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Treinamento empresarial: o guia completo do uso de vídeos

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Os vídeos online para treinamento empresarial vêm sendo usados por muitos negócios de pequeno e médio porte para para agilizar o processo de integração de seus colaboradores ou novos contratados. Entenda como o investimento em uma plataforma de treinamento por vídeo economizará tempo e recursos valiosos ao longo dos anos.

Neste post, elaborado a partir de um artigo publicado pela Dacast, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre plataformas de vídeo para treinamento empresarial online. Descreveremos por que as empresas estão fazendo essa mudança e quais tipos de negócios podem se beneficiar do uso dessas ferramentas.

Abordaremos o que é preciso para produzir um bom vídeo de treinamento, além de como criar sua própria plataforma de treinamento online em vídeo. Concluiremos com um exemplo de serviço de hospedagem para as plataformas de treinamento.

Índice

Por que usar vídeos de treinamento empresarial online?

Vídeos de treinamento online são recursos valiosos para empresas que visam otimizar o processo de integração de seus funcionários. Isso economiza tempo e dinheiro porque você não precisa nomear outro membro da equipe para cuidar do treinamento.

Digamos que o tempo médio necessário para treinar um novo funcionário seja de 20 horas. Se você está pagando RS 20 / hora a outro membro da equipe para fazer a capacitação, isso significa que, além dos encargos trabalhistas da contratação, esse novo funcionário custa mais RS 400 para se tornar apto ao trabalho.

Obviamente, esses números mudam dependendo do setor em que você está e para qual posição você está treinando, mas fazer essa conta lhe dá uma boa ideia de quanto dinheiro você deve economizar com a automação do processo.

Os vídeos de treinamento empresarial online também são benéficos porque fornecem uma experiência consistente: todos os funcionários têm acesso às mesmas informações. Você não precisa se preocupar com omissões de detalhes ou falhas de comunicação.

Além disso, as plataformas de treinamento online estão se tornando mais valiosas para treinar trabalhos remotos, uma vez que não há necessidade de contato pessoal.

Resumindo: a automação é a chave para o crescimento ou expansão de uma empresa, e o treinamento de novos funcionários é uma tarefa que pode definitivamente ser automatizada.

Quem deve usar uma plataforma de vídeo para treinamento empresarial?

Qualquer empresa que investe tempo e dinheiro no treinamento de novos colaboradores pode se beneficiar da criação de uma plataforma online. Empresas com grande número de funcionários provavelmente terão um retorno maior sobre o investimento, mas criar vídeos de treinamento padronizados também é útil para negócios de pequeno e médio porte.

As plataformas de vídeo para treinamento empresarial são especialmente úteis para marcas com muitas filiais ou empresas que vendem franquias. Dar a todos o acesso aos mesmos materiais de treinamento ajuda a manter a consistência em termos de padrões de marca.

Ao oferecer materiais de treinamento idênticos, todos aprendem a mesma coisa, a partir da mesma fonte. Isso é particularmente útil na indústria de alimentos e serviços.

Por exemplo: se você gerencia uma rede de sorveterias, todos os envolvidos sabem que uma banana split tem três bolas de sorvete, uma banana e duas cerejas. Dessa forma, os clientes podem ir a diferentes locais da mesma rede e ter a certeza de que receberão a mesma sobremesa, feita da mesma maneira.

Como se faz um bom vídeo de treinamento empresarial?

Se você está investindo seu tempo e recursos na criação de vídeos de treinamento, é preciso fazê-los da forma certa. Existem alguns pré-requisitos para garantir que esses conteúdos irão transmitir sua mensagem de forma eficaz e otimizar seu processo de integração.

Aqui estão os principais pontos de atenção.

Vídeo e áudio de alta qualidade

A qualidade do conteúdo do seu vídeo pode tanto encantar quanto frustrar os espectadores. No caso de uma plataforma de treinamento corporativo, apesar de você não precisar se preocupar com clientes pagantes estando felizes com a compra, é bom apresentar sua marca de forma profissional aos novos membros da equipe.

Um roteiro bem escrito

Todo bom vídeo de treinamento começa com um roteiro bem escrito, organizado, direto e conciso. Os recursos visuais são importantes, mas é no script que suas informações realmente são transmitidas.

Um roteiro sólido começa como um esboço de informações importantes sobre o tópico que você está cobrindo e termina com um diálogo envolvente que dá vida ao seu vídeo.

Abordaremos mais detalhes sobre a escrita de roteiros na seção Como criar uma plataforma de treinamento empresarial.

Objetivos claros

Uma coisa que seu roteiro deve incluir é um conjunto de objetivos claros para cada vídeo ou módulo. Facilmente, os vídeos de treinamento empresarial podem parecer uma mera formalidade para os novos colaboradores. Por isso é importante lembrá-los do “por quê” de cada conteúdo.

Seus objetivos devem se concentrar menos no que os vídeos estão ensinando e mais no propósito de ensiná-lo.

A razão para isso é que algumas tarefas são tão simples que parece desnecessário ter um vídeo de treinamento, mas, uma vez que o conteúdo é vinculado a um propósito, ele passa a ter a sua importância ressaltada.

Por exemplo: um vídeo sobre como se comunicar com clientes deve ter objetivos como Aprender a se comunicar com os clientes com jargão específico da marca ou Aprender a quebrar o gelo para fazer uma venda.

Esse tipo de abordagem fará com que toda a apresentação do treinamento seja mais fácil de acompanhar e ajudará a manter o espectador envolvido.

Facilidade de acesso

Certamente, você deverá manter seu vídeo protegido de espectadores não autorizados, mas os membros de sua equipe que têm as credenciais apropriadas não devem ter que passar por obstáculos para chegar ao conteúdo.

Seus vídeos devem ser dispostos de uma forma que seja de fácil acesso.

Como criar uma plataforma de treinamento empresarial em vídeo

A criação de uma plataforma de treinamento em vídeo não é complicada, mas exige planejamento, preparação e execução. Felizmente, é provável que você terá que criar a plataforma inteira apenas uma vez e, em seguida, trocar pequenos clipes de vídeo conforme as alterações são atualizadas em seus processos.

1 – Planeje seus conteúdos

A fim de garantir que tudo seja abordado de uma forma que faça sentido para os novos membros da sua equipe, é preciso delinear todos os aspectos do programa de treinamento a ser lançado.

Organize-o em uma sequência que faça sentido. Seu conteúdo deve ser “empilhável”, no sentido de que as informações do vídeo nº 1 preparem os espectadores para o que aprenderão no vídeo nº 2.

Nesse ponto, você também pode decidir como seus vídeos de treinamento serão divididos. Algumas empresas usam uma série de vídeos curtos de 2 a 5 minutos em cada módulo, apenas para manter o espectador atento. Outras preferem apresentar tudo de uma vez, criando um vídeo longo.

Descubra o que funciona melhor para o tipo de colaborador que você está treinando e os materiais que você está ensinando a eles.

2 – Escreva seus roteiros

Escrever scripts para seus vídeos é muito importante. Para começar, você vai pegar os destaques que criou na etapa anterior e dividi-los em destaques menores para vídeos individuais.

Depois de decidir qual conteúdo estará em cada vídeo, preencha as informações adicionais como subcategorias até ter todos os conteúdos pertinentes no papel. Nesta fase, você terá que decidir como apresentar as informações para que possa criar o roteiro de acordo.

Pergunte a si mesmo:

Não existe uma maneira certa ou errada de executar isso, mas você deve escolher o que fizer mais sentido para os materiais específicos que está compartilhando.

É indicado recorrer a um redator que seja bem versado na escrita de roteiros para que você não tenha que aprender os detalhes técnicos do ofício. Contanto que você forneça as informações que precisam ser transmitidas, a contratação de um profissional tornará esse processo bastante simples.

Se decidir escrever seus próprios scripts, temos algumas dicas para você. A primeira coisa a ter em mente é que o script deve ser conversacional. Os telespectadores devem sentir que fazem parte de uma conversa, em vez de estarem recebendo uma palestra.

Não use jargões técnicos, a menos que planeje explicá-los completamente. O objetivo aqui é que os espectadores aprendam de verdade. Assim, você não deve tornar isso muito difícil para eles entenderem.

Por último, não fique frustrado se suas palavras parecerem insuficientes. Seu roteiro será enriquecido por recursos visuais e atores. Por isso, está tudo bem se certas frases ou falas dependerem desses suportes suplementares.

3 – Crie seus vídeos

Assim que seus roteiros estiverem prontos, é hora de produzir os vídeos. Esta etapa envolve filmar e editar as imagens.

Se você não tem uma equipe interna qualificada em produção de vídeo, é uma boa ideia contratar especialistas, para que seu resultado final seja apresentável e profissional.

4 – Construa seu site

Em seguida, você precisará construir um site de transmissão ao vivo onde seus players de vídeo estarão. Você deve criar um site que seja fácil de navegar, funcione tanto no desktop quanto no celular e pareça profissional.

O site pode ser básico, pois deve ter o foco exclusivo no treinamento de novos funcionários. Não há necessidade de se preocupar com os elementos de marketing que você colocaria em um site regular de negócios, como capturas de e-mail, elementos de SEO etc.

>>> Você sabe quanto custa um site? Ele é mais importante do que parece.

5 – Escolha uma plataforma de vídeo online

Você precisará de uma plataforma de vídeo online para hospedar seu conteúdo de vídeo. Entenda que essa não é a galeria que apresenta seus vídeos para o visualizador, mas sim a plataforma que armazena os arquivos de vídeo nos bastidores.

Existem algumas coisas a serem observadas na escolha de uma plataforma de vídeo online:

A hospedagem de vídeo ao vivo é uma vantagem, especialmente se você planeja realizar sessões de treinamento em tempo real. No entanto, a hospedagem de vídeos sob demanda é uma necessidade absoluta.

6 – Envie seus vídeos

Depois de investir em uma plataforma, é hora de enviar seus vídeos. Como mencionamos, escolher um ferramenta que apresente o recurso de upload em massa é definitivamente o melhor caminho a seguir, porque você vai economizar muito tempo e trabalho.

Depois de enviar seus vídeos, você precisa organizá-los em listas de reprodução, de acordo com a ordem em que deseja reproduzi-los. Você também pode agrupá-los em módulos. Isso é importante para a próxima etapa.

7 – Incorpore os vídeos

Incorporar os vídeos em sua nova plataforma de treinamento é geralmente tão simples quanto copiar e colar um trecho de código. Você só terá que escolher o código de incorporação que usará: JS ou iFrame.

Complicou? 😯

Entre em contato conosco. Vamos explicar essa minúcias técnicas, para que você tome suas decisões de forma segura.

Escolhendo uma plataforma para hospedar seu treinamento empresarial em vídeo

Você precisará de uma solução equipada com as ferramentas necessárias para streaming no nível corporativo. Existem algumas plataformas de vídeo online excelentes, com soluções específicas para uso empresarial.

A Plataforma de Vídeos K2., por exemplo, é uma solução de streaming unificada, projetada para pequenas e médias empresas. O painel do usuário é muito fácil de navegar. Você pode definir as configurações e gerenciar o seu conteúdo de vídeo com facilidade, mesmo se não tiver muita experiência em transmissão.

Alguns dos recursos mais úteis da ferramenta da K2. para construir uma plataforma de treinamento online incluem:

… e mais uma série de funcionalidades.

Importante: evite plataformas gratuitas como YouTube, DailyMotion e similares, porque elas são voltadas para o uso do consumidor e não têm as ferramentas que você precisa para criar uma plataforma de treinamento profissional.

Conclusão

Agora que você está familiarizado com os meandros da criação de uma plataforma de treinamento empresarial em vídeo, é hora de agir e começar a usar a sua.

Quando chegar a hora de escolher a plataforma de vídeo online para hospedar todos os seus materiais de treinamento, recomendamos aproveitar as demonstrações gratuitas para ter uma ideia dos recursos disponíveis e entender como a plataforma realmente pode funcionar para você.

Não sabe por onde começar? Convidamos você a experimentar todos os recursos de hospedagem de vídeo profissional da K2.. Você verá na prática as vantagens de dispor de funcionalidades como o upload em massa, segurança e personalização da galeria de vídeo, entre outras.

Com a ajuda da nossa ferramenta, a capacitação de novos colaboradores na sua empresa dará um salto de qualidade e eficiência tão grande que você vai pensar: “Como é que eu não fiz isso antes?”. 🤔