A variedade dos serviços de marketing é imensa, e a tentação de resolver tudo em casa pode representar um erro fatal. Acompanhe a lista de 10 serviços-chave, os quais recomendamos que sejam executados com o auxílio de especialistas, elaborada pela Business2Community.
Não importa se estamos falando de pequenas empresas, empreendedores individuais ou grandes marcas: o crescimento é sempre uma meta. Ele pode, inclusive, ser o objetivo principal.
É claro que o marketing faz parte dessa discussão. Ele é um grande bloco de construção. Quer você chame de geração de leads, inbound marketing, marketing digital ou alguma outra palavra da moda, a raiz disso tudo é o marketing.
O marketing significa, essencialmente, iniciar uma conversa com o prospect ideal, na esperança de entregá-lo às equipe de vendas.
Embora exista muito o que você (ou uma equipe) possa fazer por conta própria, às vezes a parceria com um especialista na área pode ajudá-lo a alcançar o crescimento desejado.
A questão é: onde você concentra seus esforços? Quais serviços de marketing ajudarão você a realmente escalar seus negócios?
A lista é longa, mas é melhor começar em algum lugar. Abaixo, você encontrará 10 serviços de marketing que irão ajudá-lo a desenvolver seus negócios. Mesmo se você escolher um ou dois, já estará progredindo.
Otimização / design de sites
Nem toda empresa precisa de um novo site de RS 50 mil. Essa não deveria ser a proposta inicial de uma agência de marketing. Em vez disso, eles devem analisar seu site atual, suas metas de negócios e verificar se há uma oportunidade de otimizá-lo para conversões.
>>> Você sabe quanto custa um site? Ele é mais importante do que parece.
A adição estratégica de CTAs (Call To Action – chamada para a ação) à sua página inicial ou às páginas mais visitadas pode iniciar o processo de otimização do seu site.
Além disso, fazer alterações menores no design, como uma navegação mais limpa e novas imagens, pode ajudar muito a dar uma nova sensação ao site. E você não precisaria explodir tudo e começar de novo.
É por isso que uma avaliação do site é importante. Você deve descobrir o que está funcionando, onde você pode fazer pequenos ajustes e onde você pode realmente fazer mudanças maiores. É hora de trabalhar de maneira mais inteligente, e não mais pesada.
Video marketing
Seus clientes são humanos, certo? Bem, provavelmente eles estão assistindo a vídeos.
Além da interação direta, o vídeo é uma das ferramentas mais poderosas para ajudá-lo a se conectar com o público no nível humano.
Esta mídia atraente e autêntica proporciona às empresas um alcance mais longo, maior engajamento, maiores taxas de conversão e, finalmente, mais vendas do que muitas outras táticas de marketing.
Assim como os sites, o vídeo rapidamente se tornou um requisito para fazer negócios na era digital. De fato, quase 50% dos usuários da Internet procuram vídeos relacionados a um produto ou serviço antes de fazer uma compra. Felizmente, para negócios como o seu, o vídeo está mais acessível do que nunca.
Quando você estiver pronto para ir além de um vídeo em um smartphone e criar conteúdos para obter resultados notáveis, é fundamental encontrar o parceiro certo para os serviços de video marketing.
>>> Estatísticas do video marketing para 2020.
Procure uma agência/profissional que o ensine, que trabalhe com você de forma colaborativa, que se encaixe na sua cultura e que traga a qualidade que você procura em seus vídeos.
Marketing conversacional
As mensagens diretas e individuais estão driblando nossas caixas de entrada entupidas e SMSs não respondidas para se tornar a maneira preferida de comunicação do mundo. E uma comunicação melhor significa uma jornada do comprador mais rápida e eficiente, na qual você descobre as perguntas e as táticas certas para entregar a mensagem mais relevante possível aos clientes em potencial.
Esse é o mundo do marketing conversacional, que inclui chatbots e chat ao vivo, mas vai além das ferramentas. É mais do que outra estratégia: é um mindset.
Quando um potencial comprador está disposto para conversar, precisamos estar prontos. Quando ele quer usar uma plataforma de mensagens sociais, precisamos estar lá. Quando ele está apenas navegando, não devemos ir com força total para o fechamento.
Adicionar o marketing conversacional ao seu plano de crescimento de negócios pode ajudar a diferenciar sua marca na multidão.
Estratégia de conteúdo
A pedra angular do inbound marketing é a seguinte: entregue a mensagem certa para as pessoas certas, na hora certa.
>>> Inbound marketing: o que é e como funciona.
Quando se trata de elaborar essa mensagem, você precisa saber o que dizer e como dizer para cada persona. A equipe de criação de conteúdo deve ajudá-lo a comunicar o que você realmente quer dizer, para obter o máximo impacto em todas as conversas e mídias.
A web está cheia de informações valiosas. Então, como o seu conteúdo se destacará?
Pense em um recurso para download criado para o seu cliente ideal. Talvez seja um e-book sobre receitas, um vídeo de treinamento em software ou uma calculadora de hipoteca. O conteúdo premium é uma oferta grátis para download, pela qual os clientes em potencial trocam suas informações de contato. Mas eles precisam ver valor nela.
É aí que brilha a estratégia de conteúdo. Então, desde a definição da estratégia até a execução do plano, seu parceiro de serviços de marketing deve estar lá para garantir que seus esforços estão indo na direção certa.
Mapeamento do ciclo de vida do cliente
Talvez você não precise de novos leads, mas sim se conectar ao seu mercado mais valioso (e muitas vezes inexplorado). É justamente o que você já domina: seus clientes atuais.
Não só é possível redirecionar e vender para seus clientes atuais como também de forma mais rápida, fácil e econômica do que encontrar novos.
Ok, eles já fizeram uma compra. Mas e daí?
É hora de mapear o ciclo de vida dos seus clientes (lifetime value) e ver como você pode continuar a atendê-los. É para seu benefício e para o deles – afinal, eles gostaram de você o suficiente para fazer negócios antes!
O cliente médio gasta mais no terceiro ano do que no primeiro. Então, por que você está gastando cinco vezes mais para adquirir novos clientes?
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
A otimização de mecanismos de pesquisa é complicada, mas não precisa ser misteriosa.
Tanto para os proprietários quanto para os colaboradores de uma empresa, o SEO pode parecer intimidante. Trabalhar com o melhor parceiro de serviços de marketing em SEO pode incluir a configuração e a manutenção de uma estratégia, de modo que você não precise se preocupar com isso.
Ao usar as palavras-chave certas para o seu público e seu negócio, você terá mais exposição, mais tráfego, mais leads e mais clientes. Investir em uma estratégia de SEO permite manter uma vantagem sobre seus concorrentes.
Claro, é tentador tentar você mesmo, mas a presença de um especialista é realmente necessária. O cenário do SEO muda diariamente. Você precisa das ferramentas certas para analisá-lo e ajustá-lo. Esse nível de trabalho prático requer uma estratégia de SEO ágil que mantenha sua vantagem competitiva.
Enfim, deixe um especialista em SEO ajudá-lo a configurar e manter uma estratégia bem-sucedida.
Desenvolvimento de persona
Antes de criar qualquer mensagem de marketing, você precisa saber com quem está falando.
Se você está desanimado com baixas taxas de resposta, sem conversões e com poucos resultados, é porque está espalhando a sua mensagem para ninguém em particular.
Personas bem definidas transformam o conceito de clientes ideais em seres humanos reais, facilitando a localização e a conversa com eles de maneira eficaz. Gere receita para sua empresa sabendo como falar com as pessoas sobre o que elas estão interessadas e quando estão interessadas nela.
Email marketing
Ainda hoje, o email é uma das táticas de marketing mais eficazes, quando feito da maneira certa. O e-mail não está morto, apenas as práticas ruins. Além disso, há muito conteúdo chegando às caixas de entrada, o que torna difícil ser ouvido em meio a todo esse barulho. Isso leva à frustração e a práticas preguiçosas.
Em vez disso, a elaboração de uma estratégia de e-mail que atenda bem suas perspectivas e as necessidades dos clientes pode diferenciá-lo e ajudá-lo a expandir seus negócios.
A estratégia por trás de campanhas bem-sucedidas por e-mail nem sempre é aparente, mas mensagens precisas e estratégicas são vitais para reduzir a confusão nas caixas de entrada. O email marketing é a ferramenta mais importante para nutrir o processo de transformação de leads em clientes.
Criação de landing pages
As landing pages (páginas de destino) são instrumentos poderosos para ajudar você a expandir seus negócios. Mesmo na era “anti-formulários”, as páginas de destino, se bem trabalhadas, representam uma das ferramentas de marketing mais importantes do mundo digital.
Uma landing page bem otimizada pode ter taxas de conversão de 25 a 50%, em comparação com a conversão de 0,5 a 3% da maioria das páginas da web.
Essas verdadeiras “fábricas de conversão” têm um único objetivo: converter visitantes do site em leads, trocando informações pessoais por conteúdo valioso. Embora pareçam simples, com textos (copies) enxutos e um formulário de contato descomplicado, essas páginas exigem experiência e estratégia para ter sucesso.
Marketing pay-per-click (pago por clique)
Quando os anúncios de pagamento por clique fazem sentido para suas metas, eles segmentam de forma eficiente os clientes exatos que você está procurando.
Deseja anunciar apenas para mães de 30 anos, que ficam em casa e moram na zona rural de determinada cidade e que compraram recentemente um carro novo? Você pode fazer isso.
O marketing pay-per-click no Facebook, Google e até Bing pode oferecer resultados rápidos e tráfego instantâneo no seu site. É a maneira perfeita de impulsionar uma promoção ou comercializar o lançamento de um produto com resultados incrivelmente rastreáveis.
Infelizmente, você pode gastar muito dinheiro à toa se não estiver considerando toda a sua estratégia de conversão ou constantemente testando e ajustando sua campanha.
Quando se trata de marketing pago por clique, trabalhar com um parceiro de serviços de marketing criativo e experiente pode ajudá-lo a alavancar sua estratégia de crescimento .
Conclusão: alavancando sua empresa com os serviços de marketing certos
Você precisa vitaminar o seu negócio. E você precisa fazer isso sem o orçamento do McDonalds ou da Coca-Cola.
A escolha dos serviços de marketing certos para impulsionar o seu negócio é fundamental. Esses 10 serviços acima representam um ótimo ponto de partida.
Um lugar ainda melhor para começar é ver como estão a sua atual estratégia de marketing e o seu site. Aproveite os relatórios das plataformas de anúncios e analise suas taxas de conversão. Veja como você está agora e comece a implementar as melhorias.