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As videoconferências auxiliam a otimizar a comunicação empresarial

As videoconferências auxiliam a otimizar a comunicação empresarial

Em uma sociedade globalizada, onde a comunicação é tão valorizada, devido, principalmente, à popularização da internet, as organizações se viram obrigadas a adotar uma comunicação mais próxima dos seus colaboradores e públicos de relacionamento.

A fim de engajá-los nos propósitos da empresa e mantê-los motivados a buscarem os objetivos do negócio para o qual trabalham as empresas entenderam que através de canais eficientes poderiam chegar ao seu público interno com mais eficiência. Neste sentido, para que a organização esteja apta a alcançar seus resultados, todos devem estar alinhados com as informações importantes sobre a empresa.

É a comunicação que vai garantir que os colaboradores exerçam suas atividades de forma harmônica e ainda fazer com que todos se sintam parte da organização — o que acarreta em aumento de desempenho, inovação constante e funcionários mais capacitados para representar a marca para a qual trabalham. Separamos para você 6 dicas de como otimizar a comunicação empresarial da sua organização. Acompanhe:

1.Tenha veículos de comunicação oficiais

É importante ter canais oficiais para comunicar as ações da empresa aos colaboradores. Um destes, pode ser por meio de videoconferências.

2. Faça reuniões periódicas

Encontros presenciais ou por videoconferência são muito eficientes e ainda reforçam a comunicação dos veículos impressos e online. Além disso, é possível esclarecer dúvidas e transmitir com mais pessoalidade os objetivos da organização para cada momento. Outro fator relevante destes encontros é a possibilidade de verificar se as mensagens transmitidas estão sendo compreendidas por todos os colaboradores envolvidos nos processos.

3. Diminua as distâncias

Aposte em videoconferências para diminuir as distâncias e manter seus colaboradores informados sobre as principais ações da organização. É um recurso de baixo custo, já que é possível se conectar com várias pessoas em diversas regiões do mundo, economizando com transporte, hospedagem e tempo de deslocamento.

4.  Associe a informação a processos operacionais

A comunicação é um processo cultural.  A implantação requer mudança de comportamento, por isso, é importante associar a inserção da cultura da comunicação empresarial a processos operacionais. Procure aproximar a comunicação do que acontece com o dia a dia dos colaboradores. Dessa forma, será possível vivenciar melhor a comunicação, desde que ela esteja alinhada com o que realmente acontece na empresa.

5. Tenha acessibilidade da informação

Opte por uma linguagem simples e direta. Assim, a comunicação consegue sensibilizar todos os níveis hierárquicos, evitando ruídos na comunicação. Lembre-se que é fundamental não só deixar que a comunicação chegue até todos, mas que ela seja entendida por todos os envolvidos nos processos.

6. Dê resposta

Ofereça retorno das atividades e saiba ouvir. Dessa forma, é possível avaliar as expectativas dos colaboradores em relação à organização e ter um contato mais próximo com os funcionários para a obtenção de ideias que possam somar no desenvolvimento da empresa. Uma comunicação empresarial eficiente garante que todos os colaboradores estejam cientes dos acontecimentos relativos à organização, assim como alinhar os objetivos da empresa com sua missão e valores por meio do nivelamento das expectativas.

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