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Transmissão ao vivo para marcas: 4 formas de uso que funcionam

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A transmissão ao vivo para marcas é a estratégia mais poderosa para combinar dois efeitos desejáveis no atual cenário online: a simulação da mágica que ocorre nos eventos presenciais com a capacidade de alcançar praticamente qualquer tamanho de público. Conheça 4 estratégias que podem dar ao seu negócio a visibilidade que ele precisa para se destacar da concorrência.

Para muitas empresas, é difícil encontrar alternativas para eventos presenciais que sejam igualmente eficazes para o marketing. É uma tarefa e tanto substituir a conexão humana e a empolgação que surgem naturalmente ao conhecer pessoas na vida real.

O vídeo ao vivo é possivelmente o mais próximo que você pode chegar disso. Ele provou ser uma solução altamente envolvente e eficaz para dimensionar eventos, gerar entusiasmo e transmitir uma mensagem.

Neste artigo, originalmente publicado pela SproutVideo – parceira de tecnologia da K2. -, veremos 4 formas de transmissão ao vivo para marcas que funcionam super bem para substituir os eventos presenciais.

1. Demonstrações de produtos que podem ser comprados (shopable product)

Muitas marcas estão acostumadas a realizar grandes eventos para anunciar novidades ou lançamentos de produtos. Esses eventos geralmente geram bastante buzz e deixam os clientes em potencial entusiasmados com os novos recursos.

Embora seja difícil substituir a energia de um evento presencial, a transmissão ao vivo para marcas com demonstração de produtos oferece algumas vantagens:

Afinal, muitos dos melhores eventos centrados em produtos incorporam vídeo ao vivo há anos. O truque é descobrir maneiras de atrair clientes em potencial e mantê-los engajados.

Em setembro passado, a Samsung Suécia lançou o novo Galaxy Z Fold2 5G. Eles fizeram tudo o que você faria em um evento presencial: unboxing, participação do público e uma sessão de perguntas e respostas. O aspecto mais inovador da transmissão ao vivo foi que os consumidores não precisaram esperar para fazer uma compra enquanto assistiam. 🎯

2. Conferências ao vivo

As conferências virtuais estão em alta há algum tempo, mas o engajamento disparou, pois agora se tornaram o formato prioritário deste tipo de evento.

As conferências online ao vivo oferecem algumas vantagens específicas em relação aos eventos presenciais:

Quando a localização e o espaço físico não são mais fatores determinantes para o tamanho ou a duração da sua conferência, você pode realmente começar a ultrapassar alguns limites. Enquanto a maioria das conferências dura menos de uma semana, a Social Media Week realizou uma série de conferências virtuais de um mês no início deste ano. Eles tiveram mais de 300 palestrantes e 150 sessões. Para não sobrecarregar os participantes com tanto conteúdo, eles deram acesso a gravações e recapitulações, caso não pudessem comparecer ao vivo.

Embora você possa não ter a capacidade de realizar uma conferência virtual de um mês (ou não precisar de uma tão grande), abraçar a natureza flexível dos eventos virtuais pode levar a novos formatos e mais oportunidades para envolver os participantes.

3. Festa Virtual

Dar uma festa pode ser exatamente o que você precisa para encantar o público de uma forma inovadora. Desde que a pandemia de Covid-19 ocasionou os confinamentos, happy hours, jogos e festas virtuais se tornaram bastante populares. Existem muitas maneiras de aproveitar essa tendência para sua própria marca.

A empresa de produtos alimentícios Hormel Foods, por exemplo, fez exatamente isso. Durante o que chamaram de ‘Hormel Foods Spirit Week’, eles realizaram uma festa virtual focada em pizza para celebrar os trabalhadores da fábrica durante a pandemia. A empresa não apenas distribuiu prêmios e receberam convidados especiais como também quebrou o “recorde mundial de pizza virtual”.

💡 Ao criar seu conceito de festa virtual, procure maneiras de gerar entusiasmo e promover a interação do público. De enquetes a convidados surpresas, são muitas as opções para começar a festa.

4. Bastidores

Entrar ao vivo nos bastidores é uma maneira incrível de compartilhar ideias ou conhecimento exclusivo com os espectadores. A beleza do conteúdo dos bastidores é que ele pode ser aplicado a praticamente qualquer setor.

Por exemplo, você pode apresentar entrevistas com colaboradores, detalhar vídeos de marketing, mostrar um dia na vida de um executivo ou revelar parte do processo de fabricação. Na verdade você pode ser muito criativo com os assuntos dos bastidores.

A Warner Brothers, por exemplo, usou o conteúdo dos bastidores para gerar um novo interesse em alguns filmes icônicos. Utilizando uma mistura de materiais ao vivo e pré-gravados, a Warner Brothers criou uma experiência nostálgica que forneceu uma verdadeira perspectiva privilegiada para aqueles que assistiam.

💡 Se você está assistindo a algumas imagens de arquivo ou tem uma história maluca para contar sobre como algo aconteceu no último minuto, o vídeo ao vivo é a maneira perfeita de compartilhar.

Bônus: adicione nostalgia à sua estratégia

Uma tendência que vimos durante o período de isolamento social são as reuniões de vídeo ao vivo com o elenco de algumas séries populares. Embora isso possa parecer apenas uma reunião divertida, este formato pode ser extremamente poderoso.

Aproveitar a nostalgia de programas que já assistimos e amamos pode gerar desejos por consumir de novo estes conteúdos. Ver as estrelas favoritas de programas como The Office e Friends, entre outros, certamente motivará o público a voltar e assistir a essas séries.

💡 Além de gerar novas visualizações do conteúdo, muitos desses encontros virtuais eram voltados para caridade ou para espalhar mensagens positivas durante um período incerto. Procure vínculos autênticos para sua marca e use a nostalgia para dar ao seu público algo para se alegrar. Isso vai gerar um elo afetivo com o seu negócio.

A transmissão ao vivo para marcas está aí para ficar

O vídeo ao vivo continuará ganhando força à medida que mais e mais empresas encontrarem estratégias bem-sucedidas para implementá-lo.

Segundo o artigo da SproutVideo, não há tempo melhor do que o atual para começar a experimentar e ver o que funciona para o seu público.

Se você estiver precisando de uma ferramenta para realizar as suas transmissões, convidamos você a conhecer a K2.Live, a plataforma de streaming ao vivo da K2., cuja tecnologia garante a melhor transmissão possível, independente da qualidade da conexão com a internet. Solicite uma demonstração gratuita para conhecer todos os recursos da plataforma.

Você já executa alguma das estratégias mostradas neste artigo? Escolheu alguma delas para colocar em prática? Compartilhe conosco as suas experiências deixando um comentário abaixo!