Apesar de todo mundo achar que sabe do que se trata, poucas pessoas entendem de fato a importância do marketing digital para as pequenos negócios. Por isso, trouxemos para você um artigo escrito por Karan Shah, empresário e CEO do Indian Institute of Digital Education (IIDE), para o site Techstory. Fique conosco e conheça 7 impactos positivos do marketing digital nos negócios de pequeno porte em 2021. 🦾
Karan Shah começa seu artigo apontando que o comportamento do consumidor mudou drasticamente ao longo dos anos:
- Hoje, as pessoas preferem fazer compras online, desde utilitários do dia-a-dia, como vegetais e leite, até os itens mais caros, como eletrônicos.
- A quantidade de tempo gasto em plataformas de mídia social a cada dia está aumentando, especialmente desde a Covid-19.
- O Google se tornou o mecanismo de busca mais popular para os consumidores obterem respostas para todas as consultas possíveis.
Assim, com mudanças tão significativas no comportamento do consumidor, as empresas também precisaram se atualizar. Eles não podem mais usar métodos tradicionais para obter os mesmos resultados na atualidade.
Então, segundo Shah, para atender às demandas mais recentes dos consumidores, as pequenas empresas precisam adotar o marketing digital.
Existem várias frentes de atuação do marketing digital, as quais desempenham trabalhos diferentes. Quando são usadas de forma otimizada, elas ajudam a alcançar excelentes resultados. Por isso, os benefícios do marketing digital para pequenos negócios são abundantes.
Vamos ver a partir de agora o que Karan Shah aponta como fatores que contribuem para o sucesso da comunicação das pequenas empresas.
A importância do marketing digital para pequenas negócios em 7 pontos
#1. Alcançar o público certo
Uma das principais razões pelas quais o marketing digital é imensamente utilizado por pequenos negócios é pela sua capacidade de fazer com que essas empresas atinjam os clientes em potencial certos. Antes do desenvolvimento das tecnologias – e do marketing em si -, costumava ser difícil fazer as mensagens chegarem às pessoas certas.
Essa insuficiência levou ao desperdício de muitos recursos, e isso é algo que uma pequena empresa não pode suportar.
Por sua vez, o marketing digital permite que você encontre as pessoas mais adequadas para seus produtos/serviços e, assim, suas chances de convertê-los sejam maiores.
Desde o início da pandemia, pessoas de todas as idades começaram a se adaptar à internet, sendo que, hoje, estão passando muito tempo nela.
👉 Esta é a sua deixa para começar a otimizar seus recursos online, porque os negócios precisam seguir seus clientes onde eles estão se movendo.
#2. Comunicação personalizada
Uma das revoluções que surgiram com o marketing digital é o alto nível de personalização na abordagem de marketing. Anteriormente, mensagens ou anúncios idênticos eram veiculados com a missão de agradar a todos os tipos de pessoas.
O marketing digital mostrou como diferentes grupos de pessoas requerem abordagens diferentes. E é exatamente isso que uma pequena empresa precisa. Se começar a atender a diferentes partes do seu público por meio de mensagens feitas sob medida, você conquistará a atenção desde o início.
👉 O marketing digital permite veicular anúncios e estratégias que fazem o consumidor sentir que a marca está falando diretamente com ele. Isso ajuda você a aumentar sua taxa de conversão imensamente.
#3. Competir com igualdade de condições
Com o marketing digital, quase todas as empresas – grandes ou pequenas – estão em pé de igualdade. Com oportunidades iguais, o campo de batalha é nivelado.
👉 A única diferença é o tamanho do orçamento disponível. Mas não se preocupe. Se você aplicar seu dinheiro corretamente e diversificar seu orçamento por meio de diferentes canais, poderá obter resultados semelhantes. Esse é um dos principais fatores que fazem as pequenas empresas optarem pelo marketing digital em vez do tradicional.
#4. Custo-benefício
Pelos pontos acima, já está claro que o marketing digital é um método muito econômico quando comparado ao tipo de resultados que ajuda a gerar. É um método mais barato, ao mesmo tempo que pode abrir as portas para um público global.
👉 Portanto, o investimento que os métodos tradicionais exigiriam para você se tornar global pode ser consideravelmente menor usando métodos digitais.
#5. Maiores retornos
Vamos supor que você tenha um produto no valor de R$ 997. Nos últimos dias, você percebeu que alguns clientes visitaram a página desse produto com muita frequência, mas ainda não compraram.
Você pode executar campanhas de remarketing com apenas R$ 500, por exemplo, e impactar esses indivíduos com uma mensagem altamente personalizada. Além disso, você pode oferecer algum desconto para incentivá-los a comprar.
Suponha que das 6 ou 7 pessoas para as quais você fez o remarketing, 3 efetuaram a compra.
Agora você já pode calcular o retorno do seu investimento de R$ 500. 🎯
👉 Isso prova que o marketing digital é um método econômico com o melhor retorno sobre o investimento – uma combinação incrível para pequenas empresas.
#6. Construir a reputação da marca
Como hoje quase todo mundo está presente na internet, as pessoas acreditam no que veem nela. Portanto, é muito importante que você construa uma forte presença online. Se você não está atuando nas plataformas de mídia social, seus concorrentes tomarão a sua parte do público.
👉 Você deve estar presente online e construir uma boa reputação. A partir do marketing digital, tornou-se relativamente fácil colocar sua marca exatamente como você gostaria que estivesse na mente de seus consumidores. Mas, para isso, você precisa colocar um esforço constante.
#7. Resultados mensuráveis
Executar uma campanha de marketing digital é apenas metade do trabalho realizado. Acompanhar os resultados e avaliar seus retornos é a segunda etapa. Com ferramentas incríveis como o Google Search Console e o Google Analytics, medir seus resultados nunca foi tão fácil.
Por que isso é importante?
👉 Porque a mensuração diz exatamente o que funcionou e o que não funcionou. Suas campanhas futuras podem depender desses insights. Isso é especialmente benéfico para as pequenas empresas, pois as previne de desperdiçar seus recursos em coisas que não funcionaram para elas.
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Para Karan Shah, essas são as principais razões para o aumento da adoção do marketing digital entre os pequenos negócios. Shah afirma que, se você mergulhar mais fundo, entenderá que o marketing digital tem um imenso potencial para gerar benefícios.
Portanto, se você se convenceu de que o marketing digital é o caminho a percorrer, por onde começar. 🧭
Como integrar o marketing digital para pequenos negócios?
Tendo em mente que uma pequena empresa não gostaria de investir de arrancada em uma agência de marketing digital, aqui está o que você pode fazer, segundo Karan Shah:
Conduza o marketing digital internamente durante os primeiros anos. Mas saiba que, para isso, há uma curva de aprendizado praticamente constante, pois o marketing digital vive em evolução (ou seja, mudando). Então, toda vez que você acha que dominou um assunto, sempre surge algo novo…
Por isso, nunca pare de se atualizar. Aprenda você mesmo ou designe a tarefa para seu sócio ou colaborador mais preparado para esse trabalho.
Outro método popular é o treinamento corporativo para aprimorar as habilidades de marketing digital em toda a sua força de trabalho. Você também pode ler blogs posts sobre estratégias para startups, por exemplo .
Shah alerta que, assim que você começar a praticar o marketing digital, haverá rodadas de tentativa e erro que são inevitáveis. Por isso, aprenda com elas e siga em frente.
Mas, caso você não tenha interesse – ou não possa – esperar por essa curva de aprendizado, pense com carinho na possibilidade de contar com ajuda profissional.
No processo de comunicação como um todo, as empresas precisam gerenciar diversas frentes: mídia offline, redes sociais, inbound marketing, conteúdo e tecnologia. Já pensou se alguém cuidasse de tudo isso pra você? 💪
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Caso você esteja dando os primeiros passos no ambiente online, podemos construir a sua estratégia do zero, para que você não desperdice recursos desde o início.
Convite feito. 🙂