Retargeting e remarketing são ferramentas eficientes que podem trazer consumidores para o seu site, em uma ação coordenada que identifica interesse prévio pelo seu produto/serviço e os convida para seguir em contato, com o objetivo de influenciá-los a escolher aquilo que você está oferecendo. Mas você consegue diferenciá-los? Sabe quando usar cada um deles? É isso que vamos mostrar neste texto.
Muitos anunciantes consideram retargeting e remarketing intercambiáveis entre si. Essas duas estratégias podem ter alguma sobreposição, mas, no entanto, é importante entender as principais diferenças para obter os resultados mais eficazes em sua estratégia de mídia paga.
Hora de dar um passo atrás e esclarecer o que é tráfego orgânico e tráfego pago.
Tráfego orgânico vs. tráfego pago
O que te parece mais interessante: pagar um preço recorrente e potencialmente volátil pelo tráfego garantido de seu site ou fazer um investimento único para gerar a mesma – embora não garantida – quantidade de tráfego?
Essa é a diferença entre tráfego orgânico e pago. Embora os objetivos finais sejam os mesmos, os meios para alcançá-los diferem muito.
Segundo o site da Brafton, o tráfego orgânico se trata de visitantes que chegam ao seu site por meio de mecanismos de pesquisa – sem você pagar diretamente por esse caminho. Ao clicar em listagens orgânicas que aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), os usuários são direcionados para o seu site por meio de suas próprias iniciativas.
O tráfego orgânico permite que os usuários encontrem as informações online que melhor atendam às suas necessidades, sem serem coagidos ou manipulados para clicar em anúncios pagos.
Já o tráfego pago de mecanismos de pesquisa chega aos sites quando um usuário clica em um anúncio colocado em uma página de resultados para um determinado termo de pesquisa. Este anúncio é criado e pago por uma empresa – com o auxílio de uma plataforma de anúncios – que busca aparecer em primeiro lugar nos motores de buscas.
A publicidade de pesquisa paga existe dentro de uma plataforma automatizada de lances de leilão aberto, como o Google Ads. O Google define um preço para uma palavra-chave e as empresas ofertam lances para que seus anúncios sejam exibidos quando essa palavra é pesquisada.
Retargeting e remarketing: como usá-los de forma eficiente?
Retargeting e remarketing fazem parte das estratégias de mídia paga e se referem ao tráfego pago citado anteriormente.
A partir de agora, vamos diferenciar um do outro, a partir dos conceitos elaborados pela Business 2 Comunnity.
O que é retargeting?
O objetivo do retargeting é reengajar os usuários que visitaram ou mostraram interesse em sua empresa no passado.
Todos nós já experimentamos o retargeting em algum ponto. Lembra quando você estava comprando uma camiseta online, mas foi interrompido e não concluiu sua compra ou não encontrou exatamente o que estava procurando? Poucos dias depois, essa mesma camiseta começou a aparecer no seu feed do Facebook ou ao lado de sua pesquisa no Google, certo?
Este era o retargeting em ação. 🎯
Existem duas maneiras de usar o retargeting: uma interação baseada em pixel e uma interação baseada em lista. Aqui está a diferença.
Interação baseada em pixel
Quando um visitante do site realiza uma ação, como clicar em um produto ou abandonar seu carrinho, um cookie é registrado em seu navegador.
O cookie, que é um snippet de código, rastreia as ações do consumidor em seu site e permite que você saiba onde encontrá-lo online. Essas novas informações permitirão que você mostre a eles anúncios de seus produtos ou serviços em diferentes sites, como Facebook e Google.
Interação baseada em lista
Essa forma de retargeting exige que você já tenha uma lista de endereços de e-mail, novamente de usuários que mostraram interesse por sua empresa em cenários anteriores.
Ao enviar esta lista de endereços de e-mails, você permite que as plataformas sociais registrem o perfil do usuário e exibam seu anúncio conforme eles navegam pelo Facebook, LinkedIn e assim por diante.
O retargeting baseado em lista pode ser altamente personalizável, uma vez que você consegue adicionar detalhes pessoais sobre o usuário, como interesses e gostos.
O que é remarketing?
O objetivo do remarketing é reconquistar usuários anteriores ou clientes que já fizeram negócios com sua empresa. Uma das maiores diferenças entre retargeting e remarketing é que o remarketing geralmente usa e-mails.
O remarketing se concentra em manter seus clientes atuais envolvidos com seu negócio, a exemplo de influenciá-los a retornar ao carrinho abandonado, fazer upsell com produtos semelhantes ou apenas lembrá-los com frequência de visitarem o seu site.
Assim como com o retargeting, você provavelmente já foi impactado pelo remarketing alguma vez. Ao fazer compras online, você já adicionou itens ao carrinho e não concluiu a finalização da compra? A empresa pode ter enviado um lembrete por e-mail, do tipo “Você se esqueceu de algo?” E aí está o seu carrinho de compras, a apenas um clique/toque de distância. 😉
Então, qual é a diferença real entre retargeting e remarketing?
Embora o remarketing utilize o canal de e-mail, ele também pode assumir a forma de anúncios pagos para direcionar os clientes atuais.
Um público-alvo personalizado do Facebook pode ser criado fazendo upload de uma lista de clientes, semelhante ao Google Ads, que permite o upload de dados, incluindo e-mails, números de telefone e endereços de correspondência.
As plataformas de publicidade também não esclarecem explicitamente a terminologia entre retargeting e remarketing. O Google Ads descreve o remarketing da lista de clientes como “dados off-line para alcançar e envolver novamente seus clientes na Pesquisa, guia Compras, Gmail, YouTube e Rede de Display”. Parece muito com o retargeting baseado em lista que acabamos de ver acima.
O resultado final é que essas plataformas de pagamento por clique (pay-per-click – PPC) têm a capacidade de fazer upload de sua lista de clientes, confundindo os limites entre seu anúncio e os canais de e-mail. Os anunciantes podem basicamente usar um anúncio PPC para direcionar os clientes com a mesma mensagem usada em um e-mail.
Como o Google e outras plataformas agrupam remarketing e retargeting em categorias mais amplas (ou seja, remarketing de lista de clientes), é provável que os profissionais de marketing continuem a usar a terminologia incorreta para essas duas estratégias de mídia paga.
O que é realmente importante é entender a diferença entre retargeting e remarketing para que você saiba exatamente quando e como usar cada um para atingir sua meta.
💡 Lembre-se: o retargeting serve para trazer de volta as “ovelhas desgarradas” que quase viraram clientes, mas que, por algum motivo, não completaram a conversão, enquanto o remarketing mantém aquecida a relação com quem já foi cliente/usuário, ocasionando mais vendas/conversões.
Ambas as estratégias têm o objetivo de vender/converter. O que as diferencia é o momento da jornada do consumidor em que elas entram em ação.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de marketing digital. Podemos conversar sobre sua estratégia de anúncios online.
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