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Podcasts: a nova tendência do marketing de conteúdo

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A produção de podcasts se tornou cada vez mais acessível com o passar dos anos. Devido ao significativo aumento do consumo deste formato de conteúdo, surgiram diversas ferramentas para a gravação e a edição de episódios. Veja a seguir como criar um podcast, quais são as melhores formas de monetização e como se relacionar com o seu público.

O conteúdo baseado em áudio está ganhando popularidade. Em 2020, quando a pandemia COVID-19 virou o mudo de cabeça para baixo, inúmeros artistas, produtores de conteúdo e influenciadores digitais adotaram os podcasts como mais uma alternativa para se relacionar com suas audiências. Inclusive, muitos empreendedores digitais escolheram o podcasting como carreira.

De acordo com a empresa de pesquisas Grand View Research Inc., em 2020, a receita do mercado de podcasts foi estimada em US $ 11,46 bilhões. O crescimento da indústria em muito se deve à ênfase no inbound marketing. Hoje, muitas marcas escolhem produzir um podcast com influenciadores para criar a voz e o reconhecimento da marca.

A boa notícia é que, para criar um podcast, você não precisa ser expert em tecnologia. Com alguns conceitos em mente e uma boa dose de entusiasmo, é possível explorar este formato para interagir com o seu público e criar relações proveitosas.

Neste post, vamos mostrar as dicas da Techiexpert sobre cenários futuros e as oportunidades que você pode explorar com os podcasts.

Mas, antes, alguns conceitos básicos.

O que são os podcasts?

Segundo a Wikipedia, podcasts são séries de episódios na forma de arquivos de áudio digital que os usuários podem baixar para um dispositivo pessoal ou ouvi-los via streaming.

Ao contrário dos programas de rádio, os podcasts podem ser ouvidos a qualquer momento, pelo fato de serem serviços sob demanda.

Um podcast geralmente apresenta um ou mais hosts (apresentadores) discutindo sobre um determinado tópico, o qual pode ser narrado de forma cuidadosamente roteirizado ou totalmente improvisada.

Mas, independente disso, a qualidade do áudio é um cuidado recorrente entre os podcasters. Outra prática comum é a manutenção paralela de um site com links e notas de programas, biografias de convidados, recursos adicionais e, em alguns casos, um fórum da comunidade dedicado a discutir o conteúdo do programa.

Como o formato aceita qualquer pauta, hoje é possível seguir podcasts especializados nos mais diversos segmentos, como jornalismo, política, música, cinema, tecnologia, histórias em quadrinhos, literatura e mais um sem-número de opções.

Como ouvir podcasts?

O primeiro passo é ter acesso à internet. Depois você só precisa encontrar uma plataforma ou aplicativo de podcast adequado.  Todos os podcasts são gratuitos e a maioria está disponível em muitos aplicativos diferentes.

Estas são as dicas do portal The Guardian sobre como ouvir podcasts em sites e em dispositivos do sistemas Android e iOS.

Como ouvir no site do podcast

A maneira mais simples de ouvir podcasts é em um navegador da web como Chrome, Firefox ou Microsoft Edge. Você pode fazer isso a partir de um computador ou do navegador da web do seu telefone:

  1. Encontre o site de um podcast de que você goste.
  2. Encontre o player na página, verifique se o som do seu dispositivo está ligado e clique em reproduzir para ouvir o podcast.

Como ouvir em smartphones Android

Se você tem um telefone Android, pode usar o aplicativo de podcasts do Google:

  1. Pesquise “Google Podcasts” no aplicativo da Play Store ou clique neste link.
  2. Instale o app.
  3. Depois de abrir o aplicativo, use a caixa de pesquisa (procure o ícone da lupa) e digite o nome do podcast que deseja encontrar.
  4. Escolha o podcast desejado nos resultados da pesquisa e toque nele novamente. Isso deve levá-lo à página inicial do podcast.
  5. Uma vez na página inicial do podcast, você verá uma lista dos episódios mais recentes. Toque em um para reproduzi-lo.
  6. Se você gostar, toque no botão de inscrição na parte superior da página. Quando você se inscreve em um podcast, ele aparece na parte superior do aplicativo do Google, além de avisar quando há a publicação de novos episódios. 

Como ouvir em iPhones ou iPads

Se você tem um iPhone, pode usar o aplicativo Apple Podcasts:

  1. O aplicativo Podcasts já deve ter sido baixado em seu telefone, então procure por “Podcasts” em seus apps. Caso não, vá até a loja de aplicativos e faça o download.
  2. Abra o aplicativo Podcasts e vá para a página de pesquisa (clique no botão da lupa na navegação na parte inferior).
  3. Uma caixa de pesquisa deve aparecer na parte superior, ao lado de outro ícone de lupa. Toque nela e digite o nome do podcast que deseja encontrar. Pressione/toque em “enter” no seu teclado.
  4. Escolha o podcast desejado nos resultados da pesquisa e toque nele. Isso deve levá-lo à sua página inicial.
  5. Quando estiver na página inicial do podcast, você verá uma lista dos episódios recentes. Toque em um para reproduzi-lo.
  6. Se você gostar do que ouviu, toque no botão de inscrição no topo da página para se inscrever gratuitamente. Isso significa que o aplicativo baixará automaticamente os episódios mais recentes para sua biblioteca.

Como criar um podcast

Trouxemos para você uma versão resumida do passo a passo criado pela Podcast Insights para você começar o seu projeto de forma simples, objetiva e eficiente.

▶ Planejamento: este é o estágio inicial, mas muitas vezes esquecido. É fundamental passar um bom tempo aqui antes de prosseguir.

▶ Escolha um tópico: é aconselhável que o seu podcast se concentre em um determinado tópico ou nicho.

Escolha um nome: tome o cuidado de não optar por um nome que restrinja sua capacidade de aumentar os horizontes. De qualquer forma, o nome escolhido deve ser marcante e traduzir a proposta do podcast (Importante: verifique se o domínio com o nome do programa está disponível, para que você possa criar o site do podcast).

Formato dos episódios: aqui você determina a duração, se vai apresentar sozinho ou com um co-host, se será em formato de entrevista ou narração (storytelling) e quais serão os elementos do episódio (música de introdução, teaser, boas-vindas, anúncios, chamada para ação etc.), entre outras escolhas.

Defina o visual: a thumbnail (imagem miniatura) do podcast é super importante, pois pode tanto atrair a atenção quanto ser sumariamente ignorada pelos usuários.

▶ Adquira um microfone: este artigo da Tecmundo pode dar uma força no processo de escolha.

Escolha dos convidados: no caso do formato de entrevistas, é fundamental criar um calendário com as pautas e os convidados de cada uma.

Gravação e edição: confira este artigo do Canal Tech com dicas de programas para a captação do áudio e a edição do seu podcast.

Crie um template para os episódios: estabelecer um template (modelo) para ser reutilizado sempre que gravar um episódio é uma mão na roda. Na prática, isso significa que você terá sua música de introdução, o espaço para anúncios, as faixas para sua voz e para os entrevistados e outros elementos já inseridos no lugar certo.

Hospede o seu podcast: confira as dicas de serviços de hospedagem da BDG.

Suba seus episódios no Spotify e na Apple Podcasts (entre outros agregadores): é fundamental disponibilizar seus episódios nas plataformas mais acessadas pelos ouvintes. Veja como subir no Spotify aqui e na Apple Podcasts aqui.

Agora que você já sabe como ouvir  – e até como criar um podcast – é hora de entender o aspecto comercial deste formato que não para de crescer. Veja a seguir o que o pessoal da Techiexpert pensa sobre o presente e o futuro dos podcasts.

Aspecto comercial dos podcasts

A adoção do podcast cresceu significativamente durante a pandemia. Além disso, sabemos que vários artistas abraçaram o podcasting, pois mais ouvintes estão preferindo este formato ao rádio. Com o aumento exponencial na criação de conteúdo, o mercado de podcasts testemunhou um forte crescimento do consumo do formato, assim como dos gastos com publicidade.

De acordo com as estatísticas da Forbes.com, cerca de 1,75 milhão de podcasts foram exibidos com mais de 40 milhões de episódios em fevereiro de 2021.

Simultaneamente, os gastos com anúncios em podcasts aumentaram muito desde 2019, e provavelmente dobrarão até 2024. Portanto, é evidente que os profissionais de marketing estão dispostos a esticar os orçamentos para anunciar em podcasts.

De acordo com a Techiexpert, há grandes chances de o mercado de audiolivros e podcasts testemunhar um enorme crescimento comercial. Durante o curso da pandemia, tecnologias mais recentes como aprendizagem de áudio e vídeo, leitores eletrônicos e outros formatos de áudio foram adotadas pelos pais, a fim de proporcionar melhores técnicas de aprendizagem para as crianças.

Podcasts pela perspectiva do consumidor

Do ponto de vista do consumidor, há a natural propensão para serem atraídos por algo novo. No fim, tudo o que eles é se certificar…

Os consumidores têm suas preferências quando se trata de podcasting. Eles querem se conectar com o conteúdo que está sendo servido. Conforme dito acima, com a maioria dos ouvintes preferindo podcasts ao rádio, há mais chances de você ganhar uma posição sólida em termos de envolvimento, visualização e retenção do público. Quanto mais engajamento, maiores são as chances de conversões.

Resumindo: se você tiver uma grande base de fãs satisfeitos e engajados, seu podcast crescerá. Ao contrário, seu projeto vai desmoronar facilmente se a audiência se sentir frustrada com o conteúdo entregue ou com a experiência de uso oferecida.

Para criar relações significativas com o público, ofereça conteúdo de valor para os seus ouvintes. Por exemplo, se você criar um podcast com o objetivo de promover e vender os produtos, sua audiência será menor. Mas, se você fizer o mesmo oferecendo valor aos ouvintes e permitindo que eles interajam com você, eles se mostrarão interessados em ampliar suas experiências no consumo do seu conteúdo.

Monetização de podcasts

É verdade que os podcasts mal atendem às metas financeiras e representam um risco para os profissionais de marketing, caso não funcionem conforme o esperado.

Os podcasts são uma forma de marketing de conteúdo desde 2004,  mas só a partir de 2015 que começaram a ganhar popularidade independente. Até então, eles eram um território menos explorado.

A principal fonte de receita para podcasts são merchandising, marketing de conteúdo, contratos de marca, publicidade, patrocínios e doações de ouvintes. Destes, publicidade e patrocínios são a principal fonte para o influxo de receita.

Sabendo isso, esperamos que os podcasters levem mais a sério a remuneração e aprimorem seus fluxos de receita. Além disso, o custo de produção dos podcasts é relativamente menor do que o de um audiobook, por exemplo. Como dissemos antes, há uma abundância de plataformas disponíveis para os usuários, nas quais eles apenas precisam começar com um gasto mínimo em equipamento de gravação.

Conclusão

Nos podcasts, assim como em vários outros empreendimentos digitais, a paciência é uma virtude.

Produzir um podcast, seja sozinho ou em parceria, depende de algumas decisões. Escolha seu nicho e acredite na sua pesquisa de mercado. Isso o ajudará a obter insights sobre o gosto dos ouvintes, o que servirá de base para a elaboração dos próximos episódios.

O mais importante é manter a paciência, pois este é um processo de construção de relações e de aprendizado sobre as preferências do público. O resultado financeiro não aparecerá de uma hora para outra (assim como em praticamente todas as iniciativas digitais).

Encare o podcast como uma super ferramenta de relação com o público, ao invés de depositar nele toda a sua expectativa de geração de receita. Pense que, depois de criada uma legião de seguidores ávidos por novos conteúdos, a entrada de dinheiro – seja via apoiadores ou anunciantes – será uma consequência natural.

Se você seguir produzindo conteúdo de qualidade e atendendo (ou superando) as expectativas da audiência, suas chances de emplacar são grandes, pois vivemos um grande momento para os podcasts. 🎙