K2. – Solução em Comunicação Digital

Streaming de vídeo sob demanda: tudo o que você precisa saber

streaming-de-video-sob-demanda-tudo-o-que-voce-precisa-saber

O streaming de vídeo sob demanda é uma das mais poderosas formas de fazer com que o público-alvo consuma os seus conteúdos. Mas, antes disso, você precisa escolher se vai transmiti-los ao vivo ou não; se vai monetizá-los ou não e – quase tão importante quanto o vídeo em si – escolher qual é a plataforma mais adequada para entregá-los à sua audiência.

Para um produtor de conteúdo ou responsável pela comunicação de uma marca, decidir se deseja transmitir ao vivo ou lançar em uma plataforma de vídeo sob demanda é uma das escolhas mais importantes a ser feita.

Depois de entender a diferença entre streaming ao vivo e streaming de vídeo sob demanda (VOD – Video On  Demanda), você terá que analisar os diversos recursos disponíveis na variedade de plataformas VOD disponíveis. Com tantas opções, pode parecer que você vai pesquisar pelo resto da vida…

Este artigo, que contém trechos de um blog post publicado pela Dacast, mostra para você quais são os principais recursos que não podem faltar em uma ferramenta, facilitando assim a sua escolha.

Mas, antes de analisarmos esses recursos, precisamos entender como funciona o processo do streaming em si.

O que é streaming de vídeo sob demanda?

O streaming de VOD é um método popular de entrega de conteúdo de vídeo online, que permite ao usuário acessá-lo a qualquer hora que desejar.

De vídeos tutoriais para atividades físicas até palestras gravadas, o VOD oferece aos espectadores a capacidade de selecionar o vídeo que desejam assistir, mesmo anos depois de criado, o que amplia o alcance geral do conteúdo a longo prazo. Em vez de garantir que a audiência esteja assistindo quando você faz a transmissão ao vivo, o VOD se ajusta à programação do usuário e até permite que ele assista novamente aos vídeos que lhe interessarem mais.

Vídeo sob demanda x transmissão ao vivo

Selecionar um método de entrega para seu conteúdo de vídeo se resume a escolher entre duas coisas: vídeo sob demanda (VOD) ou streaming ao vivo.

Embora tanto o VOD quanto o conteúdo ao vivo sejam transmitidos pela Internet, as semelhanças param por aí.

A transmissão ao vivo significa que o conteúdo pode ser reproduzido à medida que é criado, ou com um pequeno atraso (delay), indo diretamente de uma câmera para o dispositivo de escolha do usuário. Esse consumo imediato significa que o vídeo transmitido ao vivo geralmente recebe menos edições e tratamentos.

Se os espectadores perderem uma transmissão ao vivo que não foi gravada e distribuída de outra maneira, como vídeo sob demanda, eles não assistirão ao conteúdo. Além disso, muitas transmissões ao vivo têm recursos de pausa e retrocesso limitados ou inexistentes, fazendo com que os espectadores percam informações potencialmente importantes ou interessantes.

O VOD, por outro lado, disponibiliza o conteúdo de vídeo aos telespectadores a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Quer sejam horas, semanas ou mesmo anos depois de um conteúdo ser carregado pela primeira vez, desde que esteja localizado em algum lugar da Internet, os espectadores podem encontrar e assistir ao vídeo.

Eles podem pausar, retroceder, reproduzir e assistir novamente todo ou parte do conteúdo. O VOD também tem a opção de ser mais polido, pois os produtores podem editar seus vídeos antes de enviá-los para exibição.

O VOD também tem a vantagem de pegar o conteúdo transmitido ao vivo – desde que tenha sido gravado enquanto ocorria – e torná-lo acessível sob demanda, permitindo que aqueles que o perderam na hora consigam assisti-lo em outro momento.

Prós do ao vivo: engajamento do público; consumo do conteúdo em tempo real. Contras do ao vivo: se o evento não foi gravado, quem não viu na hora não vê mais; problemas para pausar ou avançar/retroceder. Fonte: GIPHY.

5 recursos a serem procurados em uma plataforma de hospedagem de vídeo sob demanda

Nem todas as plataformas de streaming de VOD são iguais. Cada uma tem seus próprios recursos e deficiências, mas há 5 coisas principais que você deve procurar para escolher a opção certa:

Ao garantir que a plataforma que você escolher tem, no mínimo, esses cinco recursos, preparar-se para compartilhar conteúdo VOD não deve ser um grande aborrecimento.

Vamos analisar cada umas das 5 funcionalidades.

CMS de vídeo

Um robusto sistema de gerenciamento de conteúdo de vídeo (CMS – Content Management System) é um recurso essencial de qualquer plataforma VOD. Para compartilhar seu conteúdo de maneira eficaz é preciso mantê-lo bem organizado e marcar individualmente todos os seus vídeos. Dessa forma, se um usuário pesquisar um vídeo sobre um tópico específico, será muito mais fácil encontrá-lo, o que aumenta as chances de satisfazer esse visitante.

A marcação por categoria e subcategoria também permite a criação de listas de reprodução inteligentes, que sugerem aos espectadores outros vídeos relacionados aos que já estão assistindo. Isso mantém as pessoas no seu site, assistindo ao seu conteúdo por mais tempo do que se o seu CMS de vídeo não tivesse essa funcionalidade. Além do mais, o tempo de permanência em uma página é um dos fatores de ranqueamento do Google para a exibição dos melhores resultados para uma busca.

Transcodificação de vídeo sob demanda

O tamanho do arquivo que reproduz de forma adequada no desktop de alguém, assistindo com uma conexão de internet estável, não é o mesmo do que será reproduzido sem problemas em um dispositivo móvel com WiFi irregular.

Para permitir que seus vídeos sejam reproduzidos com a qualidade mais alta, de acordo com as necessidades individuais de cada espectador, seus vídeos devem estar disponíveis em vários tamanhos de arquivo. Com a transcodificação automática de VOD, sua plataforma de streaming cria esses arquivos separados sem a necessidade de salvar manualmente cada versão.

Crie um grupo de configurações do encoder (codificador) e deixe o transcodificador lidar com todo o resto, fornecendo o tipo de arquivo mais otimizado para o dispositivo que cada espectador está usando para assistir aos seus vídeos.

Complicou? Sem problemas. Às vezes, configurações podem parecer bichos de sete cabeças mesmo. Mas estamos aqui para esclarecer. Basta entrar em contato e apresentar suas dúvidas.

Monetização de vídeo

Parte da oferta de seu conteúdo sob demanda é a capacidade de monetizar seus vídeos da maneira que você escolher.

A plataforma VOD certa permite que você separe o conteúdo que não precisa ser monetizado, como vídeos de treinamento de funcionários, daquele que você usará para gerar receita. Além disso, sua plataforma VOD deve oferecer a opção de monetizar seus vídeos conforme achar adequado, selecionando um dos 3 principais modelos de monetização:

SVOD – Subscription Video on Demand (assinatura de vídeo sob demanda)

Selecionar a monetização SVOD significa que você cobrará pelo seu conteúdo de maneira semelhante a um pacote de televisão. Seus espectadores pagarão uma taxa de assinatura que lhes permite assistir tanto do seu conteúdo quanto desejarem.

TVOD – Transactional Video on Demand (vídeo sob demanda transacional)

Se você tem vídeos ou séries de vídeos específicos que deseja monetizar, TVOD – ou pay-per-view de streaming – é provavelmente a melhor escolha. Com este modelo, os espectadores pagam um preço definido pelo acesso a cada vídeo ou série de vídeos, e você pode definir preços diferentes para pacotes de conteúdo.

AVOD – Advertising Video on Demand (publicidade em vídeo sob demanda)

Alguns criadores oferecem gratuitamente seu conteúdo para os espectadores, mas optam por monetizá-lo exibindo anúncios durante o vídeo. Se este é um modelo que agrada a você, a monetização AVOD é o método que melhor atenderá às suas necessidades.

Por último, você também deve oferecer uma solução integrada de acesso pago para os usuários enviarem pagamentos online e para você coletar receitas com segurança.

Player de vídeo white-label

Você pode ser ótimo no planejamento e na criação de conteúdo de vídeo, mas é provável que se preocupe com a possibilidade de uma plataforma VOD ser muito técnica e complicada. É por isso que plataformas plug-and-play (“pronta para uso”, em tradução livre), a exemplo do YouTube, atraem tantos criadores de conteúdo.

No entanto, ao usar uma plataforma deste tipo, você fica à mercê da maneira como ela decide distribuir seu conteúdo. Você não tem controle sobre os anúncios que são reproduzidos, quais vídeos são sugeridos aos espectadores, entre outras coisas, e seus vídeos ainda carregarão a marca da plataforma de terceiros. E, se você deseja incorporar e compartilhar vídeos em seu próprio site ou nas redes sociais, podem haver limitações para isso.

Ao escolher uma plataforma VOD com uma solução white-label, você terá a facilidade desses serviços plug-and-play, além de maior controle sobre sua distribuição.

Remova a marca de terceiros em seus vídeos e substitua-os por seu próprio logotipo, mantendo sua marca consistente em todas as plataformas. Você também passa a ser capaz de incorporar o player de vídeo em seu site e compartilhá-lo facilmente nas redes sociais.

Segurança e privacidade

A confiança é muito importante quando você quer que seus espectadores voltem sempre para ver seus conteúdos. Para isso, você precisa da sua plataforma de streaming de vídeo sob demanda para ajudar a construir essa confiança.

Você não quer que seus usuários fiquem preocupados com a possibilidade de seus dispositivos serem atolados por malwares ou spywares quando visitarem seu site. Graças ao envio e entrega seguros de HTTPS, você pode dar à sua audiência a tranquilidade de saber que seus dispositivos estão seguros quando visualizam seu conteúdo e enviam pagamentos online por meio de paywalls integrados.

Com esses cinco recursos principais em mente, vamos dar uma olhada na plataforma de streaming de vídeo ao vivo e sob demanda de nível profissional da K2.

K2.Ondemand

A K2.Ondemand é uma plataforma unificada que suporta a hospedagem e entrega tanto de conteúdo de streaming ao vivo quanto de vídeo sob demanda.

Funcionalidades básicas

A K2.Ondemand oferece uma variedade de serviços de transmissão ao vivo e de vídeo sob demanda. Os usuários podem inserir vídeos em seus próprios sites, mantendo o controle total de seu conteúdo. Alguns dos principais recursos da K2.Ondemand incluem, proteção por senha, painel de análise e restrição de domínio.

Principais recursos

Vantagens

Valores dos planos

Plano 1 (100GB de armazenamento | 80GB de entrega)

R$ 250

Plano 2 (200GB de armazenamento | 150GB de entrega)

R$ 450

Plano 3 (400GB de armazenamento | 200GB de entrega)

R$ 720

Quer entender as particularidades de cada um dos pacotes? Agende uma demonstração gratuita da K2.Ondemand É a melhor forma de você se certificar que está escolhendo o plano mais adequado para a sua demanda. Além disso, você entenderá o funcionamento da ferramenta e a segurança que oferecemos com o nosso suporte técnico.

Conclusão

O método que você usa para fazer a entrega é quase tão importante quanto o próprio conteúdo. Escolher o streaming de vídeo sob demanda permite o maior acesso a um público duradouro, dando aos espectadores a opção de visualizar seu conteúdo quando quiserem e a capacidade de pausar e assistir novamente, de acordo com sua própria vontade.

Enfim, escolher a plataforma certa de streaming de vídeo sob demanda torna seu trabalho de transmissão e compartilhamento de conteúdo muito mais fácil e seguro.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido algumas de suas dúvidas. Mas é natural que você ainda tenha perguntas a fazer. Por isso, reforçamos o convite para que siga em contato conosco. Vamos responder a qualquer questão que você ainda tenha sobre o assunto. 🙂