Usar o aplicativo móvel como peça importante da sua estratégia de marketing é uma forma eficiente de atrair o público-alvo, reter clientes, aumentar as vendas e promover a fidelidade à marca. Conheça as dicas da altcraft para fazer com que seu app proporcione experiências gratificantes para o seu público, sejam elas relacionadas a vendas ou atendimento.
Hoje, o celular é tudo! Como a maioria das pessoas está ligada o tempo todo a seus telefones, o mobile marketing é uma maneira eficiente de se comunicar com os clientes e promover produtos e serviços. Por isso, as empresas devem adaptar suas estratégias de marketing para acompanhar os avanços tecnológicos. E isso significa usar o aplicativo móvel como um canal de marketing.
A vantagem final do marketing para aplicativo móvel é que você atinge o público-alvo não tanto por dados demográficos, mas pelos seus comportamentos. Por esse motivo, você pode criar mensagens mais personalizadas que permitem atrair o cliente e direcioná-lo por meio do funil de vendas.
Diferença entre marketing de aplicativo móvel e mobile marketing (marketing móvel)
O mobile marketing é qualquer marketing que ocorra em um dispositivo móvel, incluindo marketing de aplicativo móvel e o marketing de SMS.
Já o marketing de aplicativo móvel é um termo menos geral, o qual envolve a criação de campanhas de marketing para se comunicar com os clientes desde o momento em que eles baixam o aplicativo pela primeira vez.
Usar os aplicativos móveis como um canal de marketing oferece a conveniência de compras direto no aplicativo, o que aumenta a probabilidade de compras repetidas.
Benefícios de um aplicativo móvel para as empresas
Sua empresa deve ter um aplicativo? 🤔
De acordo com a altcraft, não há outra resposta para esta pergunta além de um retumbante SIM.
Isso porque os aplicativos móveis oferecem oportunidades valiosas de marketing que ajudam você a alcançar e envolver seu público-alvo.
Aqui vão alguns benefícios dos aplicativos móveis para empresas:
1. Maior envolvimento do cliente
Se há uma coisa que as pessoas apreciam em uma empresa é um ótimo atendimento ao cliente. E o aplicativo móvel é um canal de comunicação direto.
💡 Às vezes, a única diferença entre um lead e uma conversão é a rapidez com que os clientes podem acessar informações valiosas e obter uma resposta.
Além do suporte, os aplicativos móveis são ótimos para coletar feedback dos clientes, uma vez que é mais provável que eles deixem um comentário ou façam perguntas se o processo for fácil, rápido e conveniente.
2. Marketing mais direcionado
Ter um aplicativo móvel significa que você pode alavancar o marketing baseado em dados rastreando os comportamentos de compra para aprimorar suas estratégias de marketing e recomendar produtos que você sabe que seus clientes irão gostar.
Isso significa que suas campanhas de marketing são muito específicas para clientes individuais. Com os aplicativos móveis, você pode alcançar os clientes em tempo real com um marketing extremamente direcionado, com maiores chances de sucesso.
3. Tire vantagem da onipresença dos dispositivos móveis
Outra vantagem do marketing de aplicativos é que os usuários carregam seus dispositivos aonde quer que vão. Assim, você pode usar serviços baseados em localização para oferecer descontos ou promoções aos clientes com base na proximidade de uma loja.
O funil de marketing do aplicativo móvel
Só por que você tem um aplicativo, não significa que suas taxas de conversão aumentarão automaticamente. É crucial entender os funis de marketing de aplicativos móveis para que você possa atrair clientes para sua empresa e ganhar sua fidelidade.
De acordo com a altcraft, o funil de marketing de aplicativos móveis tem 4 fases principais:
Conscientização
O objetivo aqui é atrair usuários direcionados ao seu aplicativo, e sua estratégia é focar seus esforços de marketing em canais onde seus usuários costumam se reunir. Você pode aumentar a conscientização em torno da marca por meio de mídia social, publicidade paga e sites de análise de aplicativos.
Conversão
Uma conversão é qualquer ação realizada por um cliente que agrega valor monetário ao seu negócio. Normalmente ocorre quando um usuário baixa seu aplicativo e cria uma conta para fazer uma compra nele.
Relacionamento com o cliente
Essa é a parte em que você incentiva os clientes a voltarem sempre. Caso contrário, seu aplicativo será só mais um a ocupar espaço nos smartphones. Utilize notificações push e mensagens para chamar a atenção deles e mantê-los abrindo seu aplicativo.
Retenção
Mantenha seus clientes satisfeitos por meio de programas de fidelidade e ofereça recompensas por responderem a pesquisas. Lembre-se de que é mais caro atrair um novo cliente do que reter um cliente fiel.
💡 A chave para o marketing de sucesso é criar uma jornada de compra perfeita para os clientes. É por isso que todos os seus canais de comunicação – de mídia social a SMS e marketing de aplicativos – devem trabalhar juntos para entregar uma mensagem consistente, destinada a capacitar o consumidor.
Como criar o aplicativo móvel definitivo para os negócios
É tudo uma questão de branding ( gestão da marca) + experiência do cliente. 🎯
Os melhores aplicativos de negócios são aqueles facilmente identificáveis e fáceis de usar. Sem um branding eficiente, os clientes não acharão seu app atraente o suficiente para fazer o download. Tenha isso em mente: sua marca comunica instantaneamente o que os clientes devem esperar de você e determina o grupo demográfico das pessoas que você atrai.
Estes são os dois maiores erros que você pode cometer ao criar um aplicativo móvel, segundo a altcraft:
- não definir o objetivo real do aplicativo;
- projetar uma interface de usuário ruim.
Faça uma pesquisa de mercado para determinar se seus clientes realmente precisam do seu aplicativo e para que o usariam. Talvez investir em um design mais responsivo para o seu site seja um investimento melhor para você. Do contrário, é crucial garantir que seu aplicativo preencha uma lacuna em sua estratégia de marketing.
💡 Uma interface de usuário ruim prejudicará o marketing do seu aplicativo móvel. Os consumidores não têm tempo nem paciência para usar uma interface lenta e entediante para fazer uma compra ou interagir com sua equipe.
Já uma boa experiência do cliente pode realmente garantir o sucesso do seu empreendimento, permitindo que você desenvolva melhor seus leads.
Então, resumindo…
Segundo a altcraft, atrair o público-alvo, reter clientes, aumentar as vendas e promover a fidelidade à marca são tarefas que qualquer empresa tem de enfrentar. E, desde que feito e conduzido do jeito certo, um aplicativo móvel pode ajudar nestes desafios.
A K2. pode facilitar o processo de decisão, tanto produzindo um aplicativo móvel personalizado quanto aconselhando a sua estratégia de marketing.
Tire todas as suas dúvidas entrando em contato conosco. Essa conversa não tem custos ou compromisso, mas pode clarear a visão sobre os próximos passos do seu negócio,
Convite feito. 😃