Entenda a importância dos metadados de vídeo, como adicioná-los e como usá-los para aumentar o tráfego orgânico para seus vídeos com este artigo elaborado pela SproutVideo, parceira de tecnologia da K2.
Tecnicamente falando, os metadados são as informações organizacionais (visíveis ou ocultas) por trás do conteúdo digital que comunicam a estrutura do ativo, as informações administrativas e a descrição.
Todos os tipos de arquivos contêm metadados: de documentos de texto a MP3s. Os computadores usam essas informações para entender os detalhes de um arquivo. Para páginas da web e conteúdo carregado, os mecanismos de pesquisa usam metadados para organizar e alinhar o conteúdo com consultas de pesquisa relevantes. Os metadados também detalham quem é o proprietário do conteúdo e se há permissões de controle.
Embora a ideia de metadados possa parecer complicada, é fácil para qualquer pessoa adicionar metadados a vídeos – o que é ótimo, pois os metadados são essenciais para tornar os vídeos detectáveis por meio de mecanismos de pesquisa.
Vamos começar nossa jornada pelo conceito básico.
O que são metadados de vídeo?
Semelhante a um catálogo de fichas em uma biblioteca local — usado para indexar e localizar livros — os metadados de vídeo possibilitam que os mecanismos de pesquisa analisem e entendam páginas da Web.
Existem muitos tipos de metadados. Eles podem descrever o conteúdo, conter os requisitos do usuário, ilustrar o relacionamento entre dois arquivos e muito mais.
Cada página da web inclui metadados. Títulos de página, cabeçalhos, texto alternativo e descrições são exemplos de metadados que os mecanismos de pesquisa usam para organizar e classificar o conteúdo.
Quando se trata de adicionar metadados aos vídeos, existem quatro tipos principais: título, descrição, tags e URL. Mais tarde veremos como otimizá-los .
Por que os metadados de vídeo são importantes?
Cada vez mais, o Google apresenta vídeos para resultados de pesquisa – mesmo fora da guia Vídeo.
Ao contrário das páginas da web, que incluem informações de palavras-chave, os vídeos dependem de metadados para comunicar o assunto. Portanto, os metadados são essenciais para o SEO de vídeo.
Os mecanismos de pesquisa dependem de metadados para categorizar ativos digitais, como vídeos e imagens, e exibi-los corretamente nas pesquisas.
Os 3 principais tipos de metadados
Existem muitos tipos de metadados técnicos. Aqui estão os três mais comuns:
▶️ Descritivo: informação contextual de um vídeo. Os metadados incluem título, tags, descrição e informações técnicas como tempo de execução, tipo de arquivo, tamanho ou data de criação.
▶️ Administrativo: informação abrangente sobre quem é o proprietário de um arquivo e quem tem acesso permitido. Pode incluir requisitos do usuário, informações de direitos autorais, gerenciamento de direitos, contratos de licença e outros dados técnicos.
▶️ Estrutural: organização de metadados que determina o relacionamento entre os ativos. Como os capítulos de um livro ou episódios de uma série, os metadados estruturais estabelecem e mantêm essas conexões (ou seja, as páginas de um site).
Embora todas as formas de metadados sejam importantes para a estrutura, segurança e organização do conteúdo, os metadados descritivos são o que mais nos preocupam ao otimizar a capacidade de descoberta do conteúdo de vídeo. Discutiremos isso a seguir.
Como otimizar metadados de vídeo para mecanismos de pesquisa
Cada um dos seus vídeos deve tentar classificar para uma frase-chave específica. Para escolher a melhor frase de palavra-chave, analise como as pessoas pesquisam um tópico específico.
1️⃣ Verifique se a frase-chave que você deseja usar está recebendo tráfego mensal significativo com o planejador de palavras-chave do Google.
2️⃣ Use uma janela anônima e pesquise a frase-chave. Revise a concorrência. Certifique-se de que o termo de pesquisa produza os resultados esperados e esteja alinhado com seu público-alvo.
3️⃣ Pense: você pode competir com os resultados de pesquisa atuais? O Google confia no seu site (autoridade) ou você ainda está estabelecendo sua marca?
💡 Observação: quanto mais geral for a palavra-chave, maior a probabilidade de haver uma concorrência significativa. Ao responder a uma consulta mais específica (chamada de palavra-chave de cauda longa), você tem mais chances de competir com outros resultados de pesquisa. Muitas vezes, as palavras-chave de cauda longa são perguntas específicas que você pode responder. Esses tipos de palavras-chave podem não ser tão fáceis de verificar com o planejador de palavras-chave do Google. Nesse caso, use a pesquisa do Google para restringir o tópico com “As pessoas também perguntam”.
4️⃣ Carregue o arquivo em sua plataforma de hospedagem de vídeo (como a K2.OnDemand) e inclua a palavra-chave nos metadados do vídeo.
Como otimizar cada tipo de metadados de vídeo
Conforme mencionado acima, os quatro tipos de metadados de vídeo que comunicam o conteúdo do seu vídeo aos mecanismos de pesquisa são o título, a descrição, as tags e a URL.
Título do vídeo
Esta é a primeira oportunidade de incluir termos de pesquisa de palavras-chave para o conteúdo do seu vídeo. Concentre-se em classificar cada vídeo para um único termo de palavra-chave geral.
Escolha um título que descreva corretamente o vídeo para incentivar tempos de exibição mais longos, pois isso informa ao Google que os visitantes estão interagindo com seu conteúdo, o que aumenta a probabilidade de classificação para esse termo de pesquisa.
💡 Observação: se você deseja garantir que sua página da Web (onde o vídeo está incorporado) possa ser exibida ao lado do snippet de vídeo nos resultados da pesquisa, o título do vídeo e o título da página precisam corresponder. Por exemplo, se o título da página for “Como fazer papel machê”, o título do vídeo deve ser o mesmo.
Descrição do vídeo
As informações que você incluir na descrição do seu vídeo serão exibidas abaixo do título nos resultados do mecanismo de pesquisa. A descrição é outra oportunidade de adicionar termos de pesquisa de palavras-chave.
Inclua palavras-chave no início da descrição e explique de forma concisa o que as pessoas devem esperar do vídeo. Tente ser o mais descritivo possível sem abusar das palavras-chave. Os mecanismos de pesquisa tendem a desaprovar a sobrecarga de palavras-chave.
Tags de vídeo
Assim como as hashtags nas mídias sociais, as tags (ou metatags) são outra maneira de informar aos mecanismos de pesquisa sobre seu conteúdo. As tags que você criar devem incluir termos de pesquisa de palavras-chave que descrevam seu vídeo ou organizem o conteúdo.
💡 Três a quatro tags (no máximo) funcionam melhor. Mantenha as tags curtas e diretas.
Por exemplo, um vídeo sobre “Como fazer macarrão com queijo vegano” pode incluir as seguintes tags: “receitas veganas”, “macarrão com queijo vegano” e “alimento vegano”.
As tags também ajudam a organizar seu conteúdo em categorias nas quais os espectadores podem pesquisar facilmente. A organização categórica se torna mais importante à medida que sua biblioteca de conteúdo se expande.
💡 No geral, as metatags têm menos influência do que o título e a descrição do vídeo no posicionamento de seus vídeos para os mecanismos de pesquisa.
URL incorporada (embedada)
Isso pode não se aplicar a todos os vídeos. No entanto, um vídeo embedado em uma página da Web é afetado pelos metadados dessa página, que inclui o URL. Portanto, a URL da página deve conter a frase-chave principal do vídeo.
Por exemplo:
- Uma página sobre como fazer papel machê pode ter um URL de “https://exemplo.com/como-fazer-papel-mache.html”.
- Se essa página for um guia mais amplo que inclui um vídeo sobre como fazer papel machê, o URL pode ser https://exemplo.com/papel-mache.html”.
Para páginas com vários vídeos, o vídeo que você deseja classificar deve estar mais próximo do topo da página. Seu título também deve ser igual ao título da página.
Como visualizar, editar e adicionar metadados a vídeos
Os metadados de vídeo que você precisa otimizar para mecanismos de pesquisa são metadados visíveis. Na plataforma K2.OnDemand, essas informações são facilmente editadas nas configurações de cada vídeo.
Seja qual for a plataforma que você usa para hospedagem, o título, a descrição e as tags geralmente são fáceis de localizar ao editar as configurações de um vídeo. Na maioria dos casos, você também pode visualizar os metadados das configurações de cada vídeo.
Como adicionar metadados aos seus vídeos
A maioria das plataformas de hospedagem permite adicionar ou editar os metadados do seu vídeo diretamente na página de detalhes. Na plataforma K2.OnDemand, basta clicar no título do vídeo para editar suas configurações.
Como visualizar os metadados de um arquivo de vídeo
Você pode acessar seus metadados de vídeo diretamente em seu computador sem aplicativos ou ferramentas de terceiros.
- No Windows, clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Propriedades e, em seguida, Detalhes.
- No Mac, clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Obter informações (Get info).
Em ambos os casos, o tipo de arquivo limitará quais informações podem ser alteradas.
Para informações mais complexas, você pode precisar de um editor de metadados, a exemplo do Movavi. No entanto, você provavelmente pode usar seu software de edição para editar os metadados do seu vídeo.
Como indexar seus vídeos (não pule esta etapa!)
Por fim, é hora de informar aos mecanismos de pesquisa sobre seu conteúdo com um sitemap de vídeo. Esta etapa instrui os mecanismos de pesquisa a rastrear seu site e indexar o conteúdo que você enviar.
Sitemaps de vídeo são comuns, mas podem ser difíceis de criar e manter. Detalhe: se você é um usuário da K2.OnDemand (que usa a tecnologia da parceira SproutVideo), pode ficar tranquilo!
- Para os usuários de nosso site de vídeo hospedado, criamos automaticamente um sitemap de vídeo e o enviamos ao Google e a outros mecanismos de pesquisa para você.
- Para outros usuários, facilitamos a criação e o envio de um sitemap. Depois de enviado, nós o mantemos atualizado à medida que você adiciona mais conteúdo à sua biblioteca.
Em outras palavras, garantimos que os mecanismos de pesquisa conheçam seu novo conteúdo. 🎯
Os benefícios dos dados estruturados: JSON-LD
Os dados estruturados costumam ser chamados de linguagem dos mecanismos de pesquisa. JavaScript Object Notation for Linked Data (JSON-LD), especificamente, são os dados estruturados que o Google reconhece. Isso torna o esquema altamente valioso para incluir em seu site.
O JSON-LD pode ser incluído em páginas da Web sem interromper o HTML, pois não inclui o próprio HTML. Ele também pode ser adicionado a qualquer parte da página, não apenas dentro do <body> do site. Você pode usar esta ferramenta gratuita para gerar facilmente os dados JSON-LD necessários para sua página.
💡 Um dos principais benefícios do JSON-LD para otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) é que o Google usa esses dados para criar rich snippets ao apresentar seu conteúdo nos resultados de pesquisa. Isso pode incluir o logotipo do site, prova social (como estrelas de avaliação de produtos) e muito mais.
No geral, os dados estruturados permitem que os mecanismos de pesquisa entendam, organizem e conectem os elementos de uma página com mais facilidade. Isso, por sua vez, melhora a visibilidade do mecanismo de pesquisa, assim como o desempenho geral de um site.
💡 Observação: os clientes da K2.OnDemand que usam nossos sites de vídeo hospedados podem pular esta etapa. Enviamos automaticamente sitemaps de vídeo e incluímos dados JSON-LD. Basta carregar seu conteúdo e adicionar as informações de metadados.
Expanda o alcance orgânico com metadados de vídeo
A vantagem dos metadados é que eles permitem que você classifique vídeos com mecanismos de pesquisa como o Google. Os metadados de vídeo criam uma forte estratégia de video marketing, na qual as pessoas que procuram seu conteúdo podem descobri-lo organicamente.
Nem sempre é possível prever a classificação de um vídeo nos mecanismos de pesquisa. No entanto, as instruções neste artigo fornecem práticas recomendadas para metadados de vídeo para dar ao seu conteúdo de vídeo uma vantagem de SEO. Você pode melhorar ainda mais o alcance do seu conteúdo com essas dicas de SEO.
Experimente a K2.OnDemand
A plataforma de vídeos sob demanda da K2. permite que empresas gerenciem seus vídeos para treinamentos, comunicações internas e apresentações, entre outros fins. Os vídeos podem ser personalizados com a identidade visual da empresa e a plataforma oferece recursos como legendas, marcações e enquetes interativas.
Além disso, a K2.Ondemand emite relatórios e análises sobre o desempenho dos vídeos, permitindo que as empresas avaliem o engajamento dos colaboradores e melhorem suas estratégias de comunicação – tudo isso com facilidade de uso e segurança (criptografia e backups diários dos dados).
Oferecemos planos para empresas de diferentes tamanhos e necessidades, com opções de contratação por mês ou por ano.
Quer conhecer os benefícios da plataforma na prática? Solicite uma demonstração gratuita guiada. Você vai se surpreender com a variedade de recursos e com a excelente relação investimento x qualidade dos serviços! 🏅