K2. – Solução em Comunicação Digital

Vídeos de entrevistas: aprenda como produzir

videos-de-entrevistas

Aprenda como produzir vídeos de entrevistas que prendam a atenção da audiência (seja ela de clientes ou de gerentes) a partir do cuidado com elementos básicos como locação, iluminação, áudio, enquadramento e b-roll.

Às vezes, os vídeos de entrevistas não funcionam da maneira que você esperava. Pode haver mau tempo ou o entrevistado não poder comparecer na última hora. Talvez a iluminação esteja ruim ou alguém tenha esquecido algo fundamental para a filmagem. Ou talvez você comece a editar a filmagem e pense: “Putz… essa é uma entrevista chata”. 😬

Não temos controle sobre a Mãe Natureza, mas certamente há coisas que você pode fazer para produzir entrevistas que as pessoas realmente queiram assistir. E tudo volta ao básico: localização, iluminação, áudio, enquadramento e b-roll*.

* Segundo o site da 42 Filmes, b-roll significa o “rolo B” dos filmes, ou seja, a filmagem de cenas de preenchimento para o vídeo principal, que é o “rolo A”.

Ao longo desta postagem, originalmente publicada pela SproutVideo – parceira de tecnologia da K2. – examinaremos cada um desses aspectos básicos da filmagem para ajudá-lo a melhorar seus próximos vídeos de entrevistas.

De volta aos fundamentos do cinema

É raro que uma gravação de vídeo seja absolutamente perfeita. Mas, independente do desafio, é trabalho do cineasta juntar as peças e fazer algo que um cliente ou um gerente goste de assistir.

Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de vídeos de entrevistas. Você pode controlar a iluminação e a atmosfera (mais sobre isso daqui a pouco) e pode usar suas habilidades naturais para deixar o entrevistado confortável e encorajá-lo a emitir respostas melhores. Mas isso é apenas um começo.

Pense na melhor entrevista que você já viu. Se você assistir à filmagem bruta, sem edições, há uma boa chance de você não aguentar 5 minutos de vídeo. É muito fácil perder o interesse quando um projeto não é o mais emocionante para filmar e editar.

Tudo nessa lista pode parecer uma parte elementar do cinema. Mas, às vezes, os elementos básicos são coisas que tomamos como certas. Tudo o que você precisa é de um truque simples para obter novas ideias. E o que poderia ser mais simples do que versões modificadas dos truques mais antigos da cartilha?

É o que veremos a seguir na nossa lista de dicas para a realização de vídeos de entrevistas que atraem a atenção da audiência.

Não fique obcecado pela locação

Uma das maiores reclamações sobre entrevistas é onde elas são filmadas. Na maioria dos casos, você estará em um espaço de escritório, mas suas locações podem variar.

Se você se concentrar nos desafios do local, poderá corrigir demais ou, pior, desistir de tentar lidar com isso e colocar um “curativo” na pós-produção.

É aqui que entra a ideia de “fazer do limão uma limonada”. E o design do cenário será o seu limão favorito para usar, porque ele oferece pelo menos um pouco de controle criativo.

💡O espaço está um pouco cheio? Encontre qualquer coisa que não esteja pregada e mova-a. Está muito vazio? Pegue emprestado adereços de qualquer outra sala que você possa acessar. Você usa iluminação ou equilíbrio de branco para criar um tom ou guiar o olhar do espectador, mas ainda precisa estabelecer interesse visual nos primeiros quadros do vídeo.

O lamentável é que nem sempre você terá a oportunidade de explorar um local e escolhê-lo de antemão. É por isso que você precisa se concentrar em encontrar um bom local para um projeto assim que chegar ao set.

… mas seja obcecado pela iluminação

Se você estiver trabalhando com um cliente, a iluminação é aquilo que você não pode abrir mão. Nem sempre é fácil explicar o conceito para alguém, mas a forma como você ilumina uma cena literalmente dá o tom de toda a produção.

A boa notícia é que você não precisa de milhares de dólares em equipamentos para ter uma boa configuração de iluminação para entrevistas, mas você vai precisar usar as ferramentas que possui, seja seu próprio equipamento ou janelas próximas.

Aproveite a iluminação natural sempre que possível. Se você não conseguir um local com boas janelas, use sua própria iluminação para recriar um efeito natural.

💡 Aqui vai uma dica extra: ao colocar as luzes do lado de fora das janelas, você pode ganhar tempo antes que o clima ou a iluminação mudem. O conjunto consegue manter seu aspecto natural, e você não precisa lidar com uma centena de ajustes caso o céu fique nublado ou o meio da manhã vire meio da tarde.

Planeje-se para lidar com o áudio antecipadamente

Ao explorar um local (ou fazer um balanço da situação ao chegar para filmar), preste atenção ao áudio – e também ao visual. Nada é pior do que gravar uma entrevista inteira, começar a editar a filmagem e descobrir um aparelho de ar condicionado zumbindo ao fundo. 😡

Você pode fazer muita mágica para limpar a filmagem e sempre deve ter um microfone reserva para capturar o áudio, mas, se você não verificar os sons ambientes, corre o risco de estragar todo o trabalho feito.

Existem dezenas de recursos disponíveis para ajudar a apontar o caminho, desde a escolha do microfone certo para o projeto até a captura de um áudio melhor em circunstâncias menos do que ideais.

Em resumo, quanto mais atenção você prestar ao áudio, melhor será o produto final.

Enquadre cada ângulo com cuidado

Mais uma vez, certifique-se de aproveitar o esforço que você colocou nos tópicos anteriores.

A vista legal de uma janela distante ou a estranha lâmpada atrás de um sofá fornecem profundidade visual; esse tipo de coisa importa quando você está definindo a cena e adicionando algum interesse visual. Mas se você não enquadrar o assunto na frente e no centro, o espectador não apreciará nada do plano de fundo… porque não prestará mais atenção.

Claro, as pessoas apreciarão as qualidades cinematográficas do seu set. Só não se esqueça de que eles estão assistindo à entrevista para ouvir o que o entrevistado tem a dizer, e não para apreciar seu inteligente design de produção.

Há uma razão pela qual o enquadramento costuma ser algo que associamos aos nossos cineastas e diretores favoritos. Aplicar conceitos semelhantes a vídeos de entrevistas é uma maneira fácil de elevar a qualidade de todo o projeto.

Capte mais b-roll do que você precisa

Saber conduzir uma entrevista em vídeo é algo que vem com o tempo. Mesmo não sendo o melhor comunicador, você pode emparelhar as respostas do assunto com filmagens b-roll que estabelecem a ideia e as emoções, apesar de as respostas do entrevistado não as declararem claramente.

Há um ditado que diz que você nunca pode saber qual ângulo você precisava até que a filmagem termine.

Por isso, tire todas as fotos que puder. Isso pode adicionar um pouco de tempo à pós-produção, mas esse é um problema melhor para lidar do que obter um conteúdo de entrevista sem recursos visuais b-roll suficientes usar.

Por que as pessoas adoram vídeos de entrevistas?

Segundo o artigo da SproutVideo, nossa obsessão cultural por entrevistas é uma coisa estranha. As pessoas passarão horas todas as semanas ouvindo entrevistas em podcast ou assistindo a todas as entrevistas que apresentam suas personalidades de mídia social favoritas.

O texto afirma que, enquanto uma civilização que (como regra geral) mal pode esperar para sair da escola, ficamos felizes por aprender com especialistas. Pense na importância dos TED Talks, talk shows no YouTube ou na ascensão de educadores no Twitch ou no TikTok.

Adoramos descobrir coisas novas e ouvir histórias, e os vídeos de entrevistas combinam informação e emoção com elementos visuais que ajudam a contar as histórias das pessoas.

Portanto, mesmo que seu próximo projeto ou trabalho para cliente pareça ser uma entrevista “para tirar uma soneca”, pense nisso como um desafio que você pode transformar em uma peça que pode inspirar ou mudar a vida de alguém.

Pode ter certeza: essa energia extra colocada no projeto pode ser o fator determinante para ele atingir seu objetivo. 🎯

Caso você esteja precisando profissionalizar a hospedagem e a distribuição dos seus vídeos, saiba que a K2. oferece soluções tanto para transmissões ao vivo quanto para conteúdo sob demanda.

Quer entender como elas funcionam? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco para esclarecermos suas dúvidas ou para agendarmos demonstrações gratuitas das plataformas.

Convite feito. 🙂