadores pensarem criticamente e, especialmente, estabeleça uma conexão entre sua oferta e as necessidades deles.

Além disso, você precisa ter certeza de que o conteúdo reforça sua marca. Há muito conteúdo na internet, então você precisa se sobressair ao barulho e fazer sua voz ser ouvida. Dê seu toque único a tudo o que você tem a dizer.

Seja totalmente intencional com o seus vídeos longos. É preciso um pouco de esforço para produzir uma peça mais extensa. Por isso, certifique-se de que todas as informações sejam apresentadas estrategicamente. Mantenha o seu público e as necessidades dele em primeiro plano, sempre.

SEO para vídeos 

SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Motores de Buscas, em tradução literal) é uma técnica de marketing que otimiza o conteúdo da web para classificar palavras-chave específicas em mecanismos de pesquisa. O SEO para vídeos aplica essa técnica ao conteúdo audiovisual em particular.

Alguns especialistas em SEO sugerem que os vídeos longos podem realmente melhorar o seu ranqueamento no Google, pois geralmente são criados para promover o engajamento.

Ao otimizar seus vídeos para uma boa classificação nos motores de buscas, certifique-se de usar palavras-chave direcionadas nos títulos, metadados e descrições. Além disso, otimize o conteúdo que compartilha a página com o vídeo incorporado.

O objetivo aqui não é apenas aumentar o tráfego e as visualizações, mas também trazer leads qualificados para o seu site. Por isso, escolha suas palavras-chave estrategicamente.

Pitches de vendas

Algumas empresas usam conteúdo de vídeo de formato longo para vendas. Nesses casos, o vídeo é usado para apresentar ofertas, demonstrações de produtos e pitches de vendas.

O vídeo longo é especialmente valioso quando você se relaciona com um cliente potencial (um lead “morno”) que está quase fechando negócio. Você pode preparar todas as informações relevantes para levar o processo adiante em um vídeo esclarecedor e de fácil acesso .

Pitches de vendas e demonstrações de produtos às vezes são feitos ao vivo e arquivados automaticamente para reprodução sob demanda. A maneira como você aborda isso depende totalmente da sua estratégia, dos seus objetivos e dos público específicos.

Materiais de treinamento

O conteúdo de vídeo de formato longo é valioso para uso interno, especialmente quando se trata de construir uma plataforma de treinamento. Você pode criar vídeos para a integração de novos funcionários e tutoriais para diferentes tarefas administrativas, por exemplo.

Ter esses vídeos detalhados ajuda a reduzir os custos de treinamento de pessoal. Além disso, eles também são úteis quando os administradores tiram licenças inesperadas e outra pessoa precisa assumir suas tarefas.

Em geral, o vídeo de formato longo serve como uma ferramenta poderosa para manter as coisas funcionando, sem depender do conhecimento de qualquer pessoa específica para concluir as tarefas.

Streaming as a Service (streaming como um serviço)

Plataformas OTT como Netflix, Disney + e Prime Video usam o streaming como um modelo de serviço que vende acesso a conteúdo de vídeo de formato longo. Pay-per-view e assinatura são duas maneiras pelas quais as emissoras monetizam esse tipo de plataforma.

>>> O Guia Profissional para Monetização de Vídeos

O entretenimento é provavelmente o tipo mais popular de conteúdo de vídeo de formato longo. No entanto, quando se trata de negócios, esse caso de uso não é relevante, a menos que você esteja vendendo streaming como um serviço.

O modelo de streaming como serviço também é usado para transmitir vídeo de formato longo por educadores e instrutores. Educadores independentes (normalmente não afiliados a instituições credenciadas) criam cursos e palestras, os quais podem cobrir qualquer tópico, e os veiculam em plataformas especializadas.

Muitos instrutores de fitness usam streaming ao vivo e vídeos longos sob demanda para transmitir aulas de ginástica. Essa tendência se tornou particularmente popular quando as academias fecharam durante a disseminação da COVID-19.

A tecnologia de vídeo OTT deu aos adeptos do fitness a capacidade de treinar com seus instrutores favoritos em casa, e assim permitiu que as academias gerassem receita mesmo com as portas fechadas.

As transmissões de fitness são monetizadas de forma muito semelhante aos vídeos para entretenimento. Alguns usam assinaturas e pay-per-view, e outros usam anúncios patrocinados.

Como distribuir os vídeos longos

Existem várias maneiras de distribuir conteúdo de vídeo de formato longo. No nível profissional, você deve hospedar seus vídeos em uma plataforma de vídeo profissional. A partir daí, você pode incorporar o player de vídeo em seu site ou aplicativo.

Como você distribuirá seu vídeo dependerá de seus objetivos e do público. Por exemplo, se você estiver distribuindo conteúdo interno, seu vídeo provavelmente será protegido por senha. Você pode enviar emails aos usuários autorizados com as credenciais para acessá-los. No caso de você estar  usando vídeo para fins de vendas, provavelmente adotará uma abordagem semelhante.

Para fins de marketing e branding, sua estratégia de distribuição provavelmente incluirá várias coisas. Seu objetivo é exibir o conteúdo para o maior número possível de espectadores verdadeiramente interessados. Para isso, você deve usar SEO para vídeos, marketing de mídia social, email marketing e anúncios pagos.

Plataformas de mídia social como Youtube, Instagram, Twitter e Facebook são ótimos lugares para compartilhar clipes curtos do seu vídeo longo, contendo um link para visualizar o conteúdo inteiro em seu site.

Se você está construindo uma plataforma onde vende acesso ao seu conteúdo, promover a ferramenta como um todo com anúncios pagos é uma boa maneira de começar.

Devido à natureza deste modelo, é provável que haverá muitas parcerias e colaborações envolvidas. Mesmo se você estiver trabalhando com produtores e diretores independentes, você pode contar com eles para promover a plataforma para seus públicos também.

Conclusão

É comum ouvirmos por aí que ninguém assiste a vídeos longos. Essa afirmação é infundada. Há público para ambas as durações dos conteúdos. O que muitos não se dão conta é que o tempo de permanência em uma página é um dos fatores de ranqueamento do Google. Por isso, ter materiais que retenham a atenção da audiência por períodos mais prolongados é uma forma eficaz de aumentar a autoridade do seu site e, consequentemente, ser percebido pelo Google como fonte de conteúdos relevantes para o público.

Independentemente do tipo de negócio que você tenha, vídeos longos podem ser extremamente úteis. Documentar processos internos, construir confiança com o público existente, ampliar seu alcance e enviar pitches de vendas são apenas a ponta do iceberg.

Há muito espaço para a criatividade com os vídeos longos. Por isso, a forma como ele se encaixa em seu negócio será diferente de como se encaixa em outros.

Para aproveitar ao máximo seu conteúdo de vídeo de formato longo, é provável que, em algum momento, você precisará da ajuda de uma plataforma profissional de vídeo online, equipada com ferramentas para hospedagem e de fácil incorporação de novos vídeos, entre outros recursos.

Se você quiser ver tudo o que uma ferramenta dessas pode oferecer na prática – e sem compromisso -, agende conosco uma demonstração gratuitaTalvez você encontre tudo o que estava precisando, e até obtenha novas ideias com os recursos que nem imaginava existir.