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Métricas de marketing digital: a importância de tomar decisões baseadas em dados

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Ao acompanhar as métricas de marketing digital, você se certifica se os seus esforços estão te lado para o lado certo – mesmo que lentamente, mas  com consistência – ou se é preciso reavaliar sua estratégia (seja em pontos específicos ou ela como um todo).

Vivemos em uma época em que se tornou uma prática comum monitorar tudo, a exemplo do seu sono e dos seus passos ao longo do dia. Esse método de ficar de olho nos detalhes é então usado para tomar decisões baseadas em dados: ir para a cama uma hora antes, fazer uma caminhada durante o intervalo do almoço, adicionar mais quinoa à sua dieta etc.

Sabe por quê?

Porque para saber para onde vamos, é preciso saber exatamente onde estamos.

Esse mesmo raciocínio se aplica a qualquer empresa. Você provavelmente sabe quais são seus lucros e perdas, o custo da folha de pagamento, despesas gerais e quais itens são dedutíveis de impostos. Mas até que ponto você é versado em suas métricas de marketing? Afinal, você poderia fornecer os melhores produtos ou serviços desde a invenção da Internet, mas se ninguém ficar sabendo da sua existência, o sucesso pode demorar para chegar.

É com essa analogia que o artigo da Business 2 Community explica a importância das métricas de marketing digital.

Vamos começar a nossa conversa conceituando o nosso tema central.

O que são as métricas de marketing digital?

De acordo com a Business 2 Community, as métricas de marketing digital são a forma de medir o progresso dos seus esforços de marketing online.

Este acompanhamento é importante porque o sucesso não acontece da noite para o dia, e você não pode simplesmente esperar que os clientes comprem seu produto ou serviço no segundo em que você lançar uma nova campanha.

No entanto, isso não significa que você deve apenas cruzar os dedos e esperar o melhor. As métricas de rastreamento mostrarão se as coisas estão se movimentando lenta – mas seguramente – em direção ao seu objetivo final, ou se você precisa rever alguns aspectos de sua estratégia de marketing.

Por que as métricas de marketing digital são importantes?

As métricas de marketing digital permitem que você saiba se está no caminho certo para obter um bom ROI (retorno sobre o investimento) em seus esforços, ou se está desperdiçando seu tempo e dinheiro.

Por exemplo, se sua meta é aumentar a receita em 30% até o final do trimestre, a única maneira de saber se você está no caminho certo é observar os seguintes números com o passar das semanas:

Quantos visitantes adicionais do site você está obtendo? Quantos leads estão entrando em contato com você? Quantas vendas você está fechando?

Ter uma lista de métricas de marketing relevantes para rastrear traz vários benefícios:

Com que frequência você deve monitorar analytics de inbound marketing?

A resposta a essa pergunta é: depende. 😒

Sabemos que essa é uma resposta irritante, mas a realidade é que nem todas as métricas são iguais. Algumas delas começarão a mostrar mudanças quase imediatamente, enquanto outras requerem tempo para ganhar alguma tração. E se você olhar diariamente para as mais lentas, provavelmente vai sentir vontade de desistir…

A seguir, veremos as sugestões da Business 2 Community de métricas para serem verificadas com frequência diária, semanal e mensal.

Métricas para rastrear diariamente

Você pode rastrear quantos visitantes estão acessando seu site diariamente, assim como saber a sua fonte – pesquisas orgânicas do Google, postagens em mídias sociais, anúncios PPC (pay-per-click), e-mails de marketing ou backlinks, por exemplo.

Métricas para rastrear semanalmente

Todas as semanas, verifique a taxa de cliques em todas as suas chamadas para ação em e-mails de marketing, blogs posts e material promocional. Isso lhe dará uma ideia se elas são fortes o suficiente para despertar o interesse do seu público-alvo. Se não forem, experimente textos alternativos para ver se eles apresentam um desempenho melhor.

Métricas para rastrear mensalmente

Todos os meses, você deve verificar sua classificação nas páginas de resultados de pesquisa do Google (Search Engine Results Page – SERP) para qualquer novo conteúdo de marketing. Isso inclui blog posts, e-books, webinars e qualquer coisa relacionada à sua campanha mais recente.

IMPORTANTE: essas métricas são apenas a ponta do iceberg. Como você verá abaixo, dependendo de suas campanhas e metas específicas, será necessário olhar para outros elementos para ter uma visão completa.

Depois de saber quais métricas rastrear, essas serão seus KPIs (Key Performance Indicators – principais indicadores de desempenho). E com a ferramenta de relatório certa, você pode construir dashboards (painéis personalizáveis). Isso é crucial, pois…

  1. você deve rastrear apenas o que é relevante para o seu negócio;
  2. você precisa de algo que seja fácil de entender.

9 métricas de marketing digital que você deve acompanhar

Agora vamos ver todos os KPIs que você deve acompanhar. Lembre-se de que se você notar que as coisas não estão funcionando como gostaria, está tudo bem. Há muitas estratégias de conteúdo envolvidas no processo, mas também um tanto de tentativa e erro.

Contanto que esteja detectando tendências desfavoráveis com antecedência, você pode usá-las como um sinal de trânsito para indicar outro caminho.

1. Ranqueamento de palavras-chave

Antes de começar, acompanhe o ranqueamento atual do seu site. Use ferramentas como Ahrefs, Moz e Semrush para ver quais são as palavras-chave no topo da classificação para cada página. Depois, faça o mesmo para verificar o desempenho de seus concorrentes. Em seguida, use as palavras com bom desempenho e combine-as com pesquisas adicionais de palavras-chave relacionadas para que você possa medir como essa mudança melhora sua classificação.

2. Tráfego da página

Para saber se você o seu site está adequado para os seus propósitos, as pessoas precisam visitá-lo primeiro. E, assim que o fizerem, você poderá estudar suas interações com ele, para que, em última análise, possa aumentar seu número de leads. Lembre-se de que, depois de desenvolver uma nova estratégia de conteúdo / campanha de marketing, pode demorar um pouco para começar a ver esses números aumentarem.

3. Fontes de tráfego

Saber quais origens estão fornecendo tráfego para seu site ajuda a segmentar melhor o público.

Por exemplo, se você notar que muitos de seus visitantes vêm do Facebook, saberá que deve priorizar esse canal em suas campanhas futuras. Da mesma forma, se um pequeno número vier de seus e-mails de marketing, você saberá que precisa otimizar essa forma de comunicação.

4. Comportamento do usuário

Saber como os visitantes interagem com seu website permite que você identifique obstáculos comuns que eles encontram ao longo do caminho.

Isso inclui ações como a medição do nível de rolagem de cada página, em quais links clicam e quais páginas geralmente eles simplesmente saem do site e nunca mais voltam. Você pode então abordar esses obstáculos para otimizar a experiência do usuário (User Experience – UX).

5. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição se refere à porcentagem de visitantes do site que saem logo após entrar no seu site.

Essas informações são essenciais para ajudá-lo a determinar se você está oferecendo uma boa experiência do usuário e se eles estão achando seu conteúdo útil e relevante.

Ao levar essa métrica em consideração, você também deve considerar se a rejeição está acontecendo em todos os dispositivos ou principalmente em telefones celulares. Neste caso, você definitivamente precisará otimizar seu site para uma experiência móvel mais adequada.

6. Engajamento

Um grande tráfego no site não faz sentido se os visitantes não estiverem interagindo com seu conteúdo. Você precisa saber o tempo médio de permanência no site, como estão navegando nele, se estão retornando, quais são as principais páginas de saída, quantas pessoas estão lendo (e assinando) seu blog e quantas estão entrando em contato com você para obter mais informações ou para fazer uma compra.

Todos esses fatores são uma mina de ouro para ajudá-lo a adaptar sua estratégia de conteúdo especificamente para aumentar o engajamento. Mas você não pode consertar o que não sabe que está quebrado. 😉

7. Conversões

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que concluem uma ação desejada.

Podem ser pessoas preenchendo e enviando um formulário, baixando ofertas de conteúdo, inscrevendo-se em webinars ou em eventos, agendando uma reunião, fazendo uma compra …

Quanto mais alta sua taxa, mais eficaz está sendo a sua estratégia de marketing. E se estiver baixa, então é hora de dar uma olhada no conteúdo que você está usando para induzi-los a agir.

8. Taxas de abertura

O email marketing é uma forma ideal de construir um relacionamento com clientes potenciais e existentes, além de ser uma boa maneira de estabelecer confiança.

Você precisa nutrir essas conexões, mostrando interesse e atenção. Ofereça uma maneira de fazer isso em um momento que seja conveniente para eles. No caso do email, cada pessoa o abre quando tem tempo.

Se a sua audiência está apenas excluindo suas comunicações, esse é outro sinal de que sua estratégia de email marketing precisa de ajustes. O conteúdo em si não é necessariamente o problema. Pode muito bem ser o assunto do email ou algum outro detalhe.

De qualquer forma, você precisa rastrear esses números primeiro, antes de descobrir se precisa resolvê-los.

9. Taxas de cliques

Sua taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que clicam no link para seu site (ou botão de chamada para a ação) em seus emails de marketing, em comparação com sua taxa de abertura.

Isso ajuda você a entender melhor o seu público-alvo. Uma taxa de cliques baixa é uma indicação de que você está segmentando o público errado ou que não está adaptando seu conteúdo aos desejos e necessidades deles.

Como tomar decisões de marketing digital baseadas em dados

O denominador comum em todas essas métricas é que elas mostram se sua estratégia de conteúdo está funcionando. Isso exige muito mais do que apenas escrever bem. Há muitas coisas que entram em jogo ao otimizar o que você compartilha online.

Portanto, depois de reunir as métricas, use esses dados para fazer o seguinte:

Priorize seus próximos passos

Não tente consertar tudo de uma vez. Se o tráfego do seu site estiver baixo e você editar as linhas de assunto, conteúdo e CTAs de seus emails de marketing, mas também alterar o conteúdo em todas as páginas ao mesmo tempo, você não será capaz de medir com precisão a fonte de melhoria.

Encontre as ferramentas certas

Existem muitos softwares para ajudá-lo a segmentar seus contatos, nutrir seus leads, servir como um sistema de gerenciamento de conteúdo, criar e-mails de marketing e projetar sites atraentes, entre tantas outras coisas.

Depois de identificar o que precisa ser feito, você pode começar a pesquisar as opções.

Planeje sua estratégia

Depois de definir claramente seus objetivos, você precisa de um roteiro de como ir do ponto A ao ponto B.

Talvez haja a necessidade de fazer uma pesquisa de mercado adicional, desenvolver uma buyer persona, conduzir uma auditoria do site, criar um calendário editorial consistente ou aumentar sua presença na mídia social …

Seja o que for, estabeleça etapas específicas sobre como você está planejando realizá-las.

Continue rastreando suas métricas de marketing digital

Continue acompanhando suas métricas de marketing, prestando ainda mais atenção às que se relacionam aos elementos onde você implementou mudanças recentemente.

Compare os novos números com os antigos. Esta é a única maneira de saber se suas decisões baseadas em dados foram eficazes.

Se você continua tentando e ainda não está obtendo os resultados desejados, pode ser hora de falar com um consultor de negócios ou pesquisar serviços de marketing digital.

Sabemos que não é fácil gerenciar diversas frentes ao mesmo tempo: criação de conteúdo, presença nas redes sociais, estratégia de comunicação, elaboração de campanhas de anúncios, análise de métricas… 😓

Já pensou se alguém cuidasse de tudo isso para você?

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