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Marketing para construtoras: 9 estratégias focadas na expansão dos negócios

9 estratégias de marketing para construtoras

Focado no nicho específico do marketing para construtoras, o blog Design Hill elencou uma lista de melhores práticas, orientadas para o reforço das marcas, atração de novos públicos e, consequentemente, para a expansão dos negócios.

Mesmo em momentos econômicos mais desacelerados, a indústria da construção civil sempre se apresenta como um gigante. Para criar uma base sólida no mercado, as construtoras precisam de um plano de marketing poderoso, capaz de mover o negócio da estagnação para o crescimento.

Os negócios de construção, mesmo em pequena escala, envolvem uma variedade de trabalhos, incluindo processos judiciais, preenchimento de muita papelada, gerenciamento de um grande número de subordinados e também a compra de toneladas de matérias-primas – muitas vezes com custos flutuantes – , entre tantos outros.

Todos esses trabalhos deixam pouco ou nenhum tempo para o planejamento de estratégias de marketing. Embora seja de natureza diferente da maioria dos outros negócios, o setor de construção também precisa de estratégias de marketing bem planejadas e executadas.

Este artigo serve como um guia para as práticas de marketing que merecem a atenção dos gestores no ramo das construção civil. Estas ações, uma vez colocadas em prática de forma coordenada, ocasionam a propagação da marca e o crescimento do volume de negócios.

9 estratégias de marketing para construtoras, voltadas para a expansão dos  negócios

#1. Coloque sua marca online

A atuação das construtoras é, sem dúvida, um negócio offline. Mesmo assim, você precisa ter presença online, pois seus clientes em potencial passam boa parte do tempo no ambiente virtual. Seu público está consumindo conteúdos em redes sociais e navegando na Internet. Por isso, tornou-se obrigatório anunciar seus negócios online.

A primeira coisa que você precisa para iniciar um bom plano de marketing para construtoras é um site profissional.

Contrate um web designer  para criar um site para sua empresa (ou remodelar o existente, se for o caso). Preste atenção aos detalhes, para que a plataforma pareça profissional e tenha todos os elementos importantes de um bom site – ele é o mesmo para visitantes online que o seu escritório é para visitantes offline.

Se o seu escritório, offline ou online, não for construído de forma adequada, poderá não atrair clientes. Você precisa fornecer detalhes adequados e informações sobre seus serviços, sua empresa e as formas de contato do seu escritório offline. O site também deve ter um formulário de contato para que seus clientes em potencial esclareçam suas dúvidas.

#02. Construa a marca

Seu site ganha mais credibilidade, tanto pelos clientes quanto pelos mecanismos de pesquisa, se você se apresentar como uma marca. Para elaborá-la, você precisa de ajuda de serviços profissionais de design gráfico, os quais ajudarão a criar o nome e fazer o marketing para sua marca. Os serviços de design gráfico para construtoras que podem ajudá-lo a criar autoridade no mercado incluem:

Visibilidade estratégica é a chave para criar uma marca e fazer com que ela seja lembrada por seus clientes em potencial. Ao enaltecer a sua marca, você dá às pessoas uma razão muito forte para serem seus clientes, porque uma marca é um ímã que atrai ações positivas.

Por que você acha que as pessoas se orgulham de mostrar que usam um telefone da Apple? Porque é uma marca que provoca ações positivas! As pessoas gostam de associar seus nomes a uma boa marca para exibir suas escolhas, mesmo que isso custe um preço acima da média.

#03. Invista algum tempo no marketing de redes sociais

Assim como você precisa colocar placas para indicar seu escritório às pessoas no caminho para o trabalho, da mesma forma você precisa usar as mídias sociais como uma placa para mostrar a direção do seu site.

Quando falamos de redes sociais, existem inúmeras plataformas disponíveis. Agora, a pergunta é: você deve usar todas elas? Escolha 3 ou 4 redes sociais, mas mantenha-as atualizadas ativamente.

O gerenciador de anúncios do Facebook é um serviço muito bom para gerar tráfego de clientes em potencial, se você souber como usá-lo para seu benefício.

Ao compartilhar um link para seu site na sua página da rede social, não basta apenas colar a URL: escreva algumas frases estratégicas que incitem o espectador a clicar no link e acessar seu endereço eletrônico.

A maioria das construtoras é vista publicando fotos de edifícios feitos por elas. Não há nada de errado nisso, mas essa não é a melhor coisa a fazer. Se você estiver publicando fotos, compartilhe também algumas imagens da construção em andamento. Mostrar todos os aspectos dá aos clientes uma sensação de transparência, e isso acaba por criar confiança em você.

#04. Aproveite a otimização de mecanismos de buscas (SEO)

Embora os anúncios do Google e do Facebook sejam uma boa opção, você precisa pagar por eles. E se você receber um benefício parecido sem precisar pagar pelo anúncio? Isso é possível com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization – otimização dos mecanismos de buscas).

O que você precisa fazer é produzir conteúdo relevante para impressionar os mecanismos de buscas e os visitantes do seu site. Para isso, é necessário entender as necessidades e preferências do seu público.

Obtenha ajuda dos planejadores de palavras-chave (keyword planners) para saber quais são as palavras-chave específicas do seu setor.

Depois de conhecer as palavras-chave que seus clientes em potencial usam para pesquisar o que precisam, é necessário criar um conteúdo envolvente em torno delas. Mas não tente enganar o mecanismo de pesquisa, embutindo palavras-chave em um conteúdo inútil, pois isso faria mais mal do que bem.

#05. Liste-se em diretórios online

Quando uma pessoa pesquisa na web sobre o melhor prestador de serviços em sua localidade, o mecanismo de buscas apresenta os nomes dos diretórios, em vez dos sites individuais. Por isso, você precisa se listar nesses diretórios.

Ao listar-se em diretórios, certifique-se de preencher todos os detalhes que eles estão pedindo. Isso ajuda os clientes a conhecê-lo melhor e também melhora sua classificação no diretório. Continue verificando-os regularmente e responda instantaneamente a qualquer pergunta das pessoas. Agradeça generosamente àquelas que lhe dão um feedback positivo depois de prestar seu serviço.

#06. Seja muito específico ao anunciar seus serviços

Não se sinta pressionado ao criar um anúncio para sua empresa. É natural ter vontade de dizer a todos que você pode fazer tudo relacionado ao seu setor. Mas acredite, a atitude de mostrar que você pode fazer tudo de uma vez é um inimigo da eficiência do marketing. Dizer que você pode fazer tudo em cada anúncio pode ser chato e até assustar os clientes.

Divulgue uma de suas habilidades de cada vez. Por exemplo, anuncie sua experiência na construção de condomínios fechados; no anúncio seguinte, informe ao seu público que você é proficiente na construção de apartamentos no estilo loft; em outro anúncio, ostente sua experiência na construção de banheiros com acessibilidade.

A publicidade em frações menores mantém o público envolvido e aumenta as chances de recorrerem aos seus serviços.

>>> Inbound marketing para imobiliárias: conheça a estratégia de comunicação mais eficiente para o segmento.

#07. Crie relacionamento com empresas não concorrentes, mas relacionadas

Embora as pessoas tentem encontrar a credibilidade de uma empresa por meio de mecanismos de busca, elas certamente aceitarão receber referências de alguém em quem confiam. Você pode obter referências ou propaganda boca a boca de seus clientes anteriores, mas o círculo de influência deles pode não ser tão grande. Tente criar um relacionamento com outras empresas relacionadas ao negócio da construção, mas não aos seus concorrentes.

Um relacionamento saudável com seus prestadores de serviços – como arquitetos, eletricistas, encanadores, designers de interiores, pintores, entre outros – pode render importantes referências, com grandes chances de tornarem negócios reais.

#08. Distribua conhecimento gratuitamente

Os clientes sempre são atraídos por propostas para obter algo de graça e, se gostam do que recebem, facilmente mantêm contato com o fornecedor do brinde. Como especialista em construção, você pode oferecer alguns conhecimentos ao seu público gratuitamente.

>>> Inbound marketing: o que é e como funciona

Faça vídeos tutoriais para que sua audiência construa confiança em você. Se suas dicas ajudarem a resolver pequenos problemas por conta própria, eles certamente o procurarão quando precisarem de algo grande.

Você também pode solicitar aos visitantes do site que se inscrevam na sua newsletter para receberem materiais interessantes e úteis por e-mail.

Nem todas as pessoas que entram em contato com você precisam – ou não podem – pagar por seu serviço instantaneamente. Portanto, é melhor manter um contato passivo com elas por meio de emails e outros materiais. Isso aumentará a probabilidade de elas se voltarem para você quando estiverem na posição de contratar seu serviço.

#09. Os serviços sociais podem servir ao seu objetivo de obter lucro

Nomes como serviço social ou caridade podem soar estranhos quando você está lendo um artigo com dicas para expansão de negócios, mas essa é uma das melhores maneiras de obter bons clientes em potencial. Se você ajudar a revitalizar uma escola ou reconstruir um hospital destruído por um acidente natural, as pessoas certamente o notarão como uma marca humanizada.

O logotipo da sua marca ou uma placa com o nome da sua empresa servem para dizer a todos sobre você e seu trabalho. Os serviços sociais oferecem às construtoras uma ampla variedade de exposições positivas, que são a base para qualquer desenvolvimento de negócios.

Conclusão

A comercialização online da sua construtora requer um plano de marketing bem pensado e muito investimento de tempo. Mas, uma vez bem feito, não há como voltar atrás.

Quer trocar uma ideia conosco sobre um plano de marketing personalizado para o seu negócio? Seja online ou/e offline, multiplataformas, voltado para o reforço da marca ou para o aumento da penetração no mercado, não importa o formato ou a intenção: a equipe da K2. pode desenvolver a solução exata que você precisa, de forma integrada e eficiente.

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