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Retargeting e remarketing: entenda as diferenças

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Retargeting e remarketing são ferramentas eficientes que podem trazer consumidores para o seu site, em uma ação coordenada que identifica interesse prévio pelo seu produto/serviço e os convida para seguir em contato, com o objetivo de influenciá-los a escolher aquilo que você está oferecendo. Mas você consegue diferenciá-los? Sabe quando usar cada um deles? É isso que vamos mostrar neste texto. 

Muitos anunciantes consideram retargeting e remarketing intercambiáveis entre si. Essas duas estratégias podem ter alguma sobreposição, mas, no entanto, é importante entender as principais diferenças para obter os resultados mais eficazes em sua estratégia de mídia paga.

Hora de dar um passo atrás e esclarecer o que é tráfego orgânico e tráfego pago.

Tráfego orgânico vs. tráfego pago 

O que te parece mais interessante: pagar um preço recorrente e potencialmente volátil pelo tráfego garantido de seu site ou fazer um investimento único para gerar a mesma – embora não garantida – quantidade de tráfego?

Essa é a diferença entre tráfego orgânico e pago. Embora os objetivos finais sejam os mesmos, os meios para alcançá-los diferem muito.

Segundo o site da Brafton, o tráfego orgânico se trata de visitantes que chegam ao seu site por meio de mecanismos de pesquisa – sem você pagar diretamente por esse caminho. Ao clicar em listagens orgânicas que aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), os usuários são direcionados para o seu site por meio de suas próprias iniciativas.

O tráfego orgânico permite que os usuários encontrem as informações online que melhor atendam às suas necessidades, sem serem coagidos ou manipulados para clicar em anúncios pagos.

Já o tráfego pago de mecanismos de pesquisa chega aos sites quando um usuário clica em um anúncio colocado em uma página de resultados para um determinado termo de pesquisa. Este anúncio é criado e pago por uma empresa – com o auxílio de uma plataforma de anúncios – que busca aparecer em primeiro lugar nos motores de buscas.

A publicidade de pesquisa paga existe dentro de uma plataforma automatizada de lances de leilão aberto, como o Google Ads. O Google define um preço para uma palavra-chave e as empresas ofertam lances para que seus anúncios sejam exibidos quando essa palavra é pesquisada.

Retargeting e remarketing: como usá-los de forma eficiente?

Retargeting e remarketing fazem parte das estratégias de mídia paga e se referem ao tráfego pago citado anteriormente.

A partir de agora, vamos diferenciar um do outro, a partir dos conceitos elaborados pela Business 2 Comunnity.

 O que é retargeting?

O objetivo do retargeting é reengajar os usuários que visitaram ou mostraram interesse em sua empresa no passado.

Todos nós já experimentamos o retargeting em algum ponto. Lembra quando você estava comprando uma camiseta online, mas foi interrompido e não concluiu sua compra ou não encontrou exatamente o que estava procurando? Poucos dias depois, essa mesma camiseta começou a aparecer no seu feed do Facebook ou ao lado de sua pesquisa no Google, certo?

Este era o retargeting em ação. 🎯

Existem duas maneiras de usar o retargeting: uma interação baseada em pixel e uma interação baseada em lista. Aqui está a diferença.

Interação baseada em pixel

Quando um visitante do site realiza uma ação, como clicar em um produto ou abandonar seu carrinho, um cookie é registrado em seu navegador.

O cookie, que é um snippet de código, rastreia as ações do consumidor em seu site e permite que você saiba onde encontrá-lo online. Essas novas informações permitirão que você mostre a eles anúncios de seus produtos ou serviços em diferentes sites, como Facebook e Google.

Interação baseada em lista

Essa forma de retargeting exige que você já tenha uma lista de endereços de e-mail, novamente de usuários que mostraram interesse por sua empresa em cenários anteriores.

Ao enviar esta lista de endereços de e-mails, você permite que as plataformas sociais registrem o perfil do usuário e exibam seu anúncio conforme eles navegam pelo Facebook, LinkedIn e assim por diante.

O retargeting baseado em lista pode ser altamente personalizável, uma vez que você consegue adicionar detalhes pessoais sobre o usuário, como interesses e gostos.

O que é remarketing?

O objetivo do remarketing é reconquistar usuários anteriores ou clientes que já fizeram negócios com sua empresa. Uma das maiores diferenças entre retargeting e remarketing é que o remarketing geralmente usa e-mails.

O remarketing se concentra em manter seus clientes atuais envolvidos com seu negócio, a exemplo de influenciá-los a retornar ao carrinho abandonado, fazer upsell com produtos semelhantes ou apenas lembrá-los com frequência de visitarem o seu site.

Assim como com o retargeting, você provavelmente já foi impactado pelo remarketing alguma vez. Ao fazer compras online, você já adicionou itens ao carrinho e não concluiu a finalização da compra? A empresa pode ter enviado um lembrete por e-mail, do tipo “Você se esqueceu de algo?” E aí está o seu carrinho de compras, a apenas um clique/toque de distância. 😉

Então, qual é a diferença real entre retargeting e remarketing?

Embora o remarketing utilize o canal de e-mail, ele também pode assumir a forma de anúncios pagos para direcionar os clientes atuais.

Um público-alvo personalizado do Facebook pode ser criado fazendo upload de uma lista de clientes, semelhante ao Google Ads, que permite o upload de dados, incluindo e-mails, números de telefone e endereços de correspondência.

As plataformas de publicidade também não esclarecem explicitamente a terminologia entre retargeting e remarketing. O Google Ads descreve o remarketing da lista de clientes como “dados off-line para alcançar e envolver novamente seus clientes na Pesquisa, guia Compras, Gmail, YouTube e Rede de Display”. Parece muito com o retargeting baseado em lista que acabamos de ver acima.

O resultado final é que essas plataformas de pagamento por clique (pay-per-click – PPC) têm a capacidade de fazer upload de sua lista de clientes, confundindo os limites entre seu anúncio e os canais de e-mail. Os anunciantes podem basicamente usar um anúncio PPC para direcionar os clientes com a mesma mensagem usada em um e-mail.

Como o Google e outras plataformas agrupam remarketing e retargeting em categorias mais amplas (ou seja, remarketing de lista de clientes), é provável que os profissionais de marketing continuem a usar a terminologia incorreta para essas duas estratégias de mídia paga.

O que é realmente importante é entender a diferença entre retargeting e remarketing para que você saiba exatamente quando e como usar cada um para atingir sua meta.

💡 Lembre-se: o retargeting serve para trazer de volta as “ovelhas desgarradas” que quase viraram clientes, mas que, por algum motivo, não completaram a conversão, enquanto o remarketing mantém aquecida a relação com quem já foi cliente/usuário, ocasionando mais vendas/conversões.

Ambas as estratégias têm o objetivo de vender/converter. O que as diferencia é o momento da jornada do consumidor em que elas entram em ação.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de marketing digital. Podemos conversar sobre sua estratégia de anúncios online.

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