K2. – Solução em Comunicação Digital

Streaming de vídeo: conheça quais são as suas 5 principais vantagens

Streaming de vídeo: conheça quais são as suas 5 principais vantagens

Você pode até não saber exatamente o que é  streaming de vídeo, mas você usa essa tecnologia diariamente. Graças a ela, assistimos a nossas séries preferidas no Netflix e damos boas gargalhadas com aqueles vídeos divertidos no YouTube.

 

Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados, como vídeos, fotografias e áudios, realizada via internet. Basta clicar na plataforma de vídeo, por exemplo, e o usuário já começa a ver as imagens rodando na tela.

Por ser assim tão simples de acessar, o streaming tem várias vantagens e apresenta muitas aplicabilidades — e não é apenas para se divertir no Netflix. O streaming também ajuda a sua empresa a reduzir custos e a aumentar a produtividade.

Ficou curioso? Veja abaixo 5 das principais vantagens do streaming de vídeos e como explorar o melhor dessa tecnologia a seu favor.

 

1. O download é coisa do passado

Foi-se embora aquele tempo em que os internautas passavam horas baixando filmes, seriados e legendas nos softwares de compartilhamento de conteúdo. Foi divertido, mas ninguém precisa mais investir tanta energia nisso. O streaming é mais prático e rápido que o download. Quem quiser assistir a um vídeo, basta clicar e começar a vê-lo.

Enquanto um download leva minutos para ficar pronto, ou mesmo horas, o streaming mostra o conteúdo em tempo real. E melhor: não ocupa espaço no HD do computador.

 

2. O streaming é acessado de qualquer lugar

Como a transmissão é feita via internet, o streaming de vídeo tem como principal vantagem a possibilidade de ser acessado de qualquer lugar e, consequentemente, em qualquer tempo. O usuário precisa apenas de um dispositivo conectado à internet (smartphone, tablet ou computador) para acessar alguma plataforma de vídeo (por exemplo, a K2).

Na época do download, o usuário só acessava o vídeo se o arquivo estivesse salvo no computador. Com o streaming, essa barreira foi quebrada e o acesso ficou muito mais simples.

 

3. O compartilhamento é muito fácil

A tecnologia do streaming de vídeo causou uma revolução no campo da educação e da capacitação. Graças à facilidade em produzir, compartilhar e consumir vídeos, o streaming dissemina aulas, palestras, tutoriais e workshops no mundo todo.

É como uma grande universidade. E uma estratégia muito utilizada no mundo corporativo. Diversas empresas, por exemplo, criam vídeos de treinamento e os deixam salvos em streaming. Assim, quando um novo funcionário deve ser treinado ou algum cliente precisa entender como usar o produto, basta compartilhar o link do vídeo com as explicações. Todo o conteúdo fica nas mãos do usuário.

 

4. As videoconferências são de alta qualidade

Outra vantagem da tecnologia streaming que atende aos anseios do mundo corporativo é a videoconferência. Com investimento reduzido e sem necessidade de instalar softwares complexos, qualquer empresa pode realizar uma reunião com pessoas que estão a quilômetros de distância.

É muito simples: a empresa precisa apenas contratar um serviço de uma plataforma de vídeo e enviar o link aos participantes. Depois, a reunião fica salva no servidor e pode ser acessada por alguém que não conseguiu comparecer ao encontro. Tudo isso é feito com qualidade muito alta, tanto de vídeo quanto de áudio.

 

5. O vídeo streaming é o novo texto

Quando a internet começou, a principal mídia utilizada pelos internautas para transmitir conhecimento era o bom e velho texto. Com o avanço da tecnologia, as palavras escritas perderam espaço para imagens fixas e, na sequência, vídeos. Hoje, essas mídias estão presentes em diversos sites, plataformas e, claro, nas redes sociais.

Nos próximos anos, os usuários do Facebook vão postar mais e mais vídeos, e as pessoas vão consumir incontáveis conteúdos por meio desse suporte. Fique atento! O vídeo também será o futuro do conteúdo da sua empresa na internet. Gostou do artigo? Fez sentido para você nosso conteúdo?

 

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX