K2. – Solução em Comunicação Digital

Plataforma profissional: conheça os prós e contras de migrar vídeos

Plataforma profissional: conheça os prós e contras de migrar vídeos

Vídeos já são uma tendência na internet desde que os meios de produção ficaram mais acessíveis. Também são os conteúdos que mais engajam na rede. O audiovisual é uma mídia útil para várias finalidades, desde streaming ao vivo até promoção de produtos.

Mas quando você sabe que está preparado para migrar para uma plataforma profissional de vídeos e não usar o YouTube para hospedagem? Simples: quando o seu conteúdo é diferenciado, exclusivo e as plataformas gratuitas já não atendem mais às suas demandas.

Se você já está se questionando sobre isso, então, siga no artigo e, acompanhando a lista de pontos a considerar, entenda os prós e contras de contratar um serviço especializado para seus vídeos. 

1. Segurança

Em primeiro lugar, pense na segurança. Quando você usa plataformas gratuitas, não há garantias estruturais, já que você depende de um serviço pelo qual não está pagando. Pense também na exclusividade do seu conteúdo e em quanto ele é valioso para a sua empresa. Você quer arriscar que seu produto seja copiado e usado por outras pessoas sem a devida autorização? Ao optar por uma plataforma profissional de vídeos, você evita esses problemas.

2. Suporte eficiente

Acabaram suas dúvidas e problemas com uploads e gerenciamento de playlists. Uma plataforma profissional oferece todo o suporte que você precisa sem constrangimentos.

Também sempre bate aquela dúvida sobre para quem mandar e-mail em serviços gratuitos de hospedagem, e, quando você consegue, a resposta demora a chegar. Isso pode atrasar toda a sua estratégia. A disponibilidade de um suporte online especializado facilita muito a sua produção.

3. Gerenciamento do canal  

Usando uma plataforma profissional, com poucos cliques, você consegue colocar tags, escolher thumbnails, criar legendas, títulos e toda a parte de informações do material. Sem contar que aquela parte técnica de trazer o conteúdo para o seu site fica muito mais fácil com as integrações disponíveis. 

Outra funcionalidade bem prática é a de compartilhamentos em redes sociais. O número de possibilidades de sites é mais amplo, e você não precisa ficar copiando e colando links: basta escolher as redes em que gostaria que seu conteúdo fosse exibido. 

4. Personalização

Nos canais gratuitos, você tem que seguir os layouts padronizados da ferramenta. Já em uma plataforma profissional de vídeos, existe uma liberdade maior na hora de definir o layout do seu canal. Ele vai ser muito mais parecido com os seus outros canais já existentes, fortalecendo a imagem da empresa e o reconhecimento da marca. 

5. Investimento

Até agora, você viu que são inúmeros os prós de optar por uma plataforma profissional. E aí, o custo é a questão que aparece como um dos únicos contras para tomar a decisão de migrar. No entanto, não deve ser feita uma análise rasa do assunto. Analise o custo-benefício sempre. Se você investe na produção e quer que o seu conteúdo audiovisual chegue para o público correto, então, apesar de arcar com gastos, é essencial entender que vale a pena investir na distribuição, pois seus resultados podem ser ainda melhores.  

Como você percebeu, existem bem mais prós do que contras em migrar para uma plataforma profissional de vídeos. Porém, tenha em mente que a decisão deve ser baseada em quanto a sua estratégia de comunicação valoriza a mídia digital. E se optar pela migração, isso não quer dizer que você vai abandonar de vez as ferramentas gratuitas. Afinal, elas ainda podem fazer parte do seu planejamento. 

Se você começou a refletir sobre migrar ou não, pesquise e estude todos os aspectos. A segurança na distribuição é um ponto importante na sua decisão, então, que tal aproveitar a visita e ler um post especial sobre esse tema?