K2. – Solução em Comunicação Digital

Vídeos do Instagram: as melhores maneiras de usar as opções em seus esforços de marketing

Vídeos do Instagram: como usá-los em seus esforços de marketing

Se você não estiver usando todos os recursos de vídeos do Instagram para promover seu negócio, os esforços da sua campanha provavelmente não atingirão seu potencial pleno.

Mais e mais empresas estão usando as várias opções de vídeos do Instagram para expandir suas marcas e, como resultado, estão alcançando um público muito maior. Simplesmente postar fotos de seus produtos não é mais suficiente – se você não estiver usando vídeos, poderá descobrir que sua marca se perderá entre aqueles que dedicaram tempo para se concentrar na diversificação da abordagem de conteúdo.

Aqui estão algumas dicas para capacitar você a maximizar o uso das opções de vídeo do Instagram, o que ajudará a colocar sua estratégia de negócios no caminho certo.

Posts de vídeos do Instagram

Um dos benefícios mais significativos da postagem de vídeos do Instagram é que seus clipes começarão a ser reproduzidos automaticamente quando as pessoas estiverem percorrendo seus feeds. Por isso, é essencial que os primeiros segundos de seu vídeo atraiam a atenção, o que ajudará você a fazer com que os espectadores permaneçam para assistir ao clipe inteiro.

O compartilhamento de postagens em vídeo no seu perfil servirá para atrair tanto seus seguidores atuais quanto potenciais futuros seguidores. De maneira ideal, você pode usar esses clipes para ajudar a divulgar a marca e impulsionar o interesse pelos produtos ou serviços. Essa pode ser uma opção extremamente bem-sucedida, quando os vídeos são criativos e as hashtags apropriadas estão sendo usadas.

Aqui estão algumas dicas sobre como usar melhor as postagens em vídeo no Instagram.

Destaque produtos ou serviços

Um vídeo no Instagram que destaca um produto ou serviço deve ser divertido e criativo. Escolha uma imagem de capa que convença as pessoas a assistirem ao clipe e mantenha seus vídeos focados em um único assunto para manter a atenção (nota: os vídeos do feed do Instagram estão limitados a 60 segundos de duração).

Os vídeos mais bem sucedidos são aqueles que oferecem informações sobre um único produto ou serviço, dando breves detalhes sobre recursos e opções. Depois de postar alguns desses tipos de vídeos, os visitantes do seu perfil devem ter uma ideia clara do que a sua marca faz quando visitam a página no Instagram.

Compartilhe comerciais curtos

Criar comerciais curtos para a sua página do Instagram pode ser uma ótima maneira de apresentar de uma forma criativa seus produtos ou serviços. Os comerciais mais bem-sucedidos evocam um nível de emoção dos espectadores e tendem a ser mais longos do que um clipe que destaca um único produto.

Crie vídeos explicativos (how-to – como fazer)

Os vídeos explicativos estão em alta hoje em dia, e podem ser incorporados a praticamente qualquer negócio. A indústria da beleza, em particular, aproveitou o uso desse tipo de vídeo para promover suas ofertas.

Instagram Stories

As stories do Instagram são o melhor lugar para informações temporárias, mas também podem ser colocadas na seção “Destaques” da sua página para preservá-las pelo tempo que desejar. Vídeos de stories podem ser usados para uma série de propósitos promocionais.

Aqui estão alguns exemplos de como você deve usar esse recurso.

Compartilhe ofertas por tempo limitado

Sua loja está promovendo uma venda? Você tem um código de cupom para compartilhar? Este é o lugar para compartilhar tais coisas. Use uma hashtag para permitir que outros entrem no negócio ou o torne exclusivo para seus seguidores.

Muitas marcas optam por essa maneira para dar a seus seguidores acesso antecipado a vendas, a fim de recompensar aqueles que participaram da história de sua marca. Como esse é um acordo temporário que você está compartilhando, ele não precisa aparecer na sua timeline.

Ofereça informações sobre a sua marca

As pessoas tendem a comprar produtos de empresas com as quais se sentem conectadas, e uma das melhores formas de criar essa conexão é oferecendo informações sobre sua empresa através das stories.

> Vídeos verticais: a nova forma de produzir e consumir conteúdo audiovisual

Você pode mostrar ao público o seu projeto e processo de fabricação, bem como os rostos por trás desses trabalhos. Se você o seu negócio é uma operação de uma única pessoa, pode oferecer ao público uma espiada em como funciona o seu dia a dia. Ver você preparando produtos para enviar pode tornar a experiência de compra muito mais pessoal e fazer com que seus clientes voltem.

Vídeos ao vivo do Instagram

Ao transmitir um vídeo ao vivo do Instagram, é melhor promovê-lo com antecedência para alcançar o máximo de divulgação sobre o evento e permitir que os espectadores interessados participem. Mesmo que os vídeos ao vivo possam ser visualizados mais tarde e salvos no seu perfil (se você escolher), um dos principais benefícios é poder interagir com aqueles que assistem em tempo real. Por isso, a conscientização é fundamental.

Aqui estão algumas dicas importantes sobre como usar o Instagram Live para o marketing da sua marca.

Envolva o seu público

Como observado anteriormente, uma das principais razões pelas quais as pessoas assistem a vídeos do Instagram Live é a participação em eventos interativos. Com seus espectadores tendo a capacidade de fazer perguntas e comentários, essa é a oportunidade perfeita para oferecer um tutorial ou workshop. As informações que você compartilha devem estar relacionadas ao seu setor e a algo em que você é especialista, para que possa lidar com todas as perguntas que as pessoas poderão lhe fazer.

Colete emails

Outra maneira divertida de interagir com seu público-alvo é com uma sessão de perguntas e respostas ao vivo. Você pode abri-la para permitir que as pessoas façam perguntas sobre qualquer assunto que desejem ou você pode optar por mantê-la mais específica.

Você também pode pedir a seus seguidores que enviem perguntas com antecedência, o que permite que você colete seus endereços de email para futuras campanhas de marketing (certifique-se de ter permissão para usar os emails dessa maneira).

Lance novos produtos

Você também pode despertar interesse para um novo produto ao lançar um teaser via Instagram Live – se conseguir atiçar a curiosidade das pessoas, elas provavelmente começarão a seguir seu perfil para que não percam quando o produto for lançado.

> Como se faz uma transmissão ao vivo: o guia completo

Conclusão

Saber qual será a abordagem do seu próximo vídeo no Instagram é apenas a primeira etapa. Também é importante entender como criar uma estratégia de videomarketing e aplicá-la ao que você decidir postar no Instagram.

Mas não há um caminho definitivo para o sucesso quando se trata de marketing de mídia social. Entenda que terá que brincar com ideias diferentes para descobrir o que funciona melhor para você e sua marca.