Produzir vídeos de vendas não é um ciência complexa, mas há algumas coisas que você pode fazer para melhorar a sua qualidade e o seu impacto. Conheça as 4 práticas que você deve seguir para atrair/manter a atenção dos espectadores e levá-los a entrar em ação.
Quanto mais esforço você investir em seus vídeos de vendas, maiores serão os dividendos que eles pagarão. Isso é uma certeza de mercado.
As melhores práticas para criar vídeos de vendas eficazes variam dos mais simples (não grave em um ambiente escuro) até as mais avançadas (crie seus vídeos de acordo com uma persona específica).
Segundo a Vidyard, existem quatro principais práticas recomendadas para vídeos de vendas que você deve seguir para atrair/manter a atenção do espectador e levá-lo a agir. É isso que veremos a partir de agora.
Não é preciso muito para começar. Então aproveite as dicas e mantenha este guia por perto para quando estiver pronto para produzir seus vídeos de vendas.
1. Acerte no básico da produção
Eis uma prática recomendada que definitivamente não deve ser ignorada em seus vídeos de vendas: você precisa ter certeza de que é visto, ouvido e levado a sério.
Você não precisa de equipamentos sofisticados ou toneladas de treinamento em produção para fazer vídeos de vendas. Contanto que você mantenha os seguintes princípios clássicos de filmagem em mente, seus vídeos serão eficientes.
Use a melhor iluminação disponível
A iluminação natural é a melhor e, na maioria das vezes, gratuita. Grave vídeos em frente a uma janela de manhã e à tarde para evitar luz forte. Se você usar uma sala de conferência como um estúdio de gravação, certifique-se de que ela tenha iluminação suave.
Obtenha o som mais claro possível
Grave em um espaço relativamente silencioso ou use fones de ouvido com microfone para diminuir os sons de fundo. Se você ainda estiver recebendo muita interferência sonora, tente usar um aplicativo de cancelamento de ruído como o Krisp.
Escolha seu local de gravação com cuidado
Qualquer plano de fundo serve. Parte do apelo dos vídeos personalizados é o fato de conterem imperfeições autênticas.
Se o plano de fundo é exageradamente produzido e parece um set de filmagem, isso pode causar o efeito inverso. Da mesma forma, uma parede branca é erro na certa, pois, além de não dizer nada, o vídeo se torna chato.
Tente adaptar o plano de fundo à situação e sempre desempenhe o seu o papel na frente da câmera. Se você está vendendo um software corporativo, não grave na sua cozinha vestindo pijama enquanto seu gato derruba coisas do balcão atrás de você.
A agência Punch! leva a sério os planos de fundo ao preparar espaços para sua equipe de vendas gravar. Todas as salas de conferência em seu escritório ostentam papéis de parede diferentes, projetados para atrair cada tipo de persona, a exemplo de painéis de madeira e latão para startups e cubículos mais sóbrios para grandes empresas.
Mesmo que a abordagem Punch! seja atraente, ela não é um pré-requisito para começar. Um bom plano de fundo pode ser tão simples quanto encontrar um espaço organizado com um pouco de interesse visual, como uma parede texturizada ou um escritório movimentado.
2. Capture a atenção com miniaturas (thumbnails) animadas
À medida que mais representantes de vendas usam vídeos para vender, eles elevam o nível do que é considerado criativo. Isso começa com a miniatura do vídeo.
Essa é opinião de Ryan O’Hara, VP de Growth da LeadIQ:
“Você precisa realmente impressionar os clientes em potencial e dar a eles um motivo para se envolver, e isso começa com sua imagem em miniatura. Usar um GIF animado pode aumentar suas chances de chamar a atenção deles. Considere gravar na frente de um local interessante ou – meu favorito – criar uma história no vídeo e se divertir com isso. Se você está sendo você mesmo e se conectando de uma maneira mais casual, os clientes em potencial podem sentir, e isso os deixa à vontade. Ponto para você.”
Certifique-se de responder às seguintes perguntas:
- A miniatura deixa os prospects curiosos?
- Isso cria a expectativa de algum valor oculto no vídeo?
- É tão instigante que o público precisa saber mais?
Uma maneira fácil de capturar a atenção é com o movimento, a exemplo dos GIFs, que são naturalmente atraentes e podem contar uma história.
3. Seja sempre interessante
Uma vez que seu vídeo está rodando, você precisa manter o interesse do espectador.
Só porque eles clicaram não significa que eles vão ficar. Por isso, você tem que ir direto ao ponto, dizendo o que eles vão obter do vídeo ou fazendo perguntas relevantes e investigativas.
Acima de tudo, continue experimentando. Realize competições em sua equipe para ver quem consegue criar a maneira mais criativa de transmitir uma mensagem eficaz e ao mesmo tempo divertida.
4. Adapte seu vídeo e sua mensagem à persona
Apesar de ser um conselho antigo, essa é uma prática de vendas consagrada:
Sempre mostre que você fez sua lição de casa. Não entre em contato com clientes em potencial fazendo perguntas que você poderia facilmente ter respondido olhando o site deles.
Se você falar sobre seu produto, faça-o no contexto dos seus desafios e o que isso significa para eles pessoalmente.
Aqui está um modelo simples para garantir que seus vídeos de vendas em estágio inicial mantenham o foco nas necessidades da persona:
▶️ Por que eles? Nos primeiros cinco segundos do seu vídeo, atraia o ego do cliente em potencial. Deixe-o saber que esta não é uma mensagem genérica qualquer e por que é do interesse dele continuar assistindo.
Ex: Entrei em contato porque você recentemente compartilhou um artigo fantástico…
▶️ Por que você? Explique como você vai agregar valor ao negócio deles. Não fale de recursos, e sim de benefícios. Seja claro sobre os vantagens oferecidas. O objetivo é convencê-los a agendar uma ligação ou reunião, então deixe-os com pelo menos algumas perguntas remanescentes.
Ex: Podemos ajudá-lo a contratar melhores colaboradores na metade do tempo…
▶️ Por que agora? Explique o timing de forma convincente.
Ex: Os cargos estão ficando cada vez mais difíceis de preencher e o inevitável congelamento de contratações no quarto trimestre está chegando…
▶️Chamada à ação: em termos tão específicos quanto possível, sugira uma data e hora para conversar ou se encontrar.
Ex: Você pode conversar nesta quinta-feira (21 de abril) às 16h? Vamos agendar. Meu calendário aparecerá no final deste vídeo.
Resumindo os vídeos de vendas…
Aqui vai o conselho final da Vidyard:
“Gerentes de vendas, unam-se ao pessoal do marketing para criar modelos de vídeo que reflitam com precisão cada um dos interesses de suas personas. Façam com que alguns de seus principais representantes de vendas demonstrem como o modelo deve ser usado e salve-os em sua biblioteca de vídeos de treinamento de vendas“.
Como dissemos no início do texto, produzir vídeos de vendas eficientes e marcantes não precisa ser a coisa mais complicada do mundo, especialmente agora que você tem este guia das quatro práticas essenciais prontinho para ser usado a qualquer momento.
Caso você tenha ficado com dúvidas sobre qualquer parte do conteúdo – ou se você já está se virando, mas não tem certeza se esse é o melhor caminho -, deixe um comentário abaixo ou entre em contato. Nossa equipe de especialistas em video marketing está pronta para ajudar. 💪