“Quem sabe faz ao vivo”, já dizia o apresentador que é dono das tardes de domingo há décadas. Esse jargão traduz a principal particularidade de uma transmissão ao vivo: uma vez no ar, não há edição ou truque. Se der problema, todos vão ver.
Por outro lado, uma transmissão ao vivo, além de engajar mais, atrai novos e maiores públicos. Todos os estudos mais atuais sobre formatos de mídia e sua eficiência atestam essa afirmação.
Mas tamanho poder de alcance cobra um preço desconfortável – e muitas vezes inadmissível – de empresas dos mais variados portes: o MEDO DE ERRAR e queimar o filme da marca.
Aí vem aquela dividida: você sabe que precisa entrar nesse mundo – até porque a sua concorrência já deve estar fazendo -, mas não detém as informações necessárias para saber qual é a forma mais assertiva de começar o jogo.
Aqui na K2., devido à experiência acumulada, conseguimos detectar nitidamente que há dois principais desafios para empresas que querem transmitir um evento, uma reunião on-line ou um treinamento / capacitação ao vivo.
Veja quais são esses desafios e pense se o seu negócio se enquadra nessas definições.
Primeiro desafio: falta de know-how
Vamos combinar: você pode ter os melhores equipamentos do mercado e contar com a plataforma de transmissão ao vivo mais completa, mas se você não tem o know-how (isto é, o conhecimento adquirido por muita tentativa e erro), dificilmente a sua primeira transmissão será um sucesso.
Como resolver isso?
Bem, a maneira mais “óbvia” é adquirindo know-how através de muita prática. Infelizmente, esta opção é inviável para a grande maioria das empresas, que não podem errar com os seus colaboradores – e muito menos com os seus clientes.
O segundo caminho também não é um segredo, mas geralmente é visto com um pouco de resistência: estamos falando da terceirização.
Como disse, não existe segredo. Com a terceirização você basicamente paga o valor do serviço, passa as instruções e colhe o resultado final.
O ponto negativo? Nem toda empresa pode arcar com tais custos e, se a prestadora do serviço não for de qualidade, dificilmente a sua transmissão ao vivo será.
Como alternativa às duas opções, existe uma que muita gente (especialmente no Brasil) esquece de considerar: contratar uma ferramenta de transmissão ao vivo que, além de garantir a qualidade e estabilidade da transmissão, também vem com o “bônus” do suporte ao cliente.
Aqui na K2., por exemplo, não só fornecemos a ferramenta mais moderna do mercado para realização de transmissão ao vivo, como TAMBÉM oferecemos o nosso know-how para empresas que não possuem experiência com este tipo de tecnologia.
Segundo desafio: ter todos os equipamentos necessários
Existiu o tempo em que, para fazer uma transmissão ao vivo de qualidade, era necessário ter câmeras de última geração, link de internet profissional e uma equipe qualificada para lidar com todos os aspectos técnicos do processo.
Hoje, felizmente, tudo é mais fácil e barato.
Com apenas uma câmera e um sistema profissional para transmissão ao vivo, uma empresa de pequeno ou médio porte consegue realizar uma transmissão realmente profissional, no mesmo patamar que as grandes empresas.
Conclusão
Então, em resumo é isso: você precisa arrancar com, pelo menos, uma câmera na mão, boas ideias na cabeça e planejamento.
Quando se deparar com os “muros” da falta de experiência e de tecnologia suficiente, lembre-se: a saída mais inteligente, que resolve simultaneamente os dois problemas, é a contratação de uma ferramenta profissional de transmissão ao vivo.
Com a K2.Live, a ferramenta de transmissões ao vivo da K2., você tira dos ombros o peso das preocupações com o ANTES, pois fazemos a configuração inicial e testamos previamente a execução do evento, e o DURANTE, uma vez que a nossa ferramenta assegura a melhor entrega possível, independentemente da qualidade da conexão à internet de cada usuário.
A capacidade de realizar transmissões ao vivo profissionais e eficientes está mais próxima do seu negócio do que você imagina.
Entre em contato conosco e veja como será tranquilo dar esse passo importante para a comunicação da sua empresa.