K2. – Solução em Comunicação Digital

Qual é o melhor serviço de videoconferência para você?

Como escolher o melhor serviço de videoconferência

Neste post, trouxemos dicas de como escolher o melhor serviço de videoconferência para o seu negócio, a partir de um artigo do site inglês ITPRO. Além disso, ao final do texto, apresentamos os números do Video Conferencing Market Report 2017, o relatório internacional sobre o mercado da videoconferência.

Ao final da leitura, você terá um panorama geral, desde dicas úteis sobre funcionalidades da ferramenta, até os impressionantes números que indicam o crescimento da videoconferência e a sua irreversível integração ao dia a dia dos mais diversos segmentos empresariais.

Bom proveito!

Como escolher o serviço de videoconferência

Os sistemas de videoconferência estão ficando bastante acessíveis para pequenos e médios negócios – veja como escolher o caminho certo para você

A comunicação e a colaboração são fundamentais para o sucesso nos negócios, e a videoconferência (VC) está se tornando uma parte essencial da rápida evolução do trabalho virtual. Além de aumentar a produtividade e melhorar os serviços ao cliente, a VC pode acelerar os processos de tomada de decisão e ajudar a reintegrar os trabalhadores remotos isolados.

Uma enorme economia em custos de viagens de negócios permitirá que as empresas recuperem facilmente seus investimentos iniciais em meses. Além disso, com o fim das viagens tediosas e vôos caros para as localidades dos clientes, as empresas também podem reduzir sua pegada de carbono.

Salas de reuniões

As soluções de salas de reuniões da VC vêm em todas as formas e tamanhos, onde os modelos de menor custo fornecem somente componentes de hardware de vídeo e áudio. Alguns produtos se conectam com um aplicativo executado no host, a exemplo do Cisco WebEx.

Isso não quer dizer que sejam soluções de usuário único. Longe disso: você pode convidar vários usuários remotos para reuniões virtuais e compartilhar seu vídeo e áudio de sala de conferência com eles, juntamente com o conteúdo e as apresentações.

Talvez você queira que sua sala de conferência tenha uma exibição HD impressionante. Não há problema, pois vários produtos têm saídas HDMI, permitindo que o feed de vídeo da câmera seja canalizado diretamente para um monitor HD ou TV de sua escolha.

Aumente o volume

O áudio é muito importante em uma reunião. Afinal, você não quer que os participantes precisem se esforçar para ouvir o que os outros estão dizendo. Laptops e tablets com alto-falantes e microfones integrados podem ser bons para reuniões individuais, mas não darão conta em uma larga sala de reuniões com pessoas espalhadas em uma grande mesa.

Ruídos de fundo, como o tráfego, portas que batem, passos no corredor ou equipes em escritórios adjacentes, também podem ser um problema. Procure sistemas que tenham características de redução de ruído.

Largura de banda

A videoconferência não é tão sensível às condições da rede como Voice Over IP (VoIP), mas você ainda precisará de largura de banda suficiente para transmissão de vídeo HD. Vale a pena caprichar nesse ponto: se seus usuários não estiverem satisfeitos com a qualidade, eles simplesmente deixarão de usá-lo e voltarão aos métodos de comunicação anteriores.

Para um único stream de 1080p a 30 fps, recomendamos em torno de 1-2Mbits/seg e de preferência 4-6Mbits/seg. Para aumentar a estabilidade, use uma conexão de rede com fio para o sistema da sala de conferências, e não conecte-a por meio de conexão sem fio.

Prepare-se

A VC é um ótimo auxílio comercial, mas manuseá-la de forma errada pode dar a você e à sua empresa uma imagem amadora. O mesmo mantra se aplica tanto para entrevistas quanto para as videoconferências que você hospeda: esteja preparado.

Chegue cedo e certifique-se de que tudo esteja conectado, funcionando e acessível – especialmente se for um cliente ou uma reunião de clientes. Tenha cuidado com a colocação da câmera e assegure-se de que está mostrando apenas o que você deseja que os participantes vejam.

Não sente na frente de uma janela iluminada pelo sol, pois a maioria das câmeras não consegue lidar com os altos níveis de luz e pode reduzir você a uma silhueta. Escolha suas roupas com cuidado, pois as cores brilhantes certamente causam distração.

Quando sua VC é um sucesso, todos irão querer usá-la. Então, certifique-se de implementar um sistema de reservas de horários, para evitar colisões e interrupções. Com os preços atualmente muito acessíveis para pequenos e médios negócios, existem ótimas soluções de VC. Então, veja qual deles pode ser adequar melhor ao seu local de trabalho virtual.

O crescente mercado da videoconferência

De acordo com o Global Video Conferencing Market Report 2017, o mercado global de videoconferência foi avaliado em US $ 4,98 bilhões em 2017, e estima-se que crescerá com um CAGR (Compound Annual Growth Rate – Taxa Composta de Crescimento Anual) de 8,6% no período 2017-2025.

 Insights do mercado

A videoconferência se refere à comunicação remota entre duas ou mais pessoas em tempo real. Com a crescente globalização das organizações empresariais em todo o mundo, a necessidade de técnicas de comunicação flexíveis, escaláveis e econômicas tem crescido substancialmente desde os últimos anos.

A videoconferência é uma solução viável para que as organizações realizem reuniões on-line, eliminando assim os custos relacionados à viagem e acomodação. Da mesma forma, atua como um benefício para as entidades empresariais com múltiplos locais geográficos que requerem colaboração frequente.

As videoconferências são disponibilizadas tanto no formato de instalação local quanto na nuvem. As empresas fornecedoras desta ferramenta de comunicação oferecem opções gerenciadas com a intenção de entregar uma solução mais viável e econômica para os consumidores. Como resultado, o mercado está testemunhando uma mudança de paradigma para soluções baseadas em nuvem, devido aos seus baixos custos em comparação com a implantação no local.

>>> SAIBA MAIS SOBRE O POTENCIAL DE REDUÇÃO DE CUSTOS DA VIDEOCONFERÊNCIA

As empresas corporativas e os governos são os maiores segmentos de consumo dessas soluções. Devido à crescente penetração da videoconferência nestes segmentos em todo o mundo, soluções avançadas, como serviços de videoconferência de alta definição (HD), provavelmente se tornarão populares nos próximos anos.

Insights de competitividade

Altamente consolidado, o mercado global de videoconferências apresenta alguns principais players, os quais representam mais de 60% da receita total do segmento. Entre as principais empresas se encontra o grupo Cisco WebEx, detentor da tecnologia utilizada pela K2. em seus serviços de reuniões remotas.

>>> CONHEÇA AS FERRAMENTAS DE VIDEOCONFERÊNCIA OFERECIDAS PELA K2.

O mercado é amplamente orientado para a tecnologia e, portanto, de natureza altamente competitiva. Assim, a maioria desses players se concentra em oferecer soluções viáveis e econômicas para sustentar no mercado. Como parte do fornecimento de soluções avançadas, os desenvolvedores de videoconferência se concentram na entrega de serviços de vídeo de alta qualidade baseados em nuvem.