Entenda a segmentação de anúncios a partir da resposta para a seguinte pergunta: o que de fato justificaria os seus gastos com mídia paga ou publicidade em redes sociais?
Quem nos dá as respostas é Delanie Nelson, da Business 2 Community, em um artigo curto, direto ao ponto, no qual são apresentadas as etapas necessárias para fazer da segmentação de anúncios uma estratégia certeira no processo de atrair o público certo – e sem gastar recursos à toa.
Boa leitura!
Etapa 1 – Determine o que você deseja vender
Comece com seu “conteúdo unicórnio” 🦄
Delanie explica que um “conteúdo unicórnio” pode ser uma postagem de blog que explode em seus canais sociais, sobe ao topo do ranking do Google e direciona uma tonelada de tráfego para suas páginas de destino.
É fundamental manter os olhos abertos para os dados oferecidos por esse tipo de conteúdo. Essa deve ser a primeira etapa de sua estratégia de segmentação de anúncios.
▶ Depois de localizar o seu conteúdo unicórnio, reaproveite-o como um anúncio na plataforma de sua escolha (cada uma tem seus pontos fortes, portanto, mantenha em mente seu produto/serviço, mensagem e oferta ao tomar essa decisão).
▶ Tendo pelo menos um anúncio ativo, transforme o blog post original em um infográfico, um e-book e, em seguida, um vídeo. Explore este conteúdo em todo o seu valor criativo e personalize a oferta para cada etapa da jornada de compra.
Agora você está preparado para exibir seu unicórnio e coletar dados a partir do maior número possível de pessoas interessadas. Em resumo: agora você pode testar esse conteúdo em vários formatos para otimizá-lo ainda mais.
Priorize o valor de SEO que tanto o seu conteúdo original quanto o novo tem, mas também certifique-se de que cada nova peça seja envolvente. Nem sempre é fácil (daí a metáfora do unicórnio), mas é possível. Apenas persista e siga a estratégia.
👉 Observação: se você não tiver nenhum conteúdo unicórnio, pare e pense. Não faz sentido desperdiçar seu dinheiro em gastos com publicidade se não houver uma chamada para ação que você deseja promover. Por isso, encontre o seu unicórnio!
Etapa 2 – Determine seu público-alvo
Use insights do público
Mantenha os olhos e a mente aberta quando se trata de anunciar seu conteúdo unicórnio. Use as ferramentas de insights que cada plataforma de anúncio fornece.
Aqui estão alguns bons exemplos para começar:
- Para o Facebook, você pode segmentar os seguidores dos seus concorrentes. Nessa estratégia, o algoritmo aprende com quem você está competindo no Facebook. Em seguida, ele mira os fãs existentes de seus concorrentes. Parece uma vitória rápida – e é. ⚡
- Para o LinkedIn, uma das estratégias mais eficazes e simples de direcionamento de público-alvo é traduzir títulos de cargos em pesquisas de palavras-chave direcionadas e públicos-alvo.
Não relaxe com o remarketing
As listas de remarketing para anúncios de pesquisa são uma excelente estratégia de segmentação de anúncios, recomendada por dez entre dez profissionais de marketing em todo o mundo. Os períodos de atenção curtos podem fazer com que um usuário abandone seu carrinho e desapareça no meio da conversão, mesmo que esteja desejando comprar ou compartilhar sua oferta de produto. 😒
Daí a importância de segui-los e abordá-los novamente, com uma mensagem personalizada para este momento.
O Facebook tem opções de segmentação de público personalizadas que você não deve ignorar. Opte por apresentar seus anúncios para pessoas que visualizaram seu site recentemente, consultaram páginas de vendas ou produtos específicos (este será seu público de remarketing).
Por outro lado, você também pode optar por excluir clientes, se achar que é improvável que eles convertam novamente.
O Google também oferece essa estratégia de segmentação de público. Crie uma lista de remarketing lá também.
Públicos-alvo semelhantes (lookalike) são outra forma eficiente de remarketing. Eles permitem que você crie listas direcionadas de clientes em potencial que compartilham características com pessoas que já compram de você.
Exemplo: se sua buyer persona ou perfil de cliente ideal é um fã de futebol de 40 anos que mora em Porto Alegre-RS, você pode sair na frente ao segmentar outras pessoas de 40 anos que vivem lá também.
O Facebook usa esse tipo de insight, mas em um algoritmo mais sofisticado, baseado em pontos de dados. Por isso, aproveite essa precisão para maximizar seus esforços.
Se puder, use públicos engajados…
Por “engajados”, entenda “mais abaixo no funil de vendas”. Isso é o que o inbound marketing chamaria de “público-alvo” nos estágios de consideração ou decisão.
Com o Google Ads, você pode expandir o alcance para públicos-alvo que pesquisaram seu produto ou serviço, mas podem não ter pesquisado exatamente sobre você. Este público é apoiado por dados e intenções e já está em uma jornada na qual você pode ajudar. Então ajude! 💪
No Facebook, você pode usar o “comportamento de compra recente” como uma estratégia de segmentação de anúncio para construir um público baseado em dados. Assim você fica sabendo onde eles estiveram e o que estão comprando.
… Mas tenha isso em mente…
Seu público tem que ser constantemente refinado, pois você está sempre evoluindo sua hipótese original. Em marketing digital, nunca pense em seu público, seus ativos e esforços – ou qualquer coisa – como permanente.
👉 Permanecer atento e aberto à agilidade das plataformas é um elemento-chave para reforçar suas estratégias de segmentação de anúncios.
Etapa 3 – Determine a relevância
Obtenha granularidade em sua segmentação de anúncios
Existem maneiras estratégicas de aprimorar a jornada de seu público. Digamos que seu conteúdo unicórnio tenha um anúncio exclusivo de 15 segundos contendo o tema da série de TV Friends, por exemplo. Você pode segmentar um público que recentemente expressou interesse pela série. O público será menor, mas, em teoria, sua taxa de engajamento será maior.
Outra abordagem interessante é trabalhar retroativamente a partir dos dois públicos (o original e o que mostrou interesse por Friends) e criar um conjunto de anúncios específico para essas pessoas. Esse recurso é chamado de narrow further (“estreitar ainda mais”, em tradução literal), que é a ultraprecisão obtida com a segmentação em camadas. Com ela, o Facebook permite adicionar detalhes demográficos ou de interesse aos seus esforços de segmentação.
👉 Quanto tempo (ou recursos) você tem para apostar seu dinheiro? Quer ir direto ao X da questão? Considere a segmentação psicográfica. Ela mantém a jornada do comprador em mente ao entrar nos detalhes dos seus conjuntos de anúncios.
Essa abordagem considera a “biografia” do seu cliente para centralizar seus gastos com publicidade em áreas focais de “valores, afinidades e motivações” em relação a “estilos de vida, prioridades e atitudes”, de acordo com o WordStream.
Consulte os scores de relevância
Os scores de relevância são excelentes insights sobre por que seu anúncio pode ter um desempenho insatisfatório. Cada plataforma tem uma abordagem diferente para determinar essas métricas, mas, na maioria das vezes, é uma combinação de…
- Ranking de qualidade
- Ranking de taxa de engajamento
- Ranking de taxa de conversão
Aproveite o fato de que essas plataformas estão fazendo um favor a você. Eles não querem gastar o tempo do usuário mostrando anúncios irrelevantes (o que, obviamente, economiza seu dinheiro ao eliminar pessoas não qualificadas para a sua oferta).
Siga as etapas e sempre tenha em mente seu cliente ideal e sua jornada única.
Etapa 4 – O principal: determine sua autenticidade
Para facilitar a compreensão, aqui vai uma lista de tópicos sobre o que você NÃO DEVE FAZER:
- NÃO faça upload de listas compradas de endereços de e-mail em qualquer plataforma.
- NÃO suponha que todos os anúncios direcionados sejam privados em qualquer plataforma.
- NÃO pesquise seus próprios anúncios; em vez disso, confie nas visualizações que cada plataforma oferece.
- NÃO faça spam ou compartilhe em excesso para aqueles que não estão interessados.
- NÃO relaxe com o tráfego móvel; em vez disso, otimize seu anúncio para celular.
- NÃO ignore seu site – ele deve corresponder ao conteúdo do seu anúncio e ser relevante.
- NÃO seja impaciente, porque construir tráfego e conquistar leads leva tempo.
Resumindo a segmentação de anúncios…
Seja honesto: você pulou uma ou duas etapas? Por acaso você é um dos “infratores” de um ou mais itens da lista NÃO FAÇA citada acima? 🧐
Segundo Delanie Nelson, não se deve abusar da sorte, no caso de as plataformas de anúncios ainda não terem reprovado, desqualificado ou até banido você para sempre… 😬
Sua dica é: nunca atropele as regras das plataformas e comece a fazer movimentos estratégicos. Todos cometem erros, mas a diferença é como decidimos aprender com eles.
Então empenhe-se em…
- criar conteúdo unicórnio;
- aprender sobre seu negócio;
- determinar seu público;
- maximizar as taxas de conversão da sua segmentação de anúncios.
A mídia paga está aí para acelerar seus esforços de inbound marketing. Portanto, use-a com estratégia e sabedoria. 🙂